PlanetGeek

GOG lança programa de preservação de jogos

14-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A GOG anunciou o novo "Programa de Preservação GOG", com o objectivo de manter jogos clássicos compatíveis com sistemas modernos e futuros.

Não há nada de mais irritante do que tentar jogar um jogo que marcou a nossa juventude, que se pode ter comprado há 10 ou mais anos, e descobrir que o jogo já nem funciona num sistema operativo actual. Depois de se ter focado na distribuição de jogos sem DRM que de facto passam a pertencer aos jogadores, a GOG apresenta o seu programa de preservação.

A iniciativa começa com mais de 100 jogos, incluindo clássicos como Fallout: New Vegas, Heroes of Might and Magic 3 e Dungeon Keeper. O Programa de Preservação GOG não se limita a soluções rápidas; cada jogo receberá um selo de qualidade "Good Old Game", indicando que cumpre os padrões de compatibilidade da GOG. Em vez de oferecer remasterizações, o foco da GOG é manter os jogos na sua forma original, mas assegurando que correm sem problemas em sistemas modernos. Isto significa que os jogos manterão o seu aspecto original, sem texturas melhoradas ou adaptações para formatos de ecrã panorâmicos.
Embora as correcções feitas por fãs muitas vezes melhorem visuais ou acrescentem funcionalidades, a abordagem da GOG é mais conservadora. A ideia é permitir que os jogadores desfrutem dos jogos como eram, mas com a vantagem de serem compatíveis com novos sistemas operativos como o Windows 11.

O programa arrancou a 13 de Novembro, com uma lista inicial de títulos que aumentará ao longo do tempo. Esta abordagem permite aos fãs reviverem os seus clássicos preferidos tal como se lembram (nem sempre da forma como é na realidade), com a garantia de jogabilidade a longo prazo.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €19

14-11-2024 | 13:34 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 19.86 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Qualcomm revela novos chips para smart devices

14-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm apresentou dois novos chips WiFi destinados à próxima geração de dispositivos inteligentes para o lar, que prometem maior autonomia e capacidades.

Estes novos chips de comunicação podem ser utilizados numa vasta gama de smart devices e dispositivos ligados à internet (Internet of Things).

O destaque é o QCC74xM, o primeiro chip de comunicações da Qualcomm baseado na arquitetura RISC-V, alternativa ao ARM - e que chega numa altura crucial, tendo em conta a disputa entre a Qualcomm e a ARM. O QCC74xM vem com opções avançadas de conectividade, incluindo WiFi 6, Bluetooth 5.3 e protocolos como Thread e Zigbee, tornando-o ideal para hubs domésticos inteligentes e outros dispositivos conectados. Além das ligações wireless, também suporta ligações físicas Ethernet e CAN, aumentando a sua versatilidade.
O segundo chip, o QCC730M, destina-se a dispositivos inteligentes de baixo consumo, como câmaras de segurança WiFi e fechaduras inteligentes. Com um CPU de 60 MHz e 640 KB de RAM, foi concebido para funcionar com o máximo eficiência energética, ficando-se pelo WiFi 4 dual-band, tornando-se numa opção ideal para dispositivos alimentados por bateria.
Ambos os chips já estão disponíveis como amostras para os fabricantes, ficando comercialmente disponíveis para produção em volume na primeira metade de 2025.

Ao contrário do que acontece com os chipsets Snapdragon para smartphones e tablets, em que os clientes finais podem optar por um ou outro smartphone em função do chip que têm, neste caso são chips que irão passar toda a sua via "despercebidos" dentro dos produtos, pouca diferença fazendo ao consumidor final se é o chip "X" ou "Y".

Amazon lança Haul para fazer frente à Temu e Shein

14-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon acaba de entrar no mercado de compras a baixo custo com o lançamento do Haul, uma plataforma pensada para fazer frente à Temu e Shein.

Tal como o YouTube e Instagram se apressaram a copiar a fórmula do TikTok, também a Amazon vai replicar a aposta nos produtos de baixo custo das mais populares lojas online do momento, a Temu e Shein.

Com todos os artigos abaixo dos $20 e a maioria por menos de $10, o Haul da Amazon visa atrair consumidores que procuram produtos com preço reduzido. As encomendas superiores a $25 têm portes gratuitos, com um tempo de entrega entre uma e duas semanas. Para encomendas abaixo dos $25, há uma taxa de entrega de $3.99, e a Amazon oferece descontos de 5% em compras acima de $50 e 10% para encomendas superiores a $75.

Por agora o Haul fica disponível apenas nos EUA e exclusivamente para acesso via smartphone, através da app da Amazon ou via amazon.com/haul.
Para tentar diferenciar-se dos produtos de baixo custo que, muitas vezes, acabam por deixar bastante a desejar face ao que é anunciado, a Amazon assegura que todos os artigos no Haul passam por um controlo rigoroso, garantindo que "são seguros, autênticos e cumprem as regulamentações aplicáveis".

Na prática, muitos destes produtos de baixo custo já podem ser encontrados na Amazon "normal". Mas, percebe-se que face aos nomes "sonantes" da Temu e Shein, e ao facto da Temu ter sido a app mais popular entre os jovens adultos nos EUA, a Amazon queira oferecer uma alternativa direccionada a esse segmento.

Coluna BT Tronsmart T7 a €43.99

14-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 está disponível por 43.99 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 12 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, ficha de 3.5mm, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

App Gemini chega aos iPhones com português de Portugal

14-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A app dedicada do Gemini da Google já está disponível na App Store, com o modo de interacção Live.

Tal como se fazia prever, não foi preciso esperar muito para que a app do Gemini fosse lançada na App Store de forma global, depois de ter sido detectada nalguns países.

Tal como tinha sido referido, a maior diferença do Gemini para iOS face ao Gemini através da app Google é dar acesso ao modo Live de interacção por voz, que permite fazer uma conversação natural e contínua com o assistente AI da Google.
O Gemini funciona bastante bem em termos de interacção Live, e tem algumas particularidades que o tornam interessante para os portugueses, como o facto de falar em português de Portugal (mesmo que com a voz um pouco menos natural do que a falar inglês - pelo menos nas vozes que experimentei, pois existem várias à disposição). Outra coisa a seu favor é o facto de ter acesso a informação recente: um pedido para fazer um resumo com as notícias de última hora correctamente relatou os tópicos actuais, ao estilo do resumo noticioso de uma rádio; com a diferença de que aqui podemos falar e explorar qualquer tema à nossa escolha, se assim desejarmos.

Não será descabido imaginar que se possa tornar numa opção a ter em conta para quem apreciar ter um resumo de notícias diário, com base nos seus interesses, e que, funcionando por voz, podemos aceder em qualquer altura, até mesmo enquanto se conduz. Isto, para além de tudo o mais que é possível fazer-se com um modelo AI.

Xiaomi já fabricou 100 mil SU7

14-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi está a celebrar a produção da unidade 100.000 do SU7 EV na sua fábrica em Pequim, superando o seu objectivo de produção para o primeiro ano.

A meta inicial da Xiaomi era atingir as 100.000 entregas acumuladas da série SU7 até ao final do ano. Mas afinal bastaram 230 dias, após o lançamento oficial do SU7 em Narço, para esse marco ser atingido. O SU7, primeiro modelo da Xiaomi, posiciona-se como concorrente direto do Tesla Model 3 e está disponível em três versões—Standard, Pro e Max—com um preço inicial 26.900 (na China).

A nova meta passa agora para as 120.000 entregas até ao final de 2024, o que não deverá ser difícil de atingir tendo em conta o nível de procura, sendo que só em Outubro foram produzidos e entregues mais de 20 mil veículos.

Congratulations to our Xiaomi EV team! The 100,000th Xiaomi SU7 has officially rolled off the production line. For our first model, reaching this milestone in just 230 days is an incredible achievement! pic.twitter.com/rU6HtMQNSA

— Lei Jun (@leijun) November 13, 2024
O SU7 é fabricado nas instalações próprias da Xiaomi em Pequim, cuja primeira fase tem uma capacidade anual de 150.000 unidades e já está em expansão. Em Outubro, a fábrica atingiu uma taxa de produção de 160%, o que levou a Xiaomi a aumentar a produção mensal para 24.000 unidades, quase duplicando a capacidade inicialmente prevista, para responder à procura.

O sucesso do primeiro modelo eléctrico da Xiaomi representa um excelente resultado para a empresa, mas por outro lado também faz com que a marca não tenha capacidade, num futuro próximo, de se aventurar em lançar o SU7 na Europa. Sendo que, mesmo com taxas adicionais, não deveriam faltar interessados no SU7, SU7 Max, e no recém apresentado modelo super-desportivo SU7 Ultra.

Chrome ganha protecção e agrupamento de tabs com AI

13-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Estamos numa era em que se aplica "AI" a tudo, e o Chrome não é excepção.

A Google está a integrar AI na funcionalidade Protecção Avançada do Chrome para reforçar as suas capacidades de segurança em tempo real. Isto significa que a Protecção Avançada passará a usar AI para identificar sites, downloads e extensões prejudiciais. Descrita como "protecção proactiva," esta alteração poderá permitir ao Chrome detectar ameaças mesmo que estas ainda não constassem na lista de "coisas perigosas" que o serviço tradicionalmente utilizava para fazer essa detecção.
Talvez de uso mais prático e imediato, o Chrome também está a testar uma funcionalidade de agrupamento automático de tabs com AI, que promete simplificar a vida aos utilizadores organizando automaticamente as tabs abertas com base nos seus padrões de navegação. Além disso, a opção "Fechar separadores não utilizados" foi alterada para "Rever separadores inactivos" permitindo que os utilizadores vejam as tabs que não foram utilizadas nos últimos sete dias, em vez de os fechar automaticamente.
Por agora isto está a ser testado no Chrome Canary, sendo que - tendo em conta os benefícios para os utilizadores - se espera que seja uma questão de tempo até que sejam promovidas para lançamento na versão destinada ao público. Recentemente, o Chrome para iOS recebeu diversas melhorias, e também se assistiu a nova tentativa intrometida da Microsoft tentar empurrar os utilizadores do Chrome para o Edge no Windows 11.

Spotify Car Thing ganha nova vida com software open-source

13-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Car Thing da Spotify - o pequeno dispositivo criado para ser uma interface dedicada ao Spotify que foi abandonado pelo serviço - está a ser reaproveitado graças à comunidade open-source.

Lançado originalmente como um controlador de música para carros sem Apple CarPlay ou Android Auto, o Car Thing teve vida curta. Após meio ano no mercado, a Spotify descontinuou o dispositivo, citando falta de procura e problemas na cadeia de produção. A empresa recentemente confirmou que irá desactivar o dispositivo em Dezembro de 2024.

Apesar de não ter havido qualquer sinal do Spotify no sentido de permitir, ou até incentivar, a sua reutilização por parte da comunidade de fãs, os entusiastas não ficaram parados e encararam isso como desafio. O Youtuber "Dammit Jeff" assumiu a iniciativa de desbloquear e adaptar o Car Thing com software alternativo. Os ajustes feitos por Jeff transformam o Car Thing num dispositivo de secretária, aproveitando o seu controlador rotativo e botões programáveis, que podem ser personalizados para várias funções além do Spotify.


Embora o Car Thing não tenha o hardware mais potente - usa um processador Amlogic S905D2, 4 GB de armazenamento e 512 MB de RAM - os utilizadores podem instalar firmware alternativo através de USB. Destacam-se projetos como o DeskThing, uma interface Spotify para secretária com funcionalidades adicionais como uma app de meteorologia; GlanceThing, uma ferramenta de controlo multimedia com atalhos para lançar aplicações; e Nocturne, uma experiência redesenhada do Spotify, ainda em fase beta.

Por agora, estas modificações focam-se em transformar o Car Thing num acessório útil para ser usado na secretária, ligado a um PC. A Spotify não disponibilizou a informação necessária para facilitar o uso do Car Thing sincronizado com smartphones, o que complica significativamente o seu uso em modo "mobile" num automóvel.

Notícias do dia

13-11-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Trump coloca Musk à frente do DOGE e Bitcoin atinge novo recorde; Apple prepara "HomePad" para casas inteligentes; LG mostra ecrã OLED esticável até 18"; Apple leva aviso da UE contra restrições geográficas; Google Maps testa carros coloridos como icons; e Edge volta a tentar roubar utilizadores do Chrome com popup indesejado.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns earphones Redmi Buds 6 Active.

Evolução dos modelos AI começa a abrandar

Contrariando as previsões dos que receavam que as tecnologias AI estavam em risco de evoluir e se tornarem super-inteligentes, praticamente todas as empresas que trabalham em AI, como a OpenAI, Google e Anthropic, estão a deparar-se com dificuldades em mater o ritmo de evolução. Os seus próximos modelos começam a ter uma evolução cada vez menos significativa face aos modelos anteriores, por vezes até resultando em pior desempenho em certas áreas específicas.

Isto parece vir dar razão a todos que demonstravam cepticismo sobre se poder atingir uma "AGI" (Artificial General Intelligence) - uma AI capaz de superar a inteligência humana - a curto prazo.


VMware Workstation e Fusion gratuitos para todos

Depois de em Maio ter disponibilizar o VMware Workstation e Fusion gratuitos para uso pessoal, o nível de desespero da Broadcom (que comprou a VMWare em 2022) é tal que passa a disponibilizar o VMware Workstation e Fusion gratuitos até para uso comercial.

A compra pela Broadcom foi acompanhada de uma reformulação dos produtos e serviços, acabando com "planos vitalícios" e tentando empurrar os clientes para subscrições com custo substancialmente mais elevado - que naturalmente resultaram em que muitos dos seus clientes de longa data procurassem alternativas. Agora, o resultado é este, em que tentam reverter a situação oferecendo os produtos gratuitamente, mas sendo bastante duvidoso se os clientes que se sentiram enganados estarão dispostos a voltar a confiar na empresa, que facilmente poderá novamente mudar de ideias e dizer que afinal o "gratuito" agora passou a ter uma subscrição obrigatória.

Amazon encerra Freevee

A Amazon vai encerrar o seu serviço de streaming gratuito Freevee, passando esses conteúdos para o serviço Prime Video.

https://deadline.com/2024/11/freevee-shut-down-amazon-prime-video-1236172644/ O serviço tinha sido lançado em 2019 como IMDb Freedive, pouco depois mudando de nome para IMDb TV, e em 2022 passando a ser designado por Freevee. Disponibilizava filmes e séries gratuitos, com publicidade, como Bosch: Legacy e Jury Duty, e nos últimos tempos já ia partilhando alguns conteúdos com o Amazon Prime Video. Agora, a Amazon considera que não faz sentido mantê-lo, sendo que também começou a disponibilizar modalidades do Prime Video com publicidade, preferindo apostar exclusivamente no seu serviço de streaming principal.


Marques Brownlee enfrenta nova polémica ao passar a 154 km/h numa zona de escolas

Marques Brownlee, o YouTuber mais conhecido como MKBHD, volta a ser alvo de polémica. Depois de recentemente ter lançado uma app de wallpapers que foi considerada uma "roubalheira", publicou um vídeo que tem sido acusado de ser um "vídeo publicitário" de 10 minutos a uma action cam da DJI - algo que ele anteriormente tinha dito que nunca faria - e onde, a certa altura, se pode ver conduziu um Lamborghini a 96 mph (cerca de 154 km/h) numa zona de com limite máximo de 35 mph (56 km/h), e ainda por cima passando numa zona com aviso de escolas.

A indignação de muitos foi complementada pelo facto de Marques ter deliberadamente "esborratado" a velocidade do carro no painel de instrumentos assim que passou o limite de velocidade, demonstrando que estava consciente de estar a infringir a lei, mas tendo-se esquecido de tapar o indicador de velocidade adicional que é apresentado do lado do condutor, e que despoletou toda esta polémica.

MKBHD deletes YouTube segment after backlash for driving a Lamborghini 96mph in a 35mph residential area

pic.twitter.com/ujgkJ5sSdK

— Dexerto (@Dexerto) November 12, 2024
Entrentanto, Marques Brownlee já removeu essa parte do vídeo e veio fazer um pedido de desculpa público. Um episódio que vem demonstrar que não são só os treinadores de futebol que podem passar de "bestiais" a "bestas" de um instante para o outro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O monitor Sony PVM-4300 usava o maior ecrã CRT já produzido. Tinha uma diagonal de 43" e pesava 200 kg. Pensem nisso da próxima vez que pegarem num LCD ou OLED de 65".

Bloco de tomadas vertical com USB a €26

13-11-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB (1 USB-C) e cabo extra longo de 5 metros.
Este bloco de tomadas vertical Sameriver 12 tomadas + 5 USB está disponível por 26 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com dois interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas ou as portas USB forma independente, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados, e tem ainda um botão de reset para evitar situações de "tira e mete" a ficha.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Trump coloca Musk à frente do DOGE e Bitcoin atinge novo recorde

13-11-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A reeleição de Donald Trump e o apoio de Elon Musk têm tido efeito explosivo nas criptomoedas, com as Bitcoin a atingirem novo recorde e as dogecoin a subirem substancialmente.

Donald Trump está a cumprir com o que tinha prometido, dizendo que Elon Musk irá ficar à frente de um novo departamento que se irá focar em eliminar os gastos desnecessários no governo dos EUA. Um departamente que, não por coincidência, se irá chamar Department of Government Efficiency - ou seja, DOGE. Sendo que as Dogecoin já subiram mais de 260% nos últimos dias.

Isto, a par de outras promessas de Trump, como a de que irá demitir algumas pessoas anti-criptomoedas logo no seu primeiro dia como presidente dos EUA, substituindo-as por pessoas mais "amigas" das mesmas, tem tido um efeito alucinante no sector. Reflexo disso é o facto das Bitcoin terem atingido novo valor máximo histórico, pela primeira vez superando os 90 mil dólares, rumo aos 100 mil dólares que era "profetizado" há muito - e que agora parece ser um limite baixo tendo em conta uma administração nos EUA que seja incentivador das criptomoedas.
Entre os que apoiam que Musk aplique no governo a mesma técnica de cortes radicais que aplicou no Twitter (X) e que isso permita poupar "biliões" de dólares, aos que olham incrédulos a uma série de promessas que parecem completamente desligadas da realidade, não há dúvida de que os próximos quatro anos vão dar bastante que falar. E como sempre, para o bem e para o mal, serão os cidadãos comuns a pagar a conta das experiências que políticos e milionários decidirem fazer, invariavelmente com foco principal no seu próprio benefício.

Apple leva aviso da UE contra restrições geográficas

13-11-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A UE não está satisfeita com as restrições geográficas que a Apple aplica na App Store para diferentes países da UE.

A Apple já tem bastantes coisas com que se preocupar a nível das exigências de abertura do iOS e iPadOS por obrigações do DMA da UE, mas agora passa a ter que juntar nova preocupação referentes às suas políticas de geoblocking.

Nomeadamente, a Comissão Europeia aponta situações que penalizam os cidadãos europeus, dependente do país em que estão, a coisas como serviços da Apple, métodos de pagamento, e do próprio acesso a apps:
  • Acesso aos Apple Media Services: a Apple apresenta diferentes interfaces e conteúdos dependendo do país, e só permitindo que os utilizadores tenham acesso ao interface do país em que registaram a sua conta, mesmo quando estejam a residir noutros países, violando as leis contra restrições geográficas da UE.
  • Métodos de pagamento: Quando se efectuam pagamentos Apple Media Services, os consumidores só podem usar méotodos de pagamento emitidos no país associado à sua conta Apple, mesmo que estejam a trabalhar e residir noutro país da UE.
  • Acesso a apps: Os consumidores só têm acesso às apps disponibilizadas na app store do país associado à sua conta, mesmo quando visitam ou residem noutros países da UE, novamente violando as leis anti restrições geográficas.
A Apple parece não ter contemplado os cenários em que, na Europa, seja comum um cidadão de um país trabalhar ou passar longas temporadas noutro país da UE. Outro caso que exemplifica bem a penalização dos consumidores é chegarem a outro país, e não poderem descarregar algo como uma app para pagar um estacionamento, ou carregamento de um carro eléctrico, por a app para tal não estar acessível na App Store do seu país.

Apple prepara "HomePad" para casas inteligentes

13-11-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a reforçar as suas ambições no sector das casas inteligentes, preparando um "HomePad" que funcionará como um mini iPad dedicado à domótica.

A Apple prepara-se para entrar no mercado de casas inteligentes com um novo ecrã com AI, que poderá sere revelado em Março de 2025. Este dispositivo "HomePad" contará com um ecrã quadrado de 6 polegadas, margens espessas, com câmara e microfone para chamadas FaceTime, altifalantes para reprodução de música, e uma bateria recarregável. Este novo hub pretende funcionar como um centro de comando para automação doméstica, dando à Apple uma posição privilegiada num sector em que se tem vindo a posicionar com o HomeKit e apoio ao Matter.

O hub da Apple terá uma interface touch que combina o modo StandBy do iPhone com o watchOS, mas será principalmente controlado por voz através das novas funcionalidades Apple Intelligence. Tirando partido das App Intents, um sistema da Siri para controlo de apps, permitirá acesso fácil a produtos de casa inteligente e aplicações como o Safari, Apple Music e Calendário — embora, pelo menos numa primeira fase, não deva ter direito a uma App Store dedicada (o que simplifica a vida da Apple evitando todas as potenciais exigências de abertura da UE). Os widgets personalizáveis mostrarão informações úteis, como previsões meteorológicas e facilitarão o acesso às funções mais frequentes, como controlo de cenas de luzes, alarme, etc.
A segurança será uma prioridade para este novo hub da Apple. Espera-se que ofereça alertas em tempo real e imagens de câmara ao vivo de câmaras domésticas conectadas - sendo que se espera que a Apple também lance uma câmara de vigilância própria. Com sensores internos, o dispositivo poderá detectar a proximidade dos utilizadores e ajustar o ecrã conforme necessário (ao estilo do que a Google também já faz nos seus smart displays) — por exemplo, mostrando a temperatura e passando para o controlo do termóstato quando alguém se aproxima. Pode ainda suportar sensores externos pela casa, e possibilitar videochamadas entre diferentes partes da casa (ou iPhones, iPads e Macs).

O hub virá fazer frente ao Echo Hub da Amazon e do Nest Hub Max da Google, e também é falado que poderá contar com uma versão robótica como modelo topo de gama, que pode ter capacidade de mover o ecrã (ou até deslocar-se fisicamente pela casa) e adoptar uma personalidade mais marcada tirando partido das capacidades AI que têm vindo a ser desenvolvidas para a próxima geração da Siri. Será a Apple a preparar-se para um eventual futuro de mordomos robóticos, se a Tesla (ou Unitree) efectivamente concretizarem as promessas de robots humanóides verdadeiramente funcionais a preço acessível?

LG mostra ecrã OLED esticável até 18"

13-11-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A LG mostrou a mais recente geração de ecrãs OLED flexíveis esticáveis, que podem ser esticados para mais 50% da sua dimensão.

Depois de em 2022 ter mostrado um ecrã OLED que podia esticar-se das 12" para as 14", agora a LG mostra-nos um que tem a mesma dimensão inicial de 12" mas que se pode esticar até às 18" sem perder funcionalidades ou sofrer danos. O novo protótipo tem um factor de extensão de +50%, uma melhoria significativa face aos +20% do modelo anterior. Quanto ao ecrã em si, é um ecrã completo com subpixeis RGB e densidade de 100ppi, construído com um substrato especial de silicone que lhe dá a flexibilidade e é extremamente durável, suportando até 10.000 esticamentos sem desgaste.

Como exemplo de possíveis aplicações, a LG mostrou um protótipo de ecrã para carro com esta tecnologia, que pode adoptar diversas formas físicas, resolvendo o problema de interacção "touch" com ecrãs planos sem se ter que olhar para eles.
Também se pode imaginar que este tipo de ecrãs possam ser usados para criar displays de formas totalmente incomuns, que escapam aos formatos que tradicionalmente associamos a ecrãs. A grande questão é saber quando é que isso se tornará realidade, sabendo-se que o principal entrave será o factor custo - que até já fez com que a própria LG cancelasse a sua TV de enrolar.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €45

13-11-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 45 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Chrome para iOS pesquisa visual com texto e gravação no Google Drive

13-11-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou algumas melhorias no Chrome para iOS, que passa a contar com pesquisa combinada de imagens e texto, gravação directa no Google Drive, e outras coisas.

Talvez para fazer frente à pesquisa Visual que a Apple se prepara para adicionar aos iPhones (de certa forma idêntica ao que o Google Lens já faz há anos), a Google melhora o Google Lens com a capacidade de combinar a pesquisa de imagens com a possibilidade de se dar mais contexto em texto. Com isto podemos apontar a câmara para algo, e em vez de ter resultados refentes unicamente à imagem, podemos explicar de melhor forma o que pretendemos para obter resultados mais em linha com o que se deseja.
Outra das alterações é a integração directa com o Google Drive, permitindo que os utilizadores façam um download directamente para o Google Drive ou Google Photos, eliminando as preocupações com o espaço livre disponível no seu smartphones.
A par disto temos também o Shopping Insights que dá informação adicional sobre produtos que se queiram comprar, como o histórico de preços - mas só nos EUA; e também o reconhecimento de moradas em páginas web, permitindo ver directamente um mapa da sua localização sem se ter que sair do browser para o Google Maps.

Apple e Samsung enfrentam dificuldades na redução de espessura dos smartphones

13-11-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple e a Samsung parecem estar a enfrentar o mesmo tipo de problemas para reduzirem a espessura dos seus smartphones.

Tanto a Apple como Samsung estão a trabalhar em modelos "ultra-finos" de iPhones e Galaxy S para o próximo ano, e parecem estar a enfrentar obstáculos semelhantes para reduzir a espessura face aos seus modelos actuais. Aparentemente, os principais desafios são a redução da espessura da motherboard e da bateria.

A Apple parece ter resolvido o problema da motherboard, estando agora a tentar fazer com que a sua solução tenha um custo aceitável. Para a bateria, embora tenha explorado novas tecnologias que permitiriam reduzir a sua espessura, parece ter-se resignado a usar baterias convencionais devido a dificuldades de produção (e certamente não quererá arriscar numa tecnologia sem provas dadas que poderia resultar num novo incidente ao estilo do que atormentou a Samsung no Galaxy Note 7). O resultado de tudo isto é um iPhone 17 Slim que se deverá ficar pelos 6 mm de espessura, valor não muito significativo face aos 7.8 mm do iPhone 16 Plus. O novo modelo deverá ter um ecrã OLED de 6.6" e poderá representar entre 5-10% das remessas da Apple no próximo ano, segundo o analista Ming-Chi Kuo.

Entretanto, o Galaxy S25 Slim da Samsung, que substituirá o Galaxy S25 FE, também está a enfrentar problemas na produção de motherboards mais finas. No entanto, a Samsung parece estar melhor encaminhada a nível de criar uma bateria mais fina. Embora ainda não haja informação oficial sobre a espessura exata do S25 Slim, este modelo terá obrigatoriamente que ser mais fino que o mais fino modelo actual da série S24, que tem 7.6 mm.

Confesso que não estava à espera que houvesse tantas dificuldades em criar um smartphone abaixo dos 5 mm de espessura, especialmente tendo em conta que já tivemos exemplos como o Surface Duo que tinha espessura de 4.8 mm em cada uma das suas secções dobráveis. Por outro lado, nem a Apple nem a Samsung podem lançar um smartphone que não tenha 5G, câmaras com qualidade minimamente aceitável, e uma autonomia funcional que permita pelo menos um dia de uso normal; tudo coisas que não podem ficar esquecidas e que complicam a redução da espessura.

Edge volta a tentar roubar utilizadores do Chrome com popup indesejado

12-11-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A guerra dos browsers está longe de estar terminada, com nova táctica "duvidosa" que pode fazer com que os utilizadores do Chrome sejam transferidos para o Edge.

A Microsoft está mais uma vez a tentar convencer os utilizadores do Chrome a mudarem para o Edge, desta vez ao iniciar automaticamente o Edge ao ligar o PC e incentivar a importação de dados do Chrome. Em PCs com o Chrome instalado, o Edge abre-se sozinho e exibe um pop-up a incentivar os utilizadores a "melhorarem a experiência de browsing com o Copilot no Microsoft Edge", que se for aceite acaba por mudar o browser default do Chrome para o Edge, com a opção já seleccionada para continuar o processo. Este aviso dá destaque a um grande botão de "Confirmar", ficando a opção alternativa, de fechar a janela, reduzida a um pequeno "x" que pode passar despercebido.

A Microsoft confirmou que esta funcionalidade é deliberada, referindo-se a ela como uma notificação que dá aos utilizadores "a opção de importar dados de outros browsers". No entanto, será difícil não ver isto como apenas mais um passo de intromissão abusiva e indesejada sobre a forma como os utilizadores desejam utilizar os seus computadores.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft usa tácticas agressivas para promover o Edge; desde o lançamento do Edge baseado em Chromium em 2020, a empresa tem usado diversas tácticas e métodos para desencorajar a utilização do Chrome, incluindo avisos no Windows 11, e até pop-ups na página de download do Chrome.

Refira-se que, embora neste caso seja a MS a ser criticada, não está sozinha neste tipo de tácticas. Quem experimentar mudar o motor de pesquisa do Chrome para algo que não seja o motor da Google, também fica sujeito a avisos regulares do browser que incentivam a que volte a optar pelo Google. Algo que nos relembra que, apesar de prometerem dar opção de escolha aos utilizadores, e essa opção só é realmente aceite se os utilizadores escolherem aquilo que mais convém à respectiva empresa.

Google Maps testa carros coloridos como icons

12-11-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Maps vai dar aos utilizadores ainda mais formas de personalizar a experiência de navegação, permitindo escolher entre mais tipos de carroa e a sua cor.

Actualmente, o Google Maps oferece apenas quatro ícones: a seta azul padrão, um carro vermelho, um SUV amarelo e uma pickup verde. Mas a Google está a preparar uma actualização que irá adicionar mais cinco opções: sedan, SUV, Jeep, hatchback e um modelo semelhante a um Tesla. Mas as opções de escolha não se ficam por aí, já que cada um destes novos modelos poderá ser personalizado escolhendo-se entre oito cores, incluindo branco, preto, verde, azul e vermelho, para que os utilizadores possam escolher um carro virtual que se ajuste ao seu estilo.
A clássica seta azul e os ícones existentes deverão manter-se, para não perturbar os fãs dos icons actuais. Por agora estes novos icons com opção de cor foram descobertos na app Google Maps para iOS, mas é de esperar que por altura do seu lançamento oficial também se tenha a mesma gama de opções na versão Android do Google Maps.

Pode não passar de um detalhe, mas esta alteração acaba por replicar aquilo a que se tem assistido nos últimos anos a nível dos interfaces nos automóveis, em que os ecrãs de infotainment recorrem a uma "réplica digital" do veículo para apresentar informação e possibilitar uma interacção facilitada. Alguns veículos até já usam Unreal Engine para apresentar o carro em 3D tal como se fosse um jogo de computador.

|