PlanetGeek

Snapdragon 8 Gen 4 significativamente mais caro que Dimensity 9400

01-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Na próxima geração de chips, a MediaTek leva vantagem com um Dimensity 9400 significativamente mais barato que o Snapdragon 8 Gen 4.

A MediaTek prepara-se para lançar o seu novo chipset topo de gama, o Dimensity 9400, a 9 de Outubro, sendo que poucos dias depois a Qualcomm irá apresentar o Snapdragon 8 Gen 4 / Snapdragon 8 Elite. Estes dois processadores têm como objectivo dominar o mercado dos smartphones Android topo de gama no próximo ano, mas os mais recentes rumores dão vantagem monetária ao chip da MediaTek.

Segundo um leaker chinês, o Snapdragon 8 Gen 4 irá custar consideravelmente mais que o Dimensity 9400. O chipset da MediaTek deverá custar cerca de 155 dólares, enquanto o Snapdragon deverá ficar nos 190 dólares; mas de 20% de diferença que podem ter um impacto crucial no preço final dos dispositivos e, acima de tudo, no lucro dos fabricantes.

Claro que estes serão apenas preços de referência e poderão variar substancialmente de acordo com os acordos com os diferentes fabricantes, mas será de esperar que a MediaTek tenha sempre esta vantagem do seu lado. Agora, tudo o que resta é esperar pelo seu lançamento, para ver que tal os chips se comparam em termos de desempenho e, acima de tudo, eficiência.

HMD deixa de vender smartphones Nokia na Europa

01-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A HMD Global, que utilizava a marca Nokia para os seus smartphones, vai deixar de comercializar smartphones Nokia na Europa.

Mudam-se os tempos, mudam as marcas. A HMD decidiu mudar de estratégia, passando a apostar no lançamento de dispositivos com a sua própria marca, HMD, em vez de manter a nostalgia da marca Nokia - que, por esta altura, já perdeu o seu valor junto das gerações mais jovens, mantendo apenas a nostalgia daqueles que passaram pela sua época de ouro na era pré-iPhones.

Uma visita aos sites da HMD para os países europeus revela que a marca já não disponibiliza smartphones Nokia, sendo de esperar que nas outras regiões - Ásia, África e América Latina - isso também venha a acontecer assim que os stocks se esgotarem. Apesar da descontinuação dos smartphones Nokia na Europa, a página de suporte da HMD ainda menciona os telemóveis inteligentes e convencionais Nokia, que continuarão a receber actualizações de software, embora não se saiba por quanto tempo.

Apesar da Nokia ter desaparecido por completo do sector dos smartphones, a empresa em si continua a existir e a ter papel importante nos bastidores, a nível das infraestruturas de rede e de um valioso portefólio de patentes tecnológicas na área das telecomunicações, tendo já processado grandes empresas como a Apple e a Samsung por conta disso.

Tails OS e Tor Project combinam esforços

30-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Tor Project, conhecido por manter a rede Tor, anunciou oficialmente a sua fusão com o Tails, a organização responsável pelo sistema operativo portátil Tails OS.

Ambos os grupos têm colaborado ao longo dos anos, partilhando a missão de promover o anonimato e a segurança online. Com esta fusão do Tor e Tails, pretendem unir recursos, reduzir custos e melhorar os seus esforços na protecção dos utilizadores contra vigilância e censura.

As discussões sobre a fusão começaram no final do ano passado, originadas pelas crescentes dificuldades devido às limitações de recursos do Tails. Em vez de tentar sobreviver de forma independente, o Tails optou por se juntar ao Tor Project, que possui uma estrutura operacional maior. Isto permitirá que a equipa do Tails se concentre em melhorar o seu sistema operativo, enquanto beneficia do suporte e da infraestrutura do Tor Project.
O Tails OS, um sistema operativo portátil que corre a partir de pen drives USB, foi concebido para garantir a máxima privacidade. Todo o tráfego é encaminhado através da rede Tor, garantindo que os utilizadores navegam de forma segura sem deixar rasto no dispositivo. A fusão também ajudará a melhorar a integração entre o Tails OS e a rede Tor, reforçando a capacidade de manter o anonimato dos utilizadores.

A fusão ocorre num momento em que a privacidade enfrenta ameaças crescentes, com apelos de diversos governos para adicionar "backdoors" no software, permitindo o acesso a dados encriptados. Uma proposta que coloca em risco a segurança e a privacidade de todos os cidadãos - que, como tem ficado demonstrado, não têm qualquer motivo para duvidarem que esse poder acabaria por ser abusado, quer propositadamente, quer acidentalmente.

Novos painéis solares tandem produzem 60% mais energia

30-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um painel solar que combina silício com perovskite atingiu novo recorde de eficiência, produzindo mais 60% de energia que os painéis actuais.

Nos últimos anos tem havido uma procura cada vez maior por painéis solares, e a sua evolução pode estar prestes a dar um salto gigante. O segredo por trás deste avanço está no uso de perovskite, um material que complementa o silício para captar melhor a luz azul de alta energia. Ao empilhar os dois materiais, combinam-se as vantagens de cada um, reduzindo as perdas de energia e aumentando a eficiência geral. Estas células solares em tandem, desenvolvidas por investigadores da gigante energética LONGi, conseguem converter 33.89% da luz solar em eletricidade, muito acima da taxa de conversão de 20-22% dos painéis comerciais actuais.

Esta inovação pode revolucionar a forma como aproveitamos a energia solar, exigindo menos painéis para gerar a mesma quantidade de eletricidade, o que reduz os custos de instalação e o espaço necessário para centrais solares; ou aumentar a energia produzida para a mesma área de exposição. Painéis mais eficientes também trariam maiores poupanças para as famílias com painéis solares em telhados. Se a eficiência dos painéis aumentar de 22% para 34%, os proprietários podem ver as suas poupanças anuais aumentar em quase 30%. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que estas células solares em tandem estejam amplamente disponíveis, pois aumentar a produção e garantir a durabilidade necessária para uso comercial continua a apresentar diversas dificuldades.
Mas as perspectivas são boas. Empresas como a Oxford PV já começaram a vender os seus primeiros painéis tandem de perovskite e silício. Mesmo não atingindo ainda a eficiência recorde de 34% conseguida nos laboratórios, demonstra que esta tecnologia é real e está a caminho, sendo apenas uma questão de tempo até que estas novas gerações mais eficientes de células solares possam ser aplicadas em todo o lado.

Notícias do dia

30-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Como vai a rede móvel da Digi em Portugal; Advanced Voice Mode do ChatGPT chega à Europa; XPeng lança 3 modelos em Portugal; ESA vai destruir satélite para estudar destroços espaciais; OpenAI quer ChatGPT a $44 nos próximos anos; China vai por astronautas na Lua até 2030; fuga de ar na Estação Espacial Internacional está a piorar; Meta leva multa de €91M por passwords em plain text; Microsoft reforça segurança do Recall e deixa desintalá-lo; e falha da Kia permitia localizar, espiar e destrancar carros.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

iA Writer sai da Play Store

A popular app iA Writer saiu da Play Store em protesto contra as exigências da Google, que agora passou a exigir uma dispendiosa auditoria anual por consultoras externas para que a app possa continuar a ter acesso à API do Google Drive, dificultando o processo de partilhar os documentos com outras plataformas como fazia até agora.

A imaginar por este caso, em breve deveremos começar a ver muitas outras apps a perderem o acesso ao Google Drive, com todo o conjunto de perda de funcionalidades que isso implica. Mostra também como as grandes empresas têm inúmeras formas de restringir produtos e serviços, mesmo quando apregoam ter uma plataforma aberta.


Epic queixa-se que Google e Samsung bloqueiam app stores rivais

A Epic não desarma e, depois de ter vencido o processo contra a Google, volta a acusar a Google e a Samsung de combinarem processos que dificultam o acesso e uso de app stores alternativas.

Mais concretamente, diz que o sistema "Auto Blocker" da Samsung dificulta e desincentiva a instalação e uso de app stores alternativas, facilitando apenas o uso da Play Store da Google e Galaxy Store da Samsung. É uma opção que tanto a Google como a Samsung justificação com a habitual desculpa de ser por motivos de segurança, mas que a Epic diz ter sido criada propositadamente para contornar a derrota da Google em tribunal, onde ficou obrigada a facilitar o acesso a apps de outras fontes que não a Play Store.


Gmail mostra espaço ocupado na conta Google

A Google fez um pequeno ajuste no Gmail na web, passando a mostrar o espaço ocupado na conta Google no painel de perfil do utilizador.

Embora já fosse possível ver o espaço ocupado na nossa conta fazendo scroll até ao final da página web do Gmail, onde existe um pequeno indicador que revela o espaço ocupado e o espaço total, este novo indicador faz com que baste clicar na imagem de perfil no topo da página para se ficar com uma ideia do espaço que ainda nos resta. Clicando nesse botão, somos direccionados para a página do Google One onde podemos ver mais detalhadamente quais os serviços que estão a ocupar espaço na nossa conta: Gmail, Photos, Google Drive, etc.


Chrome faz 16 anos

O Chrome está a celebrar o seu 16º aniversário. Lançado na altura como um browser minimalista e eficiente para competir com o Internet Explorer, acabou por ir conquistando mercado e tornar-se no browser mais popular - um feito que muitos duvidavam que pudesse atingir.

Mas, já muitas coisas mudaram desde então, e os últimos anos não têm sido favoráveis ao Chrome nem à Google. Mais recentemente, as tentativas de dificultar o uso de ad-blockers (com a desculpa de que é por "motivos de segurança"), recuo no abandono dos cookies, e a insistência em tentar forçar novos sistemas de tracking aos utilizadores, têm feito com que até muitos fãs de longa data do Chrome comecem a mudar-se para browsers alternativos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro sistema de cruise control adaptativo com radar foi o Distronic da Mercedes, lançado em 1999 nos Mercedes Classe S e CL. Com este sistema o carro pode ajustar a velocidade e manter a distância de segurança para o veículo da frente.

Apliques Philips Hue para exterior a €122

30-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser expandir a sua família de lâmpadas Philips Hue para o exterior, pode recorrer aos apliques Hue preparados para enfrentar a exposição à chuva e sol.

A maioria das pessoas associada o sistema Philips Hue às lâmpadas e fitas LED para interior. Mas a verdade é que há muito que a família Hue conta com produtos para o exterior, incluindo apliques, iluminação para jardim, e até barras de iluminação para paredes. Desta vez, trazemos uns simpáticos apliques LED Appear White and Colour, que podem iluminar uma casa com qualquer cor que se deseje, e facilitar o processo de automatização ou integração com outros sistemas.
Estes apliques LED Philips Hue Appear estão disponíveis por 122 euros na Amazon Alemanha.

Infelizmente por agora este preço promocional apenas se aplica aos apliques em preto, sendo que a versão em metal escovado, mais recente, custa 142 euros - se fizerem questão de preferir esse modelo.

Embora seja um investimento algo avultado face a outros apliques LED (que, em caso de avaria, têm que ser substituídos por completo), ou apliques tradicionais que possam levar lâmpadas LED, a longa longevidade dos LEDs e a qualidade de construção dá-nos algumas garantias de que irão durar por muitos e longos anos. Depois de inicialmente ter considerado usar lâmpadas Hue em apliques exteriores tradicionais, acabei por me deixar convencer por um par destes Hue Appear. Veremos se terá sido uma decisão acertada daqui por meia dúzia de anos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Winamp disponibiliza código fonte

30-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O clássico media player Winamp passa a ter o seu código fonte disponível, e pede ajuda aos fãs para se modernizar.

Tal como tinha prometido em Maio, o Winamp lançou oficialmente o seu código fonte completo no GitHub.

Criado originalmente pela Nullsoft, o Winamp tornou-se um nome reconhecido graças à sua interface flexível e fácil de usar, compatibilidade com vários formatos de áudio, incluindo podcasts e rádio via internet. Apesar do seu sucesso inicial, o desenvolvimento do leitor abrandou após a aquisição da Nullsoft pela AOL, e em 2013, o Winamp foi descontinuado. A Radionomy adquiriu-o em 2014, mas não conseguiu recuperar o seu antigo sucesso, numa altura em que a indústria da música já se ia convertendo para os serviços de streaming.
Agora, o código fonte do Winamp, juntamente com as suas ferramentas de compilação e bibliotecas associadas para Windows, estão disponíveis ao público. Isto permite aos programadores a oportunidade de contribuir, corrigir bugs e adicionar novas funcionalidades para ajustar o leitor às necessidades modernas.

Em menos de 24 horas desde que ficou disponível, o repositório do Winamp já atraiu atenções, com 2.500 estrelas e 600 forks no GitHub. A nostalgia em torno deste leitor icónico, aliada ao seu potencial de modernização, gerou entusiasmo tanto entre programadores como entre fãs de longa data. Contudo, há também quem considere a medida como sendo uma tentativa de se aproveitar do trabalho gratuito por parte da comunidade, já que apesar de ter sido disponibilizado abertamente, não se trata de código open-source, com a sua licença a proibir a distribuição de versões modificadas.

Como vai a rede móvel da Digi em Portugal

30-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto se aguarda pelo arranque das operações comerciais da Digi em Portugal, resta-nos ir espreitando o trabalho de detective que tem sido feito pela comunidade.

No início do ano verificamos que a Digi já tinha mais de 2 mil antenas preparadas em Portugal, e esse número tem continuado a aumentar apesar de todos os entraves que a empresa tem enfrentado - e que já obrigam a recorrer a tácticas inesperadas como a aquisição da Nowo.

Quanto à rede móvel, o Ricardo Saraiva faz-nos um detalhado ponto da situação em relação à cobertura 4G que se poderá esperar ter.

Nas últimas semanas tenho encontrado na internet vários artigos a referir a DIGI Portugal e a explicarem como é possível saber se já tem cobertura de rede móvel utilizando a pesquisa de rede manual nos terminais, se houver cobertura 2G e 4G as informações variam de terminal para terminal podendo indicar "26802, P02 ou PRT002" como partilho nas imagens.

Em 2022 criou-se um mapa não oficial intitulado de "Caça às Antenas Digi" que conta com quase 3000 sites registados e para o qual têm existido imensas partilhas e contribuições no Telegram CellMapper Portugal.

Mas mais importante do que se saber se tem um site da DIGI Portugal nos locais mais frequentados, é saber a capacidade desses sites e a localização dos mesmos, essa mesma informação pode ser consultada no CellMapper.

Têm sido instaladas antenas Ericsson com suporte para 5G NR 8T8R (n78).

Em alguns locais estão a instalar antenas Amphenol WB3X080X12F610 para uma "micro cobertura" nos 1800 MHz, não se tendo verificado ainda se irão utilizar DCS para o 2G.

Reuni alguns valores teóricos que serão possíveis na rede 4G com o actual espectro:
MIMO 4X4 - Downlink Modulation 256 QAM / Uplink Modulation 64 QAM
B8 - 900 MHz (3 MHz) - 58.74Mbps ↓ & 11.25Mbps ↑
B3 - 1800 MHz (5 MHz) - 97.9Mbps ↓ & 18.75Mbps ↑
B7 - 2600 MHz (5 MHz) - 97.9Mbps ↓ & 18.75Mbps ↑
B38 / B41 - (10 MHz / 10 MHz) - 92.16Mbps ↓ & 19.98Mbps ↑

MIMO 2x2 - Downlink Modulation 256 QAM / Uplink Modulation 64 QAM
B8 - 900 MHz (3 MHz) - 29.37Mbps ↓ & 11.25Mbps ↑
B3 - 1800 MHz (5 MHz) - 48.95Mbps ↓ & 18.75Mbps ↑
B7 - 2600 MHz (5 MHz) - 48.95Mbps ↓ & 18.75Mbps ↑
B38 / B41 - (10 MHz / 10 MHz) - 46.08Mbps ↓ & 19.98Mbps ↑

SISO 1x1 - Downlink Modulation 256 QAM / Uplink Modulation 64 QAM
B8 - 900 MHz (3 MHz) - 14.69Mbps ↓ & 11.25Mbps ↑
B3 - 1800 MHz (5 MHz) - 24.48Mbps ↓ & 18.75Mbps ↑

Analisando o 2G / GSM possui as seguintes informações:
  • Cell Broadcast / Difusão Celular activo mas sem qualquer conteúdo a ser emitido nas BTS (por exemplo o nome da localidade dos sites / estações “Madorna”, “Parede”, “Matarraque”, “Rebelva”, etc no canal 50).
  • Não possui GPRS / EDGE.
  • Half Rate activo / suportado.
  • Chamadas de Emergência activo / suportado.
  • O restabelecimento da chamada está activo / suportado.
  • O IMSI attach / detach está activo / suportado.
  • O valor de C2 é transmitido na rede.
  • O ECSC (Early Classmark Sending Control) é suportado.

Não verifico na sinalização o NITZ no qual seria possível indicar o nome "DIGI PT" nos terminais.
[Cortesia do Ricardo José Saraiva]

YouTube perde músicas de Adele, Nirvana e outros nos EUA

30-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de habitualmente estarmos habituados a ser penalizados no acesso a conteúdos face aos norte-americanos, desta vez são os utilizadores dos EUA que sentem na pele o efeito dos direitos de autor, perdendo o acesso a milhares de músicas de artistas populares no YouTube.

Algumas das músicas mais populares do YouTube, incluindo êxitos de Adele, Nirvana e Kanye West, desapareceram do YouTube nos EUA. Utilizadores que tentaram ouvir faixas como "Rolling in the Deep" de Adele depararam-se com uma mensagem a indicar que o vídeo estava indisponível devido a restrições de conteúdo da SESAC.

A SESAC (Society of European Stage Authors and Composers - Sociedade de Autores e Compositores de Palco Europeus), é uma organização de direitos de autor responsável pelo licenciamento de mais de 1,5 milhões de canções. Embora seja mais pequena que outras entidades como a BMI e ASCAP, a SESAC representa bastantes artistas de renome. A remoção das músicas ocorre durante as negociações entre o YouTube e a SESAC, com o YouTube a dizer que tem tentado "negociar de boa fé", mas que ainda não foi possível chegar a um acordo.
Por outro lado, há quem refira que esta remoção de músicas não passa de uma táctica do YouTube pressionar a SESAC, já que supostamente o acordo só expiraria na próxima semana, e esta remoção antecipada pode ser vista apenas como uma forma de fomentar as críticas dos utilizadores.

Uma coisa é certa, a guerra entre distribuidores, artistas, e detentores dos direitos de autor, é tema recorrente de discórdia que se arrisca a nunca ter solução "perfeita" para todos - e onde, tradicionalmente, são os próprios artistas e os consumidores a terem o menor poder de voto na matéria.

XPeng lança 3 modelos em Portugal

30-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A XPeng estreia-se em Portugal com três modelos: os SUVs G6 e G9, e o sedan desportivo P7.

Tal como tinha sido prometido, a XPeng passa a esta representada em Portugal (e Espanha) pela Salvador Caetano, ampliando ainda mais a oferta de veículos eléctricos no mercado.

Os modelos de lançamento no mercado ibérico são o G6, com autonomia de até 580 km e carregamento rápido de 10-80% em 30 minutos; o G9, um SUV mais volumoso com autonomia de até 570 km e carregamento 10-80% em 20 minutos; e ainda o P7, com autonomia de até 706 km e o mais recente sistema de assistência à condução da marca, o XPeng Xpilot 3.0. Aparentemente, também iremos ter direito à variante mais vistosa "Wing Edition" com portas que abrem para cima.
Além da presença no Porto e Lisboa, a marca promete expandir os postos de venda a mais quatro cidades até ao final do ano, chegando aos 15 postos de venda em 2025.

Em Portugal, o XPeng G6 tem preço a começar nos 46.990 euros na versão Standard Range, querendo enfrentar o Tesla Model Y; o G9 tem preço a começar nos 62.790 euros; e o P7 começa nos 46.990 euros, apresentando-se como alternativa ao Tesla Model 3.

Xiaomi Smart Band 9 a €39

30-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 9 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 1200 nits de luminosidade. Além das suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi, também tem a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas, ao estilo da Smart Band 8 - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 9 por 39 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3. E claro, podem também sempre considerar a anterior Mi Band 8, que continua a ser uma opção a ter em conta.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 21 dias de uso típico, que passam para cerca de uma semana com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Vision Pro 2 em 2025 com chip M5

30-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A segunda geração dos óculos Vision Pro da Apple deverão chegar no final de 2025, com salto no desempenho proporcionado pelo futuro chip M5.

Apesar dos Vision Pro não terem provocado nenhuma "revolução" no mercado, a Apple está a preparar a segunda geração. De acordo com Ming-Chi Kuo, os Vision Pro 2 deverão chegar no segundo semestre de 2025, apesar do modelo inicial ter sido lançado em Fevereiro de 2024.

Os óculos deverão manter a maioria do hardware e das capacidades, como eye tracking e controlo por gestos, mas passando do actual chip M2 para o futuro chip M5, o que deverá possibilitar um salto significativo no desempenho e no acesso a funcionalidades AI. Isto significa que a Apple não necessitará fazer grandes investimentos a nível do hardware já existente, praticamente fazendo apenas o upgrade do processador - embora, obviamente, deva fazer alguns ajustes a nível de optimizar o conforto de utilização.

O maior problema é que os óculos deverão manter um preço bastante elevado, que complicam imensamente a ambição de tornar os óculos de realidade aumentada num produto popular para o público em geral. Por outro lado, também a proposta da Meta - os seus óculos Orion - teria um preço ainda mais elevado (cerca de 10 mil dólares) e só deverão chegar ao mercado no final da década, quando puderem ser lançados a preço mais acessível. Até lá, a Meta aposta nos Quest a preço mais acessível, esperando-se que a Apple siga igual caminho, preparando também uns óculos mais baratos.

Nubia Red Magic Nova com Snapdragon 8 Gen 3 acelerado por €499

30-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Nubia faz chegar o seu mais recente tablet Red Magic Nova ao ocidente, com preço convidativo de 499 euros.

A Nubia há muito que se tem voltado para o sector gaming com os seus smartphones e tablets, e o mais recente Red Magic Nova continua a demonstrar esse foco.

O Red Magic Nova é um tablet com ecrã de LCD IPS de 10.9" (2880x1800) a 144 Hz, com touch a 840 Hz, um Snapdragon 8 Gen 3 Leading Edition (versão acelerada com o Cortex-X4 prime core a 3.4 GHz e GPU a 1 GHz), até 16 GB de RAM e 512 GB, câmara traseira de 50 MP, câmara frontal de 20 MP, e bateria de 10.100 mAh com autonomia anunciada de até 19 horas em uso normal e 10 horas em jogos intensivos.
Além deste hardware, que por si só já seria atractivo, este tablet vem com um avançado sistema de dissipação e ventilação activa para assegurar que pode manter o máximo desempenho de forma continuada, até nas tarefas mais exigentes. A par de um heatpipe e sistemas de condução de calor, temos uma ventoinha que garante a circulação activa do ar - e mesmo assim, o tablet fica-se por uns reduzidos 7.3 mm de espessura. A marca diz que o sistema é capaz de reduzir a temperatura em até 25°C em relação aos sistemas passivos.
O Red Magic Nova vai ficar disponível para encomenda a partir de 7 de Outubro na loja oficial da marca, com entregas a começar a 16 de Outubro, com preço de €499 para o modelo de 12+256GB, e de €649 para o de 16+512GB.

Microsoft reforça segurança do Recall - e deixa desintalá-lo

29-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft remodelou a polémica funcionalidade Recall, reforçando a segurança, privacidade, e permitindo maior controlo pelos utilizadores.

A funcionalidade Recall foi apresentada com pompa e circunstância pela Microsoft, sendo algo que monitoriza de forma quase permanente o ecrã dos utilizadores, usando inteligência artificial, para que depois possa responder a todo o tipo de perguntas. Só que, a recepção não foi tão positiva quanto a MS esperava, levantando preocupações de privacidade e segurança - especialmente depois de se descobrir que toda essa informação estava facilmente acessível a hackers e malware, sem qualquer tipo de protecção.

Não será surpresa que uma das principais melhorias do Recall envolve a encriptação da base de dados que armazena as capturas de ecrã. Esses dados estão agora totalmente encriptados e protegidos através do Windows Hello e do Trusted Platform Module (TPM), garantindo que apenas utilizadores autenticados possam aceder. Além disso, todos os processos sensíveis relacionados com o Recall passam a ser executados numa máquina virtual para maior proteção.
A Microsoft também facilitou a gestão da privacidade. Agora é possível bloquear determinadas aplicações e websites de aparecerem na base de dados de capturas de ecrã do Recall, e também esconder informações mais sensíveis como passwords, dados de cartões de crédito e informações de saúde. Os utilizadores podem também eliminar períodos de tempo específicos, ou limpar todos os dados armazenados na base de dados do Recall.

Outra das alterações, que vem dar resposta aos pedidos dos utilizadores, é que não só o Recall é uma funcionalidade que pode ser activada ou desactivada, como pode também ser completamente desinstalada por quem não quiser lidar com ela - algo que a MS tinha dito que apenas era possível devido a um "erro". É pena que as empresas pareçam só estar dispostas a fazer aquilo que é mais correcto por força de polémicas, mas esperemos que este episódio possa servir de exemplo e permanecer na memória para o lançamento de coisas futuras.

Falha da Kia permitia localizar, espiar e destrancar carros

29-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram uma grave falha no portal da Kia que permitia localizar, destrancar e até roubar milhões de carros Kia fabricados desde 2013.

A vulnerabilidade foi encontrada no portal web da Kia para concessionários, permitindo que atacantes controlassem qualquer veículo Kia equipado com funcionalidades remotas, necessitando apenas da matrícula do carro.

Esta falha, descoberta em Junho de 2024, podia ser explorada em apenas 30 segundos para controlar várias funções do carro — como trancar e destrancar portas, ligar ou desligar o motor, localizar o veículo, e até, em certos casos, espiar o que se passava em redor usando o sistema de câmaras a 360°.


A falha também expôs dados pessoais sensíveis dos proprietários dos veículos, incluindo nomes, números de telefone, endereços de e-mail e moradas. Os investigadores demonstraram que um atacante poderia registar-se como um segundo utilizador do veículo sem o consentimento do proprietário, ganhando controlo remoto sobre o carro.

Embora a vulnerabilidade tenha sido corrigida e a Kia diga que não existem registos de que tenha sido explorada maliciosamente, a descoberta demonstra os riscos crescentes associados aos carros conectados e a necessidade de medidas de segurança mais robustas nos sistemas automóveis (algo que na verdade se aplica a todos os dispositivos "smart" ligados à internet, quer sejam automóveis, câmaras de vigilância, ou até lâmpadas "inteligentes").

Fuga de ar na Estação Espacial Internacional está a piorar

29-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A NASA considera que uma fuga de ar num módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS) está a atingir níveis preocupantes.

A NASA confirmou preocupações crescentes em relação a um módulo russo na Estação Espacial Internacional (ISS) que está a perder pressão desde 2019. O problema centra-se num módulo conhecido como PrK, um túnel que liga o módulo Zvezda a uma escotilha da nave Progress. Apesar das investigações em curso, a NASA e a agência espacial russa Roscosmos ainda não determinaram a causa da fuga, que se tem vindo a agravar ao longo do tempo. Os dados mais recentes mostram que a fuga passou de 1 PSI por dia em Fevereiro para 3.7 PSI por dia em Abril.

Para lidar com este problema, a solução actual consistiu em simplesmente fechar a escotilha que leva ao túnel PrK isolando-a do resto da estação. Embora a fenda esteja limitada ao túnel PrK, a NASA passou esta falha para um nível de maior preocupação, estando em curso discussões sobre o que deve ser feito se a fuga piorar ainda mais, como se receia, ao ponto de afectar operações futuras e a própria segurança da estação se não for resolvido.

Apesar das reuniões entre a NASA e a Roscosmos, ainda não se chegou a consenso sobre quando a fuga se tornaria demasiado perigosa para continuar as operações regulares. A Roscosmos mantém-se confiante de que consegue gerir o problema, mas a fuga acaba por ser representativa dos riscos contínuos de manter em funcionamento a estação espacial, envelhecida, que tem sido mantida em funcionamento por muito mais tempo do que seria suposto.

Actualmente, a ISS está programada para continuar a operar até 2028, com a NASA a querer prolongar isso até 2030, esperando que por essa altura já estejam em operação estações espaciais privadas que permitam dar continuidade à investigação em órbita.

Google Calendar prepara novas imagens de fundo para eventos e meses

29-09-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Calendar está a preparar nova vaga de "flairs" para ilustrar diversos tipos de eventos e meses.

Os utilizadores do Google Calendar há muito que sabem que existem diversas palavras chave que fazem com que os eventos passem a apresentar imagens alusivas aos mesmos. E parece que em breve teremos mais algumas imagens que poderemos usar.

Uma análise à mais recente versão da app Google Calendar faz referência a novas imagens (chamadas "flairs"), que incluirão coisas como imagens para viagens de comboio, assim como imagens actualizadas para os aniversários e para cada mês.
A lista completa de palavras chave é bastante extensa, e pode ser vista no GitHub para quem tiver curiosidade, ou simplesmente quiser tornar os seus eventos no Google Calendar visualmente diferenciados - já que se torna bastante mais funcional ter uma visão ilustrada do tipo de eventos, do que simplesmente uma semana rechada com blocos da mesma cor (ou diferentes cores).

Teclado de macros para impressora 3D com RPI

29-09-2024 | 12:27 | A Minha Alegre Casinha

Este teclado foi criado para facilitar o uso de impressoras 3D mas pode ser facilmente adaptado a muitas outras tarefas.

Já por cá falamos de inúmeros projectos de teclados para macros, para automatizar todo o tipo de operações, e desta vez temos que não só conta com peças impressas em 3D como também é, ele próprio, criado para agilizar o uso de impressoras 3D.

Este 3D Printer Macro Pad disponibiliza funções de acesso rápido para coisas como, ligar o aquecimento, suspender e retomar a impressão, e ajustar a altura - ou qualquer outra operação que se deseje ter sempre à mão sem necessidade de navegar por interfaces mais complexos.


O cérebro do sistema é um pequeno e económico Raspberry Pi RP2040, e o projecto até conta com algumas curiosidades a nível de acabamentos, com fita LED RGB e botões iluminados, que por si só poderão ser suficientes para dar ideias para muitos outros usos deste macro pad em inúmeros outros cenários.

Advanced Voice Mode do ChatGPT chega à Europa

29-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Afinal não foi preciso esperar muito, e o novo Advanced Voice Mode do ChatGPT já está disponível nos países da UE.

Após muitos meses de espera, com lançamento faseado a passo de caracol, a OpenAI finalmente acelerou o passou e fez chegar o modo de voz avançado do ChatGPT a todos utilizadores (pagantes), com o pequeno detalhe de que isso não incluia os utilizadores da UE. Felizmente, o receio de que isso poderia prolongar-se por muitos meses não se veio a concretizar.

O modo de voz avançado do ChatGPT já está também disponível para os utilizadores europeus, deixando-os em igualdade de circunstância no acesso a este novo, e curioso, modo de acesso ao ChatGPT.

Como se poderia imaginar, o modo tem sido explorado ao máximo, indo desde as coisas produtivas, como assistir na tradução simultânea, às cantorias e gritos.

On a trip to Japan, ChatGPT advanced voice was incredibly useful.

Use custom instructions or say: “you are a translator between English and Japanese. You will wait for one person to finish talking and then translate into the other language. You will not add or say anything else”

— Ethan Mollick (@emollick) September 29, 2024

is this the first ever AI + Human duet?

just played Eleanor Rigby with the new OpenAI advanced voice mode. this was such a surreal experience... pic.twitter.com/2trQ0BvvRl

— A.J. (@aj_dev_smith) September 27, 2024

Ok this by far the freakiest sound made by ChatGPT Advanced Voice Mode so far.

Nightmares incoming… pic.twitter.com/IuWhvmEskW

— Pallav Agarwal (@pallavmac) September 27, 2024

Veremos que mais coisas se irão descobrir ao longo das próximas semanas e meses.

Google Earth vai facilitar instalação de painéis solares

29-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Earth vai ter integração com a Solar API para facilitar a avaliação de instalações de painéis solares.

Hoje em dia a instalação de painéis solares passou a ser algo bastante mais acessível do que era há algumas décadas, fazendo com que se torne numa proposta vantajosa para a maioria das pessoas. Dito isso, quando se trata de instalações de grandes dimensões, o que manda são os "números", e é aí que a Google quer tornar o Google Earth mais útil.

Com a integração com a Solar API, será muito mais fácil criar ferramentas que permitem avaliar a instalação de painéis solares, introduzindo-se o custo de instalação e rendimento pretendido, e ficando com uma ideia mais realista do retorno que se irá obter, tendo em conta os dados de exposição solar.

Google Earth will soon integrate with Solar API to provide solar feasibility assessment for large commercial roofs and parking lots. Evaluate solar feasibility faster for early stage designs with advanced solar data and rooftop imagery, Learn more: https://t.co/nzhy5ODyj4 pic.twitter.com/RE0aNxQIa3

— Google Earth (@googleearth) September 27, 2024
Infelizmente, não parece que isto seja algo que vá ficar disponível (gratuitamente) para o público em geral. Sendo que tal seria interessante se a Google disponibilizasse uma ferramenta assim com limites ajustados para pequenas instalações residenciais.

|