PlanetGeek

7-Zip v25 fica mais rápido e mais seguro

07-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O indispensável utilitário 7-Zip chega à versão 25.00, com melhorias de desempenho e correcções de segurança.

O popular utilitário open-source de compressão de ficheiros 7-Zip acaba de lançar a versão 25, trazendo várias melhorias a nível de desempenho e reforços na segurança.

A nova versão promete acelerar o processo de compressão e extracção, especialmente em sistemas mais potentes. Uma das novidades mais importantes é o suporte completo para processadores com mais de 64 threads. Antes, o Windows limitava o uso de 7-Zip a um único grupo de processadores, deixando muitos núcleos sem uso. Agora, o software distribui as tarefas de compressão por todos os grupos, aproveitando ao máximo CPUs como os AMD Threadripper PRO ou os Intel Xeon. Mas não são só os utilizadores com máquinas topo de gama que beneficiam. O algoritmo bzip2 é agora até 40% mais rápido e os formatos tradicionais como .zip e .gz ganham entre 1 a 3% de velocidade adicional. Foram também feitas melhorias no suporte aos formatos ZIP, FAT e CcPIO, facilitando extrações mais complicadas.

Por fim, a versão 25 corrige vários bugs e falhas de segurança. Tendo em conta os dois ataques zero-day que afectaram o programa no ano passado, esta actualização é fortemente recomendada para todos os que usam o 7-Zip.

Xiaomi testa SU7 Ultra na Europa

07-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi já tem um SU7 Ultra a circular legalmente na Alemanha, enquanto na China tenta lidar com a euforia do YU7.

A Xiaomi iniciou oficialmente os testes públicos do SU7 Ultra nas estradas europeias. Um modelo com matrícula alemã foi visto em Munique, e o executivo Lu Weibing esteve pessoalmente no local para conduzi-lo. Apesar disso, os consumidores europeus terão de esperar: o lançamento internacional não está previsto antes de 2027.

O SU7 Ultra é um sedan elétrico com quase cinco metros de comprimento e mais de duas toneladas de peso. Conta com uma potência total de 1.548 cavalos que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,98 segundos e atingir os 350 km/h. A bateria é uma CATL Qilin II de 93,7 kWh com arquitetura de 897 volts, oferecendo até 630 km de autonomia (CLTC). O modelo já foi testado no circuito de Nürburgring, onde tem batido recordes, demonstrando que não se trata de um modelo apenas com prestações teóricas.
Enquanto a Europa se tem que contentar com esta amostra discreta da ambição automóvel da Xiaomi, o cenário na China é bem mais agitado. O lançamento do SUV YU7 tem causado uma verdadeira corrida às compras, com quase 300 mil encomendas confirmadas nas primeiras 72 horas. A procura tem sido tão forte que os prazos de entrega agora se prolongam para as 62 semanas - mais de um ano.

A Xiaomi tem feito tudo o que pode para tentar acelerar a produção do YU7, tirando partido das lições já aprendidas com o SU7. Infelizmente, isso em nada deve ajudar a diminuir o prazo para a sua chegada à Europa.

Proton processa Apple por prácticas anticoncorrenciais na App Store

06-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Proton junta novo processo a todos os que acusam a Apple de restringir ilegalmente uma concorrência justa na App Store e iOS.

A Proton, empresa conhecida pelas suas aplicações centradas na privacidade como o Proton Mail e Proton Drive, avançou com um processo judicial contra a Apple, acusando a gigante tecnológica de manter um monopólio na distribuição e pagamentos de apps no iOS. A empresa critica as comissões da App Store, comparando-as a tarifas comerciais e classificando-as como "artificiais e arbitrárias". A Proton pede alterações nas políticas da loja e compensações financeiras, que serão doadas a organizações que defendem a democracia e os direitos humanos.

O processo foi apresentado na Califórnia e insere-se numa acção coletiva que inclui outros programadores, como um grupo de developers sul-coreanos. A Proton acusa a Apple de limitar a concorrência, obrigar o uso do seu sistema de pagamentos e impedir que as apps comuniquem directamente com os utilizadores sobre promoções fora da App Store. Esta queixa surge na sequência do mediático processo da Epic Games contra a Apple. A Apple foi obrigada a permitir que as apps possam incluir ligações para métodos de pagamento alternativos e sem que possa cobrar comissões sobre eles - decisão que continua em recurso. A Proton adota uma abordagem diferente, argumentando que os lucros obtidos com as comissões da App Store são tão elevados que colocam em causa a justificação da Apple de que servem para manter a plataforma.

A Proton também denuncia restrições técnicas impostas pela Apple no iOS, como a impossibilidade de definir a sua app de calendário como predefinida ou as restrições de funcionamento em segundo plano no Proton Drive. Além disso, critica a Apple por remover apps em países como a Rússia ou a China, facilitando, segundo a Proton, a censura por parte de regimes autoritários. Para a empresa, o controlo da Apple sobre a distribuição de software no iOS representa um problema não só tecnológico, mas também social e político. Veremos de que forma este caso poderá contribuir para uma efectiva abertura do iOS e App Store.

Apple prepara sensor de imagem com gama dinâmica idêntica ao olho humano

06-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece estar a explorar sensores de imagem com capacidade "HDR" nativa, idêntica à dos olhos humanos.

A Apple registou uma nova patente que revela estar a trabalhar num sensor de imagem inovador capaz de atingir níveis de alcance dinâmico próximos dos do olho humano. Esta tecnologia poderá permitir que futuros iPhones e dispositivos da marca captem fotos e vídeos com muito mais detalhe, mesmo em cenários com diferenças extremas de iluminação.

A patente descreve um sensor com design em camadas: a camada superior capta a luz, enquanto a inferior trata da imagem, reduz o ruído e ajusta a exposição. Uma das novidades é o LOFIC (Lateral Overflow Integration Capacitor), que permite a cada pixel adaptar-se a diferentes níveis de luz. Isto ajudaria, por exemplo, a manter detalhe tanto em zonas muito claras como muito escuras da mesma imagem. Actualmente, os sensores de smartphones conseguem captar entre 10 a 13 stops de alcance dinâmico. A tecnologia da Apple aponta para cerca de 20 stops, um valor próximo dos 20 a 30 stops estimados para o olho humano. Se atingir esse patamar, a Apple poderia fazer com que as câmaras dos iPhones superassem até câmaras de cinema de topo, como a ARRI ALEXA 35, que suporta até 17 stops. O sensor inclui ainda um sistema de redução de ruído integrado em cada pixel, que anula o ruído electrónico causado pelo calor em tempo real.

Apesar de uma patente não garantir a chegada imediata da tecnologia ao mercado, o facto de ser uma evolução dos sistemas já utilizados actualmente nos sensores Sony que a Apple utiliza - e, como tal, significando que poderia ser facilmente adaptada aos sistemas de fabrico actuais - faz com que existam boas probabilidades de que se possa materializar nos primeiros sensores de imagem "Apple" nos próximos anos.

Random Sunday Stuff

06-07-2025 | 16:35 | Ricardo Saramago

Long time no post, I know. Balance between personal and professional life is always a time juggle and with the kids on vacation (while I’m not), it gets harder to dedicate some time to write. I’ll just drop a few rants here, some will be developed in individual posts later down the road.

New Laptop, Who Dis?

After a long stretch sizing up the laptop market, I finally pulled the trigger on a new machine. The last laptop I actually bought was a 2008 MacBook Pro. Since then, I’ve mostly been using hand-me-downs from work. My most “recent” one was already a decade old.

At some point, I switched to a MiniPC setup for my desktop needs, which has served me well for the past two years. But I wanted something more portable and powerful to dive deeper into AI/LLMs and photography, so I went hunting for a well-balanced machine that wouldn’t blow past my 2K budget.

Enter the Asus ProArt P16, powered by the shiny new AMD Ryzen AI 9 HX 370. So far, I’m loving it. A dedicated post is coming soon, full of nerdy details.

Logitech Woes

I’m in the market for a new keyboard and mouse. I’ve been loyal to Logitech for years, but the honeymoon is officially over with the MX Keys and MX Master 3.

The paint on the keys is literally chipping off, and the rubber coating on the MX Master 3 is breaking down like it’s been through a nuclear storm. I have to clean it weekly just to keep it from feeling like I grabbed it out of a sticky trap.

I’m not sure if the MX Keys S or Master 3S fixed these issues, but I’m not eager to find out. The MX Master 4 is supposedly on the horizon, but it sounds like a mild redesign at best. I’m keeping an eye on alternatives (Hi Keychron), though replacing these in my setup won’t be easy.

Manga Watch

I’m collecting a few Manga series in Portuguese, but just to give a heads up on the upcoming release of Ghost in the Shell from Distrito Manga.

Book 1 is coming up on September and Book 2 in November!

Mark your calendar if that’s your thing.

O curioso mecanismo que encolhe quando puxado

06-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há um mecanismo curioso que tem um comportamento atípico: encolhe quando é puxado.

Há certas coisas na natureza que damos por garantidas, e uma delas é a de que as coisas "esticam" quando são puxadas. Pois bem, demonstrando que existem sempre excepções à regra, desta vez temos um fascinante mecanismo mecânico que tem o comportamento oposto, e que encolhe quando é puxado.

Isto serve de porta de entrada para explorar o comportamento das molas, e de algumas coisas que podem parecer contraintuitivas e completamente não relacionadas, como o trânsito numa cidade ficar mais fluido com a eliminação de estradas directas entre dois pontos.



Robotaxi da Tesla conduz contra carro estacionado

06-07-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar de funcionar bem "a maior parte do tempo", o FSD da Tesla por vezes ainda falha.

Depois de ter iniciado o programa Robotaxi de táxis autónomos apenas a um grupo restrito de fãs, a Tesla tem começado a expandir as operações a mais pessoas - embora ainda numa zona restrita de Austin no Texas. Embora a maioria dos relatos seja positiva, têm também sido apanhados alguns erros, como conduzir em contra-mão ou parar por causa de carros de polícia que estavam num parque ao lado da estrada. Desta vez, temos um erro que ainda pode ser mais difícil de explicar.

Depois de ter largado o passageiro, o Robotaxi parece ter ficado baralhado e decidiu avançar contra um carro estacionado - situação que terá levado à intervenção do "operador de segurança", que assumiu o controlo do veículo para prosseguir viagem.


Embora neste caso se tenha tratado de um incidente sem grandes risco, continuam a existir exemplos que demonstram que o FSD pode falhar de forma bastante mais problemática. Ainda há poucos dias um condutor foi surpreendido por o seu Tesla tentar ultrapassar de forma que iria causar uma colisão com automóveis a circular em sentido oposto:
Tesla drives into oncoming traffic
byu/samtks inTeslaFSD
Também aqui o relato do condutor é de que o FSD funcionou bem durante horas/dias/semanas, e que depois, vindo do nada, tenta uma manobra estúpida com consequências que poderiam ter sido trágicas caso ele não tivesse feito a correcção a tempo.

É realmente esse o problema dos prometidos modos autónomos: não chega criar um sistema que funcione bem 99.9% do tempo, se depois se fica em risco de, nos restantes 0.1%, o carro tentar matar os ocupantes e outras pessoas a circularem na estrada. E se 0.1% até pode parecer um risco aceitável, isso seria o equivalente ter que lidar com uma falha potencialmente fatal uma vez a cada trimestre no caso de pessoas que conduzam todos os dias do ano.

Como fazer um NAS de 6 baías com ZimaBoard

06-07-2025 | 12:12 | A Minha Alegre Casinha

Quem quiser criar o seu próprio NAS, pode ver como criar um de 6 baías, impresso em 3D, com um ZimaBoard.

Não faltam exemplos de como se pode criar o seu próprio NAS, ficando com maior versatilidade face ao uso de NAS comerciais como os da QNAP ou Synology. Muitos deles usam um Raspberry Pi como elemento central, mas a particularidade de projecto faça-você-mesmo 6 Bay ZimaBoard NAS é o de usar um ZimaBoard como base.

O ZimaBoard é um mini PC integrado numa placa compacta, que tem como vantagem usar um CPU x86, significando que tem acesso a todo o tipo de software e sistemas que se podem correr num PC tradicional.


A isto junta-se as placas de expansão para múltiplos discos / SSDs, uma fonte de alimentação adequada, ventoinhas para manter as temperaturas frescas, e a caixa e demais peças impressas em 3D.

Como sempre, cada um terá a possibilidade de modificar o projecto a seu gosto, quer seja a nível de adicionar mais baías para dar uso a mais discos, como eventualmente adicionar um pequeno ecrã que permita indicar o estado de funcionamento, espaço livre, velocidade da rede, etc. para se confirmar que tudo está a funcionar como é suposto com um simples olhar.

A evolução das baterias nos automóveis - e o que está para vir

06-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Existem diferentes tecnologias de baterias usadas nos automóveis eléctricos, mas há promessa de grandes melhorias para os próximos anos.

O componente crítico nos automóveis eléctricos é, como se pode imaginar, a sua bateria (com a excepção dos que usam fuel cells ou outras formas de gerar energia). É a bateria que dita a autonomia que é possível obter no veículo (a par de factores como a eficiência dos motores), e o tempo de recarregamento; e embora actualmente as coisas estejam relativamente estabilizadas com as baterias de lítio e LFP, há possibilidade de se assistirem a melhorias substanciais nos próximos anos.

Podemos usar como referência a necessidade de diferentes tecnologias de baterias que permitam circular 500 km a uma velocidade média de 130 km/h, assumindo um consumo de 25 kWh/100 km, para ver o impacto que cada uma delas tem.
Começando pelas baterias Li-ion convencionais, com densidade energética entre 150-325 Wh/kg e que suportam até 1500 ciclos de carregamento, precisamos de um pack que pesaria entre 400 e 800 kg dependendo das células escolhidas.

Passando para as LFP, que também têm estado em voga, vemos as vantagens e desvantagens. Estas baterias têm menor densidade energética (120 Wh/kg), o que significa que obriga a usar um pack de baterias mais pesado, com 1040 kg. Em contrapartida, são mais baratas e permitem mais de 2000 ciclos de carregamento - ajudando a perceber porque muitos fabricantes têm optado por elas.

Passando-se para as promessas a médio prazo, temos as baterias de estado sólido (solid-state) que têm estado a ser desenvolvidas por várias empresas, e que estão prometidas para os próximos anos. Estas baterias têm o dobro da densidade energética das actuais (até 600 Wh/kg) o que significa que o peso do pack de baterias poderia ser reduzido para apenas 200 kg. Em contrapartida, estima-se que suportem menos ciclos de carregamento (1000 ciclos), e tenham um custo superior.

Mas as coisas não se ficam por aqui. Se entrarmos no campo experimental das coisas que têm sido exploradas, há reais possibilidades de existir mesmo a aguardada grande revolução energética. Tecnologias como a Lithium-Air abrem as portas a baterias que podem ter densidades de 11400 Wh/kg, o que significaria que bastaria um pack de baterias de 11 kg(!) para percorrer 500 km. No entanto, são baterias puramente experimentais que ainda podem estar a décadas de sair do laboratório, e que ainda têm um longo caminho pela frente até eventualmente demonstrarem ser viáveis para uso comercial.

Resta-nos esperar que as baterias solid-state se materializem em breve, e ajudem a melhorar as coisas até essa próxima etapa.

Elon Musk anuncia novo partido político "America Party" após confronto com Trump

06-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Cumprindo com a sua promessa/ameaça, Elon Musk confirma que irá criar um novo partido político nos EUA, o "America Party".

Elon Musk anunciou a criação de um novo partido político, o "America Party", após o mais recente confronto público com Donald Trump. O empresário revelou a decisão depois de uma votação feita na sua rede social X, onde 65% dos participantes apoiaram a ideia. A iniciativa surge como resposta à nova legislação assinada por Trump, apelidada de "Big, Beautiful Bill" (BBB), que irá aumentar drasticamente o défice dos EUA para níveis que Musk diz serem completamente ruinosos para o país.

O polémico pacote aprovado no Dia da Independência traz cortes fiscais significativos para os mais ricos, enquanto reduz apoios como o Medicaid e assistência alimentar. Também prevê mais verbas para a defesa e controlo da imigração. Musk, que já foi próximo de Trump, criticou duramente o projecto, dizendo que trai os eleitores que esperavam contenção orçamental. A relação entre Musk e Trump deteriorou-se rapidamente. Musk chegou a acusar Trump de estar envolvido nos ficheiros não divulgados do caso Epstein, enquanto o ex-presidente reagiu com ameaças de cortar os subsídios às empresas de Musk e até sugeriu a sua deportação, referindo-se às origens sul-africanas do empresário.

By a factor of 2 to 1, you want a new political party and you shall have it!

When it comes to bankrupting our country with waste & graft, we live in a one-party system, not a democracy.

Today, the America Party is formed to give you back your freedom. https://t.co/9K8AD04QQN

— Elon Musk (@elonmusk) July 5, 2025
Apesar de um curto período de tréguas, Musk reafirmou a sua posição ao prometer financiamento a candidatos que desafiem republicanos que apoiaram o pacote. Com o "America Party", Musk diz querer devolver a liberdade aos cidadãos e combater o que vê como um sistema político dominado pelo desperdício e corrupção. Resta saber se o novo partido terá impacto real, mas para já, fica assegurada a continuação da novela mediática das aventuras de Musk na política - um sector do qual tinha dito que se iria afastar para se focar exclusivamente nas suas empresas.

EA encerra Anthem no início de 2026

06-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O jogo Anthem da BioWare deixará de poder ser jogado a 12 de Janeiro de 2026.

Relembrando o motivo da necessidade de iniciativas que assegurem o acesso aos jogos após os seus criadores e editores perderem o interesse neles, eis que temos mais um caso que se aproxima. A BioWare confirmou que Anthem, o seu shooter futurista com armaduras voadoras ao estilo "Iron Man", vai ser desligado de forma permanente a 12 de Janeiro de 2026.

Lançado em 2019, o jogo colocava os jogadores a controlar os chamados Javelins, num mundo cheio de monstros e inimigos. Apesar de um início conturbado, o jogo acabou por resolver os problemas e conquistar um número razoável de jogadores. O seu desenvolvimento foi também complicado. A BioWare, especialista em RPGs como Mass Effect e Dragon Age, não tinha experiência para criar um shooter multijogador em modelo live-service. O jogo foi criticado pela falta de conteúdo e de ser repetitivo. Em 2021, os planos de renovação foram cancelados, com o estúdio a voltar a apostar em experiências single-player.



Ainda assim, Anthem vendeu cerca de 5 milhões de cópias e manteve uma base de fãs fiel que acreditava numa possível recuperação, como aconteceu com Final Fantasy XIV. No entanto, o modelo live-service e as exigências irrealistas da EA acabaram por inviabilizar essa hipótese. O jogo acabou por representar, para muitos, o fracasso das grandes editoras em gerir ideias promissoras em busca de lucros constantes.
Com o fecho dos servidores a aproximar-se, Anthem tornar-se-á mais um daqueles jogos que ficará para a história apenas como uma memória que não pode ser revivida, uma vez que o jogo não vai disponibilizar qualquer actualização que permita jogá-lo usando modos alternativos (como servidores privados entre amigos).

Negociador recebia comissão dos grupos de ransomware

05-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um ex-negociador de ransomware está a ser investigado por aparentemente receber comissão dos próprios grupos de ransomware com quem negociava.

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar um ex-negociador de ransomware por alegadamente ter colaborado com grupos criminosos para lucrar com pagamentos de resgates. O suspeito, antigo funcionário da empresa DigitalMint, poderá ter recebido comissões após intermediar acordos entre vítimas de ciberataques e os grupos de ransomware.

A DigitalMint, sediada em Chicago, é especializada em resposta a incidentes e pagamentos em criptomoedas em casos de ransomware. A empresa diz ter negociado mais de 2.000 casos desde 2017 e que está a cooperar com as autoridades, frisando que que o colaborador em causa foi despedido. Segundo as autoridades, o antigo funcionário terá facilitado pagamentos de resgate em nome de clientes, mas recebia secretamente uma percentagem do valor pago aos atacantes - o que desde logo incentivava a que este tentasse negociar o valor mais alto possível a favor dos hackers.

Casos semelhantes já tinham sido reportados, com empresas de recuperação de dados a pagarem discretamente aos hackers, cobrando depois pelos "serviços prestados". Umas vezes isso pode ser feito de forma deliberada como forma de contornar legislação - por exemplo, em casos que as leis nacionais proíbam o pagamento de resgates ou a transferência para grupos criminosos - mas, a preocupação, é quando isso é feito em forma de conluio, com os negociadores a terem interesses secundários na forma como conduzem a negociação.

Ploopy Knob é um botão rotativo open-source para controlar o PC

05-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Ploopy acaba de lançar o Ploopy Knob, um novo acessório open-source que funciona como um botão rotativo personalizável para computador.

Não existem falta de projectos que mostram como podemos criar teclados e macro-pads, mas por vezes o que precisamos é de um botão rotativo. O Ploopy Knob pode ser usado para ajustar o volume, fazer scroll suave em documentos e páginas web, ou percorrer vídeos com precisão. Tal como outros produtos da marca, também serve como um pequeno gadget anti-stress para a secretária para quem gosta de mexer em objectos físicos.

O Ploopy Knob já está disponível por cerca de 37 euros e vem totalmente montado, pronto a usar. Ao contrário de outros periféricos da marca, este não é vendido em kit, mas continua a ser open-source. Quem quiser pode descarregar os ficheiros de design e o software no GitHub e montar o seu próprio botão do zero, com liberdade para imprimir componentes personalizados em 3D.
O dispositivo recorre a um Raspberry Pi RP2040 como peça central e utiliza um sensor de posição de 12 bits com uma taxa de actualização acima de 1kHz para rastrear o movimento rotativo com alta precisão e de forma instantânea. A leitura de alta resolução é suportada em Windows e Linux, mas a empresa alerta que, em macOS, o sistema de suavização automático pode causar algumas interferências, tornando as leituras menos precisas.

Tal como os restantes periféricos da Ploopy, o Knob usa o firmware QMK, totalmente open-source e executado directamente no dispositivo, dispensando a instalação de software adicional no computador.

Gemini adopta cores do Google Assistant

05-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da sua fase puramente azul, o Gemini começa a ganhar as tonalidades da Google e Google Assistant.

A Google começou a dar mais um passo na substituição do Google Assistant pelo Gemini, agora alterando a identidade visual do assistente. A versão mais recente do Gemini para Android já apresenta o novo logótipo com as icónicas cores vermelho, amarelo, verde e azul associadas à Google, deixando de lado o visual azul e roxo que usava desde os tempos do Bard.

Apesar da mudança de cores, o formato do ícone mantém-se praticamente igual, embora com contornos ligeiramente mais suaves. O novo design está presente no ícone da app, no ecrã de carregamento e até na animação que surge quando o Gemini está a preparar uma resposta, onde agora há um brilho multicolor à volta do habitual centro azul e roxo. A actualização chegou com a versão 1.0.776555963 da app, já disponível na Play Store. No entanto, algumas das alterações visuais previstas, como as do ecrã inicial e do ecrã splash, ainda não foram activadas nesta versão.
Estas mudanças visuais reflectem a integração cada vez maior do Gemini no ecossistema da Google e antecipam a reforma definitiva do Google Assistant, prevista para breve.

UE mantém-se firme para aplicar legislação sobre AI

05-07-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A União Europeia diz que está empenhada em manter o calendário para implementação das novas leis de legislação sobre AI.

A União Europeia confirmou que vai manter o calendário de implementação do AI Act, a nova legislação europeia sobre inteligência artificial. A resposta surge após mais de uma centena de empresas tecnológicas, incluindo gigantes como Alphabet, Meta, Mistral AI e ASML, pedirem um adiamento, dizendo que as regras podem prejudicar a competitividade da Europa no sector.

Segundo a Comissão Europeia, não há qualquer intenção de suspender, adiar ou criar um período de transição adicional. O AI Act segue uma abordagem baseada no risco. Aplicações consideradas de "risco inaceitável", como manipulação comportamental ou avaliação social, são proibidas. Já ferramentas de "alto risco", onde se inserem coisas como o reconhecimento facial ou AI usada em educação e recrutamento, terão de cumprir requisitos rigorosos para operar no espaço europeu. Aplicações de "risco limitado", como os chatbots, estarão sujeitas a obrigações mais leves, como alertar os utilizadores de que estão a interagir com uma AI e não com uma pessoa real.

A legislação começou a ser implementada em fases desde o ano passado, com aplicação total prevista para meados de 2026. Será de esperar que algumas empresas adiem ou não lancem certas funcionalidades AI na Europa, como forma de pressionar a UE a reduzir as exigências. Infelizmente, e como temos visto por outros casos no passado, se não houver este tipo de medidas, fica praticamente garantido que irão ocorrer abusos.

Desconhecido move $1B em Bitcoin paradas há 14 anos

05-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O mundo das criptomoedas volta a dar que falar, com uma movimentação de mais de $1B em Bitcoin de um endereço sem actividade há 14 anos.

Não faltam história sobre os milionários das criptomoedas, que se tinham metido nisso por brincadeira e, anos mais tarde, descobriram que estavam milionários. Mas, ao estilo do que alguém disse em tempos, melhor que ser milionário é ser bilionário.

Um endereço que estava sem actividade há 14 anos, fez finalmente uma movimentação, mais concretamente de 10 mil Bitcoin, no valor de 1.09 "biliões" de dólares!
Ou seja, esta pessoa, que comprou 10.000 BTC em Abril de 2011 (ainda naquilo a que se designa por "Satoshi era") a um preço de cerca de $0.75 por Bitcoin - ou seja, num total de 7500 dólares - vê, 14 anos mais tarde, essas mesmas Bitcoins valerem mais de mil milhões de dólares.

Parece que esta pessoa não terá que se preocupar com a reforma... embora possa ter que começar a preocupar-se com outras coisas.


Actualização: Afinal parece que a mesma pessoa afinal deterá vários endereços, e terá movimentado um total superior a 8 mil milhões de dólares!

DS N°8 chega a Portugal este Verão

05-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O novo DS N°8 chega a Portugal este Verão, com preço a começar nos 59 mil euros.

O DS N°8 é a expressão mais pura da arte francesa da viagem elétrica. É um modelo de elevada eficiência aerodinâmica que, na linha do concept DS AERO SPORT LOUNGE, no qual se inspira, exprime uma visão de progresso da grande carroçaria francesa.

Graças às suas linhas alongadas e elegantes, o DS N°8 é um automóvel de vanguarda que marca uma viragem no design automóvel contemporâneo, um SUV coupé de estilo bem afirmado e dotado de uma identidade forte que combina carisma, audácia, fluidez e eficácia. As dimensões generosas do DS N°8 (4,82 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,58 m de altura, 2,90 m de distância entre eixos) conferem-lhe uma presença notável na estrada, integrando um habitáculo que oferece um amplo espaço e um ambiente que redefinem os padrões do segmento.

A secção frontal do DS N°8 apresenta a grelha DS LUMINASCREEN, verdadeira assinatura luminosa que dá vida ao veículo. Os faróis PIXEL LED VISION 3.0 adaptam os seus feixes em tempo real às condições de circulação, proporcionando uma iluminação ótima sem encandear os restantes utilizadores da estrada. Os faróis verticais DS LIGHTBLADE completam este visual de assinatura.

O perfil dinâmico é sublinhado por puxadores de portas embutidos, linhas que jogam com o fluxo de ar e jantes até 21 polegadas. Já na traseira, a secção vertical dos faróis DS LIGHTBLADE assegura uma perfeita coerência visual com a frente e reforça a ancoragem tecnológica do DS N°8.
O DS N°8 apresenta-se com três grupos motopropulsores 100% elétricos fabricados em França, na Fábrica de Trémery por uma joint-venture da qual a Stellantis é acionista. São adequados para todos os tipos de utilização.
  • FWD 230 cv, com uma bateria de 73,7 kWh, para uma autonomia até 550 km (WLTP)
  • FWD Long Range 245 cv, com uma bateria de 97,2 kWh, para uma autonomia até 750 km (WLTP)
  • AWD Long Range 350 cv com tração integral, para uma autonomia até 688 km (WLTP) com um único carregamento
Todos os motores beneficiam de um acréscimo pontual de potência que acrescenta 30 cv à versão FWD (260 cv), 35 cv à versão FWD Long Range (280 cv) e 25 cv à versão AWD Long Range (375 cv).

O DS N°8 proporciona acelerações de classe superior: a versão FWD acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos, a versão FWD Long Range fá-lo em 7,8 segundos, enquanto o DS N°8 AWD Long Range atinge os 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Qualquer que seja o motor, a velocidade máxima do DS N°8 está limitada a 190 km/h.

O recarregamento da bateria Long Range, cujas células de níquel-manganês-cobalto são também fabricadas em França, na fábrica de Billy-Berclau Douvrin, é tão rápido quanto prático: o DS N°8 aceita até 160 kW de corrente contínua, o que lhe permite uma autonomia de 200 km em 10 minutos. A recarga de 20% a 80% demora 27 minutos. Para uma utilização quotidiana, um carregador de bordo de 11 kW permite um recarregamento eficaz em casa ou num ponto de carregamento público.

PREÇOS EM PORTUGAL

O DS N°8 já está disponível para encomenda em Portugal, com os seguintes preços:
  • DS N°8 PALLAS FWD 230 cv: 59.000 euros
  • DS N°8 PALLAS FWD LONG RANGE 245 cv: 64.500 euros
  • DS N°8 ÉTOILE FWD 230 cv: 65.000 euros
  • DS N°8 ÉTOILE FWD LONG RANGE 245 cv: 71.100 euros
  • DS N°8 ÉTOILE AWD LONG RANGE 350 cv: 75.600 euros
O novo DS Nº8 apresenta, ainda, condições especiais para clientes empresariais com preços abaixo dos 45.000€ com vantagens fiscais atrativas e ofertas de financiamento e renting a partir de 550€/mês + IVA em renting B2B.


[Pela Estrada Fora]

Radares da PSP em Julho 2025

05-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Maio. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
01/Jul – 08h30/12h30 – Estrada Regional – Negrito – São Mateus – Angra do Heroísmo
02/Jul – 16h30/20h30 – Caminho do Meio de São Carlos – Angra do Heroísmo
03/Jul – 16h30/20h30 – Estrada Regional – Ladeira Grande – Ribeirinha – Angra do Heroísmo
05/Jul – 08h00/12h00 – Rua do Farrobo – Flamengos – Horta
10/Jul – 08h30/12h30 – Estrada Regional – Rua de Santa Catarina – Praia da Vitória
15/Jul – 08h00/12h00 – Estrada regional – Monte – Candelária – Madalena do Pico
25/Jul – 08h00/12h00 – Estrada Regional – Praia de Almoxarife – Horta
31/Jul – 08h00/12h00 – Cais Mourato-Bandeiras – Madalena Pico

AVEIRO
04/Jul – 08h00/12h00 – Av. da Universidade – Aveiro
04/Jul – 09h30/12h30 – Av. Liberdade – S.J. Madeira
09/Jul – 09h30/12h30 – E.N. 223, Km 22,2 – S.M. Feira
14/Jul – 14h00/18h00 – Av. da Europa (BP) – Aveiro
16/Jul – 09h30/12h30 – E.N. 109 (Xamax) – OVAR
23/Jul – 08h00/12h00 – Av. da Universidade – Aveiro
29/Jul – 09h30/12h30 – Av. 32 – Espinho
29/Jul – 14h00/18h00 – Av. da Universidade – Aveiro

BEJA
04/Jul – 09h00/12h00 – Rua Francisco Miguel Duarte
17/Jul – 14h30/18h30 – Av. Salgueiro Maia – Beja
22/Jul – 09h00/12h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
29/Jul – 09h00/12h00 – Rua Zeca Afonso – Beja

BRAGANÇA
03/Jul – 08h00/13h00 – Cintura Interna de Bragança – Bragança
04/Jul – 08h00/13h00 – E.N. 15 – Mirandela
21/Jul – 08h00/13h00 – E.N. 213 – Mirandela
22/Jul – 08h00/13h00 – Av. Abade de Baçal – Bragança

BRAGA
03/Jul – 09h00/11h00 – Circular Urbana de Guimarães (Nó S.Torcato)
04/Jul – 13h30/15h30 – Circular Urbana de Guimarães (Nó S.Torcato)
07/Jul – 09h00/11h00 – E.N. 14 (Av. Santiago de Gavião) – V.N. Famalicão
08/Jul – 09h00/12h00 – Av. António Macedo – Braga
08/Jul – 13h00/15h00 – E.N. 14 (Av. Santiago de Gavião) – V.N. Famalicão
08/Jul – 14h00/17h00 – Circular de Barcelos
17/Jul – 09h00/12h00 – Av. Frei Bartolomeu Mártires – Braga
29/Jul – 08h30/11h30 – Circular de Barcelos

CASTELO BRANCO
08/Jul – 09h00/13h00 – Av. Cidade Rio de Janeiro – Covilhã
25/Jul – 09h00/13h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
28/Jul – 17h00/19h00 – E.N. 233 – Buenos Aires – Castelo Branco
31/Jul – 10h00/12h00 – Av. Europa – Castelo Branco

COIMBRA
03/Jul – 09h00/12h00 – Via Augusto Vaz Serra – Coimbra
15/Jul – 09h00/13h00 – Estrada da Guarda Inglesa – Coimbra
17/Jul – 09h30-12h30 – Av. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
23/Jul – 16h00/19h00 – Banhos Secos – Coimbra
24/Jul – 16h00/19h00 – Av. Inês de Castro – Coimbra
25/Jul – 15h30/18h30 – Av. Mário Soares – Figueira da Foz

ÉVORA
08/Jul – 10h00/12h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
11/Jul – 16h30/19h00 – E.R. 114-A Estrada de Arraiolos
17/Jul – 09h00/11h30 – C.M. 1094 Estrada do Bairro de Almeirim
24/Jul – 16h00/18h30 – Av. Dom Manuel Trindade Salgueiro
22/Jul – 10h00/12h00 – IP2 – Ao Gil – Estremoz
31/Jul – 09h30/12h00 – E.N. 254 – Bairro da Comenda

FARO
01/Jul – 09h00/12h00 – Av. V6 – Portimão
11/Jul – 09h00/12h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
14/Jul – 09h00/12h00 – Av. Heróis 1808 – Olhão
24/Jul – 09h00/12h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
24/Jul – 09h00/12h00 – Av. de Castro Marim – V.R.S. António
31/Jul – 20h00/23h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro

GUARDA
08/Jul – 09h00/13h00 – Via da Cintura Externa – Guarda
09/Jul – 09h00/13h00 – Av. 25 de Abril – Guarda
10/Jul – 16h30/20h30 – Via da Cintura Externa – Guarda
17/Jul – 09h00/13h00 – Av. Serra da Estrela – Gouveia

LEIRIA
08/Jul – 14h00/17h00 – Rua Albergaria dos Doze – Pablo
14/Jul – 09h00/12h00 – Av. Infante Dom Henrique – Caldas Rainha
15/Jul – 09h00/12h00 – Av. Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa – Peniche
17/Jul – 09h00/12h00 – Av. Comunidade Europeia – Leiria
23/Jul – 14h00/17h00 – Estrada da Nazaré – KM 15,2 – Marinha Grande

LISBOA
07/Jul – 14h00/18h00 – E.N. 10 – KM 125,3 (sentido Sobralinho-Alhandra) – Alhandra
08/Jul – 08h30/11h30 – E.N. 250-1 – Baratã – Algueirão
08/Jul – 13h30/16h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco – Queluz
10/Jul – 08h30/18h00 – Acesso ao Terminal 2 – Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa
14/Jul – 09h00/12h00 – A2 (Ponte 25 de Abril) – Almada
15/Jul – 14h00/17h30 – IC2 – Santa Iria de Azóia
16/Jul – 09h00/17h00 – Av. Marginal – KM 13,3 – Parede
21/Jul – 08h00/16h00 – Av. Marginal (sentido Lisboa / Cascais)
22/Jul – 09h00/12h00 – Variante Longitudinal da Ramada – Odivelas
22/Jul – 14h00/17h00 – Av. Nicolau Breyner – Loures
24/Jul – 09h00/16h00 – E.N. 117 – Amadora
28/Jul – 21h30/23h30 – Av. da República – Lisboa
29/Jul – 21h00/23h00 – Av. Almirante Gago Coutinho – Lisboa

MADEIRA
06/Jul – 08h30/11h30 – Estrada de Santa Catarina – Santa Cruz
06/Jul – 08h30/12h30 – VE-2 Km 1 (Centro do Ouro) – S. Vicente
14/Jul – 10h00/12h00 – Rua 5 de outubro – Funchal
16/Jul – 08h30/12h30 – Via Expresso 4, KM 2 – Meia Légua – Ribeira Brava
17/Jul – 09h00/13h00 – Estrada da Queimada – Água de Pena – Machico
21/Jul – 16h00/18h00 – Rua 5 de Outubro – Funchal
23/Jul – 09h30/13h00 – Av. 25 de Maio – Santana
28/Jul – 17h00/19h00 – Estrada Regional 120 – Camacha – Porto Santo
29/Jul – 10h00/12h00 – Av. Infante Santo – Funchal

PORTALEGRE
01/Jul – 16h00/18h00 – E.N. 246 – Portalegre
07/Jul – 09h00/11h00 – Av. de Badajoz – Elvas
10/Jul – 11h00/13h00 – Av. Extremadura Espanhola – Portalegre
17/Jul – 09h00/11h00 – E.N. 373 – Elvas
18/Jul – 16h00/18h00 – E.N. 246 – Portalegre
25/Jul – 09h00/11h00 – Av. de Badajoz – Elvas

PORTO
02/Jul – 13h00/20h00 – Av. 25 de Abril (sentido ascendente – junto à escola E.B. Flores) – Porto
04/Jul – 13h00/20h00 – Estr. Circunvalação, 14008 – Matosinhos
07/Jul – 08h00/16h00 – Rua Gomes Amorim, 1270 – A-Ver-o-Mar – Póvoa de Varzim
09/Jul – 08h00/15h00 – Rua Heróis do Ultramar, 1268 – Vilar de Andorinho – V.N. Gaia
11/Jul – 08h00/15h00 – Av. D. João I, 629 – Águas Santas
15/Jul – 13h00/20h00 – Av. Dr. Mário Soares (sentido Gondomar/Fânzeres) – Gondomar
17/Jul – 13h00/20h00 – E.N. 222 – cruzamento c/ R. Almeida Garrett (radar na R. Abel Salazar) – V.N. Gaia
21/Jul – 08h00/16h00 – E.M. 556 com Rua Major de Diniz – Santo Tirso
23/Jul – 08h00/15h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco com Rua Padre Américo – Valongo
25/Jul – 08h00/15h00 – Av. Boavista, 4892 – Porto
28/Jul – 16h00/00h00 – Rua Dr. Joaquim Nogueira dos Santos, 885 – Maia
30/Jul – 13h00/20h00 – Estr. Circunvalação, 14918 – Matosinhos

SANTARÉM
04/Jul – 08h00/12h00 – Av. de Aljubarrota – Abrantes
08/Jul – 08h30/12h30 – Alameda do Vinho – Cartaxo
09/Jul – 08h00/12h00 – Av. Engenheiro Ferreira Mesquita – Entroncamento
14/Jul – 08h00/12h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
23/Jul – 08h00/12h00 – E.N. da Barreira Alva – Torres Novas
25/Jul – 08h00/12h00 – E.N. 110 – Alvito – Tomar

SETÚBAL
01/Jul – 17h00 – Av. Escola dos Fuzileiros Navais – Barreiro
01/Jul – 10h30 – Av. Mar – Corroios
16/Jul – 16h00 – Av. Arsenal do Alfeite (sentido Corroios – Almada)
16/Jul – 08h30 – E.N.10 – KM 42,3 – Setúbal
22/Jul – 09h00 – Circular Externa – Montijo

VILA REAL
11/Jul – 08h00/12h00 – Av. Bracara Augusta – Chaves
14/Jul – 08h00/13h00 – Av. Unesco – Vila Real
14/Jul – 14h00/18h00 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
23/Jul – 08h00/13h00 – Av. Aureliano – Vila Real
30/Jul – 16h00/20h00 – Av. da Europa – Vila Real

VIANA DO CASTELO
01/Jul – 09h30/12h30 – Av. Paulo VI – Darque – Viana do Castelo
07/Jul – 10h00/13h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo
12/Jul – 09h30/12h30 – Av. 25 de abril – Viana do Castelo
16/Jul – 09h30/12h30 – Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
24/Jul – 10h00/13h00 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima

VISEU
07/Jul – 08h00/11h00 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
09/Jul – 08h00/11h00 – Av. Manuel Abreu Lameiras – Viseu
16/Jul – 16h00/08h30 – Av. Regimento Infantaria, 14 – Viseu
30/Jul – 16h00/19h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego

[Pela Estrada Fora]

FaceTime vai congelar chamadas se detectar nudez

04-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece estar a testar uma funcionalidade polémica no iOS 26, que congela as videochamadas Facetime se detectar nudez.

O iOS 26 está a trazer várias novidades para o iPhone, como o novo visual Liquid Glass e melhorias diversas nas Mensagens, Wallet e CarPlay. Mas há uma funcionalidade menos visível que foi descoberta na versão beta: o FaceTime agora pode congelar automaticamente o vídeo e áudio de uma chamada se detectar que alguém se está a despir.

Esta medida faz parte das novas funcionalidades de segurança familiar da Apple, pensadas inicialmente para proteger crianças em contas supervisionadas. Até agora, esperava-se que estas protecções fossem exclusivas para contas infantis, no entanto, parece que este filtro também está activo para adultos. Segundo testes feitos com a versão beta, o FaceTime interrompe a chamada quando detecta nudez, mostrando um aviso com opções para retomar a conversa ou terminar a chamada.

Apesar de funcionar localmente e não partilhar dados com a Apple, esta funcionalidade está a gerar críticas, sobretudo por levantar preocupações sobre censura e privacidade entre adultos. A Apple ainda não confirmou se isto é um erro temporário ou uma decisão deliberada.

E Ink cria touchpad com ecrã e-reader

04-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A E Ink quer colocar um ecrã E-Ink nos touchpad dedicado a interacção com assistentes AI.

A E Ink está a trabalhar numa nova abordagem ao touchpad dos portáteis, ao integrá-lo com a sua tecnologia e-paper usada nos leitores de eBooks. A ideia é simples: em vez de ser só uma superfície de navegação, o touchpad poderá tornar-se um espaço dedicado para interagir com assistentes AI, sem ocupar precioso espaço no ecrã principal, e prometendo ter zero impacto na autonomia do portátil devido aos baixos consumos da tecnologia de ecrã.

Num conceito partilhado pela marca, vê-se um portátil com um touchpad a cores baseado em e-paper, capaz de mostrar resumos AI ou manter uma conversa com um chatbot enquanto o utilizador trabalha num documento. Ao contrário dos ecrãs tradicionais, os painéis da E Ink só consomem energia quando são actualizados. Apesar do anúncio, a E Ink ainda não revelou muitos detalhes técnicos. Não se sabe se vai adaptar um dos seus painéis existentes ou criar um novo com maior resolução. A marca confirmou que o projeto está pensado para portáteis com processadores Intel preparados para AI, mas não adiantou datas de lançamento nem se já tem algum fabricante interessado em adotar esta tecnologia.

Relembre-se que esta ideia não é propriamente nova. Marcas como a Asus já lançaram modelos em que os touchpads funcionavam como ecrã secundário (sem grande sucesso). A principal vantagem da proposta da E Ink seria o facto destes ecrãs terem consumo negligenciável; mas o preço, a par do tipo de suporte que teriam que ter a nível do sistema operativo e apps, poderão fazer com que acabem por se manter uma "curiosidade" ao estilo das tentativas do passado de meter touchscreens nos touchpads.

|