PlanetGeek

iOS 26.1 vem com Apple Intelligence em Português de Portugal

23-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 26.1 beta, que expande o suporte do Apple Intelligence a mais línguas, incluindo português de Portugal.

Apesar dos atrasos que a Apple tem aplicado nas funcionalidades AI para a Europa (além dos atrasos globais nas suas próprias funcionalidades - como a prometida Siri AI, que deverá chegar algures lá para 2026), a empresa da maçã lá vai lançando algumas coisas.

O próximo iOS 26.1 deverá finalmente trazer suporte do Apple Intelligence em português de Portugal, a par de dinamarquês, holandês, norueguês, sueco, turco, chinês tradicional e vietnamita. A tradução em tempo real do AirPods Live Translation também é expandida para suportar japonês, coreano, italiano, e chinês (mandarim tradicional e chinês simplificado) - embora seja algo que, até notícia em contrário, continue a estar bloqueado na UE.

O iOS 26.1 também demonstra como a Apple continua a ajustar o pouco consensual design Liquid Glass, adicionando os botões de "vidro" ao botões da app de telefone, mas também reduzindo a sua transparência em várias barras de ferramentas, para que se tornem menos confusas - quanto mais terão que reduzir a transparência até que o efeito de vidro desapareça por completo, reconhecendo o falhanço deste design?

Há também alguns indícios de que a Apple estará a preparar-se para adicionar suporte MCP (Model Context Protocol) no iOS. O MCP é um standard open-source para interligar modelos AI a ferramentas, apps, e sistemas, possibilitando que um assistente AI possa, por exemplo, ter acesso ao email, ou documentos, ou fazer acções em apps. Poderá ser uma forma da Apple tentar recuperar do atraso que tem tido na área, ou servir de base para que a futura Siri AI possa interagir com as apps e dados dos utilizadores (como estava prometido).

Por agora o iOS 26.1 ainda só foi disponibilizado em versão beta para developers, prevendo-se que seja expandido em breve a versão beta para todos e, daqui por algumas semanas, seja lançado oficialmente.

Huawei Maextro S800 vem com sistema de som de luxo

23-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Huawei Maextro S800 vem com um sistema de som que permite zonas de som independentes, para que os passageiros atrás ouçam música diferente da que toca à frente.

O novo Maextro S800 não é apenas um carro eléctrico de luxo que pode deslizar pelos concorrentes - é uma autêntica sala de concertos sobre rodas. O grande destaque é o Huawei Sound Ultimate Series, um sistema de áudio de última geração pensado para rivalizar com os melhores do sector. Com o silêncio característico dos motores eléctricos, os fabricantes estão a reinventar o interior dos automóveis, e a Huawei quer redefinir o que significa ouvir música dentro de um carro.
O sistema integra 43 altifalantes alimentados por dois amplificadores que juntos atingem quase 3.000 Watts de potência. O resultado é uma experiência de som imersiva, onde os passageiros traseiros têm ainda direito a excitadores 4D que vibram em sintonia com a música. Em destaque está o Crystal Star-Ring Diffuser, um elemento que se eleva do tablier e acompanha o ritmo com iluminação ambiente.
Para os fãs de graves, a Huawei desenvolveu o Tangential Force Woofer, que reduz vibrações indesejadas e garante baixos limpos e profundos. O sistema inclui também um Dual-Diaphragm Subwoofer patenteado, que aproveita todo o habitáculo como câmara de ressonância. E, numa estreia mundial, a Huawei introduz zonas de som independentes, permitindo que ocupantes da frente e de trás ouçam conteúdos diferentes com até 30 dB de isolamento.
Para completar, o Maextro S800 traz a tecnologia de "sound-to-light" com inteligência artificial, que transforma o ritmo e a emoção da música num espectáculo de luz no interior. Juntando-se ao ecossistema HarmonyOS, o resultado é um ambiente imersivo onde a música não é apenas ouvida, mas também sentida e vista, fazendo do S800 uma verdadeira sinfonia sobre rodas.

Resta saber se isto está incluído no modelo base que começa nos 120 mil euros na China, ou se seguirá a táctica dos fabricantes europeus, que habitualmente cobram mais alguns (bastantes) milhares de euros pelo upgrade do sistema de som.

Ganha um mini-leitor MP3 BT

23-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um mini-leitor MP3 compacto bastante simpático.

Em tempos pequenas maravilhas da tecnologia, os leitores MP3 perderam protagonismo com a ascensão dos smartphones e das suas impressionantes capacidades. Mas, isto não significa que não possam haver situações em que continue a ser preferível usar um leitor MP3 dedicado, e por isso mesmo estamos a oferecer um bastante compacto, com ecrã de 1.8" e Bluetooth, para que possam continuar a ouvir a música sem fios.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Xiaomi 17 chega com novidades no ecrã e na bateria

23-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi vai apresentar a nova geração Xiaomi 17 esta semana, com novidades nos ecrãs e baterias.

A Xiaomi confirmou que a nova série Xiaomi 17 será apresentada na China já esta quinta-feira, 25 de Setembro. A família inclui o Xiaomi 17, 17 Pro e 17 Pro Max, todos com melhorias importantes em tecnologia de ecrã e de bateria.

O Xiaomi 17 e o 17 Pro trazem um ecrã OLED plano de 6.3", com formato 19.6:9 e molduras ultrafinas de apenas 1,18 mm. Os três modelos estreiam ainda a nova tecnologia de luminescência M10, que segundo a marca atinge a maior eficiência da indústria com 82.1 cd/A. Já o 17 Pro Max adiciona uma nova estrutura de subpíxeis RGB independentes, que promete aumentar a longevidade e reduzir o consumo de energia em 26% face aos painéis OLED tradicionais.
No interior, os modelos Pro destacam-se pela nova bateria Jinshajiang, construída com um design em L de empilhamento e 16% de silício de alta densidade, permitindo mais capacidade e carregamento mais rápido (até 100W).

Como esperado, toda a gama será equipada com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm e virá de origem com o mais recente HyperOS 3 da Xiaomi. Resta agora saber quanto tempo será necessário esperar para a apresentação e lançamento global.

Ecrãs Color E-Paper da Samsung são mais coloridos que nunca

23-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente geração de ecrãs e-Paper a cores da Samsung é capaz de produzir cores vivas e saturadas.

A Samsung apresentou há alguns meses os seus novos ecrãs e-Paper a cores, capazes de apresentar imagens com cores vivas sem gastar energia - e que por agora têm sido direccionados para o segmento comercial, para substituir posters e cartazes. Mas as suas vantagens estão a gerar alguma curiosidade: e se a Samsung aplicasse esta tecnologia num ecrã para smartphones?

Há empresas que têm tentado isto ao longo dos anos, sem grande sucesso, pelo que facilmente se pode imaginar porque motivo a Samsung acha que não é boa aposta. As muitas vantagens desta tecnologia de ecrãs (sem consumo, visível ao sol, etc.) são acompanhadas por desvantagens (velocidade de actualização, necessidade de iluminação extra para serem vistos no escuro) que depressa complicam a sua utilidade em uso prático num smartphone.


Ainda assim, e numa era em que os dobráveis vão sendo cada vez mais populares, não fica posta de parte a possibilidade de se usar um destes ecrãs na parte exterior de um smartphone, mantendo um ecrã OLED no interior.

Por outro lado, a Samsung pode também optar por uma abordagem mais segura, começando por lançar um ebook reader / tablet com ecrã e-Paper a cores, pois aí os utilizadores já sabem com o que contar.

Jogo Block Blasters no Steam roubou donativos para doente com cancro

22-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um jogo no Steam roubou milhares de euros de jogadores, incluindo os donativos para um jogador com cancro.

Um jogo verificado no Steam foi exposto como fachada para um esquema de roubo de criptomoedas, deixando um jogador sem mais de 32 mil dólares - dinheiro que tinha sido angariado para o seu tratamento contra o cancro. O título, Block Blasters, parecia ser apenas um inofensivo jogo retro em 2D, mas escondia um cryptodrainer capaz de esvaziar carteiras digitais.

O jogo esteve disponível no Steam durante quase dois meses - entre 30 de Julho e 21 de Setembro - e, no início, parecia seguro. Contudo, a partir de 30 de Agosto foi adicionada uma componente maliciosa. Durante uma transmissão solidária, o streamer RastalandTV descobriu que os fundos para o seu tratamento tinham sido roubados. Felizmente, membros da comunidade ofereceram-se para cobrir a perda, o que ajudou a mitigar este caso em particular.
O problema é que as investigações mostraram que não se tratava de um caso isolado. Há relatos de que entre 261 e 478 contas Steam foram afectadas, com prejuízos totais acima de 150 mil dólares. Segundo investigadores, o malware não só roubava credenciais de acesso, como também recolhia endereços IP, usava backdoors em Python, e outras ferramentas de roubo de dados.

Este não foi o único incidente do género no Steam este ano, com outros jogos maliciosos a passarem pelo processo de verificação. Especialistas aconselham todos os que instalaram o Block Blasters a redefinir as suas credenciais no Steam e a transferirem as suas criptomoedas para novas carteiras. Além disso, é recomendado maior cautela com jogos pouco conhecidos ou em versão beta, já que podem esconder malware perigoso - regra que se aplica também a toda e qualquer app que se instale.

UE quer acabar com popups dos cookies

22-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Bruxelas quer alterar a "lei dos cookies" que encheu a internet com pop-ups de consentimento.

A Comissão Europeia prepara-se para rever uma das regras tecnológicas mais irritantes da última década: a obrigação dos popups de consentimento dos cookies. Criada em 2009 com a revisão da Directiva e-Privacy, a lei obrigou os sites a exibirem banners antes de guardarem qualquer dado, excepto quando estritamente necessário. O resultado: a internet ficou cheia de pop-ups que os utilizadores clicam cegamente sem sequer ler.

Agora, Bruxelas admite que o sistema "perdeu eficácia" e pretende simplifica-lo. Entre as ideias em cima da mesa estão mais excepções para cookies "inofensivos", como os usados em funções técnicas ou estatísticas simples, e a possibilidade de os utilizadores definirem preferências de cookies apenas uma vez no browser, em vez de o fazerem em cada visita a um site. O debate é delicado. Indústria e legisladores sugerem integrar as regras no RGPD, que adopta uma abordagem baseada no risco, menos rígida do que a actual e-Privacy. Isso permitiria às empresas usar bases legais como "interesse legítimo" para processar alguns dados. Mas organizações de defesa da privacidade alertam para o perigo de abrir espaço a práticas de publicidade direccionada disfarçadas de cookies essenciais.

A Comissão Europeia deverá apresentar em Dezembro um texto de simplificação regulatória e, em 2026, a proposta de uma nova lei chamada Digital Fairness Act, que promete reacender a disputa entre gigantes da tecnologia e defensores da privacidade. O equilíbrio entre proteger os direitos dos cidadãos e manter a competitividade digital da Europa será o centro da batalha. Mas importa relembrar que os consumidores já têm formas de gerir a sua vida online, optando por browsers que dão prioridade à privacidade, recorrendo a adblockers (que também podem bloquear os absurdos popups dos cookies), e bloqueando os cookies excepto para os sites em que sejam justificados.

Elgato Stream Deck MK.2 a €148

22-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem quer automatizar e ter acesso imediato a inúmeras funções, o Stream Deck MK.2 da Elgato vem com 15 teclas programáveis.

O Stream Deck da Elgato tem sido uma opção popular entre streamers ou pessoas que apreciam a verstilidade de uma série de botões programáveis com mini-ecrãs que facilitam saber o que cada faz. Este novo Stream Deck MK.2 traz algumas melhorias face ao modelo anterior, com um design mais cuidado e profissional, suporte amovível, painéis frontais substituíveis, e cabo USB-C amovível.
O Elgato Stream Deck MK.2 está disponível por 148 euros na Amazon Espanha.

Mesmo sabendo-se que a Elgato disponibiliza a sua app que, de certa forma, permite replicar o funcionamento do Stream Deck num smartphone ou tablet, há quem não dispense a capacidade de ter esses botões programáveis em formato físico e sempre disponíveis sem "prender" o uso do seu smartphone/tablet. Adicionalmente, embora seja um dispositivo muito apreciado por streamers, acaba por poder ser usado em inúmeros outros casos, até mesmo em cenários de trabalho onde se possa ter necessidade recorrente de repetir operações complexas, que aqui poderão ficar acessíveis através de uma só tecla.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Unitree G1 ganha mais capacidades acrobáticas

22-09-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os robots humanóides começam a ficar cada vez mais ágeis e rápidos, como demonstrado pelo Unitree G1.

Já sabemos que seria uma questão de tempo até que os robots humanóides conseguissem igualar, e posteriormente superar, as capacidades físicas humanas. No caso do Unitree G1, temos mais uma demonstração que demonstra a sua surpreendente capacidade de equilíbrio mesmo perante todo o tipo de "abusos", assim como a velocidade com que é capaz de se voltar a levantar nas situações em que cai no chão.

Felizmente, os abusos param a certo ponto, e podemos apreciar os movimentos graciosos e capacidades acrobáticas deste robot, que já vão além daquilo que a maioria das pessoas conseguirá fazer.

Unitree G1 has mastered more quirky skills 🤩
Unitree G1 has learned the "Anti-Gravity" mode: stability is greatly improved under any action sequence, and even if it falls, it can quickly get back up. pic.twitter.com/gDR0n0eIXl

— Unitree (@UnitreeRobotics) September 22, 2025
Alguém quer arriscar nas capacidades que os robots humanóides irão ter daqui por mais um par de anos?

iPhone 17 Pro eSIM beneficia nas baterias

22-09-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Nos iPhone 17, a Apple aproveitou o espaço extra do cartão SIM para aumentar a bateria dos modelos eSIM.

Tal como tinha sido referido durante a apresentação dos iPhone 17, nos modelos eSIM a Apple aproveitou o espaço ganho com a remoção do cartão SIM físico para aumentar ligeiramente a bateria, e agora ficamos a saber precisamente quanto graças aos teadowns que têm sido feitos.

O iPhone 17 Pro com SIM tem uma bateria de 3.988 mAh, que cresce para 4.252 mAh na versão eSIM (face aos 3.582 mAh do iPhone 16 Pro).
O iPhone 17 Pro Max com SIM tem uma bateria de 4.823 mAh, que passa para 5.088 mAh na versão eSIM (era de 4.685 mAh no iPhone 16 Pro Max).

Embora a Apple tenha expandido as regiões que recebem iPhones apenas eSIM, na Europa continuamos a ter os iPhones que mantêm o cartão SIM físico (a par do eSIM), pelo que os clientes europeus perderão um pouco de capacidade de bateria, mas manterão a conveniência de poder trocar de cartão SIM sem preocupações com as transferências dos eSIM digitais.



Também já existe teardown para o iPhone Air, sendo este modelo exclusivamente eSIM, e com sistema de montagem que reduziu a motherboard ao essencial.


GoldEnergy cancela contrato sem validação

22-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver contrato com a GoldEnergy arrisca-se a poder ficar sem electricidade de um dia para o outro.

O relato chega de um colega e leitor do AadM de longa data, que foi surpreendido quando a GoldEnergy o contactou acerca de um suposto pedido (inexistente) de mudança para outro operador. Mas, mesmo depois de ter dito que não tinha feito qualquer pedido, a GoldEnergy acabou por rescindir o contrato e cortar o fornecimento de energia!

Como o próprio conta:
História simples: tenho uma casa, contrato com a GoldEnergy para fornecimento de energia. Receberam, dizem, um pedido de mudança para a Meo. Contactaram-me a perguntar se eu queria mudar para a Meo. Ficou devidamente esclarecido que era um engano de alguém, pois eu nada tinha solicitado. Disseram que tudo bem, ia continuar cliente deles. até me mandaram um código para o telemovel para eu validar que era mesmo eu.
Depois venho a perceber que o meu contrato foi rescindido e a energia cortada. Estou fora do pais neste momento não tenho ninguém em casa, imagina-se o que isso faz aos frigoríficos e arcas:
entrei em contacto com a GoldEnergy. Dizem-me que para fazer um novo contrato (??) tenho que mandar comprovativos. Isto hoje. E estou sem energia desde terça, imagino. Ao telefone hoje, disse que não mandava nada, eles tinham que resolver o problema, senão, ai sim, mudo de operador. Mandam-me um mail, muito giro, onde diz, lá pelo meio:
"Contrato Rescindido a dia 15/09/2025
Informamos que o seu contrato de eletricidade se encontra rescindido desde 15/09/2025, na sequência de um pedido de mudança de comercializador com alteração de titularidade. Esclarecemos que um contrato pode sair da Goldenergy sem a sua autorização, caso seja apresentada nova contratação em que seja comprovada a legitimidade para formalizar um contrato no respetivo local de consumo."
Ou seja, para eu continuar o meu contrato, que já existia, tenho que provar a a minha legitimidade para o facto, mas para um terceiro alterar o contrato "a legitimidade" deve ter sido validada num circo qualquer.

É preocupante ver que tal situação possa acontecer, em que uma qualquer pessoa, por engano (ou deliberadamente), consiga cancelar um contrato de energia de uma qualquer residência, mesmo depois do legítimo cliente ter claramente dito que não tinha sido ele a pedir qualquer alteração.

Veremos como é que este caso se irá desenrolar, aguardando-se esclarecimentos.

Yangwang U9 Xtreme chega aos 496.22 km/h

22-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Yangwang U9 conseguiu o seu objectivo, tornando-se no mais rápido carro de produção de sempre ao atingir 496.22 km/h.

Depois das tentativas anteriores, a versão mais radical do Yangwang U9 conseguiu roubar o recorde de velocidade à Bugatti. O novo Yangwang U9 Xtreme, hipercarro eléctrico da marca chinesa da BYD, atingiu uns impressionantes 496.22 km/h numa pista de testes na Alemanha, superando o recorde anterior do Bugatti Chiron Super Sport 300+ de 2019, e ficando extremamente próximo da barreira dos 500 km/h!

O feito surge apenas semanas depois de a versão Track Edition do U9 ter batido o recorde mundial de velocidade para veículos eléctricos com 472.41 km/h. Desta vez, o objectivo foi mais ambicioso: conquistar o título absoluto de carro de produção mais rápido do planeta, independentemente da motorização. O U9 é também o primeiro carro de produção a usar uma plataforma de 1.200V, proporcionada pelas baterias "blade" LFP da BYD.



A edição Xtreme do U9 será extremamente exclusiva, limitada a apenas 30 unidades. Para atingir estes números, o modelo recebe ajustes específicos como jantes de 20 polegadas e pneus mais largos de 325 mm na traseira. Quanto à Bugatti, fica com o prémio de consolação de manter o recorde de carro mais rápido... a combustão.

Coluna BT Tronsmart Bang a €101

22-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 60 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang de 60 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang está disponível por 101.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 15%.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 15 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar até 100 colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Stellantis testa bateria "tudo-em-um" IBIS

22-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Stellantis anunciou ter começado a testar a sua bateria integrada IBIS nas estradas.

A Stellantis pode ter desistido de desenvolver um sistema de condução autónoma mas, felizmente, continua a fazer progressos noutras áreas importantes, como a sua bateria IBIS - que agora passa para a fase de testes na estrada.

A Stellantis, em parceria com a especialista Saft, está a testar uma nova tecnologia que mudar a forma como as baterias dos carros eléctricos são concebidas. O projeto chama-se IBIS (Intelligent Battery Integrated System) e integra no próprio pack de bateria funções que normalmente são distribuídas por componentes separados, como o inversor e o carregador de bordo. Um Peugeot E-3008 protótipo já serve como banco de ensaio desta solução. Ao eliminar peças extra, o sistema reduz cerca de 40 kg de peso e liberta 17 litros de volume interno, vantagens que se traduzem em maior eficiência, melhor manobrabilidade e até mais flexibilidade no design interior e aerodinâmico.
Nos testes, a bateria integrada mostrou ganhos claros: 15% mais potência (um sistema de 150 kW passa a 172 kW) e carregamentos 15% mais rápidos em corrente alternada. Na prática, um carregamento doméstico que demoraria 7 horas pode ficar concluído em apenas 6. Além disso, a eficiência energética melhora em cerca de 10%, tanto no carregamento como na condução.

Depois de anos de simulações e ensaios em laboratório, o projecto entrou em fase de testes em estrada em Junho de 2025. A Stellantis espera aplicar a tecnologia IBIS nos seus modelos de produção até ao final da década. Embora o foco inicial esteja nos automóveis de passageiros, esta arquitectura abre portas a aplicações noutros sectores, como transportes ferroviários, marítimos, aeroespaciais e sistemas de armazenamento de energia.

Huawei apresenta Huawei Watch Ultimate 2 e Watch GT 6

22-09-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei apresentou a sua mais recente geração de smartwatches, com o Huawei Watch Ultimate 2, Watch GT 6, e Watch GT 6 Pro.

Huawei Watch Ultimate 2: smartwatch resistente até 150 metros e com comunicação subaquática via sonar

A Huawei apresentou o Watch Ultimate 2, sucessor directo do modelo lançado no ano passado, que chega com melhorias importantes. O design mantém-se premium, com caixa em metal líquido, moldura em cerâmica nanocristalina de dois tons e vidro de safira. O ecrã é um painel AMOLED LTPO2 de 1,5", capaz de atingir 3.500 nits de brilho máximo, e com molduras 18% mais finas.

O grande destaque é a resistência à água até 150 metros (20ATM), um salto significativo face à geração anterior. Isto permite que mergulhadores utilizem o relógio em profundidades maiores, respeitando os padrões EN13319 e ISO 22810:2010. Mas a verdadeira novidade é o facto de ser o primeiro smartwatch a suportar comunicação baseada em sonar debaixo de água, permitindo enviar mensagens pré-definidas para outros relógios num raio de 30 metros, além de um modo SOS que pode alertar dispositivos até 60 metros.

Para garantir conectividade mesmo em condições extremas, a Huawei integrou um novo sistema de antenas. A autonomia vai até 4.5 dias em uso normal e 11 dias em modo de poupança. O relógio traz ainda o sistema TruSense e o novo sensor X-Tap, que oferecem medições de saúde mais rápidas e precisas, incluindo 11 métricas, entre elas ECG. Corre HarmonyOS 5.1 e suporta eSIM, GPS de banda dupla e mensagens via satélite BeiDou (na China), além de chamadas e reprodução de música directamente no dispositivo.

O Huawei Watch Ultimate 2 chega em duas versões: Compass Black e Ocean Blue, com preços de €899 e €999. A marca está ainda a oferecer um desconto de €100 em pré-encomendas até 7 de Outubro.


Huawei apresenta Watch GT 6 e GT 6 Pro com baterias maiores e novos modos de treino

Um ano após o lançamento da geração anterior, a Huawei revelou a nova série Watch GT 6, que aposta em maior autonomia, precisão no posicionamento e novas funcionalidades para desporto e saúde. Os modelos incluem o Watch GT 6, disponível em 41mm e 46mm, e o Watch GT 6 Pro, que chega apenas no tamanho de 46mm.

O destaque vai para a bateria. O GT 6 Pro (46mm) pode durar até 21 dias em uso ligeiro e 12 dias em utilização normal. Já o GT 6 de 41mm oferece até 14 dias de autonomia em uso ligeiro ou 7 dias em uso típico. Isto é possível graças às novas baterias com 10% mais silício e design moldado para aproveitar melhor o espaço, aumentando em 37% a densidade energética.

Em termos de hardware, os modelos de 46mm trazem um ecrã OLED de 1,47 polegadas com brilho máximo de 3.000 nits, mais do que o dobro da geração anterior. Há ainda melhorias no sistema de antenas e algoritmos de posicionamento, garantindo 20% mais precisão. Do lado da saúde e do desporto, a Huawei renovou o sensor TruSense, com métricas mais fiéis em atividades como ciclismo e trail running, além de integração com sensores externos e até um medidor de potência virtual, inédito em smartwatches.

O GT 6 Pro foca-se em modalidades como trail running e golfe, com mapas vetoriais de zoom ilimitado. Ambos os modelos ganham também um modo para utilizadores de cadeira de rodas, adaptando os algoritmos para medir rotações em vez de passos. Construídos com vidro de safira, titânio de grau aeronáutico e cerâmica nanocristalina, oferecem resistência IP69, 5ATM e mergulhos até 40 metros.

O GT 6 Pro tem preço a começar nos €379, enquanto o GT 6 começa nos €249, com várias opções de cores e braceletes.

Chrome adopta Liquid Glass no iOS

21-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Chrome tornou-se a primeira aplicação da Google para iPhone a adoptar o novo design Liquid Glass do iOS 26.

A versão 141 do browser chega ao iPhone e iPad com vários ajustes visuais que seguem a nova linguagem estética da Apple. O impacto nota-se logo na Tab Grid, onde o botão de navegação em modo incógnito, os separadores individuais e os grupos de tabs recebem o novo estilo. Os botões Edit e Done também foram redesenhados para se alinharem ao visual mais arredondado. Além disso, os menus de contexto perderam o efeito de desfocagem do background, passando a apresentar um aspecto mais limpo e moderno.

O menu inferior também foi actualizado, deixando de ocupar toda a largura do ecrã e adoptando cantos arredondados, tal como acontece agora nas definições, que também ganharam novos ícones e interruptores redesenhados. Outro detalhe é o novo indicador de carregamento das páginas, que abandona o círculo tradicional do Chrome para adoptar o pinwheel do iOS.
Enquanto isso, o teclado do iOS 26 também recebeu mudanças, e o Chrome adaptou-se com uma nova fila flutuante que dá acesso rápido a funções como pesquisa por voz, Google Lens e atalhos úteis (.com, barra, etc.) que antes eram acrescentadas na parte superior do teclado.

Por agora, o Chrome é a único app da Google a adoptar o Liquid Glass de forma completa, já que as restantes aplicações continuam divididas entre o antigo Material Theme e o mais recente Material 3.

A complexidade de criar movimento mecânico linear

21-09-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A criação de movimento mecânico linear pode ser mais complexo do que pode parecer à primeira vista.
Muitas coisas que parecem simples não são assim tão simples, e derivam de problemas que tiveram que ser resolvidos. Um deles é a criação de movimento linear a partir de um movimento rotativo como o que é gerado pela maioria dos motores - ou vice-versa.

Embora muitas vezes seja possível utilizar-se directamente o movimento rotativo (como fazer girar as rodas de um carro), outras vezes o que se deseja é ter um movimento linear, e que é possível graças ao engenho de inúmeros inventores e engenheiros que criaram curiosas formas de fazer essa conversão de movimento - umas bastantes complexas, outras que surpreendem pela sua simplicidade e eficiência.


Isto é algo que ainda hoje se faz notar no nosso dia a dia, com grande parte dos sistemas lineares a esconderem um motor rotativo que actua sobre um qualquer mecanismo mecânico que faz essa conversão.

A conturbada história de Alfred Nobel

21-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A história de Alfred Nobel está cheia de peripécias e curiosidades.

O nome Nobel pode agora estar associado aos prémios Nobel que, anualmente, destacam os feitos em diversas áreas da humanidade; mas nem sempre foi assim. E o rumo do Alfred Nobel que inventou a dinamite parece ter sido influenciado por algo bem ao estilo dos fantasmas que visitam o avarento Ebenezer Scrooge no conto Christmas Carol. Nobel viu-se um dia confrontado com o seu obituário num jornal, que o tinha publicado em erro, indicando que tinha morrido o "mercador da morte". Uma designação que o atormentou e o fez querer mudar a forma como seria visto para a posteridade.




Como curiosidade, estivemos em risco de que aquilo que hoje conhecemos como dinamite (derivada da palavra grega para "potência") se pudesse chamar "Pó de Segurança do Nobel".

Windows 11 prepara wallpapers em vídeo

21-09-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Recuperando uma funcionalidade esquecida do Windows Vista, o Windows 11 prepara-se para suportar video wallpapers.

Depois de quase duas décadas, a Microsoft está a preparar-se para fazer regressar uma funcionalidade que que muitos utilizadores têm pedido ao longo dos anos: a possibilidade de usarem vídeos como wallpaper nos seus Windows. A novidade foi descoberta nas versões de desenvolvimento mais recentes do sistema, onde é possível definir ficheiros MP4, MOV, AVI, WMV, M4V ou MKV como fundo do ambiente de trabalho. Assim, o vídeo é reproduzido sempre que o utilizador acede ao desktop, sem necessidade de recorrer a aplicações externas.

A ideia não é nova. O Windows Vista chegou a oferecer algo semelhante em 2007 através do DreamScene, exclusivo da edição Ultimate. No entanto, a Microsoft deixou cair essa capacidade nas versões seguintes do seu sistema operativo, obrigando os fãs a usar soluções de terceiros, como o Wallpaper Engine ou o Lively Wallpaper.

It looks like Microsoft is working on bringing native video wallpaper support to Windows 11! Welcome back, DreamScenes https://t.co/8bHYHiF4V6 pic.twitter.com/pqmjxZWfNq

— Zac Bowden (@zacbowden) September 20, 2025

Windows DreamScene is back! Hidden in the latest Windows 11 Dev/Beta build (26x20.6690) is built in support for setting video files like .mp4 as your desktop background: pic.twitter.com/B4vdtfvqSc

— phantomofearth 🌳 (@phantomofearth) September 20, 2025
Com esta mudança, a configuração de um vídeo como papel de parede será tão simples como escolher uma imagem, tornando o processo rápido e directo. Ainda não é claro o impacto que a reprodução contínua poderá ter na autonomia de portáteis ou no desempenho geral, mas o facto de estar a ser desenvolvido como opção é visto como um passo positivo.

É certo que este tipo de coisa tem o potencial para criar verdadeiros "desastres" a nível de usabilidade do sistema, mas o uso de um background com movimentos subtis pode revelar-se bastante interessante (até para mim, que tradicionalmente opto pelo fundo de cor sólida, sem imagens).

Como fazer um "avisador" de tarefas domésticas com ecrã circular

21-09-2025 | 12:15 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como construir um avisador para tarefas domésticas, com um ESP32 e um ecrã circular.

O Mendly é um curioso projecto que mostra como é fácil criar-se um versátil sistema de alerta para tarefas de manutenção programada em casa.

O objectivo é ajudar as pessoas mais esquecidas (ou mais organizadas) a fazerem operações rotineiras que tenham que ser feitas regularmente mas com uma frequência que pode levar a esquecimentos: como troca ou limpeza de filtros de coisas como purificadores de água, ar condicionado, exaustores, aspiradores, purificadores de ar, etc.

O elemento central é um módulo ESP32-S3 com ecrã circular de 1.28", a que se junta uma caixa impressa em 3D e uma bateria para permitir o funcionamento "móvel".
O projecto facilmente pode ser adaptado para qualquer outro tipo de tarefas temporizadas, ou expandido para se tornar mais dinâmico - como permitir acrescentar novos dispositivos a temporizar sem ter que reprogramar o conjunto. Para os mais ambiciosos, fica a possibilidade de usarem este mesmo hardware mas adicionarem integração com algo como o Home Assistant, para que possa ser usado como um ecrã dinâmico para apresentar ainda mais informação relevante de coisas a fazer.

|