iOS 26.1 vem com Apple Intelligence em Português de Portugal
23-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada
Apesar dos atrasos que a Apple tem aplicado nas funcionalidades AI para a Europa (além dos atrasos globais nas suas próprias funcionalidades - como a prometida Siri AI, que deverá chegar algures lá para 2026), a empresa da maçã lá vai lançando algumas coisas.
O próximo iOS 26.1 deverá finalmente trazer suporte do Apple Intelligence em português de Portugal, a par de dinamarquês, holandês, norueguês, sueco, turco, chinês tradicional e vietnamita. A tradução em tempo real do AirPods Live Translation também é expandida para suportar japonês, coreano, italiano, e chinês (mandarim tradicional e chinês simplificado) - embora seja algo que, até notícia em contrário, continue a estar bloqueado na UE.
O iOS 26.1 também demonstra como a Apple continua a ajustar o pouco consensual design Liquid Glass, adicionando os botões de "vidro" ao botões da app de telefone, mas também reduzindo a sua transparência em várias barras de ferramentas, para que se tornem menos confusas - quanto mais terão que reduzir a transparência até que o efeito de vidro desapareça por completo, reconhecendo o falhanço deste design?
Há também alguns indícios de que a Apple estará a preparar-se para adicionar suporte MCP (Model Context Protocol) no iOS. O MCP é um standard open-source para interligar modelos AI a ferramentas, apps, e sistemas, possibilitando que um assistente AI possa, por exemplo, ter acesso ao email, ou documentos, ou fazer acções em apps. Poderá ser uma forma da Apple tentar recuperar do atraso que tem tido na área, ou servir de base para que a futura Siri AI possa interagir com as apps e dados dos utilizadores (como estava prometido).
Por agora o iOS 26.1 ainda só foi disponibilizado em versão beta para developers, prevendo-se que seja expandido em breve a versão beta para todos e, daqui por algumas semanas, seja lançado oficialmente.



































