PlanetGeek

YouTube testa novo interface mobile

03-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a testar alterações ao interface na app mobile.

Depois de ter modernizado o interface na app para Android TV, o YouTube está agora a experimentar uma nova interface na app móvel; e que, sem surpresas, já está a dividir opiniões.

Embora numa primeira vista as coisas não pareçam ter sido muito alteradas, um olhar mais atento começa a revelar as mudanças. O posicionamento da foto de perfil do canal e o título do vídeo passam a ter maior destaque, embora com menos espaço para mostrar títulos longos; e o nome do canal passa a mostrar o nome real da conta (com o @) em vez do nome "dado" - potencialmente para tentar reduzir a possibilidade de canais a tentarem fazer passar-se por outros canais.
Por baixo os botões perdem o texto e adoptam apenas os ícones, passando a estar melhor organizados e evitando que algumas das opções ficassem escondidas fora do ecrã e só acessíveis através do gesto de deslizar.

Já no caso dos Shorts, as reacções têm sido mais divididas. A Google redesenhou os botões, tornando-os mais pequenos - e estranhamente mantendo o texto a acompanhar, em sentido contrário ao que fizeram nos outros botões - ao ponto de haver reclamações de que agora são demasiado pequenos e difíceis de usar.

Mas, por isso mesmo é que as coisas estão ainda em testes, e ainda poderá haver alterações até que o YouTube lance o interface renovado para todos. Sendo que, como serviço usado por milhares de milhões de pessoas, fica desde logo garantido que qualquer que seja a alteração, haverá sempre reclamações.

Recentemente, o YouTube fez outras alterações, como permitir a reprodução 4X para os subscritores do plano Premium.

Galaxy S26 Ultra vai ter "Privacy Display"

03-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Samsung Galaxy S26 Ultra poderá estrear um novo "Privacy Display" com capacidade para esconder o ecrã dos olhares indiscretos.

A Samsung parece estar a preparar uma novidade curiosa no Galaxy S26 Ultra, pensada para quem valoriza a privacidade em público. Chama-se Privacy Display e limita a visibilidade do ecrã quando visto de lado - semelhante ao efeito obtido pelas películas de protecção de privacidade - mas que não fica dependente do uso de um protector de ecrã especial, e podendo ser activado ou desactivado por software.

A funcionalidade foi descoberta no código do One UI 8.5, descrita como forma de "proteger a privacidade em público". De acordo com as imagens descobertas, será possível activar o modo manualmente ou de forma temporizada, ou escolher que o modo se ligue automaticamente em locais cheios, como transportes públicos ou elevadores. Também é possível definir que o filtro se active apenas para apps específicas - como apps bancárias ou de mensagens.
Outras das capacidades curiosas deste ecrã é o facto do sistema não ter que afectar integralmente todo o ecrã: é possível escolher que o modo de privacidade afecte apenas coisas como notificações, ecrãs de introdução de PIN e passwords, ou fotos marcadas como privadas. Há ainda um modo "Maximum Privacy" que adicionalmente reduz o brilho do ecrã para dificultar ainda mais que alguém ao lado consiga ver o que está no ecrã.

Até que a Samsung revele detalhes concretos, é de imaginar que isto esteja a ser feito com uma camada adicional no ecrã OLED que permita controlar a polarização da luz. Embora seja algo bastante específico, não deixará de ser uma curiosidade que poderá ajudar a atrair alguns clientes para o modelo Ultra - dito isto, resta saber se o custo realmente compensará o benefício.

Xiaomi Smart Band 9 Active a €20

03-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 Active é uma das propostas mais económicas para quem desejar fazer tracking da sua actividade diárias.

A Xiaomi Smart Band 9 Active vem com um ecrã AMOLED de 1.47", com formato que fica entre o formato estreito dos "Smart Band" e o formato rectangular dos smartwatches. Além das capacidades de tracking da actividade física ao longo do dia e dezenas de desportos específicos, conta também com monitorização da frequência cardíaca e SpO2 durante todo o dia, contribuindo para a potencial detecção de situações anómalas. A autonomia continua a ser um dos pontos fortes, com até 18 dias de uso típico, contando também com resistência à água até 5 ATM e disponibilizando uma grande variedade de mostradores para que cada utilizador possa escolher aquele que prefere para cada momento.

De momento, podemos apanhar a Xiaomi Smart Band 9 Active por 20 euros na Amazon Espanha.

Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono. E tendo em conta o seu preço extremamente acessível, torna-se numa excelente proposta para quem desejar começar a criar um registo da sua actividade física ao longo do tempo, e que - directamente ou indirectamente - poderá servir como incentivo para adoptar um estilo de vida mais saudável.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

03-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

LG UltraFine evo 6K com Thunderbolt 5

A LG Electronics apresentou o UltraFine evo 6K (modelo 32U990A), o primeiro monitor 6K do mundo com conectividade Thunderbolt 5. Estreando-se sob a nova marca UltraFine evo, dedicada a monitores premium de ultra-alta resolução, o 32U990A foi concebido especificamente para editores de vídeo profissionais, designers gráficos e outros criadores que trabalham dados com fluxos de trabalho exigentes e intensivos. Combinando uma resolução 6K ultranítida (6.144 x 3.456), precisão excecional de cores e conectividade de alta velocidade, o novo equipamento oferece aos utilizadores mais rapidez e eficiência no trabalho.

O 32U990A – o primeiro monitor 6K com suporte para Thunderbolt 5 – já recebeu o CES 2025 Innovation Award e o iF Design Award 2025. Dando continuidade ao legado da série LG UltraFine – uma linha de monitores 5K otimizada para dispositivos Mac –, a marca UltraFine evo vem elevar ainda mais o patamar dos monitores de nível profissional, como demonstra o desempenho excecional e as capacidades impressionantes deste modelo inaugural. O monitor premium da LG foi desenvolvido para responder às necessidades dos profissionais criativos, oferecendo uma fidelidade de imagem sem falhas e clareza de texto de última geração. O ecrã de 32 polegadas com resolução 6K HiDPI apresenta uma densidade de 224 PPI, proporcionando texto mais nítido e detalhes visuais precisos. Com uma calibração de fábrica que proporciona uma expressão de cor consistente com o macOS, o 6K UltraFine evo cobre 98% do espaço de cor DCI-P3 e 99,5% do Adobe RGB, assegurando uma reprodução fiel de imagens para edição de vídeo, fotografia e produção gráfica. Certificado com VESA DisplayHDR 600, garante brilho consistente e cores realistas, fundamentais para trabalhos gráficos e de vídeo detalhados. Além disso, será introduzido o Studio Mode, com três predefinições de cor específicas para dispositivos Mac.

Pensado para utilizadores profissionais, o 32U990A oferece uma resolução 6K que disponibiliza 2,56 vezes mais píxeis do que um monitor UHD 4K (3.840 x 2.160). Ao utilizar dois monitores 6K UltraFine evo em configuração dupla, os utilizadores obtêm um espaço de trabalho massivo, com quase cinco vezes a área de ecrã de um único monitor UHD 4K. Para sistemas baseados em Thunderbolt, esta configuração multimonitor é facilmente viabilizada através de daisy-chaining ou encadeamento, aumentando a eficiência no multitasking e otimizando os fluxos de trabalho digitais. O novo monitor funciona também como hub profissional, com comutação KVM integrada e múltiplas portas de conectividade, permitindo uma operação fluida entre sistemas Mac e Windows. Isto possibilita que os criadores visualizem conteúdos móveis no formato ideal enquanto trabalham em tarefas de produção. A compatibilidade com Thunderbolt 5 assegura integração perfeita com dispositivos Mac e funciona como hub de alta velocidade para SSDs, eGPUs e outros periféricos.

Oferecendo até 120 Gbps de transferência unidirecional de dados – três vezes mais rápido do que o Thunderbolt 4 – suporta renderização 4K em tempo real e transferência rápida de ficheiros de vídeo 8K RAW, tornando o 32U990A ideal para fluxos de edição e upscaling de vídeo com recurso a IA. Visualmente marcante e poderoso, o design Virtually Borderless em quatro lados oferece uma estética clean e minimalista e uma experiência de visualização imersiva. Ajustes ergonómicos de inclinação e rotação proporcionam conforto em longas sessões de edição e tornam-no ideal para conteúdos em formato vertical, como YouTube Shorts e Instagram Reels. O Thunderbolt 5 contribui ainda para a redução da desorganização de cabos, mantendo os espaços de trabalho arrumados e permitindo configurações flexíveis com múltiplos monitores.

O monitor UltraFine evo 6K está a ser lançado na Coreia do Sul e no Japão, com um lançamento global – incluindo os EUA e a Europa – previsto para outubro.


Projector Hisense Laser cinema PT1

A Hisense, líder mundial em eletrónica de consumo e eletrodomésticos, reforça a sua aposta em Laser TV com o novo PT1. Com fonte de laser TriChroma, o PT1 promete deslumbrar com uma qualidade de imagem e de som premium, e oferecer uma experiência cinematográfica capaz de conquistar os maiores apreciadores de sessões de cinema em casa, mas também quem procura entretenimento doméstico de elevado nível.

O PT1 é capaz de reproduzir 110% do espaço de cor BT.2020, um valor significativamente superior ao de qualquer televisão convencional. Com 2500 ANSI Lumens de brilho e uma taxa de contraste de 3000:1, o novo laser cinema da Hisense oferece imagens incrivelmente vívidas e realistas. O tamanho de projeção de 80 a 150 polegadas é um dos destaques do PT1, que lhe permite usufruir de uma experiência de visionamento transcendente em qualquer divisão da casa. A certificação IMAX Enhanced e o Dolby Vision Atmos transformam o seu lar numa autêntica sala de cinema. O desempenho do PT1 é potenciado pela avançada tecnologia AI 4K Clarity, cujo impacto se reflete na qualidade de imagem impressionante e nítida.

Este sofisticado conjunto de algoritmos inclui o AI 4K Upscaler, que transforma completamente conteúdos de menor resolução em detalhes de uma clareza cristalina, o AI Noise Reduction, que de forma inteligente reduz o ruído para usufruir de uma imagem limpa, e também o AI HDR Upscaler, que automaticamente deteta e otimiza o contraste e os realces para uma experiência de visualização mais dinâmica. A versatilidade do PT1 é outra das suas grandes vantagens. Além de deslumbrar no visionamento de filmes e séries, também se revela uma ótima escolha para quem pretende ter uma experiência de gaming aprimorada, com o modo de baixa latência automática (ALLM) e a suavização de movimento MEMC a melhorarem a jogabilidade. O PT1 integra ainda o sistema operativo VIDAA, que permite ter acesso às principais plataformas de streaming e assegura uma experiência de conexão amplificada.

O laser cinema Hisense PT1 já está disponível em Portugal, com um preço de referência de venda ao público a partir de 2.299 euros.


Nova Bose SoundLink Home

A BOSE dá a conhecer a nova SoundLink Home Bluetooth Speaker, reforçando a sua presença no segmento de colunas.

Compacta, sofisticada e capaz de chegar a cada canto da tua casa com um som expansivo, nítido e vibrante, a SoundLink Home é a companhia ideal para todos os momentos do dia, com a qualidade inconfundível da Bose. Além disso, graças ao seu design minimalista e à utilização de materiais premium, adapta-se facilmente a qualquer ambiente ou estilo de decoração. A SoundLink Home foi pensada para oferecer uma experiência sonora envolvente num dispositivo compacto e elegante. Com um altifalante de gama completa e dois radiadores passivos, proporciona graves profundos e uma reprodução de áudio nítida e equilibrada, o que permite alcançar qualquer espaço com clareza e intensidade. Graças ao Bluetooth 5.3, com um alcance de até 9 metros, a SoundLink Home garante uma ligação estável e de alta qualidade a partir do smartphone, tablet ou computador. Para uma experiência ainda mais envolvente, é possível emparelhar duas unidades e ativar o modo estéreo real. Além disso, conta com microfone integrado, permitindo atender chamadas e utilizar assistentes de voz com toda a conveniência.

Com até 9 horas de autonomia numa única carga, e um tempo de carregamento aproximado de 4 horas através da entrada USB-C, a SoundLink Home oferece a liberdade de levar a música de divisão em divisão, sem interrupções. Concebida em alumínio, tecido acústico, nylon, plástico, silicone e aço, esta coluna alia robustez e elegância, destacando-se pelos detalhes de estilo que elevam a decoração de qualquer casa. Com dimensões compactas (11 x 21,6 x 5,9 cm) é facilmente transportável entre espaços. Para uma experiência estéreo real, basta emparelhar duas colunas SoundLink Home através do botão de atalho e desfrutar de um som com separação clara entre os canais esquerdo e direito.

A Bose SoundLink Home já se encontra disponível nos pontos de venda habituais e na loja online oficial da Bose, com um preço de venda recomendado de 249 euros.


FreeBuds 7i com cancelamento de ruído e áudio espacial

Os novos HUAWEI FreeBuds 7i já estão disponíveis em Portugal. O mais recente elemento da série "i" oferece uma melhor experiência de cancelamento de ruído, áudio espacial imersivo ilimitado e chamadas com uma qualidade mais clara. Os novos auriculares da Huawei estão adaptados para todas as dinâmicas do dia-a-dia, desde a sua utilização em casa, em trajetos com maior ruído sonoro ou em escritórios em open space.

Os HUAWEI FreeBuds 7i são concebidos para ouvintes que anseiam por escapar à agitação das suas vidas atarefadas, com a tecnologia Intelligent Dynamic ANC 4.0, que suporta cancelamento de ruído elevado. Este novo dispositivo possui uma ventilação ultra, para absorver e cancelar as ondas sonoras do ruído, e disponibiliza quatro tamanhos de pontas de auricular, de modo a garantir que cada ouvinte possa ter todo o conforto que pretende. A mais recente versão dos auriculares True Wireless Stereo (TWS) da série "i" introduz uma Unidade de Medição Inercial e suporta áudio espacial ilimitado que não depende de fontes de dispositivos, para que os ouvintes possam imergir numa variedade de conteúdos diferentes, desde música a vídeos. Os novos auriculares TWS da Huawei também possuem um diafragma dinâmico de 11 mm com quatro ímanes e receberam a certificação Hi-Res, a qual atesta a qualidade do som que emite.

Os HUAWEI FreeBuds 7i incluem um microfone de condução óssea que funciona em conjunto com outros três microfones acústicos de alto desempenho e um algoritmo de redução de ruído por IA, garantindo que as chamadas permaneçam nítidas, mesmo em locais ruidosos com até 90 dB de ruído ambiente, como o metro ou no meio de automóveis 3 . Os auriculares suportam ainda interações de movimento da cabeça, que permitem aos utilizadores acenar para atender ou rejeitar chamadas recebidas sem usar as mãos. A pensar na experiência do utilizador, a Huawei apresenta o "Huawei Care – Substituição de Auricular". Este serviço permite a substituição de um auricular perdido com um desconto de 50%, durante os primeiros 12 meses após a aquisição do produto. A substituição, válida uma vez por dispositivo, é efetuada com peças 100% originais e pode ser solicitada num Centro de Serviço Autorizado Huawei ou via serviço postal, com entrega gratuita.

Disponíveis em três cores, rosa, branco e preto, os HUAWEI FreeBuds 7i são cuidadosamente concebidos com curvas arredondadas e contornos geométricos, para proporcionar um ajuste perfeito. A sua forma elegante e funcionalidades tornam-nos ideais para jovens utilizadores em particular, que valorizam a capacidade de trabalhar e deslocar-se embebidos no seu próprio universo. Estão disponíveis por 99,99 euros.


Apple aumenta produção do iPhone 17 Pro e Pro Max

03-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

As vendas dos iPhone 17 Pro e Pro Max estão a superar as expectativas, obrigando a Apple a reforçar a produção.

Todos os anos se coloca a possibilidade de ser o ano em que os consumidores dizem "não" aos novos iPhones e aos seus preços elevados mas, mais uma vez, ainda não é este ano. A Apple prepara-se para reforçar a produção da linha iPhone 17, com maior foco nos modelos Pro. De acordo com os analistas, a empresa irá aumentar ligeiramente as encomendas para 2025 de 84-86 milhões para cerca de 90 milhões de unidades, impulsionada pela procura mais forte do que o previsto para os iPhone 17 Pro e Pro Max.

O iPhone Air, por outro lado, parece não estar a convencer o mercado, com vendas abaixo das expectativas, algo que poderá mudar no próximo ano com o lançamento do iPhone Fold dobrável (que acabará por ser dois "iPhone Air" juntos). Segundo os analistas, por trás do sucesso dos iPhone 17 Pro estarão os clientes com iPhones mais antigos que acharam estar no momento certo para procederem à actualização do seu iPhone.

As previsões apontam agora para a venda de 243 milhões de iPhones no próximo ano, número que poderá aumentar para 270 milhões de unidades caso o iPhone Fold seja efectivamente bem recebido - e a Apple cumpra com as promessas adiadas do Apple Intelligence e da nova Siri AI.

F-Droid contra registo obrigatório da Google para apps Android

02-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O F-Droid não vê com bons olhos as novas regras da Google que vão dificultar a instalação de apps de fora da Play Store oficial.

O F-Droid, o maior repositório de apps open source para Android, alerta que as novas restrições da Google ao sideloading podem ditar o fim do projecto. A Google anunciou o lançamento de um programa de verificação que irá bloquear a instalação de apps não registadas na maioria dos dispositivos Android.

As novas regras obrigam qualquer developer que distribua apps fora da Play Store a registar a sua identidade junto da Google. O F-Droid considera que isto coloca em risco os developers independentes e de código aberto, já que muitos programadores oferecem o seu trabalho gratuitamente e não estarão dispostos, ou não terão condições, para pagar taxas de registo à Google. Há mais de 15 anos que o F-Droid compila e distribui apps open source sem recorrer a publicidade ou tracking. A equipa afirma que não pode obrigar os developers a registarem-se na Google nem assumir o controlo dos identificadores das apps em seu nome, o que equivaleria a retirar aos autores os seus direitos de distribuição. Para o F-Droid, esta medida pouco tem a ver com segurança, sendo apenas uma forma de reforçar o monopólio da Google sobre a distribuição de apps, mesmo depois das decisões em tribunal que a obrigaram a abrir a Play Store à concorrência.

O projecto apela à intervenção dos reguladores nos EUA e na União Europeia, pedindo que apliquem leis como o Digital Markets Act para garantir que os utilizadores mantêm o direito de instalar livremente software nos seus dispositivos. O programa piloto de verificação da Google arranca já este mês em alguns países, com as restrições a serem alargadas a nível global até 2027.

Apple muda de prioridade nos óculos

02-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há relatos que a Apple terá suspendido o trabalho nos próximos Vision Pro para se focar em óculos AI para competir com a Meta.

Mais de dois anos após o seu lançamento, os Vision Pro da Apple continuam a ter impacto "inexistente" na sociedade. E agora, em vez de se focar nos Vision Pro 2, a Apple parece ter ficado preocupado com a estratégia da Meta neste sector. Agora, a Apple terá decidido mudar de rumo: em vez de apostar numa versão mais leve do Vision Pro, a empresa vai concentrar esforços no desenvolvimento de óculos inteligentes com inteligência artificial, de forma a poder competir com os Ray-Ban Meta. Pelo que tem circulado, a Apple prepara dois modelos: um sem ecrã, previsto para 2027, e outro com ecrã nas lentes, cuja chegada estará agora a ser antecipada face ao plano inicial de serem lançados apenas em 2028.

Para acelerar este projeto, a Apple está a transferir engenheiros do Vision Pro para a equipa de óculos, sinal de que vê este segmento como o verdadeiro futuro da computação pessoal. Os novos wearables deverão contar com colunas, câmaras, diferentes estilos de armação, e uma forte integração com AI para comandos de voz, apoiados por um chip dedicado que a Apple está a desenvolver. Esta alteração surge numa altura em que a Meta tem ganho terreno com a sua parceria com a Ray-Ban, transformando os óculos inteligentes num produto que tem vindo a conquistar adeptos.
Com esta decisão, a Apple parece reconhecer que o futuro dos wearables não está nos headsets VR volumosos, mas sim em óculos leves e que podem ser usados na rua sem qualquer estigma social, visualmente idênticos aos óculos tradicionais. Se tudo correr como previsto, os primeiros Apple Glasses poderão chegar em 2027; mas, até lá, será garantido que a Meta irá fazer tudo o que pode para aproveitar-se da vantagem de tempo que tem face à Apple.

Headphones Sony WH-1000XM5 a €295

02-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os headphones Sony WH-1000XM5, uma das referências em termos de cancelamento de ruído, estão disponíveis a um preço reduzido.

Sucessores dos já excelentes WH-1000XM4, esta geração XM5 vem com 8 microfones e com um processador adicional, que promete maior eficácia na redução de ruído nas frequências médias e altas. O design foi alterado mas mantêm-se os controlos via toques e swipes, e com botão físico para activar o modo de cancelamento de ruído. No capítulo sonoro, a Sony trocou os drivers de 40 mm por novos de 30 mm, que diz serem capaz de produzir som "mais natural".
Os headphones WH-1000XM5 estão disponíveis por 295 euros na Amazon Espanha - e se preferirem poupar alguns euros, podem optar pelos Sony WH-1000XM4 (ou, em sentido oposto, os mais recentes XM6).

Com design over-ear e autonomia para 30 horas de funcionamento, são o tipo de headphones que depressa se tornará no melhor amigo de quem gosta de eliminar os ruídos exteriores para se concentrar naquilo que está a fazer, e que serão especialmente eficazes no caso de quem gosta de aproveitar viagens de comboio ou avião para ir adiantando trabalho, ou simplesmente desfrutar de momentos de música (ou vídeo) sem se preocupar com os barulhos exteriores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Epic mostra efeito dos "scare screens" da Apple

02-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Epic diz ter provas concretas do impacto dos "scare screens" usados pela Apple para assustar os utilizadores no complicado processo de instalar lojas alternativas.

A Epic Games voltou a criticar as práticas da Apple, usando como exemplo as mudanças feitas com o iOS 18.6. Segundo a empresa, o antigo processo de instalação de lojas de apps externas incluía "ecrãs de medo" que afastavam os utilizadores e dificultavam a concorrência na União Europeia.

Num comunicado, a criadora do popular Fortnite revelou que as desistências na instalação da Epic Games Store no iOS caíram de 65% para 25% depois de a Apple reduzir o processo de 15 para apenas 6 passos e de remover os avisos que sugeriam que instalar apps fora da App Store poderia ser perigoso. A taxa de sucesso aproxima-se agora da registada no Windows e macOS.
As alterações surgiram depois de a Comissão Europeia ter levantado preocupações em Abril, acusando a Apple de tornar "excessivamente confuso e complicado" o processo de instalar lojas alternativas, em violação do Digital Markets Act (DMA).

Apesar da melhoria, a Epic considera que as políticas da Apple continuam a ser anti-concorrenciais, relembrando coisas como as taxas adicionais Core Technology Fee, restrições impostas a developers que apoiem lojas rivais, e um processo de aprovação que influencia o design de apps e marketplaces concorrentes. Mas a Apple não é a única visada, a Epic Games relembra que a Google também é igual, com um igualmente processo de 12 passos no Android que leva a desistências em mais de metade das instalações da Epic Games Store.

iOS 26 com lembrete para fazer chamadas

02-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Com o iOS 26 chega uma prática funcionalidade para não deixar cair telefonemas no esquecimento.

Embora sejam cada vez mais as pessoas que preferem comunicar por mensagens, os telefonemas continuam a fazer parte da rotina diárias de muitas pessoas. E, com o iOS 26, os utilizadores com iPhones passam a ter uma nova opção que facilita essa gestão.

No ecrã de chamadas recebidas (e não atendidas), é agora possível fazer o gesto de deslizar para se ter acesso a uma função adicional. Enquanto anteriormente apenas se tinha a opção de eliminar essa entrada, agora passa-se a ter uma opção de lembrete temporizado para relembrar efectuar esse telefonema quando foi mais conveniente.
As opções pré-definidas são de relembrar: daqui por uma hora, ao final do dia, amanhã, ou em data/hora especificado pelo utilizador.

Esta função de relembrar para fazer uma chamada poderá fazer mais sentido para lidar com telefonemas não atendidos que não se pode devolver de imediato, mas pode também ser usada com qualquer outro telefonema que esteja no histórico.

Xbox Game Pass Ultimate aumenta 50%

02-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft anunciou algumas "melhorias" ao programa Xbox GamePass, mas que fazem o preço do Xbox Game Pass Ultimate aumentar 50%.

A Microsoft parece querer demonstrar o lado menos bom dos serviços de subscrição e streaming, que é o de quase sempre começarem com preços atractivos, e inevitavelmente verem esse preço ir aumentando até começar a fazer desesperar os clientes. Temos visto isso acontecer nos serviços de streaming de vídeo, e agora é a vez do serviço de "streaming de jogos".

A Microsoft está a reformular o Xbox Game Pass com novos nomes, novas funcionalidades e um aumento significativo no preço do plano mais completo. A partir de hoje, o Xbox Game Pass Ultimate passa de 17.99 para 26.99 euros por mês - um substancial acréscimo de 50%! - que, nem de longe nem de perto é amenizado pelas "melhorias".

Os planos foram rebaptizados: o antigo Game Pass Core chama-se agora Xbox Game Pass Essential, enquanto o Standard passa a Xbox Game Pass Premium. Todos os três níveis incluem agora jogos para PC e acesso ilimitado ao cloud gaming, algo que antes era exclusivo do plano Ultimate. Além disso, todos os subscritores terão direito a crédito na loja através do programa de recompensas renovado.
O Game Pass Ultimate recebe as maiores melhorias. A biblioteca passa a ter mais de 400 jogos, incluindo 75 lançamentos no primeiro dia por ano (mais 50% face a 2024), e passa a incluir também o Ubisoft Plus Classics. A partir de 18 de Novembro, será adicionado o Fortnite Crew, oferecendo o Battle Pass, 1.000 V-Bucks mensais e outros extras. O cloud gaming sai da fase beta, com resolução melhorada até 1440p, e os jogadores poderão ganhar recompensas de até 100 dólares por ano a jogar.

O Game Pass Premium mantém-se nos 12.99 euros mensais, mas traz agora mais de 200 jogos disponíveis em consola e PC, além de acesso ilimitado ao cloud gaming. Embora não inclua lançamentos no primeiro dia, os jogos publicados pela Xbox chegam ao serviço no prazo de um ano (com excepção do Call of Duty). Também estão incluídos benefícios dentro de jogos e recompensas que podem render até 50 dólares por ano.

Já o Game Pass Essential continua nos 8.99 euros mensais, mas duplica o catálogo para mais de 50 jogos, jogáveis tanto em PC como em consola, com cloud gaming ilimitado. Os subscritores também podem acumular até 25 dólares por ano em recompensas.

Por fim, o PC Game Pass sobe para 14.99 euros por mês. Apesar de não incluir o Ubisoft Plus Classics, ganha mais 50 jogos da Ubisoft no catálogo. A Microsoft deixou no ar a possibilidade de, no futuro, fundir esta oferta com os novos planos Xbox.



As mudanças entram em vigor de imediato, com os actuais subscritores do Core e Standard a migrarem automaticamente para os planos Essential e Premium. Junte-se a isto o facto da MS não dar opção de pagar um ano inteiro (que normalmente tem direito a um desconto equivalente a dois meses), e isto faz com que um ano de Xbox Game Pass Ultimate passe agora a custar 323 euros!

AirPods Pro 3 com nota "zero" nas reparações

02-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O iFixit volta a relembrar o lado negro dos earphones actuais, com os novos AirPods Pro 3 da Apple a receberem nota 0/10 a nível das reparações.

Os AirPods Pro 3, lançados no mês passado ao lado do iPhone Air, iPhone 17, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max, já passaram pelo tradicional teardown do iFixit, e os resultados não são animadores para quem pensa em reparações.

Tal como acontece com a maioria dos auriculares Bluetooth, o design compacto torna-os extremamente difíceis de abrir. Curiosamente, a remoção da bateria até é mais simples do que em modelos anteriores, mas isso não significa muito, já que tudo o resto é impossível de desmontar sem causar danos permanentes. O driver, por exemplo, destrói-se ao tentar ser retirado, e na haste a história repete-se.


Na caixa de carregamento também houve mudanças: em vez de duas células a Apple passou a usar uma única célula (com redução da capacidade e autonomia), mas as reparações continuam a ser extremamente complicadas - para não dizer impossíveis.

Por isso mesmo o iFixit atribuiu aos AirPods Pro 3 a nota de 0/10 em reparabilidade, o pior resultado possível. Segundo a equipa, mesmo que um técnico altamente qualificado conseguisse desmontá-los sem danos, o processo de selagem para remontagem seria praticamente inviável, fazendo com que estes earphones, a par da maioria dos que são vendidos no mercado, sejam produtos com prazo de vida limitado logo desde o momento da compra.

Apple AirTag a €32

02-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Com os pequenos localizadores AirTag é mais fácil que nunca saber por onde andam os nossos produtos mais importantes.

A lei de Murphy dita que, no dia em que estivermos com mais pressa, será o dia em que teremos que andar em correrias a vasculhar a casa em busca de algo como a chave do carro ou a carteira. Felizmente, já existe solução tecnológica para esses esquecimentos, e também para auxiliar na sua descoberta caso sejam perdidas fora de casa, sob a forma dos localizadores Bluetooth. E agora, temos a rara oportunidade de apanhar uns AirTag da Apple em promoção a preço reduzido.
Neste momento podemos encontrar um Apple AirTag a 32 euros na Amazon Espanha, com o pack de quatro AirTags a 95 euros.

Os AirTag utilizam a rede Find My da Apple, o que significa que reportam a sua localização sempre que passam ao alcance de um iPhone, iPad ou Mac. Desta forma, mesmo que fiquem longe do iPhone do dono, continua a ser possível saber por onde andam, facilitando o processo de os encontrar. Para o caso mais comum de ser necessário localizá-los em casa, a utilização de um iPhone recente com UWB permite saber exactamente a sua localização em vez de simplesmente se saber se estamos mais longe ou mais próximos como nos trackers BT comuns.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Snapdragon X2 Elite Extreme arrasa com CPUs Intel e AMD

02-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Snapdragon X2 Elite Extreme da Qualcomm está a envergonhar os chips da Intel e AMD nos benchmarks.

Depois de anos a considerar-se os chips ARM como sendo os chips "low cost" para quem não quisesse gastar dinheiro num CPU Intel ou AMD para ter um PC "a sério", as coisas parecem estar prestes a mudar - e de forma significativa. Os primeiros benchmarks do novo Snapdragon X2 Elite Extreme mostram-no a vencer os mais recentes processadores da Intel e AMD em single-core e multi-core, em testes como o Geekbench 6.5 e Cinebench 2024, tanto a nível de CPU como GPU. E as diferenças não são de apenas alguns pontos percentuais, mas sim de quase o dobro nalguns casos.

O chip de topo da nova geração, o X2E-96-100, conta com 18 núcleos: 12 Prime a 4.4 GHz (com boost até 5.0 GHz) e seis Performance a 3.6 GHz. Nos testes realizados em portáteis ligados à corrente, o processador apresentou ganhos claros face ao Ryzen AI 9 HX 370 e ao Intel Core Ultra 7 258V, além de melhorias sobre o seu antecessor, o Snapdragon X Elite.
A configuração de hardware usada nos testes incluía 48 GB de RAM DDR5X e a versão Extreme distingue-se ainda pelo barramento de memória de 192-bit (228 GB/s), mais largo do que os 128-bit (152 GB/s) dos outros modelos X2 Elite. Na componente gráfica, o GPU Adreno X2-90 a 1.85 GHz registou resultados impressionantes no 3DMark Steel Nomad Light, ficando 80% acima das GPUs integrados mais recentes da Intel e AMD e oferecendo um salto de 2.6x sobre a geração anterior.

No campo da inteligência artificial, o NPU de 80 TOPS (INT8) quase triplica o desempenho do primeiro Snapdragon X Elite, deixando igualmente a aceleração AI da Intel para trás. A Qualcomm revelou ainda que os primeiros portáteis com a série Snapdragon X2 Elite chegam na Primavera de 2026, embora, para já, apenas o modelo Extreme tenha sido testado publicamente, que previsivelmente irá ser reservado para máquinas topo de gama com preço a condizer com o seu nome.

Meta vai usar conversas com Meta AI para publicidade direccionada

02-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Sem qualquer surpresa, a Meta revelou que irá usar as conversas dos utilizadores com a Meta AI para mostrar anúncios personalizados.

A Meta anunciou uma alteração à sua política de privacidade que promete angustiar grande parte dos utilizadores: a partir de 16 de Dezembro, tudo o que se disser ou escrever no assistente Meta AI poderá ser usado para personalizar conteúdos e anúncios no Facebook, Instagram e até no WhatsApp. Isto inclui tanto chats de voz como de texto com a inteligência artificial da empresa.

Na prática, se falar com o Meta AI sobre caminhadas, poderá depois receber sugestões de grupos de trekking, ver posts de amigos sobre trilhos ou anúncios de botas de montanha. As justificações utilizadas são as mesmas de sempre que têm sido usadas para tentar convencer os utilizadores dos "benefícios" da publicidade direccionada, dizendo que o objectivo é mostrar recomendações "mais relevantes" e reduzir o conteúdo que não interessa ao utilizador.
A notificação oficial desta mudança começará a chegar aos utilizadores a 7 de Outubro. Não será possível recusar que as conversas sejam usadas, embora continue a haver opções para ajustar os anúncios que aparecem. Há, no entanto, um limite: tópicos sensíveis como saúde, religião, política, orientação sexual, etnia, etc., não serão usados para publicidade - ou pelo menos, é isso que dizem.

Veremos se estas medidas também irão ser aplicadas na UE, arriscando-se a gerar mais uma ronda de processos judiciais com multas potencialmente bilionárias - mas, há que relembrar que estamos a falar da empresa que tem adoptado a postura: ou os utilizadores aceitam levar com o tracking, ou têm que pagar para manter a (suposta) privacidade.

Brave lança "Ask Brave"

01-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Brave não quer ficar para trás na corrida "AI", e lança o Ask Brave para respostas detalhadas com AI.

O browser Brave, conhecido por ser um browser "anti-ads" com foco na privacidade, anunciou uma nova funcionalidade de pesquisa com inteligência artificial: o Ask Brave. A novidade surge como complemento ao recurso às AI Answers já existentes, lançadas no ano passado e que gera mais de 15 milhões de respostas por dia.

Enquanto o AI Answers fornece resumos rápidos, o Ask Brave oferece respostas mais completas, com direito a seguimento de perguntas, modo de chat com Deep Research e conteúdos adicionais, como vídeos, notícias, produtos ou negócios relacionados. A experiência aproxima-se mais do estilo de relatórios do ChatGPT ou Perplexity, incluindo links e carrosséis de imagens.

Should you use a search engine or a chatbot for your question?

With Brave Search, you don't have to decide. Our new feature, Ask Brave, combines search and AI chat into one.

Ask Brave is free and available now on all platforms and browsers. pic.twitter.com/S9v9UQUVKE

— Brave (@brave) September 29, 2025
A função é fácil de activar: basta clicar no botão "ask" junto à barra de pesquisa, escolher o separador Ask na página de resultados, ou simplesmente adicionar "??" ao final da pesquisa se tiver o Brave como motor de pesquisa predefinido. Além disso, podemos pedir ao chatbot para reformular as respostas em diferentes formatos.

Segundo a empresa, o sistema usa a API própria do Brave para garantir maior precisão, e apaga os históricos de chat após 24 horas de inactividade, reforçando a aposta na privacidade. A chegada do Ask Brave acontece num momento em que várias plataformas de pesquisa, incluindo a Google, estão a expandir as suas experiências de pesquisa AI, demonstrando as mudanças que se têm feito sentir neste sector com a chegada destas novas tecnologias.

Galaxy Ring "prende" dedo com bateria inchada

01-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Um utilizador passou por uma aventura assustadora, por o seu anel Galaxy Ring ter inchado e ficar preso no dedo.

Um utilizador do Samsung Galaxy Ring passou por uma situação de emergência quando a bateria do anel começou a inchar enquanto ainda estava no dedo, tornando impossível removê-lo. O utilizador, Daniel (@ZONEofTECH), relatou que o incidente aconteceu pouco antes de embarcar num voo, tendo sido "forçado" a ir ao hospital, onde o dispositivo foi retirado - sem que tivesse que ser cortado - com recurso a gelo e lubrificante médico (anteriormente ele diz que já tinha tentado usar sabão, sem efeito).

Fotos partilhadas mostram a bateria visivelmente deformada após a remoção. Sendo que o anel em questão já contava com problemas de autonomia há bastante tempo, o que podia sinalizar que havia algum problema, com o anel a durar apenas 1.5 dias em vez dos sete prometidos inicialmente. Segundo Daniel, vários factores podem ter contribuído para esta falha final: como o calor intenso, voos frequentes, e contacto com água salgada - algo que o Galaxy Ring, apesar da certificação 10ATM e IP68, não foi projectado para suportar. Outros utilizadores em fóruns também mencionaram problemas de bateria e até substituições gratuitas que voltaram a falhar.

Update #2

Finally got home after way over 50h of flying/travelling 😅

Samsung reached out to me:
- refunded me for my overnight hotel
- booked me a car to get me home this morning
- collected the ring from me, for further investigation

My finger is also doing well, aside from… https://t.co/40c7l6MASV pic.twitter.com/xSSDc7Dz7J

— Daniel (@ZONEofTECH) September 30, 2025
Numa actualização ao sucedido, Daniel revelou que a Samsung já o contactou e cobriu as despesas da viagem, tendo também recolhido o anel para investigação. A Samsung frisa que a segurança dos clientes é prioridade, e classificou o caso como sendo "extremamente raro", dizendo que tem mais um milhão de anéis no mercado, e que este tipo de casos tem sido "um num milhão".

Apesar disso, o incidente levanta questões sobre a fiabilidade deste tipo de wearables e, pelo menos, serve para alertar que se devem remover smart rings, smartwatches, e smart bands assim que se note qualquer anomalia relacionada com a sua bateria.

Powerbank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh a €49

01-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 145 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este power bank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh está disponível por 49 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 30%.

Podem também espreitar o modelo mais compacto de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W + 45 W nas portas USB-C. Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks. Conta ainda com mais duas portas USB-A (até 33 W), para carregar até quatro dispositivos em simultâneo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Android Auto mais útil nas chamadas telefónicas

01-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Lidar com telefonemas enquanto se conduz vai ficar mais simples para quem tiver Android Auto.

A Google está a levar duas das funcionalidades mais úteis dos Pixel para os automóveis através do Android Auto. O objectivo é facilitar a vida dos utilizadores ao lidarem com chamadas recebidas nos seus carros.

A primeira novidade é o Call Screen, já conhecido dos smartphones Pixel. Agora, quando receber uma chamada de um número desconhecido no carro, pode deixar que seja a Google a pedir ao interlocutor que se identifique e explique o motivo da chamada. Essa informação é depois transcrita e apresentada no ecrã do veículo, permitindo decidir se vale a pena atender ou se é algo indesejado - como as frequentes "ofertas de trabalho via WhatsApp".

Não menos útil - nos países onde está disponível - é o Call Notes, uma função que actua como assistente pessoal durante as chamadas. O sistema usa AI para criar automaticamente um resumo do que foi dito, quer seja a morada ou alteração do agendamento de uma consulta, ou instruções de trabalho, libertando o condutor da necessidade de decorar detalhes enquanto conduz.

A Google confirmou que está a expandir funções como a gravação de chamadas, Call Notes, e sistema de detecção de fraudes para mais países. Sendo de esperar que, mais tarde ou mais cedo, acabem por ficar disponíveis em Portugal com suporte para português.

Windows 11 25H2 já disponível

01-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft já começou o processo de actualização para o Windows 11 25H2.

A Microsoft confirmou que o Windows 11 versão 25H2 já está disponível para todos os utilizadores. Esta actualização não traz novidades visíveis em termos de funcionalidades, mas é importante porque reinicia e prolonga o ciclo de suporte: 24 meses para as edições Home e Pro e até 36 meses para as versões Enterprise e Education.

O update chega como um "enablement package" em cima da versão 24H2, o que significa que o download e a instalação são rápidos. Para receber a actualização quanto antes, basta activar a opção "Obter as últimas actualizações assim que estiverem disponíveis" no Windows Update. A distribuição está a ser feita de forma faseada, mas também é possível instalar manualmente através dos pacotes oficiais ou das ISOs já disponibilizadas pela Microsoft. Apesar de não incluir novas funcionalidades neste momento, a MS está a preparar novidades para as próximas semanas, como um novo menu Iniciar, melhorias no modo escuro, actualizações no Phone Link, entre outras.

No entanto, e para não quebrar a tradição, a versão 25H2 chega com dois problemas conhecidos (e provavelmente outros ainda desconhecidos): dificuldades na reprodução de conteúdos protegidos por DRM em Blu-ray/DVD/TV digital (com erros, bloqueios ou ecrãs pretos) e falhas na instalação de updates via WUSA a partir de pastas de rede. O primeiro bug ainda não tem solução, enquanto o segundo pode ser evitado copiando os ficheiros .msu para uma pasta local antes da instalação. De qualquer forma, para os utilizadores do Windows 11, a actualização para esta versão acaba por se tornar inevitável, mais cedo ou mais tarde.

|