PlanetGeek

Suiça testa painéis solares verticais nas estradas de montanha

11-12-2023 | 13:10 | A Minha Alegre Casinha

Na Suiça, um programa piloto vai avaliar o desempenho de painéis solares numa parede de retenção numa estrada de montanha.

O cantão de Appenzell Ausserhoden no nordeste da Suiça tem como objectivo atingir pelo menos 40% da sua energia de fontes renováveis em 2035, e não tem olhado a meios para o conseguir. Os painéis solares são uma forma simples e eficaz de gerar energia limpa e "gratuita" a partir do sol, sendo que muitas vezes o maior problema é encontrar locais onde os aplicar sem que interfiram demasiado com a área envolvente. Daí esta curiosa opção de os colocar numa parede de retenção numa estrada de montanha.

São 756 painéis solares, que deverão gerar 230 kWh de energia por ano - suficientes para 52 residências - e que ficam instalados numa parede com um ângulo de 75°. O processo de instalação enfrentou algumas dificuldades, já que não era possível perfurar completamente a parede para não afectar a sua integridade, e os suportes e peças de fixação também tiveram que ser escolhidos cuidadosamente para resistirem à corrosão devido à proximidade da estrada, uso de sal, etc.

Claro que se pode argumentar que este tipo de instalação não será o mais eficiente. Mas, tendo em conta que se limita a aproveitar espaço desocupado, e tem a vantagem adicional da sua inclinação os tornar automaticamente imunes à acumulação de neve, não deixa de ser um projecto interessante.

Apple corta o pio ao Beeper

11-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Sem grandes surpresas, a Apple já cortou o acesso da app Beeper ao serviço iMessage, dizendo que é para "proteger os utilizadores".

Recentemente surgiu a app Beeper Mini, com a inesperada capacidade de registar smartphones Android no serviço iMessage da Apple e fazendo com que pudessem trocar mensagens com iPhones sem a habitual discriminação das bolhas verdes vs bolhas azuis.

Apesar dos criadores do Beeper dizerem que seria difícil para a Apple cortar-lhes o acesso sem afectar também alguns utilizadores com equipamentos Apple, a Apple não demorou a demonstrar a forma como tem mantido o iMessage longe dos concorrentes, bloqueando o acesso do Beeper ao iMessage. E apesar do Beeper assegurar que todas as mensagens continuam a usufruir da encriptação que a Apple usa, a Apple diz que este corte é feito como forma de proteger os utilizadores da rede - sem no entanto referir que, se os criadores do Beeper criaram este serviço e têm acesso à rede, quem nos diz que tal não estará a ser feito por diversas outras empresas, sem que o revelem publicamente, e para efeitos efectivamente maliciosos?

Os criadores do Beeper não ficaram parados e voltaram à carga, com alterações que reactivaram o acesso ao iMessage (por agora só no seu serviço na cloud e não via a app Beeper Mini), e criticam como é que a Apple pode dizer que a justificação é a "segurança dos utilizadores" quando o Beeper Mini permitia que os utilizadores do iMessage enviassem mensagens encriptadas para utilizadores Android, tirando partido da segurança adicional que a Apple apregoa para o seu serviço. Diz ainda que tem diversas ideias para contornar eventuais medidas que a Apple venha a implementar, mas que espera que a Apple não siga por esse caminho e reconheça a validade do Beeper e da forma como acede à rede iMessage.

Tudo isto seria desnecessário se a Apple fosse obrigada a abrir o acesso ao iMessage segundo as normas europeias. Infelizmente, por agora parece que a UE está inclinada para aceder ao seu argumento de que o iMessage não tem dimensão na Europa que faça o serviço ser englobado no DMA, apesar dos apelos de empresas como a Google e as operadoras de telecomunicações.

Tesla com visualização 3D do estacionamento e alerta de ângulo morto

11-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla tem uma actualização de Natal que traz algumas melhorias aos seus veículos, incluindo um visualizador 3D ao estacionar, aviso de ângulo morto, e sons personalizados para o fecho do carro.

Uma das grandes vantages dos veículos Tesla é serem alvo de actualizações frequentes que lhes adicionam novas funcionalidades - mesmo se, por vezes, são funcionalidades que já deveriam estar disponíveis há muito, como acontece com algumas das que a Tesla está a incluir nesta actualização de Natal.

Esta actualização inclui chamada de emergência em caso de acidente, suporte para headphones Bluetooth nos lugares traseiros de forma independente do ecrã dianteiro, mapas com sinalização de radares de controlo de velocidade, novo espectáculo luminoso, acesso às câmaras laterais nos pilares no modo Live Sentry (embora, absurdamente, não sejam incluídas nas gravações de eventos), indicadores de ângulo morto (já estavam implementados nalgumas regiões), sons personalizados para o fecho do carro, e visualização 3D para auxiliar o estacionamento.

The 2023 Holiday Update rolls out next week

Here’s what’s coming...

Custom Lock Sounds
Replace the horn lock sound of your vehicle with another sound—like a screaming goat 🐐

LAN Party on Wheels
Play your favorite games on the rear touchscreen 🎮

Rear Screen Bluetooth… pic.twitter.com/Xl2Q6YgS2b

— Tesla (@Tesla) December 8, 2023

Tesla’s blind spot warning in this year’s holiday update

pic.twitter.com/kCXj9tP5cM

— Not a Tesla App (@NotATeslaApp) December 7, 2023
A visualização 3D será bem vinda, especialmente tendo em conta que a Tesla removeu os sensores de estacionamento; mas continua a ser um pouco ridículo que, com todas as câmaras que cada carro tem, a Tesla - ano após ano - se recuse a apresentar uma visão "bird's eye view" a 360° como o que já se tornou comum até em automóveis de segmento inferior; e que muito provavelmente seria bastante mais apreciada pelos condutores do que esta visualização 3D mais complexa.

Também o alerta de ângulos mortos, embora bem vindo, não está imune a críticas, pois é apresentado no ecrã central, numa altura em que os condutores quase garantidamente estarão a olhar para os espelhos retrovisores laterais.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €334

11-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta nova geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 334 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4.

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google revela pesquisas do ano 2023

11-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Como já é tradição, a Google revelou as palavras mais populares nas pesquisas em Portugal e no mundo, para o ano de 2023.

Todos os anos, a Google revela as palavras mais populares na pesquisa em Portugal e no mundo numa espécie de retrospectiva do ano, como exemplo sobre o que pode ter prendido mais a atenção das pessoas. Este ano, em que a Google comemora os 25 anos, não se terá uma retrospectiva apenas de 2023, mas sim do último quarto de século, como forma de mostrar quais os temas, os momentos, as personalidades, e outros tópicos que foram os mais pesquisados na Google a nível mundial.

Entre os atletas mais pesquisados surge uma das grandes figuras de Portugal, reconhecida não só no nosso país, mas também por este mundo fora: Cristiano Ronaldo. Cristiano foi o atleta mais pesquisado no Google nos últimos 25 anos globalmente, o que equivale a mais um título para a sua extensa lista de conquistas.

Já em Portugal, em 2023, vários acontecimentos levaram os portugueses a recorrer à Pesquisa Google em busca de mais informações. Por exemplo, a transferência milionária de Enzo Fernández para o Chelsea chamou a atenção e também tornou-o no jogador mais popular nas pesquisas da Google no país.

António Costa e o Papa Francisco lideram os nomes nacionais e internacionais mais pesquisados. Os portugueses interessaram-se com a vinda do Papa a Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude e com a demissão do ainda primeiro-ministro que culminou com a marcação de eleições para março de 2024. E para relaxar e aproveitar o que o entretenimento tem para nos dar com as três primeiras posições da categoria filmes, séries e programas mais populares na pesquisa em Portugal da Google em 2023: Oppenheimer, Barbie e Rabo de Peixe. Na música, Pedro Mafama foi o cantor português que se destacou nas pesquisas no Google e colocou Portugal a cantar 'Olarilolé, Olariloléi”. Os portugueses também ficaram bastante interessados pela vida amorosa de Shakira, fazendo com que a cantora colombiana entrasse em uma das três primeiras colocações da categoria, liderada pela banda britânica de rock Coldplay. Os portugueses também quiseram saber O que é o Hamas?, mais até do que saber sobre o chatbot de Inteligência Artificial, ChatGPT.

O ano 2023 em pesquisa - Portugal - Tendências

Nomes Nacionais

António Costa
Pedro Mafama
João Catarré
Ruben da Cruz
Maria Botelho Moniz
Pedro Nuno Santos
Alexandre Pais
Joana Mascarenhas
Alba Baptista
Galamba

Nomes Internacionais

Papa Francisco
Shakira
Jeremy Renner
Dalai Lama
Roberto Martinez
Kayky Brito
Andrew Tate
Clara Chia
Brendan Fraser
Jenni Hermoso

Jogadores

Enzo Fernandez
Arthur Cabral
João Moutinho
Pique
Gyokeres
Bas Dost
Alan Varela
Toti Gomes
Kokcu
Cristiano Ronaldo Al Nassr

Programas, Séries e Filmes

Oppenheimer
Barbie
Rabo de Peixe
Morangos com Açucar 2
Big Brother 2023
Triângulo TVI
The Last of Us
Avatar 2
Wednesday
David Beckham

Música

Coldplay
Pedro Mafama
Shakira
Mimicat
Lewis Capaldi
The Weekend Portugal
Rammstein
Chris Martin
Taylor Swift Portugal
Loreen

Como...

Como se chamam os habitantes da Guarda
Como fazer fogo
Como morreu Luis Aleluia
Como funciona o Revolut
Como saber se vou receber os 600 euros
Como jogar no Euro Sorteio
Como validar faturas 2023
Como identificar Lipedema
Como saber se tenho apoio à renda
Como tirar print screen

O que é...

O que é o Hamas
O que é o ChatGPT
O que é implosão
O que é mpox
O que é lítio
O que é gelo seco
O que é saturnismo
O que é Centro Ismaelita
O que é a Faixa de Gaza
O que é o SIS

Falecidos

Luis Aleluia
Tina Turner
Matthew Perry
Ken Block
Rui Nabeiro
Rita Lee
Sinéad O'Connor
Jane Birkin
Christian Atsu
Angus Cloud

Como... (DIY)

Como eliminar percevejos
Como tirar nódoas de sangue
Como descongelar carne rápido
Como congelar feijão verde cru
Como matar baratas
Como tirar bolor roupa de cor
Como tirar nódoas de vinho
Como fazer slime
Como fazer flores de papel
Como tirar cola seca da roupa

... OU ...

Gasoleo sobe ou desce
Cara ou coroa google
Como saber se vou pagar ou receber irs 2023
Tarot sim ou nao
quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha resposta
quem tem razão israel ou palestina
certificados de aforro ou tesouro
magnórios ou nêsperas
tomate fruta ou legume
amigdalite viral ou bacteriana

* As pesquisas de tendências são as pesquisas que tiveram o maior pico de tráfego durante um período sustentado em 2023 em comparação com 2022.

Ganha um rato vertical Trust

11-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um rato vertical Trust.
Fazendo recordar a célebre frase "primeiro estranha-se, depois entranha-se", este rato vertical Trust poderá parecer pouco natural mas rapidamente demonstrará ao utilizador as suas vantagens ergonómicas. O mais problema é que normalmente as pessoas só procuram este tipo de ratos depois de já terem começado a notar problemas nos pulsos e antebraço, quando idealmente já deveriam ter feito a mudança preventivamente - especialmente se passam horas e horas por dia com a mão no rato.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

UE aprova legislação sobre sistemas AI

10-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os sistemas de inteligência artificial passam a estar sujeitos a um conjunto de regras na UE, mas que não são consensuais.

Já sabemos que a UE tem uma predilecção por legislar sobre tudo e mais alguma coisa, umas vezes de forma acertada e bem conseguida, outras vezes nem por isso. Quanto à questão das tecnologias de Inteligência Artificial (AI), que no último ano têm tido uma evolução assombrosa e a velocidade alucinante, as opiniões dividem-se.

Com o acordo em cima da mesa, os sistemas AI passam a ter que cumprir diferentes requisitos de acordo com a sua classificação, com alguns dos pontos chaves a serem:

AI de alto-risco

Que possam pôr em risco a saúde, segurança, direitos fundamentais, ambiente, democracia, eleições, e a lei. Passam a estar sujeitos a requisitos mais apertados, sujeitar-se a testes de avaliação, e obrigatoriedade de actuarem rapidamente para rectificar qualquer situação anómala, se quiserem estar presentes no espaço europeu.

Uso de AI pelas autoridades

Uso de sistemas de identificação biométrica em tempo real em espaços públicos (como reconhecimento facial) só permitido para identificar vítimas de rapto, tráfico humano, tráfico sexual, ou em caso de ameaças terrorista ou crimes graves.

Sistemas GPAI (General Purpose AI) e modelos

Ficam sujeitos a regras de transparência, que indiquem os conteúdos usados para o seu treino, documentação técnica, e garantia que cumprem com as leis de direitos de autor na UE. Os modelos AI também serão sujeitos a testes, avalição de riscos, e terão que revelar informação no caso de incidentes de cibersegurança e também da sua eficiência energética.

Proibição de uso de AI

  • Categorização biométrica para características como orientação sexual, raça, tendências políticas, religiosas e filosóficas.
  • Uso indiscriminado de rostos recolhidos da internet ou câmaras de vigilância
  • Análise de emoções no local de trabalho ou instituições de ensino
  • Sistemas AI de manipulação do comportamento humano
  • Uso de AI para tirarem partido de pessoas em situações vulneráveis como idade, situação económica ou social, ou deficiências


Por agora isto é algo que a UE pede às empresas que sigam de forma voluntária, mas que deverá tornar-se obrigatório no próximo ano e entrando em vigor em 2025, com multas que irão dos 7.5 milhões de euros aos 35 milhões de euros ou 7% da facturação anual da empresa.

Os críticos dizem que estas regras são preocupantes, pois abrem a porta ao uso de sistemas AI para reconhecimento facial nos espaços públicos, que embora supostamente limitados a alguns casos especiais, acabará por ter impacto global sobre todos os cidadãos, especialmente nos casos em que houver reconhecimentos errados - e que, nos países onde isso acontece, têm acontecido com relativa frequência e resultado em histórias aterrorizantes.

Electrikhana TWO - o adeus a Ken Block

10-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível o último vídeo da mestria ao volante de Ken Block, que lhe serve como tributo: o Electrikhana TWO.

Ken Block maravilhou-nos ao longo dos anos com os seus vídeos de condução alucinantes "gymkhana", onde demonstrava a arte de domínio dos automóveis com manobras que tinham tanto de espectacularidade como de precisão milimétrica. O ano passado abandonou o seu potente carro a combustão por um Audi eléctrico que potenciou manobras e arranques ainda mais radicais; mas entretanto o seu percurso chegou a trágico desfecho, com a sua morte no início deste ano num acidente com uma moto de neve.

Agora, podemos ver finalmente o seu último trabalho, o Electrikhana TWO, filmado na cidade do México, e que nos faz recordá-lo com saudade a fazer aquilo que mais gostava.


O triste estado do Forza Motorsport

10-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Forza Motorsport deveria ser a referência para a actual geração de consolas Xbox e também no PC, mas no entanto tem sido atormentado por bugs e problemas de concepção que têm frustrado os jogadores.

O Forza Motorsport representa o culminar de desenvolvimento de uma saga de várias gerações de jogos Forza, que marcaram evoluções substanciais a cada nova versão. No entanto, para esta versão que deixou cair a numeração, tinha sido prometido um jogo "criado inteiramente de raiz" que, na realidade, não é o que veio a ser entregue aos jogadores.

Apesar de se ter acompanhado o seu desenvolvimento, o jogo mais parece ser uma "reciclagem apressada" de elementos dos jogos anteriores, e repleto de bugs que não são consistentes com o de um jogo que supostamente passou 5 ou 6 anos a ser desenvolvido e refinado. Pior ainda são alguns dos elementos da própria concepção do jogo, como o que obriga os jogadores a passarem dezenas de horas com cada carro individual antes de poderem fazer-lhe melhorias - um sistema de puro desperdício de tempo que levou os jogadores a tirarem partido do sistema de assistência para jogadores cegos, que permite que o carro conduza por si só, para deixarem os carros a circular durante horas nas pistas mais longas só para acumularem o tempo necessário. Um sistema que depois foi combatido com um popup a perguntar se os jogadores estavam mesmo a jogar; mas que podia ser ultrapassado colocando-se o jogo no ecrã de telemetria. E em vez de se focarem nas críticas dos jogadores e o que os leva a recorrer a isso, a resposta do estúdio tem sido bloquear essa opção.

Nunca é bom sinal quando um estúdio se preocupa mais em penalizar os jogadores do que ouvir os seus apelos e tentar encontrar soluções satisfatórias, e infelizmente parece ser esse o percurso escolhido para o Forza Motorsport.


Tesla envia manual de "48 V" aos outros fabricantes de automóveis

10-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A acompanhar o lançamento do Cybertruck, a Tesla enviou um manual de como construir um carro com sistema de 48 V a todos os fabricantes.

Entre as muitas inovações e curiosidades do Cybertruck - como o seu sistema de condução by-wire, temos também a mudança para um sistema de 48 V que a Tesla espera que os demais fabricantes sigam. E como forma de o deixar bem claro, a Tesla enviou literalmente um manual de como projectar um carro com sistema eléctrico de 48 V a todos os fabricantes.

Embora os automóveis eléctricos tenham baterias com sistemas de 400 V e 800 V, também continuam a estar dependentes dos 12 V tradicionais para a maioria dos acessórios e componentes do veículo, uma dependência que se pode considerar pré-histórica e que causa grandes complicações nos veículos modernos. Inicialmente os automóveis recorriam a um sistema de 6 V que, durante a década de 1950, transitou para os 12 V por via do aumento de sistemas eléctricos nos veículos - como vidros eléctricos, luzes interiores, luzes dos piscas, travões, etc. Só que, desde então, e apesar da evolução electrónica nos carros ter continuado (bancos eléctricos aquecidos, sistemas de navegação, múltiplos ecrãs, sistemas de som avançados, etc.) o sistema não passou dos 12 V (excepto nos camiões, onde os 24 V se tornaram comuns).
Devido a isso, o sistema de cablagens nos carros tornou-se incrivelmente complexo, necessitando de cabos de maior secção (espessura) para garantir a alimentação dos dispositivos de maior potência; e é isso uma das coisas que a passagem para um sistema de 48 V pode simplificar.

O grande problema é que temos toda uma indústria global de larga escala, que está orientada para produzir todos estes equipamentos a 12 V para a indústria automóvel, e mudar para 48 V, apesar de tecnicamente não apresentar dificuldade ou agravemento de custo, acaba por fazê-lo devido a não ter ainda o volume de procura dos sistemas de 12 V. Com o Cybertruck a Tesla posiciona-se como um impulsionador nesse sentido, sendo provável que o continue a fazer com os seus próximos modelos.

VW estreia carregamento bidireccional entre carro e casas

10-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A VW vai permitir que os seus automóveis eléctricos possam fornecer energia às casas e à rede eléctrica, de forma inteligente.

Depois de o prometer durante vários anos, a VW está finalmente a cumprir com a capacidade dos seus automóveis eléctricos poderem funcionar como bateria para as casas (V2H), ou até para fornecer energia à rede eléctrica (V2G) em caso de necessidade.

Isto começará por ser feito com o ID.4, mas chegará a mais modelos, incluindo alguns já na estrada, através de uma actualização com o seu ID Software 3.5, desde que os carros tenham uma bateria de 77 kWh ou superior. E, surpreendentemente, conseguirá fornecer até 10 kW, o que acaba por ser idêntico, ou até superior, ao que se pode obter com um sistema de baterias para casa - embora seja feito através de corrente DC e por isso fique dependente de se ter um carregador / controlador capaz de suportar esta funcionalidade.
Inevitavelmente, esta capacidade tornar-se-á banal e comum em todos os automóveis eléctricos, e contribuirá também que para as próprias redes de distribuição de energia se modernizem e passam a tirar partido desta capacidade. Nos EUA a Tesla só agora também aderiu a isto com o Cybertruck, mas quem já usa as suas baterias Powerwall pode fazer parte de "redes de energia virtuais", que podem ser usadas para equilibrar a rede quando existem picos de consumo - e aproveitando para serem recarregadas quando há energia em excesso e/ou a preço mais reduzido.

SpaceX prepara aumento de lançamentos para os próximos anos

10-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX está a fazer os "trabalhos de casa" para possibilitar um aumento substancial de lançamentos.

Com os lançamentos do Falcon 9 a terem-se tornado numa rotina mensal, e as notícias apenas darem destaque às novas tentativas dos lançamentos Starship, é fácil passar despercebido todo o trabalho de bastidores que decorre na SpaceX. Felizmente, há todo um inúmero conjunto de aficionados que mantêm um olhar atento e contínuo sobre tudo o que é possível ver na sua base de operações e plataformas de lançamento - e o trabalho por lá tem avançado a alta-velocidade.

Embora sejam os lançamentos que atraem as atenções, existe um igualmente importante trabalho a nível de logística para possibilitar o aumento de frequência dos lançamentos que a SpaceX pretende - que começa por aumentar drasticamente os lançamentos. Numa das bases o objectivo é passar para lançamentos semanais, sem contar com todos os outros. Para isso, a SpaceX está a expandir a parte terrestre para possibilitar isso, com aumento dos tanques e melhoramento da infraestrutura de reabastecimento, para que o tempo entre lançamentos possa ser reduzido.

A reutilização dos foguetes também tem aumentado, e espera-se que em breve o mesmo foguete possa efectuar até 25 lançamentos (ou até mais), o que resultará em ainda maior vantagem da SpaceX a nível de lançamentos a custo reduzido. E fala-se até de que poderá ser a SpaceX a efectuar uma missão de reparação ao Hubble, para prolongar (ainda mais) a sua vida útil, numa altura em que vai estando cada vez mais limitado devido à falha dos seus componentes após mais de 30 anos no espaço.


Ganha uma dashcam para automóvel

10-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma dashcam para o automóvel.
Imprescindível para registar os momentos únicos que se podem testemunhar nas estradas, esta dashcam para o automóvel assegura que esses momentos possam ficar gravados para a posteridade.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Ataque AutoSpill pode revelar passwords de gestores de passwords Android

09-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um ataque designado por AutoSpill pode fazer com que diversos gestores de password Android revelem essa informação a apps maliciosas em Android.

Este ataque AutoSpill tira partido da sistema WebView, que permite às apps apresentarem conteúdo da web dentro da própria app, como se fosse a janela de um browser, sem atirar os utilizadores para um browser externo. Neste caso, uma app maliciosa apresenta uma página de login, que os gestores de password se apressarão a preencher com as credenciais de acesso do utilizador, e que poderão ser recolhidas pela app maliciosa. Nalguns casos isso só acontece com ajuda de injecção de javascript malicioso na página, mas em grande parte dos gestores também permite apanhar as passwords mesmo sem recurso a Javascript adicional.
A falha afecta gestores populares como o 1Password 7.9.4, LastPass 5.11.0.9519, Enpass 6.8.2.666, Keeper 16.4.3.1048, e Keepass2Android 1.09c-r0; sendo que o Google Smart Lock 13.30.8.26 e DashLane 6.2221.3 também são afectados, mas só através da injecção de Javascript adicional.

Alguns dos gestores de passwords dizem já ter implementado sistemas que alertam os utilizadores antes dos dados serem automaticamente preenchidos em cenários de risco, enquanto outros preferem manter a conveniência e dizendo que é da responsabilidade dos utilizadores estarem atentos para não instalarem apps maliciosas - que teriam que ultrapassar as verificações da Google para entrarem na Play Store.

Tudo isto serve como mais um incentivo não oficial para adoptarem o sistema de Passkeys em todos os serviços que o permitirem - e já vão sendo muitos - que elimina por completo toda esta questão do risco das passwords.

Bomba de brilhantes 6.0 contra ladrões

09-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Mark Rober está de regresso para mais um final de ano com a sua famosa bomba de brilhantes anti-ladrões, na sua versão 6.0 que marca o fim da saga.

Para quem não está a par desta saga, tudo começou em Dezembro de 2018, quando Mark Rober criou a sua primeira bomba de brilhantes para se vingar dos ladrões de pacotes deixados à porta de casa. No ano seguinte tivemos uma versão melhorada 2.0, seguida em 2020 por uma bomba versão 3.0, em 2021 pela versão 4.0, em 2022 pela versão 5.0, e agora, supostamente pela última vez, a versão 6.0.

Além do mecanismo nos deixar espiar o processo de roubo e acompanhar os ladrões, desta vez também se foca no facto destes roubos só serem "incentivados" pelo facto de haver mercados que facilitam a rápida venda dos bens roubados. Se não existissem esses locais, seria muito menos proveitoso roubar algo que não pudesse rapidamente e facilmente convertido em dinheiro.


Também serve como boa publicidade para o recurso a vidro à prova de bala nas janelas dos carros, que se torna numa surpresa para os ladrões.

Como a electricidade "adivinha" o caminho a seguir

09-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A electricidade tem propriedades curiosas, e uma delas é a sua capacidade de "adivinhar" o caminho correcto a seguir.

Apresente-se à electricidade um complexo labirinto de cabos a percorrer, e a electricidade parece ter a capacidade de instantaneamente saber o caminho certo e mais eficiente para completar o circuito. O vídeo que se segue põe isso à prova em versão simplificada, e analisa o que acontece quando a electricidade se vê perante uma encruzilhada em que um dos caminhos consiste em cabos que não estão ligados a nada, e o outro caminho resulta num curto circuito que permite a passagem da corrente eléctrica.


Curiosamente, o processo tem bastantes semelhanças com uma réplica do circuito feita com água, e onde também se podem observar um comportamento idêntico com a propagação das ondas.

Avatar: Frontiers of Pandora leva os gráficos no PC ao limite

09-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Já foi lançado o Avatar: Frontiers of Pandora, que irá maravilhar os jogadores com o seu universo visual rico e detalhado.

Se no cinema a saga Avatar tem sido um espectáculo visual que demonstra o que se pode fazer num filme CGI, agora temos a oportunidade de explorar esse mundo de forma interactiva no jogo Avatar: Frontiers of Pandora. Tal como nos filmes, o jogo aposta numa identidade visual bem marcante, que nos PCs pode levar até as mais poderosas placas gráficas ao limite com o modo de qualidade máxima "unobtainium".

Apesar de ter as suas falhas (como é inevitável para qualquer jogo), o jogo deverá conseguir cumprir com o objectivo de transportar os jogadores até Pandora e colocá-los na pele de um Na'vi - e, no processo, até fazer recordar alguns dos bons momentos passados no clássico Crysis, que na sua altura também marcou um salto de gigante na evolução gráfica dos jogos.


Como fazer uma tomada controlada por voz com Arduino Nicla Voice

09-12-2023 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

Usando o Arduino Nicla Voice, podemos criar uma extensão de tomadas inteligente com controlo individual de cada tomada por voz.

Hoje em dia não faltam projectos que usam comandos de voz, mas na sua maioria são projectos que ficam dependentes de um qualquer serviço na cloud. Este projecto de uma bloco de tomadas inteligente controlado por voz é uma das excepções a essa regra, funcionando totalmente em modo offline e local, o que não só lhe permite um tempo de reacção mais rápido, como também assegura que continuará a poder ser usado mesmo quando não se tem uma ligação à internet - o que poderá ser particularmente útil em locais como caves, garagens, etc. onde não exista sinal WiFi.

Se neste caso é demonstrado como se pode usar o Arduino Nicla Voice para reconhecer os comandos "on", "off" e o número da tomada de um a quatro, facilmente se poderá usar estas instruções para criar quaisquer outros comandos e fazer a sua interligação a outros dispositivos ou acções.



Tanques de foguete europeu Vega aparecem em aterro

09-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Dois tanques de combustível para o foguete Vega Europa apareceram destruídos num aterro sanitário.

Num inacreditável incidente que põe em risco as ambições espaciais europeias, dois tanques de um conjunto de quatro, do quarto estágio do foguete Vega (módulo AVUM - Altitude and Vernier Upper Module), foram perdidos pela Avio, a empresa italiana responsável pela montagem do Vega. As instalações da empresa estão a ser renovadas, e por algum motivo ainda não explicado, perdeu-se o rasto a estes tanques, que acabaram por ser descobertos mais tarde num aterro, depois de já terem sido compactados e destruídos.

Agora a ESA vê-se perante um dilema para o qual não existe qualquer "boa solução". O foguete Vega em montagem deveria ser o último a ser produzido e a ser lançado, pelo que já não há produção para peças adicionais de substituição. Uma das propostas consiste em usar tanques antigos usados na fase de qualificação em 2012, mas que levantam sérias preocupações quanto à sua integridade após mais de uma década armazenados; a outra seria modificar esse estágio com peças do módulo AVUM+ mais recente, mas que também se torna numa solução que faz desesperar os responsáveis pela missão e pelo satélite de observação da Terra que irá ser lançado.

Recorrer ao futuro Ariane 6 também não parece ser opção, já que só deverá começar os lançamentos (muito atrasados) em Junho ou Julho de 2024, e tendo uma longa lista de clientes com as encomendas em espera. A Avio já tinha sofrido um revés com o lançamento falhado de um Vega C em Dezembro de 2022, pondo em causa o controlo de qualidade na empresa; e este episódio poderá muito bem vir a tornar-se na gota de água que dita a perda de confiança nas suas capacidades. Provavelmente, a ESA não terá outra opção a não ser recorrer à SpaceX, que continua a fazer múltiplos lançamentos por mês, sem falhas.

Ganha um módulo cubo de tomadas com USB

09-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um módulo cubo de tomadas com USB.
Porque as tomadas eléctricas raramente chegam para as necessidades, este prático módulo cubo da Tessan transforma uma única tomada em três tomadas e três portas USB, dispensando a necessidade de o ocupar com carregadores individuais.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

|