PlanetGeek

Negociador recebia comissão dos grupos de ransomware

05-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um ex-negociador de ransomware está a ser investigado por aparentemente receber comissão dos próprios grupos de ransomware com quem negociava.

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar um ex-negociador de ransomware por alegadamente ter colaborado com grupos criminosos para lucrar com pagamentos de resgates. O suspeito, antigo funcionário da empresa DigitalMint, poderá ter recebido comissões após intermediar acordos entre vítimas de ciberataques e os grupos de ransomware.

A DigitalMint, sediada em Chicago, é especializada em resposta a incidentes e pagamentos em criptomoedas em casos de ransomware. A empresa diz ter negociado mais de 2.000 casos desde 2017 e que está a cooperar com as autoridades, frisando que que o colaborador em causa foi despedido. Segundo as autoridades, o antigo funcionário terá facilitado pagamentos de resgate em nome de clientes, mas recebia secretamente uma percentagem do valor pago aos atacantes - o que desde logo incentivava a que este tentasse negociar o valor mais alto possível a favor dos hackers.

Casos semelhantes já tinham sido reportados, com empresas de recuperação de dados a pagarem discretamente aos hackers, cobrando depois pelos "serviços prestados". Umas vezes isso pode ser feito de forma deliberada como forma de contornar legislação - por exemplo, em casos que as leis nacionais proíbam o pagamento de resgates ou a transferência para grupos criminosos - mas, a preocupação, é quando isso é feito em forma de conluio, com os negociadores a terem interesses secundários na forma como conduzem a negociação.

Ploopy Knob é um botão rotativo open-source para controlar o PC

05-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Ploopy acaba de lançar o Ploopy Knob, um novo acessório open-source que funciona como um botão rotativo personalizável para computador.

Não existem falta de projectos que mostram como podemos criar teclados e macro-pads, mas por vezes o que precisamos é de um botão rotativo. O Ploopy Knob pode ser usado para ajustar o volume, fazer scroll suave em documentos e páginas web, ou percorrer vídeos com precisão. Tal como outros produtos da marca, também serve como um pequeno gadget anti-stress para a secretária para quem gosta de mexer em objectos físicos.

O Ploopy Knob já está disponível por cerca de 37 euros e vem totalmente montado, pronto a usar. Ao contrário de outros periféricos da marca, este não é vendido em kit, mas continua a ser open-source. Quem quiser pode descarregar os ficheiros de design e o software no GitHub e montar o seu próprio botão do zero, com liberdade para imprimir componentes personalizados em 3D.
O dispositivo recorre a um Raspberry Pi RP2040 como peça central e utiliza um sensor de posição de 12 bits com uma taxa de actualização acima de 1kHz para rastrear o movimento rotativo com alta precisão e de forma instantânea. A leitura de alta resolução é suportada em Windows e Linux, mas a empresa alerta que, em macOS, o sistema de suavização automático pode causar algumas interferências, tornando as leituras menos precisas.

Tal como os restantes periféricos da Ploopy, o Knob usa o firmware QMK, totalmente open-source e executado directamente no dispositivo, dispensando a instalação de software adicional no computador.

Gemini adopta cores do Google Assistant

05-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da sua fase puramente azul, o Gemini começa a ganhar as tonalidades da Google e Google Assistant.

A Google começou a dar mais um passo na substituição do Google Assistant pelo Gemini, agora alterando a identidade visual do assistente. A versão mais recente do Gemini para Android já apresenta o novo logótipo com as icónicas cores vermelho, amarelo, verde e azul associadas à Google, deixando de lado o visual azul e roxo que usava desde os tempos do Bard.

Apesar da mudança de cores, o formato do ícone mantém-se praticamente igual, embora com contornos ligeiramente mais suaves. O novo design está presente no ícone da app, no ecrã de carregamento e até na animação que surge quando o Gemini está a preparar uma resposta, onde agora há um brilho multicolor à volta do habitual centro azul e roxo. A actualização chegou com a versão 1.0.776555963 da app, já disponível na Play Store. No entanto, algumas das alterações visuais previstas, como as do ecrã inicial e do ecrã splash, ainda não foram activadas nesta versão.
Estas mudanças visuais reflectem a integração cada vez maior do Gemini no ecossistema da Google e antecipam a reforma definitiva do Google Assistant, prevista para breve.

UE mantém-se firme para aplicar legislação sobre AI

05-07-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A União Europeia diz que está empenhada em manter o calendário para implementação das novas leis de legislação sobre AI.

A União Europeia confirmou que vai manter o calendário de implementação do AI Act, a nova legislação europeia sobre inteligência artificial. A resposta surge após mais de uma centena de empresas tecnológicas, incluindo gigantes como Alphabet, Meta, Mistral AI e ASML, pedirem um adiamento, dizendo que as regras podem prejudicar a competitividade da Europa no sector.

Segundo a Comissão Europeia, não há qualquer intenção de suspender, adiar ou criar um período de transição adicional. O AI Act segue uma abordagem baseada no risco. Aplicações consideradas de "risco inaceitável", como manipulação comportamental ou avaliação social, são proibidas. Já ferramentas de "alto risco", onde se inserem coisas como o reconhecimento facial ou AI usada em educação e recrutamento, terão de cumprir requisitos rigorosos para operar no espaço europeu. Aplicações de "risco limitado", como os chatbots, estarão sujeitas a obrigações mais leves, como alertar os utilizadores de que estão a interagir com uma AI e não com uma pessoa real.

A legislação começou a ser implementada em fases desde o ano passado, com aplicação total prevista para meados de 2026. Será de esperar que algumas empresas adiem ou não lancem certas funcionalidades AI na Europa, como forma de pressionar a UE a reduzir as exigências. Infelizmente, e como temos visto por outros casos no passado, se não houver este tipo de medidas, fica praticamente garantido que irão ocorrer abusos.

Desconhecido move $1B em Bitcoin paradas há 14 anos

05-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O mundo das criptomoedas volta a dar que falar, com uma movimentação de mais de $1B em Bitcoin de um endereço sem actividade há 14 anos.

Não faltam história sobre os milionários das criptomoedas, que se tinham metido nisso por brincadeira e, anos mais tarde, descobriram que estavam milionários. Mas, ao estilo do que alguém disse em tempos, melhor que ser milionário é ser bilionário.

Um endereço que estava sem actividade há 14 anos, fez finalmente uma movimentação, mais concretamente de 10 mil Bitcoin, no valor de 1.09 "biliões" de dólares!
Ou seja, esta pessoa, que comprou 10.000 BTC em Abril de 2011 (ainda naquilo a que se designa por "Satoshi era") a um preço de cerca de $0.75 por Bitcoin - ou seja, num total de 7500 dólares - vê, 14 anos mais tarde, essas mesmas Bitcoins valerem mais de mil milhões de dólares.

Parece que esta pessoa não terá que se preocupar com a reforma... embora possa ter que começar a preocupar-se com outras coisas.


Actualização: Afinal parece que a mesma pessoa afinal deterá vários endereços, e terá movimentado um total superior a 8 mil milhões de dólares!

DS N°8 chega a Portugal este Verão

05-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O novo DS N°8 chega a Portugal este Verão, com preço a começar nos 59 mil euros.

O DS N°8 é a expressão mais pura da arte francesa da viagem elétrica. É um modelo de elevada eficiência aerodinâmica que, na linha do concept DS AERO SPORT LOUNGE, no qual se inspira, exprime uma visão de progresso da grande carroçaria francesa.

Graças às suas linhas alongadas e elegantes, o DS N°8 é um automóvel de vanguarda que marca uma viragem no design automóvel contemporâneo, um SUV coupé de estilo bem afirmado e dotado de uma identidade forte que combina carisma, audácia, fluidez e eficácia. As dimensões generosas do DS N°8 (4,82 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,58 m de altura, 2,90 m de distância entre eixos) conferem-lhe uma presença notável na estrada, integrando um habitáculo que oferece um amplo espaço e um ambiente que redefinem os padrões do segmento.

A secção frontal do DS N°8 apresenta a grelha DS LUMINASCREEN, verdadeira assinatura luminosa que dá vida ao veículo. Os faróis PIXEL LED VISION 3.0 adaptam os seus feixes em tempo real às condições de circulação, proporcionando uma iluminação ótima sem encandear os restantes utilizadores da estrada. Os faróis verticais DS LIGHTBLADE completam este visual de assinatura.

O perfil dinâmico é sublinhado por puxadores de portas embutidos, linhas que jogam com o fluxo de ar e jantes até 21 polegadas. Já na traseira, a secção vertical dos faróis DS LIGHTBLADE assegura uma perfeita coerência visual com a frente e reforça a ancoragem tecnológica do DS N°8.
O DS N°8 apresenta-se com três grupos motopropulsores 100% elétricos fabricados em França, na Fábrica de Trémery por uma joint-venture da qual a Stellantis é acionista. São adequados para todos os tipos de utilização.
  • FWD 230 cv, com uma bateria de 73,7 kWh, para uma autonomia até 550 km (WLTP)
  • FWD Long Range 245 cv, com uma bateria de 97,2 kWh, para uma autonomia até 750 km (WLTP)
  • AWD Long Range 350 cv com tração integral, para uma autonomia até 688 km (WLTP) com um único carregamento
Todos os motores beneficiam de um acréscimo pontual de potência que acrescenta 30 cv à versão FWD (260 cv), 35 cv à versão FWD Long Range (280 cv) e 25 cv à versão AWD Long Range (375 cv).

O DS N°8 proporciona acelerações de classe superior: a versão FWD acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos, a versão FWD Long Range fá-lo em 7,8 segundos, enquanto o DS N°8 AWD Long Range atinge os 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Qualquer que seja o motor, a velocidade máxima do DS N°8 está limitada a 190 km/h.

O recarregamento da bateria Long Range, cujas células de níquel-manganês-cobalto são também fabricadas em França, na fábrica de Billy-Berclau Douvrin, é tão rápido quanto prático: o DS N°8 aceita até 160 kW de corrente contínua, o que lhe permite uma autonomia de 200 km em 10 minutos. A recarga de 20% a 80% demora 27 minutos. Para uma utilização quotidiana, um carregador de bordo de 11 kW permite um recarregamento eficaz em casa ou num ponto de carregamento público.

PREÇOS EM PORTUGAL

O DS N°8 já está disponível para encomenda em Portugal, com os seguintes preços:
  • DS N°8 PALLAS FWD 230 cv: 59.000 euros
  • DS N°8 PALLAS FWD LONG RANGE 245 cv: 64.500 euros
  • DS N°8 ÉTOILE FWD 230 cv: 65.000 euros
  • DS N°8 ÉTOILE FWD LONG RANGE 245 cv: 71.100 euros
  • DS N°8 ÉTOILE AWD LONG RANGE 350 cv: 75.600 euros
O novo DS Nº8 apresenta, ainda, condições especiais para clientes empresariais com preços abaixo dos 45.000€ com vantagens fiscais atrativas e ofertas de financiamento e renting a partir de 550€/mês + IVA em renting B2B.


[Pela Estrada Fora]

Radares da PSP em Julho 2025

05-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Maio. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
01/Jul – 08h30/12h30 – Estrada Regional – Negrito – São Mateus – Angra do Heroísmo
02/Jul – 16h30/20h30 – Caminho do Meio de São Carlos – Angra do Heroísmo
03/Jul – 16h30/20h30 – Estrada Regional – Ladeira Grande – Ribeirinha – Angra do Heroísmo
05/Jul – 08h00/12h00 – Rua do Farrobo – Flamengos – Horta
10/Jul – 08h30/12h30 – Estrada Regional – Rua de Santa Catarina – Praia da Vitória
15/Jul – 08h00/12h00 – Estrada regional – Monte – Candelária – Madalena do Pico
25/Jul – 08h00/12h00 – Estrada Regional – Praia de Almoxarife – Horta
31/Jul – 08h00/12h00 – Cais Mourato-Bandeiras – Madalena Pico

AVEIRO
04/Jul – 08h00/12h00 – Av. da Universidade – Aveiro
04/Jul – 09h30/12h30 – Av. Liberdade – S.J. Madeira
09/Jul – 09h30/12h30 – E.N. 223, Km 22,2 – S.M. Feira
14/Jul – 14h00/18h00 – Av. da Europa (BP) – Aveiro
16/Jul – 09h30/12h30 – E.N. 109 (Xamax) – OVAR
23/Jul – 08h00/12h00 – Av. da Universidade – Aveiro
29/Jul – 09h30/12h30 – Av. 32 – Espinho
29/Jul – 14h00/18h00 – Av. da Universidade – Aveiro

BEJA
04/Jul – 09h00/12h00 – Rua Francisco Miguel Duarte
17/Jul – 14h30/18h30 – Av. Salgueiro Maia – Beja
22/Jul – 09h00/12h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
29/Jul – 09h00/12h00 – Rua Zeca Afonso – Beja

BRAGANÇA
03/Jul – 08h00/13h00 – Cintura Interna de Bragança – Bragança
04/Jul – 08h00/13h00 – E.N. 15 – Mirandela
21/Jul – 08h00/13h00 – E.N. 213 – Mirandela
22/Jul – 08h00/13h00 – Av. Abade de Baçal – Bragança

BRAGA
03/Jul – 09h00/11h00 – Circular Urbana de Guimarães (Nó S.Torcato)
04/Jul – 13h30/15h30 – Circular Urbana de Guimarães (Nó S.Torcato)
07/Jul – 09h00/11h00 – E.N. 14 (Av. Santiago de Gavião) – V.N. Famalicão
08/Jul – 09h00/12h00 – Av. António Macedo – Braga
08/Jul – 13h00/15h00 – E.N. 14 (Av. Santiago de Gavião) – V.N. Famalicão
08/Jul – 14h00/17h00 – Circular de Barcelos
17/Jul – 09h00/12h00 – Av. Frei Bartolomeu Mártires – Braga
29/Jul – 08h30/11h30 – Circular de Barcelos

CASTELO BRANCO
08/Jul – 09h00/13h00 – Av. Cidade Rio de Janeiro – Covilhã
25/Jul – 09h00/13h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
28/Jul – 17h00/19h00 – E.N. 233 – Buenos Aires – Castelo Branco
31/Jul – 10h00/12h00 – Av. Europa – Castelo Branco

COIMBRA
03/Jul – 09h00/12h00 – Via Augusto Vaz Serra – Coimbra
15/Jul – 09h00/13h00 – Estrada da Guarda Inglesa – Coimbra
17/Jul – 09h30-12h30 – Av. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
23/Jul – 16h00/19h00 – Banhos Secos – Coimbra
24/Jul – 16h00/19h00 – Av. Inês de Castro – Coimbra
25/Jul – 15h30/18h30 – Av. Mário Soares – Figueira da Foz

ÉVORA
08/Jul – 10h00/12h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
11/Jul – 16h30/19h00 – E.R. 114-A Estrada de Arraiolos
17/Jul – 09h00/11h30 – C.M. 1094 Estrada do Bairro de Almeirim
24/Jul – 16h00/18h30 – Av. Dom Manuel Trindade Salgueiro
22/Jul – 10h00/12h00 – IP2 – Ao Gil – Estremoz
31/Jul – 09h30/12h00 – E.N. 254 – Bairro da Comenda

FARO
01/Jul – 09h00/12h00 – Av. V6 – Portimão
11/Jul – 09h00/12h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
14/Jul – 09h00/12h00 – Av. Heróis 1808 – Olhão
24/Jul – 09h00/12h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
24/Jul – 09h00/12h00 – Av. de Castro Marim – V.R.S. António
31/Jul – 20h00/23h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro

GUARDA
08/Jul – 09h00/13h00 – Via da Cintura Externa – Guarda
09/Jul – 09h00/13h00 – Av. 25 de Abril – Guarda
10/Jul – 16h30/20h30 – Via da Cintura Externa – Guarda
17/Jul – 09h00/13h00 – Av. Serra da Estrela – Gouveia

LEIRIA
08/Jul – 14h00/17h00 – Rua Albergaria dos Doze – Pablo
14/Jul – 09h00/12h00 – Av. Infante Dom Henrique – Caldas Rainha
15/Jul – 09h00/12h00 – Av. Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa – Peniche
17/Jul – 09h00/12h00 – Av. Comunidade Europeia – Leiria
23/Jul – 14h00/17h00 – Estrada da Nazaré – KM 15,2 – Marinha Grande

LISBOA
07/Jul – 14h00/18h00 – E.N. 10 – KM 125,3 (sentido Sobralinho-Alhandra) – Alhandra
08/Jul – 08h30/11h30 – E.N. 250-1 – Baratã – Algueirão
08/Jul – 13h30/16h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco – Queluz
10/Jul – 08h30/18h00 – Acesso ao Terminal 2 – Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa
14/Jul – 09h00/12h00 – A2 (Ponte 25 de Abril) – Almada
15/Jul – 14h00/17h30 – IC2 – Santa Iria de Azóia
16/Jul – 09h00/17h00 – Av. Marginal – KM 13,3 – Parede
21/Jul – 08h00/16h00 – Av. Marginal (sentido Lisboa / Cascais)
22/Jul – 09h00/12h00 – Variante Longitudinal da Ramada – Odivelas
22/Jul – 14h00/17h00 – Av. Nicolau Breyner – Loures
24/Jul – 09h00/16h00 – E.N. 117 – Amadora
28/Jul – 21h30/23h30 – Av. da República – Lisboa
29/Jul – 21h00/23h00 – Av. Almirante Gago Coutinho – Lisboa

MADEIRA
06/Jul – 08h30/11h30 – Estrada de Santa Catarina – Santa Cruz
06/Jul – 08h30/12h30 – VE-2 Km 1 (Centro do Ouro) – S. Vicente
14/Jul – 10h00/12h00 – Rua 5 de outubro – Funchal
16/Jul – 08h30/12h30 – Via Expresso 4, KM 2 – Meia Légua – Ribeira Brava
17/Jul – 09h00/13h00 – Estrada da Queimada – Água de Pena – Machico
21/Jul – 16h00/18h00 – Rua 5 de Outubro – Funchal
23/Jul – 09h30/13h00 – Av. 25 de Maio – Santana
28/Jul – 17h00/19h00 – Estrada Regional 120 – Camacha – Porto Santo
29/Jul – 10h00/12h00 – Av. Infante Santo – Funchal

PORTALEGRE
01/Jul – 16h00/18h00 – E.N. 246 – Portalegre
07/Jul – 09h00/11h00 – Av. de Badajoz – Elvas
10/Jul – 11h00/13h00 – Av. Extremadura Espanhola – Portalegre
17/Jul – 09h00/11h00 – E.N. 373 – Elvas
18/Jul – 16h00/18h00 – E.N. 246 – Portalegre
25/Jul – 09h00/11h00 – Av. de Badajoz – Elvas

PORTO
02/Jul – 13h00/20h00 – Av. 25 de Abril (sentido ascendente – junto à escola E.B. Flores) – Porto
04/Jul – 13h00/20h00 – Estr. Circunvalação, 14008 – Matosinhos
07/Jul – 08h00/16h00 – Rua Gomes Amorim, 1270 – A-Ver-o-Mar – Póvoa de Varzim
09/Jul – 08h00/15h00 – Rua Heróis do Ultramar, 1268 – Vilar de Andorinho – V.N. Gaia
11/Jul – 08h00/15h00 – Av. D. João I, 629 – Águas Santas
15/Jul – 13h00/20h00 – Av. Dr. Mário Soares (sentido Gondomar/Fânzeres) – Gondomar
17/Jul – 13h00/20h00 – E.N. 222 – cruzamento c/ R. Almeida Garrett (radar na R. Abel Salazar) – V.N. Gaia
21/Jul – 08h00/16h00 – E.M. 556 com Rua Major de Diniz – Santo Tirso
23/Jul – 08h00/15h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco com Rua Padre Américo – Valongo
25/Jul – 08h00/15h00 – Av. Boavista, 4892 – Porto
28/Jul – 16h00/00h00 – Rua Dr. Joaquim Nogueira dos Santos, 885 – Maia
30/Jul – 13h00/20h00 – Estr. Circunvalação, 14918 – Matosinhos

SANTARÉM
04/Jul – 08h00/12h00 – Av. de Aljubarrota – Abrantes
08/Jul – 08h30/12h30 – Alameda do Vinho – Cartaxo
09/Jul – 08h00/12h00 – Av. Engenheiro Ferreira Mesquita – Entroncamento
14/Jul – 08h00/12h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
23/Jul – 08h00/12h00 – E.N. da Barreira Alva – Torres Novas
25/Jul – 08h00/12h00 – E.N. 110 – Alvito – Tomar

SETÚBAL
01/Jul – 17h00 – Av. Escola dos Fuzileiros Navais – Barreiro
01/Jul – 10h30 – Av. Mar – Corroios
16/Jul – 16h00 – Av. Arsenal do Alfeite (sentido Corroios – Almada)
16/Jul – 08h30 – E.N.10 – KM 42,3 – Setúbal
22/Jul – 09h00 – Circular Externa – Montijo

VILA REAL
11/Jul – 08h00/12h00 – Av. Bracara Augusta – Chaves
14/Jul – 08h00/13h00 – Av. Unesco – Vila Real
14/Jul – 14h00/18h00 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
23/Jul – 08h00/13h00 – Av. Aureliano – Vila Real
30/Jul – 16h00/20h00 – Av. da Europa – Vila Real

VIANA DO CASTELO
01/Jul – 09h30/12h30 – Av. Paulo VI – Darque – Viana do Castelo
07/Jul – 10h00/13h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo
12/Jul – 09h30/12h30 – Av. 25 de abril – Viana do Castelo
16/Jul – 09h30/12h30 – Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
24/Jul – 10h00/13h00 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima

VISEU
07/Jul – 08h00/11h00 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
09/Jul – 08h00/11h00 – Av. Manuel Abreu Lameiras – Viseu
16/Jul – 16h00/08h30 – Av. Regimento Infantaria, 14 – Viseu
30/Jul – 16h00/19h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego

[Pela Estrada Fora]

FaceTime vai congelar chamadas se detectar nudez

04-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple parece estar a testar uma funcionalidade polémica no iOS 26, que congela as videochamadas Facetime se detectar nudez.

O iOS 26 está a trazer várias novidades para o iPhone, como o novo visual Liquid Glass e melhorias diversas nas Mensagens, Wallet e CarPlay. Mas há uma funcionalidade menos visível que foi descoberta na versão beta: o FaceTime agora pode congelar automaticamente o vídeo e áudio de uma chamada se detectar que alguém se está a despir.

Esta medida faz parte das novas funcionalidades de segurança familiar da Apple, pensadas inicialmente para proteger crianças em contas supervisionadas. Até agora, esperava-se que estas protecções fossem exclusivas para contas infantis, no entanto, parece que este filtro também está activo para adultos. Segundo testes feitos com a versão beta, o FaceTime interrompe a chamada quando detecta nudez, mostrando um aviso com opções para retomar a conversa ou terminar a chamada.

Apesar de funcionar localmente e não partilhar dados com a Apple, esta funcionalidade está a gerar críticas, sobretudo por levantar preocupações sobre censura e privacidade entre adultos. A Apple ainda não confirmou se isto é um erro temporário ou uma decisão deliberada.

E Ink cria touchpad com ecrã e-reader

04-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A E Ink quer colocar um ecrã E-Ink nos touchpad dedicado a interacção com assistentes AI.

A E Ink está a trabalhar numa nova abordagem ao touchpad dos portáteis, ao integrá-lo com a sua tecnologia e-paper usada nos leitores de eBooks. A ideia é simples: em vez de ser só uma superfície de navegação, o touchpad poderá tornar-se um espaço dedicado para interagir com assistentes AI, sem ocupar precioso espaço no ecrã principal, e prometendo ter zero impacto na autonomia do portátil devido aos baixos consumos da tecnologia de ecrã.

Num conceito partilhado pela marca, vê-se um portátil com um touchpad a cores baseado em e-paper, capaz de mostrar resumos AI ou manter uma conversa com um chatbot enquanto o utilizador trabalha num documento. Ao contrário dos ecrãs tradicionais, os painéis da E Ink só consomem energia quando são actualizados. Apesar do anúncio, a E Ink ainda não revelou muitos detalhes técnicos. Não se sabe se vai adaptar um dos seus painéis existentes ou criar um novo com maior resolução. A marca confirmou que o projeto está pensado para portáteis com processadores Intel preparados para AI, mas não adiantou datas de lançamento nem se já tem algum fabricante interessado em adotar esta tecnologia.

Relembre-se que esta ideia não é propriamente nova. Marcas como a Asus já lançaram modelos em que os touchpads funcionavam como ecrã secundário (sem grande sucesso). A principal vantagem da proposta da E Ink seria o facto destes ecrãs terem consumo negligenciável; mas o preço, a par do tipo de suporte que teriam que ter a nível do sistema operativo e apps, poderão fazer com que acabem por se manter uma "curiosidade" ao estilo das tentativas do passado de meter touchscreens nos touchpads.

Promoção Regresso às Aulas com Windows a €11 na CdkeySales

04-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com o Windows 10 a aproximar-se do seu fim (em Outubro de 2025), começa a ser necessário pensar na mudança para o mais recente Windows 11. O Windows 11 adopta um design mais moderno e simplificado com um menu Iniciar centralizado, multitarefa melhorada através dos Snap Layouts e vantagens para jogos como o DirectStorage para tempos de carregamento mais rápidos, conta também com uma integração cada vez mais robusta com o Copilot para se poder tirar partido do assistente AI da Microsoft. Apesar de ainda ser possível comprar licenças Windows para ambos os sistemas na CdkeySales, a recomendação vai obviamente para as chaves para Windows 11 para que se possa tirar partido de todas as novidades e melhorias.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Stop Killing Games ultrapassa 1M de assinaturas

04-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Stop Killing Games já ultrapassou um milhão de assinaturas na petição para tentar assegurar a vida dos videojogos após o fim do suporte oficial.

É totalmente obsceno que, nos dias de hoje, se tenha tornado "normal" assumir que um jogo comprado possa ser jogado apenas enquanto o seu editor desejar, mas que chegará um momento em que serão desligados os servidores de autenticação ou do multiplayer, podendo fazer com que o jogo se torne injogável e apenas numa memória que se vai desvanecendo ao longo do tempo.

A iniciativa Stop Killing Games quer combater esta prática, pedindo que os editores e estúdios sigam protocolos responsáveis de "fim de vida" nos jogos. Por exemplo, poderão lançar patches que possibiitem que o jogo possa arrancar sem necessidade de autenticação em servidores externos (que tenham sido desactivados), ou permitam o uso de servidores multiplayer mantidos pela comunidade. Enfim, que permitam que o jogo possa continuar a ser jogado da forma mais próxima possível à que tinha sido prometida aos jogadores.
Agora, petição Stop Killing Games na UE não só passou o marco necessário de 1 milhão de assinaturas, como já acelera a bom ritmo em direcção ao novo objectivo de 1.4 milhões - neste momento tendo também já superado 1.1 milhões de assinaturas.

Se ainda não assinaram é uma excelente oportunidade para juntarem o vosso nome a este pedido, que poderá fazer toda a diferença a nível de poderem revisitar jogos que vos tenham marcado, sem que tenham que recorrer às actuais formas de o fazer, que invariavelmente passam pelo recuso a versões ou patches "pirata", com todos os inerentes riscos de segurança a isso associados.

Fairphone 6 recebe nota máxima 10/10 nas reparações

04-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a sua tradição, o novo Fairphone 6 conseguiu a nota máxima (10/10) no teste de desmontagem da iFixit.

O novo Fairphone 6 acaba de conquistar a pontuação máxima (10/10) no teste de desmontagem da iFixit, sendo o quinto modelo consecutivo da marca a alcançar esse feito. Apesar de já não permitir trocar a bateria sem ferramentas, continua a ser extremamente fácil de reparar, bastando apenas uma chave Torx T5 para aceder a praticamente todos os componentes.

O smartphone mantém uma estrutura modular, com apenas sete parafusos a separar o utilizador da bateria, que pode ser substituída em cerca de dois minutos. A cola é limitada à placa principal, sendo esse o único componente cuja reparação não é recomendada a utilizadores comuns. Tudo o resto, da porta USB-C até aos sensores de câmara, pode ser facilmente trocado, com peças disponíveis através da Fairphone e parceiros.


Além de facilitar as reparações, o Fairphone 6 inclui acessórios modulares como correias e suportes para cartões, encaixados directamente na tampa traseira substituível. O equipamento conta ainda com certificação IP55, o que não deixa de ser um ponto de destaque numa construção sem colas - e recebe sete anos de actualizações Android, oito anos de actualizações de segurança, cinco anos de garantia, e um programa de fidelização para quem optar por manter e reparar o dispositivo.

Em termos técnicos, há compromissos: a câmara traseira dupla é modesta, o processador Snapdragon 7S Gen 3 não é topo de gama e a porta USB ainda é 2.0. Mas o ecrã OLED LTPO de 6,3" e taxa variável até 120 Hz compensa em parte essas limitações. O Fairphone 6 já está disponível na Europa por €599.

SSD externo Crucial X9 1TB a €82

04-07-2025 | 12:15 | A Minha Alegre Casinha

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 1 TB está disponível por 82 euros na Amazon Espanha, sendo que também têm a versão de 2TB se precisarem de mais espaço.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Pickup eléctrica da Slate Auto já não custa "menos de 20 mil dólares"

04-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Devido ao fim dos incentivos nos veículos eléctricos nos EUA, a Slate Auto deixa de anunciar que a sua pickup eléctrica modular custaria "menos de 20 mil dólares".

A Slate Auto retirou a promessa de vender a sua pickup eléctrica por menos de 20 mil dólares. A decisão surge após o anúncio do fim dos incentivos fiscais federais para veículos eléctricos nos EUA, incluído numa nova lei que deverá ser assinada por Donald Trump. A actual benefício fiscal de 7.500 dólares deixará de estar disponível a partir de 30 de Setembro.

O preço atractivo da pickup americana, construída nos EUA e com design minimalista, sem pintura, sistema de som ou touchscreens, só era possível com o desconto fiscal aplicado. Agora, o site da Slate indica um valor esperado na casa dos "mid twenties", ou seja, próximo dos 25 mil dólares.
A campanha original incluía um asterisco que alertava para possíveis alterações nos incentivos fiscais. Estas mudanças eram previsíveis, uma vez que Trump prometeu durante a campanha acabar com o que considera ser a "agenda verde" da presidência anterior, associando os veículos eléctricos a uma ideologia que os seus apoiantes rejeitam.

Esta nova lei também tem causado fricção crescente entre Elon Musk e Donald Trump, com o último episódio a ser resultar na promessa de Elon Musk de criar um novo partido político para derrotar Trump e todos os que aprovaram esta lei.

Apple cresce na China - mas a Huawei ainda domina

04-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo os dados da Counterpoint, a Apple voltou a crescer na China no segundo trimestre de 2025, mas ainda ficando atrás da Huawei.

O mercado de smartphones na China registou um ligeiro crescimento de apenas 1% entre Abril e Junho, comparando com o mesmo período do ano passado. No entanto, segundo os dados mais recentes da Counterpoint Research, a Huawei e Apple destacaram-se como as marcas com maior crescimento anual neste trimestre.

A Huawei lidera entre todas as marcas, com um crescimento estimado de 12% nos envios. Este aumento terá sido impulsionado pela forte procura durante o mês de Junho e pelos incentivos do programa de subsídios do governo chinês, que oferece descontos em dispositivos como smartphones, tablets e smartwatches até ao valor de 6.000 CNY (cerca de 711 euros).
A Apple surge como a única outra marca no top 5 com crescimento positivo, estimado em 8%. A procura aumentou significativamente em Maio, particularmente devido aos descontos aplicados à linha iPhone 16 antes do início do festival 618, uma das maiores campanhas de compras online na China.

Apesar dos resultados positivos, há alguma incerteza quanto à continuidade do programa de subsídios na segunda metade do ano, o que poderá afectar as vendas futuras.

Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €23

04-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Precisam de um hub USB 3.0 com quantidade generosa de portas, mas que também permita desligá-las individualmente sem tirar / meter fichas? Então espreitem este hub.

Os hubs USB tornaram-se uma necessidade da vida moderna, especialmente para acompanharem os portáteis que vêm equipados com poucas portas USB, que rapidamente se esgotam assim que ligamos um teclado e rato externo. Adicionalmente, há casos particulares, de pessoas que precisam de um número superior de portas USB. Este hub da Vkusra tem 7 portas que permitem maior liberdade na quantidade de dispositivos USB que podemos utilizar, mas o que o torna mais especial é o facto de todas as portas contarem com o seu próprio botão para que possam ser ligadas ou desligadas individualmente.
O hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores está disponível por apenas 23 euros na Amazon Espanha, e inclui fonte de alimentação - activar desconto de 20%.

Pode ser o companheiro ideal para quem tiver que fazer a replicação de pens USB em média escala (se precisar de mais, pode sempre investir num hub de 16 portas, também com interruptores), ou simplesmente que tenha uma série de equipamentos USB que deseje manter acessíveis (por exemplo: gravador CDs externo, scanner, câmaras digitais, webcam, discos externos, etc.) mas com a possibilidade de os poder desligar sem retirar a ficha - algo que até pode funcionar como medida de protecção, prevenindo que uma infecção de ransomware se possa espalhar a um disco externo de backup, que apenas se ligue para os backups e depois se mantenha desligado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

04-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Google One chega à Vodafone em Portugal

A Vodafone Portugal anunciou a chegada do Google One, o serviço de armazenamento em nuvem da Google, que passa agora a estar incluído na oferta para novas adesões de Clientes. Esta parceria reforça o compromisso da Vodafone em disponibilizar soluções digitais diferenciadoras, que simplificam e melhoram a experiência digital dos seus utilizadores.

Com o Google One, os Clientes da Vodafone poderão beneficiar de mais espaço de armazenamento para guardar fotos, vídeos, e-mails, documentos e mais, diretamente nos serviços Google que já utilizam no dia a dia. Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Google One é o serviço de subscrição que oferece armazenamento na nuvem expandido e acesso a mais funcionalidades do universo Google. Todos os utilizadores Google One podem aceder a mais espaço para o Google Drive, Gmail e Google Fotos, a um backup móvel integrado, a partilhar o seu plano com até cinco pessoas e a selecionar benefícios adicionais, como acesso a funcionalidades premium do Google Workspace. Com planos flexíveis e benefícios crescentes, o Google One é a solução ideal para quem procura mais espaço, organização e produtividade no seu dia a dia digital. Com este lançamento, a parceria entre a Vodafone e a Google dá um novo passo em Portugal. Depois da chegada do Google Pixel ao nosso portefólio e do lançamento da Vodafone Tv Play (a box de televisão que incorpora as melhores funcionalidades do universo Google), reforçamos esta aliança estratégica e o nosso posicionamento no mercado enquanto fornecedor de produtos de última geração. Esta colaboração contínua sublinha o compromisso conjunto de ambas as marcas em disponibilizar soluções digitais inovadoras, que simplificam e enriquecem a experiência dos nossos Clientes.

A partir de agora, os Clientes Vodafone têm ainda mais espaço para tudo o que importa. O Google One passa a estar incluído nas novas adesões aos tarifários móveis Red, pacotes fibra2 e fibra4, com gigas e gigas de armazenamento, até 2TB. Também os Clientes Yorn - neste caso, tanto os atuais como os futuros - terão acesso à oferta Google One, que pode ser consultada aqui. Com esta integração diferenciadora, a Vodafone reforça a sua aposta em oferecer mais valor aos seus Clientes, juntando o melhor da conectividade com soluções digitais que fazem a diferença no dia a dia. Tal como já acontece com as plataformas de streaming, o Google One vem elevar a experiência digital, com mais segurança, organização e produtividade.

O filme de lançamento da oferta Google One, "Espaço que chega a ser um Excesso", faz parte da campanha "Quem é Vodafone sabe", contando com a presença da nova embaixadora da marca Vodafone, a atriz e influencer Jéssica Athayde, e com a participação especial da banda portuguesa Excesso, numa reinterpretação do êxito de 1997 "Não sei viver sem ti". Da autoria da VML, com produção da Grumpy Panda, realização de Sebastian Alfie, direção de fotografia de André Szankowski e acompanhamento da Film Brokers, a campanha terá presença em televisão e nos vários meios digitais, numa estratégia de planeamento a cargo da Dentsu - Carat.


Aspirador de mão Vorwerk Kobold VM7

Com o novo modelo de aspirador de mão Kobold VM7, a Vorwerk amplia a gama da família Kobold.

O Kobold VM7 estabelece novos padrões em soluções de limpeza simples, rápidas e eficazes — desenhado para o uso diário e pronto a usar a qualquer momento. Com um design ergonómico e uma distribuição equilibrada do peso, garante um manuseamento confortável. A bateria de iões de lítio integrada permite economizar espaço e ser utilizado sem grande esforço, podendo ser carregado de forma cómoda através do suporte de parede opcional que está disponível como Kobold CM7. O novo modelo VM7 pesa apenas 840 gr e mede 45,9 cm de comprimento podendo ser utilizado com flexibilidade — mesmo em locais de difícil acesso, como gavetas ou no carro. Para um desempenho máximo de limpeza, o Kobold VM7 vem com dois níveis de sucção: o modo normal que assegura um funcionamento silencioso e maior autonomia da bateria e o modo boost que proporciona uma sucção forte para tarefas mais exigentes. O inovador bocal expansível 2 em 1, que pode ser desdobrado conforme necessário, aumenta até 2,5 vezes de largura — de 36 mm para 90 mm — permitindo assim limpar superfícies maiores. A bateria amovível e substituível garante a conformidade com os regulamentos europeus que entram em vigor em 2027.

O Kobold VM7 tem uma abertura compatível com o Kobold VK7 para a remoção higiénica da sujidade, podendo assim ser esvaziado de forma prática sem qualquer contacto com a sujidade aspirada. O esvaziamento manual é também efetuado facilmente e de forma limpa. O filtro substituível de multicamadas capta até as partículas mais finas e é facilmente substituível. O Kobold VM7 é compatível com os ambientadores airumo, que vão permitir que tenha uma limpeza fresca.

O Kobold VM7 está disponível desde Junho de 2025 através dos Consultores Kobold a partir de 199 euros.


SPC apresenta Smartee Duo e Smart You

A SPC, marca tecnológica europeia especializada em electrónica de consumo anuncia a renovação da sua gama de wearables com o lançamento de três novos dispositivos. A banda desportiva, DUO FIT em conjunto com os SMARTEE DUO VELVET e o SMARTEE DUO VIVO 2, reforçam o compromisso da empresa com o design e a funcionalidade para um estilo de vida conectado sem comprometer o estilo e o conforto.

Os novos membros da família de wearables da SPC estão equipados com um ecrã AMOLED de alta definição que proporciona cores mais brilhantes e com maior contraste. Além disso, oferece um menor consumo de energia, especialmente no modo Always On, que permite manter o ecrã ligado, optimizando os recursos para conservar a vida da bateria. Toda a nova gama inclui também duas braceletes intercambiáveis e uma função de chamada Bluetooth, que permite receber e efetuar chamadas a partir dos dispositivos, uma vez emparelhados com um smartphone. A bracelete desportiva DUO FIT e os smartwatches SMARTEE DUO VELVET e SMARTEE DUO VIVO 2 são igualmente resistentes à água e ao pó, graças à certificação IP68, e oferecem uma bateria de longa duração concebida para se adaptar a todos os estilos de vida. Compatíveis com mais de 100 modalidades desportivas, estes wearables incluem sensores para monitorizar o bem-estar, como o ritmo cardíaco, o oxigénio no sangue, o consumo de calorias e a medição do sono. E tudo isto pode ser facilmente gerido e personalizado a partir da aplicação SMART YOU, que permite consultar o histórico de atividade, definir objectivos diários e adaptar a experiência a cada utilizador.

DUO FIT: uma pulseira desportiva que pensa como um smartwatch

Com um ecrã AMOLED retangular de 1,47", um design ultrafino com apenas 11 mm de espessura - medida da caixa sem o sensor de ritmo cardíaco - e um acabamento metálico em liga de zinco mate de alta resistência, a nova DUO FIT é um passo em frente na categoria das pulseiras desportivas. O seu formato compacto e leve permite-lhe usá-la durante todo o dia com total conforto, mesmo durante os treinos mais exigentes. Para além de uma estética cuidada, incorpora um microfone e conetividade Bluetooth para que o utilizador possa gerir chamadas a partir do seu pulso. Esta funcionalidade avançada, típica dos dispositivos de gama alta, posiciona o DUO FIT como uma solução prática e avançada para quem quer estar sempre ligado, mesmo sem ter um smartphone à mão. Para além das suas capacidades de conectividade, a DUO FIT oferece uma resistência IP68 ao suor, à chuva ou aos salpicos durante os treinos. Esta inovadora banda desportiva da SPC também se destaca pela sua autonomia, com uma bateria capaz de acompanhar e funcionar durante 6 dias, e até 8 se ajustar o brilho, as notificações e a visualização rápida; o que facilita a utilização contínua sem necessidade de recargas frequentes.

Está disponível em duas combinações de cores, nos tons claros BERRY LUX e STAR WHITE, realçando a sua estética mais fresca e atraente, ou nos tons escuros OCEAN DUSK e SHADOW NOIR, proporcionando um look desportivo e intemporal, perfeito para o treino ou para o dia a dia.

SMARTEE DUO VELVET: design circular com perfil metálico e carregamento sem fios

O novo SMARTEE DUO VELVET incorpora um sistema de carregamento sem fios que permite recarregar o seu dispositivo colocando-o simplesmente sobre a base, sem necessidade de cabos ou conectores físicos, tornando-o mais cómodo. A sua bateria de 230 mAh oferece até 7 dias de autonomia com uma utilização normal e pode ser prolongada até 9 dias ativando o modo de poupança de energia, que permite continuar a utilizar o smartwatch reduzindo o brilho, a vibração e desativando a visualização rápida. Este elegante dispositivo destaca-se pelo seu design circular e pelo ecrã AMOLED de 1,32", que resulta numa apresentação de cores mais vibrantes. O seu formato circular é combinado com um perfil metálico em liga de zinco, que reforça a resistência, a qualidade e a estética do dispositivo.

O SMARTEE DUO VELVET é uma afirmação de estilo graças às suas duas braceletes de silicone intercambiáveis, uma em BERRY LUX, um tom cereja perfeito para ocasiões especiais, e a outra em STAR WHITE, uma cor bege versátil que combina com os looks mais casuais. Concebida para o acompanhar na sua atividade física diária, os seus modos desportivos permitem registar com precisão diferentes tipos de treino, tanto no interior como no exterior. Mede vários registos da sua saúde e bem-estar, como o seu nível de stress.

SMARTEE DUO VIVO 2: compacto, leve e sempre ligado

O novo SMARTEE DUO VIVO 2 é o smartwatch ideal para quem procura um dispositivo confortável e funcional. O seu formato compacto, com 11,2 mm de espessura e 21 gramas de peso - apenas o peso da caixa, sem o sensor de frequência cardíaca - oferece tudo o que é necessário para o uso diário, com um ecrã AMOLED circular de 1,32" para cores vivas e bom contraste. O seu design simples e urbano em SHADOW NOIR foi concebido para se adaptar a qualquer ambiente ou momento. Para além da sua estética refinada, duas braceletes intercambiáveis da mesma cor do smartwatch marcam a diferença em termos de versatilidade e de materiais. Uma delas, em silicone, é resistente e ideal para a prática de desporto, enquanto a bracelete em nylon é mais leve e macia, concebida para ser usada confortavelmente ao longo do dia.

O SMARTEE DUO VIVO 2 também permite fazer e receber chamadas Bluetooth diretamente do pulso, sem ter de tirar o telemóvel do bolso ou andar à procura dele pela casa. Uma vez emparelhado, o relógio funciona como uma extensão do seu telemóvel, permitindo-lhe gerir chamadas e notificações de forma conveniente, mesmo em situações quotidianas como cozinhar, treinar ou trabalhar com o telemóvel longe. Além disso, a sua coroa funcional facilita a navegação rápida pelos menus e atalhos do dispositivo. Tudo isto com uma autonomia de até 8 dias em utilização normal, que pode ser prolongada ativando os modos de poupança de energia. Compacto por fora e completo por dentro, o SMARTEE DUO VIVO 2 adapta-se a qualquer estilo de vida para trazer funcionalidade ao quotidiano dos utilizadores.

SPC SMART YOU: bem-estar e personalização na palma da sua mão

Estes três dispositivos, que se juntam à gama de wearables da SPC, são compatíveis com a aplicação SPC SMART YOU, a plataforma da empresa criada para transformar os dispositivos em verdadeiros aliados do bem-estar. A aplicação permite-lhe consultar o seu histórico completo de exercícios, os passos diários, as horas de sono e as calorias queimadas, tudo isto com gráficos claros e detalhados para visualizar o seu progresso diário. Inclui também o acompanhamento do ritmo cardíaco e do nível de oxigénio no sangue, bem como uma funcionalidade específica para registar e monitorizar o ciclo menstrual, concebida para oferecer uma experiência mais personalizada. É muito fácil de gerir e personalizar, uma vez que o utilizador pode adicionar todas as funções que pretende ver destacadas no ecrã principal da aplicação e a ordem pela qual pretende que cada um destes “cartões” seja apresentado.

Com SMART YOU é também possível definir metas para diferentes exercícios e objectivos personalizados, como o número de passos, as calorias queimadas ou a distância percorrida, para ajudar os utilizadores a melhorar os seus hábitos de saúde ao seu próprio ritmo. E para aqueles que valorizam a possibilidade de personalizar o aspeto dos seus dispositivos, a aplicação oferece uma galeria de mais de 100 mostradores de relógio descarregáveis, com uma multiplicidade de estilos, tanto em formatos e desenhos digitais como analógicos. Por último, a aplicação facilita o dia a dia com opções avançadas de configuração dos wearables, como a gestão de notificações, os contactos e os alarmes do relógio. Tudo concebido para que cada utilizador possa adaptar o seu smartwatch ou banda desportiva às suas rotinas e preferências. A SMART YOU está disponível para Android e iOS e converte os dados recolhidos pelos wearables da SPC em informações claras, úteis e motivadoras, para que os utilizadores possam acompanhar o seu progresso e estabelecer objetivos que ajudem a melhorar o seu bem-estar.

O SPC DUO FIT está disponível agora por um preço de retalho recomendado de 39,90 euros. O SPC SMARTEE DUO VELVET está disponível agora por um preço de retalho recomendado de 59,90 euros. O SPC SMARTEE DUO VIVO 2 está disponível agora por um preço de retalho recomendado de de 49,90 euros.


Trotinetes Ride 85 Plus e Ride 100 Plus



O verão é a altura perfeita para redescobrir percursos com leveza e autonomia. A pensar nisso, a UrbanGlide, marca especializada em soluções de mobilidade urbana, sugere as trotinetes elétricas Ride 85 Plus e Ride 100 Plus como aliadas ideais para esta estação. Com características distintas, os dois modelos respondem a diferentes perfis de utilizador, mas partilham a mesma missão: tornar as deslocações urbanas mais simples e sustentáveis.

Com um design moderno e funcional, a trotinete elétrica Ride 85 Plus é a companheira perfeita para uma mobilidade urbana sem complicações. Alcança os 25 km/h e oferece até 20 km de autonomia, ideal para deslocações diárias, passeios urbanos ou escapadelas à beira-mar, sempre sem o stress do trânsito ou estacionamento. Equipada com rodas de 8,5" insufláveis, travão de disco traseiro, suspensão dianteira e estrutura dobrável, garante conforto, segurança e praticidade em qualquer percurso. O painel digital com luz LED integrada facilita a leitura em movimento, enquanto o peso de apenas 15,8 kg e o sistema de dobragem rápida tornam o transporte mais simples, mesmo em transportes públicos ou espaços apertados.

Se o plano é ir mais longe este verão, com todo o conforto, a Ride 100 Plus é a escolha certa. Preparada para aventuras urbanas ou deslocações mais exigentes, a Ride 100 Plus combina potência, conforto e robustez num só modelo. Com rodas de 10" insufláveis, suspensão dianteira e traseira e travão de disco traseiro, oferece uma condução estável mesmo em pisos irregulares ou subidas inclinadas. Atinge uma velocidade máxima de 25 km/h e percorre até 30 km com uma só carga. O motor dianteiro de 250W a 400W garante uma resposta eficiente, enquanto o painel digital com luz LED, a dobragem prática e o design resistente fazem desta trotinete uma excelente opção para quem exige mais da mobilidade elétrica.

A trotinete elétrica Ride 85 Plus está disponível por um preço de 219 euros, enquanto a Ride 100 Plus está disponível por um preço de 269 euros.


iPhone 17 Pro Max deve usar bateria de 5.000 mAh

04-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo iPhone 17 Pro Max poderá ser o primeiro iPhone a vir equipado com uma bateria de 5.000 mAh.

Os mais recentes rumores vindos da China indicam que o iPhone 17 Pro Max poderá finalmente atingir os 5.000 mAh de capacidade de bateria; algo que tem sido comum nos smartphones Android há vários anos. Se tal se confirmar, representará uma melhoria face aos 4.685 mAh do modelo actual, o iPhone 16 Pro Max.

Este salto aproxima a Apple do padrão já estabelecido por marcas como Samsung e Google, que há muito usam baterias de 5.000 mAh nos seus smartphones topo de gama. Entretanto, alguns fabricantes chineses já ultrapassaram esse valor e começaram a usar baterias de 6.500 mAh e superiores, graças ao uso de baterias de silício-carbono (Si/C), que permite capacidades superiores sem aumentar muito o tamanho físico.

Ao longo das gerações, a Apple tem vindo a aumentar ligeiramente a capacidade das baterias da linha Pro Max (com a exceção da geração iPhone 14 Pro Max, que teve uma bateria marginalmente mais pequena do que a do iPhone 13 Pro Max). A chegada aos 5.000 mAh no iPhone 17 Pro Max marcaria um novo marco nesse percurso.

A grande questão será saber se este aumento se traduzirá numa melhoria da autonomia efectiva, ou se será "absorvido" pelo consumo acrescido das funcionalidades AI que se esperam que a Apple adicione a esta geração.

Microsoft pede para ignorar erros de firewall no Windows 11

03-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Parecendo querer manter uma tradição de falhas, a MS volta a pedir aos utilizadores para ignorarem registos de erros na Firewall após a actualização de Junho.

A Microsoft pediu aos utilizadores para ignorarem um erro relacionado com o Windows Firewall que pode surgir depois de instalarem a actualização de pré-visualização de Junho de 2025. O aviso aparece no Visualizador de Eventos como "Evento 2042", indicando uma falha na leitura da configuração e a mensagem "Mais dados disponíveis".

Segundo a empresa, este erro não tem impacto real no funcionamento do sistema e está ligado a uma nova funcionalidade do Windows Firewall que ainda está em desenvolvimento. A própria Microsoft confirma que a firewall continua a funcionar normalmente e que não é necessária qualquer acção adicional por parte dos utilizadores. Este problema afecta apenas sistemas com Windows 11 na versão 24H2 e está associado à actualização não relacionada com segurança (KB5060829). A empresa garante que os processos do Windows não são afectados e que os utilizadores podem ignorar o erro sem preocupações.

A Microsoft já está a trabalhar numa correcção e promete divulgar mais informações assim que possível. Problemas semelhantes têm surgido com outras funcionalidades do Windows nos últimos meses, mas, tal como este, não provocam qualquer interrupção real de serviços no sistema operativo. Quase se pode considerar que a MS quer habituar os utilizadores a ignorarem os registos de erro dados pelo sistema...

Meta prepara chatbots AI para agarrar utilizadores

03-07-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta está a preparar bots AI que podem iniciar conversas sem serem solicitados, para manterem os utilizadores activos nas suas plataformas.

Documentos revelam que a Meta está a desenvolver chatbots personalizados com inteligência artificial que podem enviar mensagens sem que o utilizador as peça. O objectivo é manter conversas mais longas e aumentar o envolvimento dos utilizadores, mantendo-os activos nas suas plataformas por mais tempo.

Conhecido internamente como "Project Omni", os chatbots são treinados para recordar conversas anteriores e personalizar as respostas com base nesse histórico, permitindo que sejam mais úteis e "humanos". A Meta diz que há certos requisitos que têm que ser cumpridos, como o utilizador ter interagido pelo menos cinco vezes com o mesmo bot nos últimos 14 dias, e o contacto só pode ocorrer até 14 dias após a última mensagem do utilizador. Estes bots podem ter vários papéis, desde chefes de cozinha até conselheiros de moda ou personagens fictícias, podendo ser usados por criadores de conteúdos e influenciadores para interagir com fãs. A Meta diz que os bots nunca iniciarão uma conversa completamente nova, apenas dando seguimento a conversas após a conversa ter sido iniciada pelo utilizador.

A Meta tenta justificar esta iniciativa como uma forma de combater o que Mark Zuckerberg apelida de "epidemia de solidão", mas basta olhar para trás para ver todas as demais coisas que a Meta tem feito - desde sempre - para tentar manter os utilizadores o mais "agarrados" possíveis às suas plataformas. São insistentes as notificações do Facebook a pedinchar que um utilizador volte a abrir a app ("veja as suas memórias", "veja o que o seu amigo publicou", etc.), e, de forma que considero ainda mais abusiva, os emails com "actualizações" do Instagram deixaram de ser enviados com o nome do "Instagram" como remetente, agora usando o nome dos amigos, como forma de tentar obter a atenção dos "alvos".

Nisto dos bots, a Meta segue apenas o exemplo já bem sucedido das plataformas de encontros, que há muito descobriram que podiam facturar muito mais ao criar bots para manter os clientes pagantes entretidos...

|