PlanetGeek

Ganha um powerbank Addtop 26800 mAh

13-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um powerbank Addtop 26800 mAh.
Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank ADDTOP de 26800 mAh permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

ChatGPT vs Bard continua a dar vitória à OpenAI

12-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Como era de esperar, não demorou para que o novo Gemini da Google fosse posto à prova contra o GPT da OpenAI.

O Bard da Google já tira partido do mais recente e potente modelo Gemini, que a Google apresentou como sendo o mais poderoso até ao momento, mas que depressa começou a dar que falar por motivos menos bons, como ao dar respostas erradas ou ao se descobrir que o vídeo de demonstração não foi feito tal como é demonstrado.

Agora, temos um desafio que coloca diferentes tipos de questões ao ChatGPT e ao Bard, para ver qual se comporta da melhor forma.

Temos perguntas criativas, pedidos de sumarização, programação, e perguntas factuais, e embora em muitas coisas se possa considerar que ambos os modelos estão em níveis idênticos, noutras a vantagem vai para o ChatGPT, que acaba por ser considerado o melhor - embora por uma pequena margem.
Continuo a dizer que há uma grande margem de manobra para se criarem testes e desafios que coloquem diferentes modelos AI frente a frente para ver qual será o vencedor. Por exemplo, poderíamos ter um desafio de argumentação de algum tópico absurdo que consistisse em fazer com que um modelo fosse capaz de levar o outro ao "despero" e admitisse ter sido derrotado. Mas por outro lado, já consigo imaginar isso a ser usado por partidos políticos para justificar e argumentar propostas igualmente absurdas... pelo que talvez o resultado a longo prazo não fosse assim tão divertido como se pretenderia.

iOS 17.3 com Stolen Device Protection para iPhones

12-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo iOS 17.3 vem com novo sistema de protecção anti-roubo para iPhones, o Stolen Device Protection.

Os iPhones contam com diversos sistemas que desincentivam o roubo, como o facto de poderem ser localizados remotamente via a rede Find My, ou tendo o Activation Lock que impede que possam ser associados a um novo utilizador sem que saiba a password do dono legítimo. Mas isso não desincentivou os ladrões, que agora se focam em espiar vítimas desatentas a introduzir o código, roubando o iPhone e imediatamente usando esse código para alterar a password e impedir o acesso do utilizador legítimo.

Este tipo de roubos tem-se tornado tão frequente que a Apple avança com este novo sistema Stolen Device Protection for iPhone no iOS 17.3.

O sistema é eficaz e, na verdade, aplica apenas o tipo de protecção que já deveria ter sido implementada desde início: quando o utilizador tentar efectuar uma operação "sensível", como usar passwords e passkeys, apagar o iPhone, usar método de de pagamento, etc. será necessário recorrer à autenticação biométrica para validar a identidade. Para operações ainda mais suspeitas, como alterar passwords / Face ID / Touch ID, ou desactivar a localização Find My, será aplicada o atraso de segurança de uma hora se estas operações forem feitas longe de localizações habituais do utilizadores (como casa, trabalho, etc.) - além de voltar a pedir a autenticação biométrica após esse período.

O Stolen Device Protection for iPhone poderá ser activado ou desactivado pelos utilizadores em Settings > Face ID & Passcode (ou Touch ID & Passcode). E, apesar de se poder tornar um pouco inconveniente, a segurança acrescida mais do que justifica a sua activação.

Notícias do dia

12-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

WhatsApp com afixação de mensagens nos grupos; Cybertruck tem modo aquático que pressuriza a bateria; Google Maps com histórico local de localizações; primeiro Zeekr 001 entregue na Europa; Screen Distance alerta para iPhone demasiado próximo do rosto; L4S promete internet mais rápida e eficiente.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

E3 encerra definitavemente

A E3 - Electronic Entertainment Expo - anunciou ter chegado ao fim, marcando o fim de uma era.

Em tempos o maior evento mundial dedicado aos videojogos, a E3 acabou por ser vítima do seu próprio sucesso, com os preços elevados a fazerem com que grande parte dos estúdios optassem por se focar noutros eventos, ou até criarem os seus próprios eventos, levando a uma fragmentação que foi criando fracturas na E3, que depois ainda teve que lidar com o cancelamento dos eventos presenciais com a Covid-19.
Embora os eventos presenciais ainda tenham muito pela frente e proporcionem uma experiência que não é possível replicar à distância, hoje em dia é muito mais provável que alguém consiga ter uma melhor visão de um evento, e ficar melhor informado sobre algo, ao fazê-lo remotamente a partir de um computador ou tablet na sua própria casa.


TP-Link combina Kasa e Tapo

A TP-Link não vai esperar pelo Matter para resolver um problema que tinha na sua própria casa: a de ter duas marcas separadas de smart devices para domótica, a Tapo e a Kasa.

Apesar de muitos dos dispositivos destas duas marcas serem virtualmente idênticos, cada um deles só funcionava com a app da respectiva marca, o que resultava em situações bastante ridículas para quem tivesse um casa com dispositivos de ambas as marcas. Mas agora, a TP-Link começa a resolver essa situação.

Com a app Tapo 3.0, os utilizadores poderão começar a migrar dispositivos Kasa para a rede Tapo, para que sejam controladas com uma única app, e possam funcionar integrados com os demais dispositivos já existentes. No entanto, é algo que só será possível fazer no sentido Kasa -> Tapo e não em sentido inverso, com a app principal a ser a Tapo.
Depois da migração para a nova app, será necessário fazer nova ligação a serviços externos como Google Home e Alexa (caso se deseje), e serviços como o Kasa Care para gravações na cloud para as câmaras de vídeo não serão transferidos e só permanecerão activos na app Kasa - que continuará a existir apesar desta migração.


Meta AI para óculos Ray-Ban


A Meta demonstrou as capacidades do seu sistema AI quando integrado com os óculos RayBan, permitindo fazer coisas como traduções ou até aconselhar roupa que combine com peças de vestuário que se está a segurar.

A demonstração adquire importância especial quando se tem em consideração que a demonstração do Gemini da Google que faz análise de vídeo e recomendações, foi encenada e não representa as capacidades reais do modelo. Mas, tal como dissemos na altura, seria apenas uma questão de tempo até que algo desse tipo fosse feito... como a Meta agora demonstra.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Concorde voou pela primeira vez a 2 de Março de 1969 e permanece, até à data, o único avião de passageiros supersónico que manteve viagens regulares durante décadas (o Tupolev Tu-144 só fez 55 voos, versus os mais de 300 do Concorde). À sua velocidade de cruzeiro de Mach 2 (2.210 km/h) a 18 mil metros de altitude, consumia 18 mil litros de combustível por hora (5 litros por segundo).

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €46

12-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 46.24 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 35%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Cybertruck tem modo aquático que pressuriza a bateria

12-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Cybertruck da Tesla tem mesmo uma opção que indica que poderá aventurar-se na travessia de água profunda.

Elon Musk referiu que o Cybretruck poderia flutuar e servir como embarcação temporária para atravessar troços de água, e parece que isso vai ser mesmo para levar a sério. Pelo menos, é o que se pode antever pela existência de uma opção no ecrã de configuração off-road, onde está presente uma opção "wade mode" que aumenta o curso da suspensão e pressuriza a bateria para evitar a entrada de água.

Uma opção que ainda aguarda a validação oficial, já que oficialmente as condições de garantia do Cybertruck impedem que mesmo seja usado dessa forma.


Refira-se que, mesmo que o Cybertruck venha a ter este modo aquático, a Tesla não se poderá gabar de ser a primeira. O BYD YangWang U8 é um SUV de luxo que foi apresentado recentemente e que tem oficialmente um modo anfíbio, permitindo-lhe flutuar e navegar na água durante 30 minutos a velocidades de até 3 km/h. No entanto, também aí é um modo que é descrito para ser usado apenas em situações de emergência e não para passeios aquáticos.



Por agora, e antes de se aventurar na água, a Tesla parece ter ainda algum trabalho de casa a fazer, pois o Cybertruck tem sido apanhado em cenários em que as suas capacidades todo o terreno estão a ser postas em causa, como um declive em que um ficou encravado e só conseguindo sair ao ser rebocado por um Ford.


A pessoa diz que essa incapacidade se deve ao software da Tesla, que aparentemente não tem simulação de bloqueio dos diferenciais - mas se for esse o caso, será algo que a Tesla poderá adicionar através de uma actualização.

Por outro lado, não importa quanta inteligência o sistema de tracção tem, se os pneus não conseguirem ter tracção suficiente no terreno.

WhatsApp com afixação de mensagens nos grupos

12-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp vai deixar afixar mensagens no topo das conversas, facilitando o acesso a informação importante.

Desta vez é o WhatsApp a ganhar algo que já estava disponível no Facebook Messenger, a afixação de mensagens nas conversas. Para isso bastará pressionar a mensagem e escolher "pin", para que fique permanentemente visível e facilmente acessível.

A mensagem ficará afixada durante sete dias, mas com o utilizador a poder escolher 24 horas ou 30 dias, dependendo do objectivo. E aplica-se tanto a mensagens de texto, como fotos, vídeos, inquéritos, e tudo o mais. No caso de administradores, há ainda a possibilidade de fazer com que a mensagem seja apenas visível a outros administradores.
Sabendo-se que é frequente um grupo de conversas se dispersar por outros assuntos, esta funcionalidade torna-se extrmamente valiosa para manter informações sempre acessíveis - nem que seja algo tão simples como uma data e local para um evento; que tradicionalmente se arrisca a rapidamente ficar "perdido" no meio das conversas e inevitáveis GIFs animados partilhados por algumas das pessoas no grupo.

A funcionalidade está em distribuição, pelo que poderá demorar alguns dias até chegar a todos os utilizadores.

Google Maps com histórico local de localizações

12-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps vai reforçar as opções de privacidade, com histórico mantido apenas no equipamento e acesso facilitado às opções de controlo.

Actualmente, tocar no ponto azul que indica a nossa localização no Google Maps dá acesso a opções como a partilha da localização ou de guardar o local de estacionamento, mas em breve dará acesso a mais controlo sobre o histórico de localização.

Além de se poder manter ou desligar o histórico das localizações (que vem desactivado de origem , e que passará a ser de 3 meses em vez de 18 meses quando activado - a não ser que o utilizador escolha uma maior duração), o Google Maps vai disponibilizar uma opção de manter o histórico de localizações apenas no smartphone ou tablet do utilizador, sem envio de dados para a cloud - o que permitirá tirar partido dos benefícios desta funcionalidade mesmo para os utilizadores que não queiram partilhar dados com a Google.
As opções de eliminar dados referentes a um local também vão ser melhoradas, permitindo eliminar todos os dados relacionados com determinado local com um simples toque, incluindo os dados mantidos na web e app activity que poderiam ser mantidos.

Uma opção que tem imensas potencialidades de uso, permitindo esconder a ida a um determinado local, quer isso seja para se manter uma surpresa (a Google dá como exemplo esconder a ida a uma confeitaria para uma festa surpresa de aniversário), ou para efeitos mais complexos.

Módulo de tomadas Lencent com 3 USB a €14

12-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Lencent com 3 portas USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 1 USB-C + 2 USB-A está disponível por 14 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 3A (15 W máximo) com QC 3.0, com a porta USB-C a poder atingir os 20 W via PD (Power Delivery). Conta ainda com um pequeno relevo que permite usar o módulo como suporte para smartphones ou tablets enquanto estão a recarregar, evitando deixá-los no chão, onde ficarão mais sujeitos a acidentes.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Primeiro Zeekr 001 entregue na Europa

12-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Zeekr já entregou as primeiras unidades do Zeekr 001 na Holanda, marcando o início das operações que se alargarão a mais países em 2024.

A Zeekr é mais uma das marcas do grupo Geely chinês (que detém outras marcas como a Volvo, Polestar, Lotus, Smart) que tem tido grande sucesso na China e que não esconde as suas ambições de fazer o mesmo no mercado europeu. As vendas iniciaram-se este Verão na Holanda e Suécia, com os modelos 001 (59 mil euros) e Zeekr X (45 mil euros), que não demoraram a encontrar interessados, e que agora começaram a ser entregues.
Para o próximo ano a marca planeia expandir operações a quatro países, e estar presente em oito países europeus em 2025. Infelizmente não é referido se alguma dessas expansões engloba Portugal.

Também não é referido se / quando a marca irá disponibilizar o alucinante Zeekr 001 FR na Europa, que com os seus 1300 cv pretende ser rival directo do Tesla Model S Plaid.

Oppo Find X7 Pro deve usar duas câmaras periscópicas

12-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para o Find X7 Pro a Oppo deve fazer nova estreia no sector dos smartphones, usando duas câmaras periscópicas.

Depois das câmaras periscópicas se terem tonado relativamente comuns nos smartphones topo de gama, a Oppo prepara-se para dar o passo seguinte, instalando duas câmaras periscópicas no Find X7 Pro.

Não deixa de ser uma opção curiosa para ficar com uma câmara de 50 MP (Sony IMX 858 1/2.51") com factor telefoto 6x, e outra com sensor IMX 890 1/1.56" de maior dimensão, também com 50 MP, e com factor 3x - mas, poderá ser uma forma de conseguir instalar objectivas de melhor qualidade do que se optasse pelos sistemas convencionais. As restantes câmaras serão a câmara principal e uma ultrawide de 50 MP.
É estranho que por esta altura ainda nenhum grande fabricante tenha arriscado lançar um smartphone com módulo telescópico com zoom variável, o que evitaria este cenário de usar múltiplas câmaras para diferentes objectivas, mas poderá ser indicador de que essa tecnologia ainda não atingiu o ponto necessário para que o façam.

Ganha um carregador Anker GaN 30W

12-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um carregador Anker Nano 3 30W.
Este carregador Anker Nano 3 30W USB-C combina uma potência rápida de carregamento com um tamanho compacto (uma redução até 70% face a carregadores convencionais) que facilita levá-lo para qualquer lado.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

L4S promete internet mais rápida e eficiente

11-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Depois das velocidades de acesso de centenas de megabits ou até mesmo gigabits, a nova revolução nas redes pode ser o L4S.

Muitos utilizadores que passaram de ligações de 100 Mbps para 1 Gbps (por exemplo) podem ter-se sentido desapontados por, em muitos casos, não notarem diferença significativa a nível de abrirem páginas na web, verem vídeos em streaming, etc. Há imensos factores que é preciso ter em conta, mas um dos mais importantes é latência das comunicações, que consiste no tempo de resposta entre dois dispositivos, e que muitas vezes acabar por ser o factor preponderante para dar a sensação de "velocidade". Isso é algo que em tempos era bem notório nas ligações de satélite com upload via telefone: podíamos ter vários megabits de velocidade de download, no entanto podiam passar-se vários segundos entre efectuar uma acção e esse download se iniciar - algo completamente inaceitável num cenários como um jogo multiplayer, onde se espera que esse tipo de comunicações seja "instantâneo".

Um dos grandes entraves à latência reduzida é o congestionamento da rede, e é precisamente isso que o L4S quer ajudar a minimizar, tornando as comunicações bastante mais eficientes. O L4S significa "Low Latency Low Loss Scalable Throughput", e aplica uma nova dose de controlo de qualidade aos pacotes de dados, permitindo detectar e ajustar as comunicações em função das condições a cada momento. O resultado são comunicações mais imediatas, menos congestionamentos e menor perda de dados.
A diferença deverá fazer-se sentir, quer seja em ligações de alguns poucos megabits, ou de gigabits, em coisas como a rapidez de resposta a abrir uma página, ou a saltar para diferentes partes de um vídeo sem necessidade de (des)esperar ou de ficar perante o indicador de rebuffering.

O problema é que, apesar do L4S ser compatível com os sistemas já implementados, a sua adopção - por muito desejada que seja dos grandes serviços da internet e também dos operadores de telecomunicações - poderá demorar (muitos) anos. Mas, é bom saber que há pessoas e empresas a trabalhar nisso e que, mais cedo ou mais tarde, contribuirá para se ter uma rede global mais eficiente e com "pings" mais reduzidos.

Screen Distance alerta para iPhone demasiado próximo do rosto

11-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O iOS 17 tem uma funcionalidade que alerta quando se segura o iPhone (ou iPad) demasiado perto dos olhos.

Se têm a tendência para segurar o iPhone ou iPad demasiado perto do rosto, ou têm algum filho que o faça, então vão gostar de saber que o iOS 17 tem uma forma de o evitar.

O Screen Distance pode ser encontrado nas opções de controlo do iPhone, em Settings -> Screen Time -> Screen Distance e, depois de activado passa a apresentar um alerta no ecrã sempre que o iPhone ou iPad for mantido a uma distância demasiado próxima dos olhos do utilizador (menos de 30 cm).
Manter os olhos focado sempre à mesma distância durante demasiado tempo, especialmente no caso de ecrãs ou objectos a curta distância, aumenta o cansaço e pode contribuir para a miopia. É sempre recomendável fazer pausas regulares onde, pelo menos, se façam alguns exercícios oculares como olhar para objectos mais distantes - ou seguir a regra do 20-20-20.

Notícias do dia

11-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Threads na Europa a 14 de Dezembro; UE aprova legislação sobre sistemas AI; Electrikhana TWO - o adeus a Ken Block; Tesla com visualização 3D do estacionamento e alerta de ângulo morto na actualização de final de ano; Tesla envia manual de "48 V" aos outros fabricantes de automóveis; ataque 5Ghoul afecta centenas de smartphones 5G; ataque AutoSpill pode revelar passwords de gestores de passwords Android.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Beeper Mini volta a funcionar no iMessage

A saga do Beeper Mini e do acesso não oficial ao iMessage parece estar apenas no início. Depois da Apple ter cortado o acesso do Beeper ao iMessage, alegando questões de segurança, o Beeper - tal como tinha prometido - está de regresso.

A diferença é que por agora o uso do serviço, que antes precisava apenas do número do telefone, passa a estar dependente da criação de uma conta Apple para que as mensagens iMessage sejam enviadas usando o email como identificador. Mas isso é algo que os criadores do Beeper dizem estar a resolver para que volte a bastar apenas o número de telefone. Por outro lado, e para que os utilizadores não se sintam enganados no meio da inevitável luta que se irá seguir, o serviço passa a ser gratuito, o que certamente também irá ajudar a angariar ainda mais utilizadores, aumentando a pressão sobre a Apple.


FTC alerta para QR Codes maliciosos

A FTC (Federal Trade Commission) norte-americana emitiu um alerta a propósito dos códigos QR que, goste-se ou não, se tornaram comuns na nossa sociedade.

Os QR Codes podem ser usados em coisas tão banais como ementas de restaurantes, para direccionar para apps de lojas, ou serviços; mas a sua proliferação também tem feito com que sejam usados por atacantes para redireccionar pessoas para sites maliciosos que poderão roubar os seus dados ou fazê-los gastar dinheiro em serviços indesejados.

Como tal, quando se vê um QR Code na rua (ou em qualquer outro local), não se deve assumir que seja seguro - pelo contrário, há que trata-lo com a mesma dose de "desconfiança saudável" que se deve aplicar a links recebidos via SMS ou email de fontes desconhecidas.


Microsoft Edge Copilot AI não resume vídeos sem legendas

Depois de se ter descoberto que o vídeo de demonstração do Gemini da Google não ter sido feito de forma realista, descobre-se que também a MS tem estado a promover funcionalidades do Copilot AI que não são bem aquilo que aparentam ser. A sua suposta capacidade de resumir vídeos acaba por ser bem mais "banal", pois só funciona em vídeos com legendas - e como tal, acaba por ser um resumo do texto e não do vídeo, ao estilo dos resumos que faz de páginas web ou outros textos.

Não há nada de mal em ter sistemas AI com limitações. O que está errado será criar a ilusão de que estas ferramentas fazem mais do que realmente fazem. Sem dúvida que numa versão posterior, daqui por uns anos, meses, ou semanas, teremos realmente sistemas AI capazes de analisar vídeos e o mundo em tempo real, e fazerem aquilo que tem sido demonstrado. Mas até lá, agradece-se que as empresas não exagerem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: Embora seja uma das empresas mais valiosas do mundo actualmente, no final da década de 90 a Apple viveu momentos complicados, chegando mesmo a estar em risco de entrar em falência e encerrar definitivamente. Um desfecho que foi evitado com a compra da NeXT, criada por Steve Jobs depois de ter sido afastado da Apple, e dando origem a um "renascimento" da Apple que a direccionou no caminho de sucesso que todos conhecem.

Tablet gráfico Huion HS611 a €65

11-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Hoje em dia estamos rodeados por touchscreens em todo o lado, por conta dos smartphones e tablets, mas há situações em que continua a ser mais vantajoso recorrer a uma mesa digitalizadora / tablet gráfico para desenhar.

Com uma área alargada de 33x22cm, este tablet gráfico Huion HS611 vem com todos os argumentos que se podem esperar de um dispositivo deste tipo: uma caneta passiva (sem necessidade de bateria) e superfície que promete replicar a mesma sensação de se estar a escrever ou desenhar em papel com uma caneta real, 12 teclas físicas na parte esquerda e acesso a teclas multimedia no topo, assim como uma barra touch programável.

Tem capacidade para detectar 8192 níveis de pressão, com uma resolução de 5080 LPI e velocidade de 266 RPS (mais de 5000 linhas por polegada e 266 leituras feitas por segundo), pode também detectar a inclinação da caneta até 60º, permitindo que isso seja transcrito para efeitos de escrita ou desenho, conforme aplicável.
Este Huion HS611 está disponível por apenas 65 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 25%.

Podem usar este tablet com Windows 7/8/10, Android, e macOS 10.8 ou mais recente, sendo compatível com praticamente todos os programas, incluindo Corel Painter, CorelDraw, Macromedia Flash, ComicStudio, SAI, Infinite Stratos, 3D MAX, Autodesk MAYA, Pixologic ZBrushand, sketchbook, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Fireworks, etc. O conjunto inclui ainda um suporte para a caneta e 8 bicos extra.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ao serviço de sua majestade

11-12-2023 | 16:19 | Gonçalo Sá

Aventurando-se no filme de época, Maïwenn dirige, protagoniza e é coargumentista de "JEANNE DU BARRY - A FAVORITA DO REI", retrato da corte de Luís XV nos últimos anos do monarca francês, encarnado por Johnny Depp - aqui no seu melhor desempenho em anos. Da colaboração nasceu uma das estreias mais majestáticas da recta final de 2023.

Jeanne du Barry.jpg

O novo filme da autora de "Polissa" (2011) e "Meu Rei" (2015) tem sido mais falado pela polémica em torno de um crítico francês (agredido pela realizadora) ou pela participação de Johnny Depp (também ele envolvido numa controvérsia ainda maior, a discussão com a ex-mulher Amber Heard nos tribunais em tempo real) do que pelas suas qualidades, e é pena. Afinal, esta viagem à corte parisiense de meados do século XVIII marca uma transição assinalável numa obra de dramas crus e urbanos e de ficções atravessadas pelas possibilidades do documentário (estas últimas inéditas no circuito comercial português).

Ainda assim, "JEANNE DU BARRY - A FAVORITA DO REI" teve honras de abertura da mais recente edição do Festival de Cannes, na qual Depp foi amplamente ovacionado. E se o desempenho do norte-americano merece elogios, ao traduzir com ironia um Luís XV entregue ao cansaço e ao tédio (parcialmente interrompidos pela chegada de uma nova amante), o filme tem outros méritos, mesmo que talvez não seja tão arrojado como alguns títulos anteriores de Maïwenn fizessem esperar.

Kochanica-krola.jpg

Uma das grandes surpresas deste retrato é, aliás, a sobriedade, elegância e até doçura que mantém sem abicar de um gosto óbvio pela sátira aos protocolos e costumes do quotidiano de Versalhes (o filme foi rodado no palácio e a câmara tira todo o partido disso, com um fulgor estético muito acima da norma formatada do pequeno ou grande ecrã). Há alguma acidez pontual, como na caracterização das filhas do rei, autênticas réplicas das irmãs mesquinhas de Cinderella (o tom de fábula também passa por aqui, cruzado com um olhar realista), mas Maïwenn, acompanhada pelos coargumentistas Teddy Lussi-Modeste e Nicolas Livecchi, está muito longe da crueza e desespero de outras crónicas.

A sua protagonista até surge como a mais recente derivação do arquétipo da "prostituta com coração de ouro", mas esse é, felizmente, apenas o ponto de partida para apresentar uma figura de corpo inteiro, uma mulher à frente do seu tempo aqui vista como precursora do empoderamento feminino, da discussão das questões de género ou do combate ao racismo (este um tema abordado numa das sequências mais delirantes). E Maïwenn encarna-a com um carisma, charme e subtileza capazes de convencer até um monarca que já não contava com grandes descobertas no fim da vida.

Johnny Depp.jpg

Além da dupla protagonista, esta história de triunfo e queda é abrilhantada por secundários de luxo como Melvil Poupaud, em modo calculista e ressentido, ou Benjamin Lavernhe, presença determinante na jornada de Jeanne Du Barry e na vertente mais compassiva de um filme inspirado por "Marie Antoinette", de Sofia Coppola (que fez com que Maïwenn se interessasse pela singular cortesã), mas talvez mais próximo de um filho (bastardo, naturalmente) de "Ilusões Perdidas", de Xavier Giannoli, outro grande drama de época francês recente, e... "Pretty Woman", "clássico" da comédia romântica de Garry Marshall. E ao recorrer ao absurdo com contenção, impõe-se como uma obra mais madura e equilibrada do que a sobrevalorizada "A Favorita", de Yorgos Lanthimos, ou "Corsage", de Marie Kreutzer, outros relatos contemporâneos sobre figuras femininas históricas da realeza estreados nos últimos anos. Aplaudemos Depp, então, mas sobretudo Maïwenn...

4/5

How to Choose a Fast PHP Package to Store and Retrieve Data Objects Using a PHP BenchMark of Different PHP DTO Packages

11-12-2023 | 15:35 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Data transfer objects (DTO) are objects that applications use to store values of classes representing fundamental entities that applications manipulate, such as products sold on an e-commerce site.

Eventually, applications will use those objects to retrieve and store their values in data containers such as SQL databases.

Many PHP packages provide classes to implement data transfer objects.

This package implements a benchmark that measures the performance of several PHP DTO packages in essential aspects like speed and memory usage.

This way, other developers can compare the different PHP DTO packages and choose one with better performance.

Threads na Europa a 14 de Dezembro

11-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O site do Threads da Meta vai ter lançamento na Europa a 14 de Dezembro - assumindo que não me enganei a fazer as contas com as datas. :)

Já se sabia que o Threads iria chegar à Europa em Dezembro, após quase meio ano de atraso face ao resto do mundo, mas agora passamos a ter data concreta.

Um salto ao site oficial do Threads revela uma contagem decrescente que anuncia o seu lançamento na Europa a 14 de Dezembro. Uma "prenda de Natal" da Meta, cuja justificação para o seu não-lançamento na Europa (dizendo que era para cumprir com a legislação europeia) não convenceu, mais parecendo uma forma de penalizar a UE devido aos incessantes processos e exigências crescentes de privacidade e medidas de protecção dos utilizadores.

Seja como for, o Threads chega à Europa numa altura crítica, em que tem havido cada vez mais descontentamento com o X de Elon Musk, que tem levado ao afastamento de empresas e anunciantes, que se têm refugiado no Threads - incluindo grandes companhias, como a Disney.

Para muitos europeus, sem memória curta, o Threads também chegará com o sabor amargo de pertencer à Meta (Facebook), que não tem propriamente o melhor histórico no respeito pelos clientes. Mas, pelo menos, tem a grande vantagem de ser um serviço que assenta numa plataforma distribuída que, num futuro não muito distante, possibilitará a sua integração com toda a rede de serviços de mensagens descentralizados, como o Mastodon e outros que suportem o fediverse.

Tablets Oscal Pad 18

11-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Oscal Pad 18 é um tablet de 11" com até "24 GB" de memória RAM que chega ao mercado a preço reduzido.

Há uma nova marca - Oscal - que se quer fazer notar entre os equipamentos de segmento mais acessível. O Pad 18 é um tablet com ecrã de 11" (1920x1200), CPU Unisoc T616+, até "24 GB" de RAM (12 GB reais + 12 virtuais - uma táctica de marketing que já deveria ter sido abolida mas que, ao invés disso, parece estar a aumentar cada vez mais e só serve para enganar os consumidores), 256 GB + micro SD até 1 TB, câmaras de 13 MP + 2 MP, câmara frontal de 13 MP, bateria de 8800 mAh, e sistema DokeOS_P 3.0 baseado em Android 13 e com algumas melhorias feitas pela marca - como sistema de pré-carregamento de apps que promete arranque mais rápido das apps mais usadas, ou até o sistema de limpeza automática da área de transferência para maior privacidade e segurança.
Este tablet conta com Widevine L1 para streaming com o máximo de qualidade nos serviços mais populares (como Netflix), e também com um "modo PC" com suporte para várias apps em simultâneo em vista split-screen para multitasking mais eficiente.

O Oscal Pad 18 tem apenas 7.4 mm de espessura e pesa 490 g, e está disponível por €191 na versão de 8+256 GB e €203 com 12+256GB. Há ainda cupões de desconto que ajudarão a poupar alguns euros durante a fase de lançamento, e os mais rápidos poderão conseguir apanhar um teclado gratuito, válido para as primeiras 200 encomendas.

|