Sabotagem à DIGI com cabos cortados
20-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada
Os tarifários da DIGI têm estado a fazer mexer o sector das comunicações em Portugal, com reacções nem sempre positivas, tendo já começado a fazer-se sentir a nível da redução de preços nas submarcas de vários operadores, como a Amigo e a Woo. Mas há algo que também se tem feito notar, e que revela um cenário bastante mais preocupante.
Têm sido muitos os relatos de verdadeiras campanhas de sabotagem contra a DIGI com o corte de cabos de fibra. Embora o corte de cabos não seja propriamente novidade, tendo já sido sentido no passado em fases de expansão da cobertura de fibra de alguns operadores para áreas já servidas por outros operadores, esses eram quase sempre casos pontuais e raros. Desta vez, a situação parece ser bastante mais generalizada, num nível "nunca antes visto" em Portugal.
Infelizmente, este tipo de casos será de investigação difícil, podendo facilmente ser descartado como sendo algo feito por "indvíduos" desconhecidos no terreno - mesmo que muitas vezes isso seja pouco provável, considerando-se que em muitos casos esse corte foi feito no topo de postes de distribuição, obrigando a usar escadas para lá chegar (e tendo o cuidado de apenas cortar a fibra da DIGI e não de outros operadores), e outras vezes em armários fechados e de acesso não muito fácil. Mas, mesmo assim, é uma situação que não se deve aceitar e que deverá ser reportada, investigada, e esclarecida, até às últimas consequências. Apesar de se tratarem de serviços de empresas privadas, fazem parte da infraestrutura de comunicações que hoje se torna num "bem essencial e indispensável".
Seria bom ver os operadores nacionais aproveitarem a chegada da DIGI para reverem a sua atitude e posição face aos consumidores portugueses, apostando numa política de aproximação e confiança, e não a reforçarem a ideia de "cartel maquiavélico" que continua a fazer esquemas de bastidores para prejudicar o operador concorrente que veio criar ondas no sector.