PlanetGeek

VW celebra 50 anos do Golf

07-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Em 1974, o Golf surgiu como sucessor do Volkswagen Carocha e rapidamente assumiu um papel pioneiro na sua classe – em 2024, a marca germânica celebra o seu 50° aniversário.

O Golf é um modelo de referência da marca Volkswagen e representa a expressão “bestseller” como quase nenhum outro. Foram vendidos mais de 37 milhões de veículos em oito gerações. A Volkswagen está a celebrar este modelo popular ao assinalar o seu 50° aniversário neste ano. O Golf marcou a mobilidade não só na Alemanha, mas também no resto do mundo. Durante as celebrações de aniversário, a marca vai, não só recordar o passado, como também apresentar o novo Golf no final de Janeiro, cuja chegada a Portugal está prevista para o terceiro trimestre de 2024.

O automóvel europeu de maior sucesso

Foi uma revolução automóvel quando, em 1974, a Volkswagen apresentou o primeiro Golf e, consequentemente, o sucessor do lendário Carocha: com tracção dianteira (em vez de motor traseiro) e uma nova concepção graças à grande porta da bagageira e ao encosto do banco traseiro rebatível. Além disso, o design de linhas rectas criado por Giorgetto Giugiaro ajudou a Volkswagen a assumir um novo estilo, que também foi mantido nos seus sucessores. O Golf tornou-se rapidamente num verdadeiro “Volkswagen”, e a meta do primeiro milhão de unidades vendidas foi alcançada logo em 1976. Até à data, foram entregues mais de 37 milhões de veículos. Desta forma, o modelo compacto é o automóvel europeu de maior sucesso, o Volkswagen mais vendido de todos os tempos e um ícone.

Independentemente da geração, o segredo do sucesso foi e continua a ser a soma de todas as suas características. Isto porque o Golf sempre foi um companheiro perfeito para o dia a dia, personificando versatilidade, funcionalidade, fiabilidade e qualidade. Ao longo das décadas, a gama foi alargada a outras variantes: o Golf GTI, o Golf Cabriolet ou o Golf Variant, entre muitos outros. Em cada uma das novas gerações de modelos foram incorporadas as tecnologias mais avançadas, princípios e elementos de segurança e características de maior conforto na classe dos compactos. O Volkswagen Golf democratizou, portanto, não só tecnologias como o catalisador e o sistema de travagem anti bloqueio (ABS), mas também airbags, cruise control e sistemas de assistência electrónica à condução, bem como sistemas de propulsão mild hybrid e plug-in hybrid.

Em ano de 50° aniversário, a Volkswagen irá apresentar uma evolução da oitava geração do Golf. Esta irá impressionar com o design visualmente refinado, novos sistemas de assistência e novos grupos motopropulsores, bem como sistemas de infoentretenimento e de software da próxima geração.

[Pela Estrada Fora]

X é terreno fértil para scams de criptomoedas

06-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Passe-se alguns minutos no X (Twitter), e é inevitável ver surgir algumas dezenas de anúncios bastante duvidosos que prometem oferecer milhares de euros em tokens e criptomoedas.

A situação tem-se tornado tão marcante que muitos utilizadores já nem conseguem ignorar estes esquemas, que invariavelmente atiram quem neles clicar para páginas de phishing onde, em vez de se arriscarem receber milhares de tokens em criptomoedas, mais rapidamente se arriscam a ficar sem as criptomoedas que detiverem nas suas carteiras. Chega-se até ao ponto caricato das "Community Notes" do X fazerem referência expressa a que se tratam de esquemas dos quais os utilizadores do X se devem manter afastados, mas o que é certo é que este tipo de publicidade fraudulenta continua a surgir com bastante frequência, e a partir de contas verificadas.
Um dos malwares - MS Drainer - que tem sido usado nestas campanhas, já roubou 59 milhões de dólares nos últimos nove meses, pelo que facilmente se pode ver como este tipo de ataque é lucratico.


O mais caricato é que isto esteja a acontecer numa plataforma cujo dono, Elon Musk, há alguns meses, fazia questão de referir que estava farto das publicidades maliciosas que encontrava no YouTube.
... Parece que toda essa publicidade maliciosa rapidamente passa a ser ignorada quando se trata da sua própria plataforma. Sendo que o mais certo é que nem sequer veja publicidade, e portanto nem se aperceba da dimensão do problema destes cryptoscams no X.

iFixit já disponibiliza peças para reparar os novos Pixel 8

06-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Com os novos Pixel 8 disponíveis no mercado nacional, nada como poder contar a possibilidade de reparar o smartphone, caso aconteça algum infortúnio durante a sua utilização no dia a dia.

É certo que é possível comprar uma capa para proteger o equipamento, e posso desde já confirmar que até ao momento a sua utilização tem-se revelado extremamente útil, pois em três inesperadas quedas com impacto no solo, o Pixel 8 "sobreviveu" sem qualquer risco ou elemento quebrado.

Contudo, a capa pode não ser suficiente e aquela queda inesperada vai acabar por provocar danos indesejados. Se por acaso tiverem jeito para a coisa, podem procurar reparar o smartphone em casa, comprando as peças na loja da iFixit.


Os valores não são propriamente baratos, mas tendo em conta o preço do equipamento, acabam por ser uma boa alternativa ao serviço de reparação disponibilizado pela Google. Câmara, ecrã e traseira ficam assim à distancia de uns euros e alguma mestria para repor a operacionalidade do smartphone.

LEGO Ideas Family Tree

06-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO entra em 2024 com uma árvore genealógica transformada em árvore literal por via do projecto LEGO Ideas 21346 Family Tree.

Perfeita para os fãs da natureza que queiram combinar uma árvore com as memórias dos seus entes queridos (ou momentos especiais), esta árvore criada por Ivan Guerrero foi um dos projectos "Ideas" que foi seleccionado para se tornar num kit LEGO oficial.

Com 1040 peças, o destaque vai para os pequenos clips que permitem pendurar pequenas mini-fotos pelas árvores, mas também para incontáveis acessórios e elementos (que ficam convenientemente arrumados na base) que permitem a cada fã personalizar a árvore de acordo com os seus gostos ou altura do ano.
Este LEGO Ideas Family Tree (21346) fica disponível desde já para pré-encomenda, com lançamento marcado para 1 de Fevereiro com preço recomendado de €89.99.


LEGO Ideas Family Tree (21346)
  • Peças: 1040
  • Dimensões: 29 cm de altura x 18 cm de largura x 18 cm de profundidade
  • PVP recomendado: 89,99 €
  • Disponibilidade: 1 de Fevereiro

Nissan contempla GT-R eléctrico - mas só para 2030

06-01-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Nissan é pioneira nos automóveis eléctricos, mas um GT-R eléctrico é algo que só deverá chegar no final da década.

Apesar de poder estar mais associada aos eléctricos citados e modestos como o Leaf, a Nissan revelou um protótipo de um hiper-desportivo eléctrico. O Hyper Force com 1000 kW (1341 cv) tem aspecto bastante futurista e radical, e acima de tudo, não consegue evitar fazer com que os fãs da marca fiquem com uma ideia de como poderá ser um futuro GT-R eléctrico.

O carro conta com sistemas aerodinâmicos activos e tecnologia e-4ORCE de controlo de tracção às quatro rodas, enquanto no interior se pode optar pelo modo de condução "GT" mais relaxado para o dia a dia, ou o modo "R" para quando se quer levar o carro ao limite numa pista.
Este modelo viria equipado com baterias solid-state, que a Nissan espera começar a usar nos seus carros de produção a partir de 2028, com as consequentes vantagens em termos de durabilidade e resistência.

Mas, 2030 ainda está a mais de meia década de distância, pelo que ainda muita coisa poderá mudar até lá. Com sorte, a pressão do mercado fará com que as marcas tenham que acelerar os seus planos, e talvez isso possa fazer com que a Nissan reconsidere e lance um GT-R eléctrico antes da data planeada.

Como fazer um painel LED RGB com ESP32

06-01-2024 | 13:19 | A Minha Alegre Casinha

Este painel contém 170 LEDs que podem ser controlados individualmente para criar efeitos luminosos sem fim.

Não faltam projectos que combinam o versátil ESP32 com fitas LED com endereçamento individual. Mas no caso deste projeecto para criar um painel LED versátil, vai-se mesmo à base e dá-se uso a 170 LEDs WS2812B individuais.

É certo que o resultado é bastante mais trabalhoso do que simplesmente recorrer a uma fita que se pode comprar em qualquer lado, mas pelo caminho ganharão experiência de como montar componentes SMD e de como se pode usar um ferro de engomar para servir de "forno" para fazer a soldadura dos componentes. (Ter em conta que posicionar 170 LEDs manualmente é uma tarefa que tem boas probabilidades de fazer com que alguns dos LEDs fiquem posicionados na orientação errada, pelo que convém estar mentalizado para as quase garantidas correcções que irá ser necessário fazer na fase de testes.)


A parte do firmware não é muito avançada, o que dá imensas potencialidades para expansão, incluindo tirar partido das comunicações wireless (WiFi, Bluetooth) para permitir um controlo dinâmico da iluminação do painel em função de condições externas, como estado do tempo; ou até integrá-lo com o Home Assistant para que possa fazer parte dos dispositivos "smart" que podem combinar com os restantes dispositivos em casa.

Apple recusa Hey Calendar na App Store

06-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple entra em 2024 com novo caso de "regras complicadas" na App Store, recusando a app Hey Calendar com base em motivos que reconsiderou há alguns anos.

Sendo uma app que está associada ao serviço Hey, a app Hey Calendar obriga que os utilizadores tenham uma conta no serviço. Por isso, a Apple recusou a app com a justificação de que a app "não faz nada" - uma vez que a app não permite criar uma nova conta paga directamente a partir da app para escapar aos 30% de comissão da Apple, sendo necessário usar o browser para esse efeito.

Ora, para além de haver toda uma série de apps que também não funcionam sem uma conta criada, e que a Apple permite na App Store sem problema, o caso mais caricato é que se está perante uma situação de déjà-vu, pois a Apple fez exactamente a mesma coisa em 2020 ao recusar a app Hey de email. Mas nesse caso, depois da discussão, a Apple cedeu e criou uma excepção para que certos tipos de app de serviços pagos poderiam permanecer na App Store sem oferecer o sistema de subscrição in-app. O problema é que embora isso inclua serviços de email, VOIP, cloud storage, e web hosting, não faz menção expressa a serviços de calendário.

Since it's clear we're never going to pay them the extortionate 30% ransom, they're back to the bullshit about "the app doesn't do anything when you download it". Despite the fact that after last time, they specifically carved out HEY in App Store Review Guidelines 3.1.3 (f)! pic.twitter.com/GfqBCMgvSw

— DHH (@dhh) January 5, 2024
Teria sido bem mais simples para a Apple simplesmente adicionar os serviços de calendário à sua "excepção" (até porque não faz qualquer sentido apregoarem isso, e depois permitirem apps como o Google Calendar, que também não faz nada sem uma conta Google); mas parece que vai ser necessário passar pela habitual fase de reboliço e indignação antes que tal aconteça.

De qualquer forma, estes tempos arriscam-se a chegar ao fim, pelo menos na Europa (e mais alguns países), pois está para breve a exigência de que a Apple abra o acesso à plataforma iOS segundo as exigências do DMA europeu, o que vai forçar a Apple a permitir o carregamento de apps sem ser através da App Store, e também de permitir app stores alternativas nos seus equipamentos.

Como carregar um veículo eléctrico de forma eficiente

06-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Além da compatibilidade do veículo com a potência do posto, é necessário ter em conta a energia que necessita e o tempo que tem disponível para o carregamento.

Portugal, há cerca de duas décadas, apostou na produção de energias renováveis. A guerra da Ucrânia veio evidenciar as virtudes desta aposta, pelo que a transição energética da economia é uma oportunidade única que se deve abraçar, porque se traduz numa vantagem que permite ganhar independência de recursos, competitividade económica e sustentabilidade ambiental. Sendo o sector dos transportes um dos que mais contribui para a emissão dos gases de efeito de estufa, torna-se fundamental desenvolver políticas eficientes que acelerem a transição energética do sector. Neste âmbito, Portugal tem-se afirmado positivamente a nível global, uma vez que dispõe de estratégias definidas para a mobilidade activa e ciclável e um modelo de mobilidade eléctrica. Neste último caso, a utilização de veículos eléctricos tem-se tornado cada vez mais atractiva devido aos benefícios económicos e ambientais que oferece. O custo de utilização de um veículo eléctrico é mais baixo em comparação aos automóveis a combustão interna. No entanto, é fundamental compreender os factores que influenciam o custo de carregamento e como se pode optimizar essa despesa.

Uma das grandes virtudes que a mobilidade eléctrica proporciona é a possibilidade de poder efectuar o carregamento do veículo em casa ou no trabalho, os denominados espaços de acesso privado, ou num espaço de acesso público, como um centro comercial, um parque de estacionamento ou mesmo na rua. Devendo estas duas opções serem vistas como complementares entre si. O carregamento em espaços de acesso privado é genericamente menos dispendioso do que o carregamento em espaços de acesso público. Desta forma, os utilizadores de veículos eléctricos (UVE) deverão sempre que tenham essa possibilidade, privilegiar o carregamento das suas viaturas em espaços de acesso privado.

Para carregar num posto de acesso público, os UVE deverão estabelecer um contrato de fornecimento de energia para a mobilidade eléctrica, junto de um comercializador (CEME), por ser a opção economicamente mais vantajosa, mas podem também efectuar carregamentos sem contrato (ad-hoc), bastando, para tal, introduzir os dados do seu cartão de crédito numa das apps disponíveis para o efeito. O CEME estabelecerá o preço da energia e fornecerá um meio de acesso, cartão e/ou app que permitirá o acesso do UVE a todos os pontos de carregamento de acesso público, independentemente do operador (OPC), bem como aos pontos de acesso privado que estejam ligados à rede Mobi.E.

No caso de se utilizar a rede de acesso público da Mobi.E, é necessário que o UVE tenha em conta alguns factores para tornar o carregamento o mais eficiente possível, nomeadamente a capacidade de carregamento da bateria da viatura, a potência do posto e o custo de utilização do ponto de carregamento.

Existem dois factores que poderão onerar o custo do carregamento:
  • i) a capacidade e o nível de carga da bateria, se o posto tiver uma potência superior à capacidade da bateria do veículo, ou se o nível de carga da bateria for superior a 80%, o UVE estará a pagar um custo maior para ter acesso a uma potência que não será aproveitada de forma eficiente;
  • ii) outro factor que penaliza o custo da utilização do posto está relacionado com o tempo de carregamento. Para promover a utilização mais eficiente e a rotação no ponto de carregamento, os OPC têm adoptado tarifários em função do tempo de ocupação, pelo que é aconselhável que os UVE só utilizem o ponto de carregamento pelo tempo estritamente necessário.
Desta forma, é necessário adequar a potência do posto escolhido para o carregamento ao período de carregamento e às características do veículo, tendo em conta os seguintes factores: qual o posto que vai ser utilizado e se está adequado para o tempo disponível para o carregamento; confirmar se o veículo é compatível com o tipo de carregamento rápido ou ultrarrápido; caso seja, confirmar se a potência do posto pode ser aproveitada na totalidade pelo seu veículo, pois tal irá condicionar o custo do carregamento.

O custo de carregamento resulta do preço de utilização do posto que pode incluir uma taxa de activação e uma tarifa que pode estar relacionada com o consumo de energia e/ou o tempo de carregamento, juntamente com o custo da electricidade, que é fixado no contrato estabelecido com o CEME, para além das taxas e impostos aplicáveis.

Enquanto o preço de utilização de cada posto é divulgado publicamente quer no próprio posto, quer no site da Mobi.E, o custo do fornecimento de energia é apenas do conhecimento do CEME e do UVE de acordo com as condições do contrato estabelecido entre ambos. Hoje em dia, são cada vez mais os CEMEs que disponibilizam apps que permitem ao UVE estimar o custo total do carregamento facilitando desta forma a percepção do custo de cada carregamento.

Caso se opte por um carregamento em casa, é importante mencionar que, através dessa modalidade, será possível usufruir dos benefícios fiscais associados aos consumos da mobilidade elétrica, aderindo à rede Mobi.E como detentor de um ponto de carregamento.

[Pela Estrada Fora]

Radares da PSP em Janeiro 2024

06-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Novembro. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
10/jan — 07h45 — Av. Natália Correia, freguesia S. Pedro, Ponta Delgada
11/jan — 07h45 — Eixo Sul, freguesia S. José, Ponta Delgada
12/jan — 15h45 — Eixo Sul/Norte, freguesia Rabo Peixe, Ribeira Grande
13/jan — 08h00 — ER, freguesia da Fonte Bastardo, Angra do Heroísmo
13/jan — 15h45 — Eixo Norte, Ribeirinha, Ribeira Grande
17/jan — 14h00 — ER 1, freguesia da Praia do Almoxarife, Horta
20/jan — 17h00 — ER 1, freguesia da Candelária, Madalena do Pico
22/jan — 08h00 — Estrada 25 de Abril, freguesia de Santa Cruz, Angra do Heroísmo
26/jan — 07h00 — ER 1, freguesia da Castelo Branco, Horta
27/jan — 17h00 — ER 1, freguesia das Bandeiras, Madalena do Pico

AVEIRO
05/jan — 09h30 — Rua da Estrada Nacional, Santa Maria da Feira
06/jan — 08h00 — Av. Europa, Aveiro
12/jan — 08h00 — Av. Europa, Aveiro
16/jan — 08h00 — Av. da Universidade, Aveiro
17/jan — 09h30 — Av. Fernão de Magalhães, Furadouro, Ovar
18/jan — 14h00 — Av. da Universidade, Aveiro
19/jan — 09h00 — Av. 32, Espinho
24/jan — 08h00 — Av. Europa, Aveiro
26/jan — 08h00 — Av. Europa, Aveiro
31/jan — 09h30 — Rua das Águas, S. João da Madeira

BRAGA
06/jan — 10h00 — Av. Frei Bartolomeu dos Mártires, Braga
09/jan — 15h00 — Av. António Macedo, Braga
10/jan — 14h30 — Variante EN 14, Vila Nova de Famalicão
11/jan — 08h00 — Circular de Barcelos, Barcelos
12/jan — 08h30 — Circular Urbana de Guimarães, Guimarães
18/jan — 14h00 — Circular de Barcelos, Barcelos

BRAGANÇA
06/jan — 08h00 — Estrada de Vinhais, Bragança
10/jan — 08h00 — Av. das Comunidades Europeias, Mirandela
17/jan — 08h00 — Av. Olímpio Guedes de Andrade, Mirandela
27/jan — 08h00 — EN 15, Bragança

CASTELO BRANCO
06/jan — 10h00 — Av. da Europa, Castelo Branco
14/jan — 09h00 — Alameda Pêro da Covilhã, Covilhã
21/jan — 09h00 — Alameda Europa, Covilhã
27/jan — 09h00 — Chão de St. André, Castelo Branco
29/jan — 09h00 — Av. Cidade Rio de Janeiro, Covilhã

COIMBRA
10/jan — 09h00 — Av. Doutor Mário Soares, Figueira da Foz
10/jan — 09h30 — IC 2 Banhos Secos (Sul/Norte), Coimbra
20/jan — 09h00 — Av. Doutor Francisco Sá Carneiro, Figueira da Foz
20/jan — 09h30 — Av. Fernando Namora, Coimbra
26/jan — 09h00 — Av. Doutor Mário Soares, Figueira da Foz
31/jan — 09h30 — EN 341, Coimbra

ÉVORA
05/jan — 09h30 — Av. Lino de Carvalho, Évora
10/jan — 10h00 — EN 18 ao Gil, Estremoz
13/jan — 14h30 — CM 1094 Estrada do Bairro de Almeirim, Évora
19/jan — 09h30 — ER 114-A Estrada de Arraiolos, Évora
19/jan — 15h00 — Av. Rainha Santa Isabel, Estremoz
24/jan — 09h30 — EN 114 Av. Túlio Espanca, Évora
26/jan — 15h00 — EN 18 ao Gil, Estremoz

LEIRIA
09/jan — 14h00 — Av. Monsenhor Bastos, Peniche
11/jan — 09h00 — Av. da Comunidade Europeia, Leiria
12/jan — 09h00 — Estrada da Garcia, Marinha Grande
26/jan — 21h00 — Rua General Amílcar Mota, Caldas da Rainha

LISBOA
09/jan — 14h00 — IC 19, Cacém
11/jan — 09h00 — Av. da Marginal, Cascais
16/jan — 14h00 — IP 7 (Norte/Sul), Lisboa
16/jan/22 — 08h00 — Estrada dos Salgados, Amadora
17/jan — 08h30 — Av. da República (Poente/Nascente), Oeiras
17/jan — 13h30 — EN 249-3 (Norte/Sul), Porto Salvo
19/jan — 09h00 — Av. Capitães de Abril, Mem Martins
19/jan — 10h00 — Av. Infante D. Henrique, Lisboa
22/jan — 09h00 — Av. Nicolau Breyner, Loures
22/jan — 14h00 — Rua Almirante Gago Coutinho, Ramada
30/jan — 14h00 — IC 2, Santa Iria de Azóia

MADEIRA
05/jan — 09h00 — ER 116, Levada dos Ilhéus, Funchal
12/jan — 08h00 — Rua Eng. Santo Costa, Machico
12/jan — 16h00 — ER 116, Levada dos Ilhéus, Funchal
18/jan — 17h00 — Saída/entrada do Túnel da Cruz, Faial, Santana
18/jan — 08h00 — VR 1 (Oeste/Este) Quinta Grande, Câmara de Lobos
20/jan — 17h00 — VR 1 (Este/Oeste), Câmara de Lobos

PORTALEGRE
06/jan — 08h15 — Av. de Badajoz, Portalegre
10/jan — 15h30 — Av. da Extremadura Espanhola, Portalegre
13/jan — 15h30 — EN 246, Portalegre
17/jan — 17h00 — Av. de Badajoz, Elvas
24/jan — 17h00 — Av. Europa, Elvas
31/jan — 09h00 — EN 4, Elvas

PORTO
05/jan — 08h00 — R. das Rãs, 242, Santo Tirso
09/jan — 16h00 — Av. Montevideu, 47, Porto
10/jan — 08h00 — Av. do Marechal Gomes da Costa, 1317, Porto
12/jan — 08h00 — Est. Circunvalação, 15074, Matosinhos
13/jan — 13h00 — Rua Heróis Ultramar, Vilar Andorinho, Vila Nova de Gaia
18/jan — 08h00 — Av. D. Joao II, Oliveira Douro
19/jan — 13h00 — Av. D. João II, 317, Vila Nova de Gaia
24/jan — 08h00 — R. da Marginal, 205, Ermesinde
26/jan — 13h00 — Via Eng. Edgar Cardoso (Sul/Norte), Vila Nova de Gaia
30/jan — 16h00 — Av. Mar, Vila do Conde

SANTARÉM
11/jan — 08h00 — Circular Urbana (Norte/Sul), Santarém
12/jan — 08h00 — EN 110, Carvalhos de Figueiredo, Tomar
13/jan — 08h00 — Av. Bombeiros Voluntários, Ourém
17/jan — 08h00 — Rua Eng. Ferreira Mesquita, Entroncamento
18/jan — 08h00 — Av. Dr. Santana Maia, Abrantes
30/jan — 08h30 — Av. 25 de Abril, Cartaxo

SETÚBAL
09/jan — 08h30 — EN 10, Setúbal
12/jan — 09h30 — EN 378, Seixal
16/jan — 08h30 — Av. Escola dos Fuzileiros Navais, Barreiro
23/jan — 10h00 — Av. Arsenal do Alfeite (Almada/Corroios)

VIANA DO CASTELO
06/jan — 09h30 — Rua Agostinho José Taveira, Ponte de Lima
12/jan — 20h30 — Av. General Gaspar de Castro, Viana do Castelo
18/jan — 09h30 — Av. General Gaspar de Castro, Viana do Castelo
22/jan — 20h30 — Av. do Meio, Areosa, Viana do Castelo
30/jan — 09h30 — Av. 25 de Abril, Viana do Castelo

VILA REAL
09/jan — 09h00 — Rua Rainha D. Mafalda, Chaves
13/jan — 08h00 — Rua Vasco Sameiro, Vila Real
20/jan — 09h00 — Rua D. António de Medeiros, Chaves
25/jan — 14h00 — Av. da Europa, Vila Real
31/jan — 14h00 — Av. Doutor Mário Soares, Chaves

VISEU
12/jan — 08h00 — Av. Prof. Reinaldo Cardoso, Viseu
14/jan — 10h00 — Rua Visconde de Arneirós, Lamego
17/jan — 08h00 — Estrada de Nelas, Viseu
19/jan — 14h00 — Av. D. Egas Moniz, Lamego
25/jan — 21h00 — Av. D. Egas Moniz, Lamego
27/jan — 08h00 — Av. da Europa, Viseu
[Pela Estrada Fora]

Package "everything" no NPM bloqueia remoção de qualquer outro package

05-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Nos últimos tempos foram publicados mais de 3 mil packages no repositório npm, que estão a gerar o caos entre os developers.

Estes packages incluem vários que incluem dependências de todos os packages já publicado no repositório. Apesar dessa idiotice (que arrisca a fazer com que quem o seleccione tenha que fazer o download de todos os packages no npm), há um outro efeito secundário que se arrisca a causar ainda maiores chatices. Uma vez que estes packages dizem estar dependentes de todos os outros, os responsáveis por esses outros packages deixam de ter o direito de os poder remover do npm - uma vez que isso impediria o uso de um package (legítimo) que os utilizasse.

A situação terá sido supostamente feita "por brincadeira" pelo utilizador gdi2290 / PatrickJS, que já veio pedir desculpas pela confusão que possa ter causado, e que já disse estar à disposição dos admins no npm para fazer o que for necessário para se regressar à normalidade.
Curiosamente, a remoção do package "everything" torna-se também difícil pelas mesmas regras de que tirou partido para criar toda esta barracada. Mas, por agora, alguns dos componentes estão a ser marcados como privados, potencialmente permitindo que os developers voltem a ter total controlo sobre os seus próprios packages sem ficarem dependentes das dependências falsas deste package que engloba a totalidade do repositório.

Tesla Cybertruck só faz 408 km em auto-estrada

05-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Uma das primeiras pessoas com um Cybertruck fez um teste de autonomia real em auto-estrada, e o resultado ficou-se pelos 408 km.

A Tesla acabou de reajustar - leia-se: reduzir - a autonomia anunciada da maioria dos seus modelos para que fosse mais próxima da autonomia efectiva, mas no caso do Cybertruck ainda não fez qualquer alteração. Daí que este resultado volte a atrair as atenções sobre as autonomias optimistas, já que o Cybertruck percorreu apenas 408 km, significativamente menos que os 515 km que são apresentados.

As autonomias dos Cybertrucks finais ficam bastante aquém daquelas que tinham sido inicialmente prometidas, e mesmo assim, parece que se terá que fazer um acerto bem generoso do que é prometido para aquilo que se pode esperar na realidade. A Tesla vai vender um pack de bateria adicional que, apesar de ocupar algum volume na bagageira, implica o pagamento de mais 16 mil dólares. Ainda assim, e mesmo tendo em conta que a circulação em auto-estrada não é o modo de utilização mais eficiente para os eléctricos, o teste foi feito a uns realistas 113 km/h, indo de uma carga completa até à bateria totalmente descarregada. Mesmo dando os devidos descontos, seria de esperar que pelo menos tivesse atingido os 450 km, ou mais.


How to Improve PHP Page Navigation to Let Users Interact with Sites' Visual Elements Using Image Maps

05-01-2024 | 17:53 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Image maps can be present in HTML web pages to let the users interact with the pages visually by clicking on graphical images.

This package simplifies generating image maps for pages showing images to lead users to pages they want to visit on a Website.

Notícias do dia

05-01-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla reduz autonomia anunciada nos X, S e Y nos EUA; Apple retira iOS 17.3 beta por encravar iPhones; Netflix prepara publicidade e compras in-app nos seus jogos; Samsung acelera Exynos 2400 para se aproximar do Snapdragon 8 Gen 3; e 23andMe culpa utilizadores pelo roubo de dados.

Fiquem com as notícias, enquanto tratamos de finalizar todas as prendas do mega-passatempo de Natal e preparamos o regresso aos nossos habituais passatempos semanais.

Samsung SmartThings ganha integração com Powerwall da Tesla

A Samsung anunciou ter tirado partido da nova API da Tesla, fazendo com que o sistema de baterias Tesla Powerwall passe a poder estar integrado no seu sistema SmartThings, facilitando o processo de gestão e monitorização dos equipamentos para quem já usa o sistema da Samsung.

Por agora esta integração apenas abrange a Powerwall, mas é de imaginar que no futuro também possa vir a englobar os automóveis Tesla assim que a empresa de Elon Musk permitir esse acesso. Ainda assim, ainda muito há a fazer para que seja concretizada a promessa de "unificação universal" dos smart devices e tudo com eles relacionados, através do Matter.

A Samsung também anunciou uma parceria com a Hyundai, para integrar os seus carros na rede SmartThings.


ChatGPT Store abre na próxima semana

A OpenAI vai tentar replicar o sucesso da plataforma iOS e da sua App Store, abrindo a sua própria loja para assistentes GPT personalizados.

O ChatGPT tem feito bastante sucesso mas é um modelo AI bastante genérico, e as suas prestações podem ser imensamente melhoradas quando se treinado para funções mais específicas. Isso é algo a que os utilizadores pagantes da OpenAI já têm acesso, podendo criar os seus modelos especializados; e que a OpenAI espera que se possa vir a tornar num modelo de negócio sustentável, facilitando o processo de comercialização desses modelos. Veremos se poderá vir a replicar o sucesso das App Stores e Play Stores, e/ou se se poderá tornar na porta de entrada para todo o tipo de modelos AI que venham a ser disponibilizados no futuro, até de outras empresas.


Acessórios da Microsoft regressam com a Incase

Depois de o ano passado ter anunciado o fim dos periféricos Microsoft e a aposta na marca Surface, a Microsoft parece ter reavaliado a sua estratégia e diz que os teclados, ratos e acessórios Microsoft continuarão a existir, mas agora em parceria com o fabricante Incase - que detém marcas como a Incase, Incipio, Survivor e Griffin.

Além dos produtos já conhecidos, esta parceria vai permitir materializar alguns produtos que a Microsoft tinha desenvolvido mas nunca tinha lançado, incluindo um novo teclado ergonómico para o qual a MS tem grandes esperanças de que faça sucesso entre os fãs dos seus teclados. Esta nova geração de produtos Microsoft - Incase deverá começar a chegar às lojas no segundo trimestre.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira colisão acidental entre satélites em órbita aconteceu a 10 de Fevereiro de 2009, entre o satélite Iridium-33 e o satélite militar russo Kosmos2251.

Saldos CdkeySales de Ano Novo: Windows 10 €11 e Windows 11 a €17

05-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Tesla reduz autonomia anunciada nos X, S e Y

05-01-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de críticas de autonomias inflacionadas, a Tesla reduziu ligeiramente as autonomias anunciadas para a maioria dos seus modelos.

A Tesla tem sido criticada por apresentar autonomias irrealistas, que são desmascaradas facilmente pelos seus próprios automóveis. Por exemplo, num modelo que anuncie 480 km, tentar fazer uma viagem de 420 km faz automaticamente com que o sistema de navegação direccione o condutor através de um posto de carregamento intermédio, porque o próprio sistema da Tesla sabe que o carro não conseguirá percorrer aquela distância.

Talvez por isso se assista agora a um pequeno acerto, que reduz ligeiramente a autonomia anunciada no site da Tesla para os Model X, S, e Y - sendo que por agora o Model 3 parece ter ficado de fora.
  • O Model Y Performance baixa das 303 milhas para as 285 milhas.
  • O Model Y Long Range passa de 330 para 310 milhas.
  • O Model X Plaid baixa de 333 para 326 milhas.
  • O Model S Plaid passa de 396 para 359 milhas.
A explicação oficial da Tesla para este ajustes é que se devem a "melhorias de conforto e funcionalidade" que gastam mais energia, e também ao processo de teste revisto da EPA, que resulta em consumos acrescidos e autonomia ligeiramente reduzida.

Seja qual for a explicação, e embora haja críticos que continuem a dizer que os valores ainda são irrealistas, são valores que serão mais próximos daqueles que poderão ser obtidos em circunstâncias reais pelos clientes. Há alguns meses a Tesla começou a ser investigada devido às queixas de autonomias inflacionadas, algo que certamente também poderá ter tido efeito neste ajuste que agora foi feito. Na UE a Tesla ainda não actualizou os valores, mantendo as autonomias anteriores.

Portátil Huawei Qingyun L540 usa chip de 5nm produzido pela TSMC

05-01-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O chip usado no portátil da Qingyun L540 da Huawei é produzido pela TSMC e não por fabricantes chineses.

Depois da Huawei ter surpreendido com a inclusão de chips com tecnologia 5G nos seus smartphones mais recentes, quando os EUA acreditavam que os embargos impostos à marca a impediriam de lançar novos produtos com essa tecnologia, as atenções viraram-se para o seu portátil Qingyun L540, que utilizaria um chip "inovador" feito em processo de 5nm, e que também se pensaria não estar dentro das capacidades de fabrico das empresas chinesas. Mas, os EUA podem continuar descansados.

Veio agora descobrir-se que afinal este portátil utiliza um chip de 5nm, mas que é produzido pela TSMC, e que na verdade são chips produzidos em 2020 por altura em que as sanções norte-americanas restringiram o acesso da Huawei a este fabricante.

Com isto, cai por terra o receio / suspeita de que a SMIC, o maior fabricante de chips chinês, tivesse conseguido maquinaria para produzir chips de 5 nm, o que certamente iria gerar novo reboliço para tentar determinar como é que isso teria acontecido (os EUA têm bloqueado a venda de maquinaria avançada de produção de chips para a China, permitindo apenas que comprem máquinas capaz de produzir chips com tecnologia mais antiga).

Netflix prepara publicidade e compras in-app nos seus jogos

05-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de os oferecer como benefício extra para os subscritores, a Netflix prepara-se para ir buscar rendimento extra aos seus jogos.

Quando a Netflix se expandiu para as áreas dos jogos, disse tratar-se de uma expansão estratégica - que alguns dos seus rivais tentaram seguir mas sem consequências efectivas, muitos acabando por abandonar a ideia. Na altura, e ainda agora, este jogos são oferecidos estando incluindo na subscrição, funcionando como um benefício extra pelo serviço, que já tem dos preços mais elevados entre os serviços de streaming. Mas, isso poderá mudar em breve.

Depois de ter perseguido a partilha de contas, a Netflix quer que a sua divisão de jogos passe de ser um benefício oferecido para algo que também se torne numa fonte de rendimento, e como tal, está a considerar disponibilizar jogos que serão pagos à parte, jogos com apresentação de publicidade, e jogos com compras in-app; na prática acabando por se tornar em mais uma "store" genérica como as outras que já existem e competem pela atenção (e euros) dos utilizadores.

Tendo em conta que os jogos na Netflix ainda continuam a ser desconhecidos (ou ignorados) pela maior parte dos subscritores, não sei até que ponto esta aposta irá funcionar de modo a promovê-los. Mas, o tempo dirá se foi uma boa aposta ou se acabará por ditar o início do fim da aposta dos jogos nos serviços de streaming.

Exynos 2400 aproxima-se do Snapdragon 8 Gen 3

05-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os resultados mais recentes nos benchmarks mostram o Exynos 2400 da Samsung a aproximar-se do desempenho do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Uma vez mais, a Samsung deverá apostar em chipsets diferenciados para a sua gama Galaxy S24, esperando-se que os Galaxy S24 e S24+ usem o seu próprio Exynos 2400 na maioria das regiões (incluindo a Europa), e o Snapdragon 8 Gen 3 a ficar reservado para o Galaxy S24 Ultra. Resultados de benchmarks revelavam que o Exynos 2400 ficava aquém do desempenho do SD 8 Gen 3 (como tem acontecido quase sempre), mas parece que a Samsung tem estado a afinar o desempenho de modo a reduzir a diferença entre os equipamentos com diferentes chips.

Os resultados do Geekbench mais recentes revelam uma melhoria do Galaxy S24+ com Exynos 2400 face ao Galaxy S24 Ultra com Snapdragon 8 Gen 3:
Depois de nos primeiros benchmarks o Exynos se ter ficado por 2067/6520 face aos 2234/6807 do SD 8 Gen 3; nesta última ronda o Exynos já atingiu os 2193/6895, mais próximos dos 2297/7104 do chip da Qualcomm.

Claro que, não é difícil aumentar o desempenho. A grande questão é saber se a Samsung o conseguirá fazer no seu chip mantendo um nível de eficiência e desempenho sustentado idêntico ao que se consegue ter no Snapdragon 8 Gen 3. Caso contrário, os consumidores continuarão a ser penalizados - mais uma vez - devido à insistência da Samsung em apostar nos seus próprios chips em vez de recorrer aos melhores chips disponíveis no mercado.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €102

05-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 102 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de €80. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

05-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

LG lança actualização webOS para TVs de 2022

A LG Electronics acaba de anunciar que está a oferecer a mais recente atualização da webOS, a plataforma de smart TV, aos proprietários de LG Smart TVs mais antigas, transformando a sua smart TV no derradeiro hub de home entertainment.

Neste início de ano, o programa webOS Re:New vai trazer a atualização mais recente do webOS a todos os modelos das linhas de 2022 da LG – OLED TV, OLED Flex; OLED Collection Posé, bem como QNED Mini LED 8K (série QNED 99/95) –, prometendo aos utilizadores a alegria de uma nova experiência de TV ao longo dos próximos cinco anos. Esta atualização será estendida a mais LG TVs em todo o mundo no futuro para elevar o entretenimento e versatilidade da experiência de TV em todo o mundo.

Com a mais recente versão do webOS, os proprietários de smart TVs LG podem desfrutar de uma experiência de TV ainda mais personalizada com um ecrã inicial que recebe os utilizadores com recomendações de acordo com as suas preferências. O interface do utilizador é altamente personalizável, o que significa que os espectadores podem ajustar a seleção de conteúdos e serviços e aceder aos mesmos com ainda mais facilidade. E, de forma a tornar o processo ainda mais simples, a UI do Quick Card classifica intuitivamente diversos conteúdos e serviços em categorias como música, jogos e desportos num interface centrado no utilizador que se assemelha ao design do interface de dispositivos móveis.

A LG partilhou a sua visão ousada de se tornar uma plataforma de media e entretenimento, uma transformação empresarial que vai enriquecer a vida dos clientes, fornecendo serviços valiosos e uma coleção única de conteúdos selecionados em toda a sua ampla gama de produtos. Equipando mais de 200 milhões de LG Smart TVs em todo o mundo, o webOS continuará a evoluir através de atualizações significativas para revolucionar constantemente a experiência do cliente. A LG está preparada para investir fortemente no seu negócio webOS para garantir uma vasta biblioteca de conteúdos e serviços para que possa responder aos diversos estilos de vida e preferências dos consumidores, fortalecendo a sua vantagem competitiva na seleção de conteúdos e conveniência.

As mais recetes inovações da LG Home Entertainment Company estarão em exibição na CES 2024, de 9 a 12 de janeiro, no stand da LG (#16008, Las Vegas Convention Center). Para acompanhar os anúncios emocionantes da LG na CES, basta visitar www.lg.com/ces2024 e o canal LG Global no YouTube.


Razer apresenta Blade 16 e Blade 18

Razer Blade 16: O Primeiro Monitor OLED de 16” com 240Hz do Mundo
O Razer Blade 16 está posicionado para redefinir a experiência gaming com o primeiro monitor OLED de 16” com 240Hz do mundo, desenvolvido em colaboração com a Samsung Display. Este inovador monitor oferece:
  • Velocidade e Precisão Excecionais: Uma taxa de atualização de 240Hz e um tempo de resposta de 0.2ms permitem taxas de acerto mais elevadas e tempos de resposta reduzidos.
  • Qualidade de Imagem Excecional: A resolução QHD+ (2560x1600) oferece uma imagem vívida e imersiva.
  • Clareza Cristalina: O Blade 16 é também o primeiro portátil do mundo com certificação VESA ClearMR™ 11000. Esta certificação garante mínima desfocagem e máxima nitidez.
  • Contraste e Cores Profundas: Uma relação de contraste de 1M:1 e a certificação VESA DisplayHDR True Black™ 500 proporcionam profundidade impressionante e uma experiência de cores totalmente realista.
Razer Blade 18: O Primeiro Monitor 4K de 18" com 165Hz do Mundo
O Razer Blade 18 deseja criar um novo padrão para portáteis gaming com monitor de grandes dimensões com o primeiro monitor 4K de 18" com 165Hz do mundo. Sendo o Blade mais poderoso da linha, a Razer consegue tirar partido da capacidade completa desta incrível resolução para proporcionar aos gamers e criadores uma experiência visual deslumbrante. Este monitor foi desenvolvido para oferecer:
  • Resolução Ultra-Alta: A clareza 4K traz detalhes e nitidez sem igual aos monitores de grandes dimensões. O espaço adicional proporciona aos gamers uma experiência mais imersiva e aos criadores o espaço necessário para afinar confortavelmente todos os detalhes do próximo conteúdo.
  • Taxa de Atualização Elevada: Uma taxa de atualização de 165Hz garante que os jogos são suaves e fluidos. Esta fluidez não só melhora a experiência de jogo, mas também a sensação geral ao navegar ou realizar tarefas do dia-a-dia.
  • Tempo de Resposta de 3ms e Suporte para NVIDIA® G-Sync®: Diga adeus ao desfasamento de imagem graças ao NVIDIA® G-Sync®, juntamente com um tempo de resposta de 3ms, os jogos nunca se fizeram sentir tão bem.
  • Espaço de Cor até 100% DCI-P3: Cobrindo 25% mais espaço de cor do que o padrão sRGB, este monitor proporciona imagem e experiências mais vibrantes tal e qual como os criadores as imaginaram.
  • Excelência de Monitor Unificada em todos os Razer Blade

Os monitores do Razer Blade 16 e 18 são verificados pela Calman, garantindo as cores mais precisas assim que saem da caixa. Cada painel passa por calibração individual na fábrica, proporcionando um espaço de cor 100% DCI-P3 para imagens iguais à realidade, tal como os criadores pretendiam. Além disso, a construção integrada de alta qualidade em alumínio maquinado em CNC, a proporção de 16:10, até 89% de relação ecrã-corpo e as molduras ultrafinas criam uma experiência visual envolvente que é tão deslumbrante como duradoura.

Tapo RV20 Mop Plus

O Tapo RV20 Mop Plus é a mais recente inovação em tecnologia de limpeza doméstica da TP-Link, combinando as funcionalidades de um aspirador robô inteligente com uma mopa eficiente, tudo integrado num design elegante e compacto. Este dispositivo inovador está equipado com o sistema de navegação LiDAR MagSlim, que permite precisamente mapear uma casa em minutos, garantindo uma limpeza abrangente e eficiente, mesmo em áreas escuras.

Este robô aspirador não só oferece quatro níveis de modos de aspiração, incluindo uma sucção forte de 2700Pa ideal para capturar pêlos de animais de estimação e sujidade diária, mas também incorpora um sistema de mopa que trabalha simultaneamente para eliminar manchas e sujidade mais difíceis. Com escovas laterais duplas, o Tapo RV20 Mop Plus garante que os cantos e as arestas da casa não sejam esquecidos, proporcionando uma limpeza completa em todos os cantos.

Uma das características mais notáveis é a sua estação de esvaziamento automático com um saco de pó de 4 litros, que permite esvaziar o compartimento de lixo do robô automaticamente após cada limpeza. Isso significa que o utilizador pode desfrutar de até 70 dias sem ter que se preocupar com a manutenção do aparelho. Além disso, o Tapo RV20 Mop Plus é projetado para limpezas longas e contínuas, com uma bateria de 2600mAh que suporta até três horas de operação. O design ultrafino de 7,8 cm permite que o robô se mova facilmente sob móveis, alcançando áreas que muitas vezes são difíceis de limpar manualmente. Com opções personalizáveis de limpeza, é possível definir horários, ajustar modos de limpeza para diferentes divisões e separar áreas específicas para limpeza. A operação silenciosa do dispositivo, com um volume de trabalho de apenas 51dB, garante que a limpeza não perturba humanos ou animais de estimação.

O carregamento automático é outra característica inteligente do Tapo RV20 Mop Plus, onde o robô retorna automaticamente à base de carregamento quando a bateria está fraca e retoma a limpeza do ponto onde parou. Além disso, o suporte para atualizações OTA através da Tapo App assegura que o dispositivo esteja sempre com o firmware mais recente, prometendo melhorias e novas funcionalidades no futuro.

Com uma cobertura 47% maior graças às suas escovas laterais duplas e 19 opções de potência de sucção e nível de água, o Tapo RV20 Mop Plus é adaptável a diferentes tipos de piso e níveis de sujidade. Como já referido, o esfregão altamente absorvente e durável, juntamente com um reservatório de água de 300 ml, facilita a limpeza de derramamentos e manchas, enquanto a estação de esvaziamento inteligente assegura uma limpeza sem mãos por até 70 dias, mantendo a eficiência do filtro HEPA e reduzindo odores e poluição secundária.

Disponível por um PVP aproximado de 439 euros, o Tapo RV20 Mop Plus representa um avanço significativo na limpeza doméstica, oferecendo uma solução completa e eficiente que combina as tecnologias mais recentes de aspiração e esfregão, juntamente com uma operação inteligente e fácil manutenção.


|