PlanetGeek

Carregador USB-C Hama até 100W

22-09-2024 | 14:32 | Apps do Android


Uma proposta de alto desempenho, que terá de se bater com os preços mais atrativos da armada chinesa.


Hoje em dia, os nossos dispositivos consomem mais energia do que nunca, pelo que encontrar o melhor carregador tornou-se uma necessidade, especialmente quando dependemos de vários dispositivos para trabalhar. E mesmo com a adoção generalizada do USB-C pela maior parte dos fabricantes de telemóveis, portáteis e tablets, muitos dispositivos ainda usam USB-A, o que requer vários carregadores.


Hama Fast Charger (ref. 00201997) é uma solução flexível e conveniente para reduzir o número de carregadores de que necessita, ao mesmo tempo que oferece carregamento rápido para até três dispositivos em simultâneo, com duas portas USB-C e uma porta USB-A, o que o torna ideal, por exemplo, para carregar o seu portátil, telemóvel e auscultadores em situações em que só tem acesso a uma tomada única.


Graças às tecnologias de carregamento rápido Power Delivery (USB-C) e Qualcomm® Quick Charge™ 2.0/3.0 (USB-A), o Fast Charger permite carregar o seu portátil e smartphone muito mais rapidamente do que com uma porta USB convencional. Com uma potência de saída máxima de 100 watts via USB-C e de 18W através de USB-A, os portáteis e outros dispositivos ficam prontos a utilizar num instante – até 60% da capacidade máxima de um dispositivo em meia hora, especialmente indicado para dispositivos mais recentes, uma vez que não são frequentemente fornecidos com carregadores.


Além do seu design compacto e leve, pequeno o suficiente para caber no bolso ou numa mala de viagem, a aposta da Hama na tecnologia de semicondutores de nitreto de gálio (GaN) e num conjunto de chips inteligentes no carregador garante máxima eficiência e uma baixa emissão de calor, garantido assim um carregamento rápido em segurança, e proteção contra sobrecargas, sobreintensidades e curto-circuitos.


Preço e disponibilidade

Hama Minicarregador Rápido (ref. 00201997) está já disponível em Portugal por um PVP de 89 euros.


Mais informaçãohttps://pt.hama.com/00201997/ 

28 Years Later gravado com iPhone 15 Pro Max

22-09-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O filme 28 Years Later de Danny Boyle vai ser o primeiro "blockbuster" a ser gravado num iPhone.

O mais recente episódio da saga de Danny Boyle iniciada com 28 Days Later (2002) e seguida por 28 Weeks Later (2007) já terminou as gravações, tendo usado um iPhone 15 Pro Max como câmara principal.

Embora se possa pensar que isto seria apenas uma manobra de marketing, a verdade é que este tipo de opção está na génese desta saga. O filme original foi gravado usando uma "banal" câmara Canon XL-1, em 480p, tanto por motivos económicos como por motivos práticos da produção, permitindo gravar as cenas de formas bastante mais rápida do que se tivessem que usar as câmaras de cinema tradicional - e tendo contribuído para criar a sua identidade visual.
Obviamente, quando se fala de "usar um iPhone", não se está a falar de simplesmente tirar um iPhone do bolso e fazer um filme. É usado todo um complexo e dispendioso conjunto de equipamento e lentes, do qual o iPhone será provavelmente o elemento mais barato.

O filme 28 Years Later deverá estrear no final de Junho de 2025, esperando-se que dê origem a uma nova trilogia, escrita por Alex Garland.

X prepara regresso ao Brasil

22-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da vocal oposição de Elon Musk, o X irá acatar com as ordens judiciais para retomar as operações no Brasil.

A guerra de Elon Musk no Brasil parece ter chegado ao fim. Depois de parecer que este combate se iria prolongar (o X voltou a ficar disponível no Brasil por via da Cloudflare, naquilo que parecia ter sido uma manobra para contornar o bloqueio - mas que depois disse ter sido apenas o efeito secundário de algo que não estava relacionado com o bloqueio) parece que afinal tudo irá ficar resolvido com a cedência de Musk, cumprindo com as ordens do tribunal, possibilitando o regresso do X ao Brasil.

When X was shut down in Brazil, our infrastructure to provide service to Latin America was no longer accessible to our team. To continue providing optimal service to our users, we changed network providers. This change resulted in an inadvertent and temporary service restoration…

— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) September 19, 2024
Ainda não foi feito qualquer comunicado oficial pelo X ou Elon Musk quanto a este regresso, tendo sido apenas referido que o X tem estado a "trabalhar com o Governo Brasileiro para regressar muito em breve ao território".

Serão boas notícias para todos os brasileiros que usam o X, e má notícia para as outras plataformas - como o Bluesky, Tumblr, etc. - que registaram grandes picos de crescimento com o bloqueio do X.

Boom XB-1 faz 4º voo com sucesso

22-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Boom Aerospace fez mais um voo de teste bem sucedido no longo caminho para criar uma nova geração de aviões supersónicos comerciais.

Passaram-se apenas seis meses desde o primeiro voo do Boom XB-1 e a empresa não tem parado; aliás, o ritmo dos voos de teste tem acelerado, com este quarto voo a ter sido feito apenas uma semana após o terceiro voo.

Neste quarto voo, a aeronave bateu novos recordes de velocidade e altitude, ainda com uns modestos Mach 0.617 e 4.900 metros, mas há que ter em consideração que nem todas as empresas seguem o sistema da SpaceX de "estourar com as coisas" para aprender mais rapidamente. Mas sem dúvida que ainda há muito a fazer até chegar ao objectivo de atingir, superar, e manter, velocidades supersónicas durante voos de longa duração - que deixaram de ser uma opção desde a retirada do Concorde.

MACH 0.6⚡️
Flight four is complete–and it came and went fast. XB-1 flew just 8 days after flight 3 and reached a new top speed of Mach 0.617. XB-1 flew for 48 minutes and reached a new max altitude of 16,150 ft. pic.twitter.com/ldjFe5554u

— Boom Supersonic (@boomaero) September 21, 2024
Neste voo a aeronave também foi sujeita a forças de 2.5g, para validar a sua resistência para atingir velocidades mais elevadas nos voos de teste seguintes. A empresa planeia fazer cerca de 10 voos de teste a velocidades subsónicas cada vez mais elevadas, antes de se aventurar a atingir Mach 1.

Fiat 600 Hybrid chega a Portugal

22-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do lançamento do Novo Fiat 600e, chegam agora as versões Fiat 600 Hybrid, com motores de 100 cv e 136 cv.

Tanto a versão eléctrica como a híbrida do Novo Fiat 600 prestam a melhor homenagem ao seu ilustre antecessor de 1955, adoptando tecnologias inovadoras que levam a sua versatilidade ainda mais longe em rotas urbanas, bem como em viagens ou mesmo aventuras no campo.

A nova versão híbrida do modelo representa o regresso da FIAT ao importante segmento B. Concebido para combinar os mais elevados níveis de tecnologia, conforto e prazer de condução, o novo 600 Hybrid combina as virtudes do seu motor a gasolina com motor eléctrico integrado na nova caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades, a qual incorpora também o inversor de potência. O motor eléctrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48V com 0,9 kWh de capacidade.
A gama nacional inclui duas versões distintas, o 600 Hybrid e o topo de gama 600 Hybrid La Prima, a qual amplia a já de si muito completa oferta de equipamento da versão de acesso à gama. Em complemento, a FIAT propõe ainda três packs de equipamento: Comfort, Style e Tech. Os dois níveis de equipamento propostos podem estar associados a qual um dos níveis de potência da nova motorização híbrida 48 V.

O novo Fiat 600 Hybrid com motorização de 100 cavalos é proposto em Portugal por um preço a partir de 23.950 euros, estando a versão La Prima disponível por 28.950 euros. Já a motorização mais potente, com 136 cavalos, é proposta por 25.450 euros na versão base e por 30.450 euros na versão topo de gama. Os packs de equipamento disponíveis para o 600 Hybrid têm um custo unitário de 1.500 euros.


[Pela Estrada Fora]

Actualização da Sky encrava Smart TVs e boxes no Reino Unido

21-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Centenas de clientes com televisores Sky Glass e boxes TV no Reino Unido relataram que os seus aparelhos deixaram de funcionar repentinamente, aparentemente após uma actualização defeituosa.

A Sky, empresa de telecomunicações pertencente à Comcast, ainda não confirmou a causa, mas suspeita-se que uma actualização de software possa estar na origem do problema. O incidente afecta principalmente as smart TVs e os dispositivos de streaming da Sky, que permitem aceder a canais através da Internet.

Os problemas começaram a ser relatados na tarde de quinta-feira. Os clientes recorreram aos fóruns da Sky, que rapidamente cresceram para mais de 140 páginas de queixas. Embora alguns utilizadores tenham dito que os seus aparelhos voltaram a funcionar na manhã de sexta-feira, muitos continuam a ter problemas. A Sky reconheceu a falha, pedindo desculpa no Twitter e disponibilizando instruções para reiniciar os aparelhos, embora tal não tenha resolvido o problema para todos.

O tempo tem deixado muitos clientes frustrados, com alguns a exigir compensações e até novos televisores para substituir os que estão avariados; mas a Sky ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de oferecer reembolsos ou créditos. Os utilizadores também estão a questionar a fiabilidade do hardware e dos serviços da Sky, especialmente após perderem eventos ao vivo.

Embora a versatilidade das actualizações remotas seja vista como uma grande vantagem a nível de permitir a melhoria contínua de produtos e serviços, por vezes também somos lembrados como isso pode resultar num desastre total. E acima de tudo, relembra-nos como, nesta era, os clientes acabam por ser beta testers permanentes, e que ainda pagam por isso!

Fãs da LEGO não abdicam dos manuais em papel

21-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A LEGO apressou-se a clarificar que não vai abandonar os manuais de instruções em papel após ter feito um inquérito a perguntar se os fãs apreciariam os manuais digitais.

A LEGO garantiu aos seus fãs que continuará a oferecer instruções físicas de construção dos seus sets, após uma forte reacção negativa a um inquérito. A empresa propunha a ideia de reduzir o uso de papel ao adoptar unicamente instruções totalmente digitais, como parte dos esforços para ser mais sustentável. Os fãs foram questionados sobre como se sentiriam em relação a esta possível mudança. No entanto, o inquérito foi removido apenas um dia após o lançamento.

Em resposta, a LEGO emitiu um comunicado a esclarecer que não há planos para eliminar as instruções físicas dos seus produtos, e que o inquérito foi removido apenas por ter atingido o número pretendido de respostas.
A LEGO há muito que disponibiliza instruções digitais, a par do tradicional manual de instruções em papel, para quem preferir ir seguindo as instruções num tablet ou smartphone; mas, como parece ter ficado demonstrado, a maioria dos fãs não abdica de ter o manual em papel, que se considera fazer parte integrante do conjunto, mesmo se na maioria das vezes só irá ser utilizado uma única vez. De resto, também seria inevitável imaginar que, caso se passasse para instruções digitais, seria bastante duvidoso se, daqui por 10, 20, ou mais anos, alguém que se aventurasse a abrir um set LEGO desta altura ainda pudesse descobrir um link funcional para as tais instruções.

Google Calendar com aniversários manuais

21-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Calendar está finalmente a preparar a criação manual de eventos de aniversário.

Poderia pensar-se que os aniversários fossem algo que fosse fácil adicionar a um calendário mas, até agora, os aniversários no Google Calendar eram importados directamente dos Contactos Google, complicando a tarefa de adicionar aniversários de pessoas que não se tivesse nos contactos. Mas em breve os utilizadores poderão adicionar e modificar aniversários directamente.

Esta nova funcionalidade adiciona a opção "Aniversário" ao Google Calendar, juntando-se às categorias já existentes como Evento, Tarefas e Fora do Escritório. Os utilizadores poderão inserir nomes, datas de nascimento, personalizar notificações e até definir uma cor única para cada evento de aniversário. Estes aniversários aparecerão no calendário dedicado "Aniversários" com uma imagem de capa especial.
Para quem usar a API do Google Calendar, a Google alerta que os eventos de aniversário não irão suportar todas as propriedades dos "eventos" gerais, recomendado a leitura da documentação para este tipo de evento.

Inicialmente a criação de aniversários no Google Calendar começará por ser feita na app Android, sendo posteriormente expandida ao Google Calendar na web e na app para iOS.

iPhone 17 poderá ganhar ecrãs de 120 Hz em toda a gama

21-09-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Para o próximo ano, a Apple poderá finalmente começar a usar ecrãs de 120 Hz em todos os iPhones, incluindo os iPhone 17 não-Pro.

Embora o iPhone 16 tenha acabado de ser lançado, já começam a circular rumores sobre os futuros iPhones 17 para 2025. De acordo com informações, da Display Supply Chain Consultants, tanto o iPhone 17 de base como um novo modelo mais fino, que poderá ser chamado "iPhone 17 Air", terão ecrãs ProMotion com taxa de actualização de 120Hz. Isto permite uma maior fluidez, tanto a nível de scroll nas apps, como em jogos e outras aplicações.

Esta questão da (falta) dos ecrãs de 120 Hz nos iPhone base tem sido bastante criticada, especialmente quando nos Android já se tornou comum encontrar ecrãs de 90 / 120 / 144 Hz até em modelos económicos. Falta saber se, ao passar os iPhones base para os 120 Hz, a Apple poderá acelerar ainda mais os iPhone Pro para frequências superiores para manter uma diferenciação - já que, se a melhoria de 60 para 120 Hz é notória, daí para cima começará a ser mais difícil notarem-se as melhorias efectivas.

Ross Young da Display Supply Chain Consultants tem tido um bom histórico em prever inovações nos ecrãs da Apple, tendo sido o primeiro a divulgar os tamanhos maiores para os iPhone 16 Pro e Pro Max. Daí poder dar-se alguma credibilidade a esta previsão a longo prazo para os iPhone 17.

Porque temos electricidade trifásica?

21-09-2024 | 12:26 | A Minha Alegre Casinha

Se já se interrogaram porque temos distribuição de electricidade monofásica e trifásica, mas não quadrifásica ou mais, eis a resposta.

Quando se passa do mundo da corrente contínua (DC) para a corrente alternada (AC), passamos a ter um conjunto de curiosidades associadas. Uma delas é o facto do seu comportamento oscilante nos dar a energia em ondas, o que faz com que a entrega da potência não seja linear, e daí se usarem múltiplas fases que podem assegurar uma entrega de potência mais constante. O uso de três fases acaba por resultar num compromisso entre a entrega dessa potência de uma forma que pode proporcionar esse objectivo, usando a menor complexidade possível - já que o recurso a ainda mais fases (4, 5, etc.) não traria benefícios suficientes face ao custo acrescido de tudo o que isso implicaria.

Como bónus, até ficamos a saber porque motivo se usam ligações em "estrela" e "triângulo" nas ligações trifásicas, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma delas.


Cards Against Humanity processa SpaceX por invasão de terreno no Texas

21-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Cards Against Humanity, empresa responsável pelo famoso jogo de cartas e por alguns projectos "criativos", está a processar a SpaceX por ter invadido o seu terreno no Texas.

O processo, apresentado no Texas, exige 15 milhões de dólares em compensação, mas ironiza ao dizer que aceitaria o Twitter.com como pagamento. A SpaceX é acusada de utilizar o terreno sem permissão durante cerca de seis meses e de causar danos no local.

O terreno foi comprado pela Cards Against Humanity em 2017 como parte de uma ação de crowdfunding com o objectivo de atrasar a construção do muro na fronteira entre os EUA e o México, promovido pelo ex-presidente Donald Trump. De acordo com a queixa, a SpaceX adquiriu várias propriedades ao redor da área e construiu grandes edifícios, alterando a paisagem e danificando o terreno da Cards Against Humanity. A empresa alega que estas actividades prejudicaram a reputação da marca junto aos seus apoiantes, já que se tinha comprometido a manter este terreno totalmente intocado e no seu estado natural.

7 years ago, we bought a plot of land on the US-Mexico border to stop racist billionaire Donald Trump’s dumb wall.

But this year, an even richer, more racist billionaire—@ElonMusk—fucked that land with tractors and garbage, so we’re suing for $15 million. https://t.co/MzNuHAcRIo

— Cards Against Humanity (@CAH) September 20, 2024
A relação entre a Cards Against Humanity e seus clientes, construída com base em brincadeiras e ações humorísticas que destacam questões sociais, está no centro da queixa. A compra do terreno em 2017 foi financiada por 150.000 apoiantes, cada um contribuindo com 15 dólares, que agora poderão receber $100 cada, se o processo for bem sucedido.

A SpaceX também paarece estar envolvida em conflitos com outros residentes locais em Boca Chica, onde está a construir o seu centro Starbase. A SpaceX terá tentado comprar propriedades na área, incluindo o terreno da Cards Against Humanity, mas com ofertas muito abaixo do valor de mercado.

O que é o código VIN de um automóvel?

21-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Prepara-se para adquirir um carro usado ou contratar um seguro automóvel e gostaria de saber mais sobre o histórico da viatura? Se esse é o seu caso, há uma sigla que se deve conhecer: o VIN.

O VIN é a abreviatura de Vehicle Identification Number ou, em português, Número de Identificação do Veículo. À semelhança do que acontece com o Cartão de Cidadão, o VIN dos carros corresponde à sua identificação única e intransmissível, isto é, não existem dois automóveis com o mesmo VIN.

Constituído por 17 caracteres (números e letras), o VIN permite-lhe obter as informações mais importantes sobre o carro usado que está a pensar em comprar, tais como as características da viatura, o seu fabricante ou quantos e de que teor foram os sinistros em que o carro esteve envolvido.

Qual é significado dos caracteres que compõem o VIN?

Podemos dividir os 17 caracteres do VIN em 3 secções. Os primeiros três caracteres dizem respeito ao identificador do fabricante ou, em inglês, World Manufacturer Identifier (WMI), é a primeira secção. O primeiro caractere identifica o local onde a viatura foi construída, ao passo que os outros dois identificam o país de origem da marca.

Passando à segunda secção, intitulada de Vehicle Descriptor Section (VDS), encontramos seis caracteres que nos dão a conhecer detalhes sobre a viatura, como o modelo, o tipo de motor ou a carroçaria e o "Check-digit" que serve para validar um número VIN correcto.
Por último, na terceira secção, designada por Vehicle Identifier Section (VIS), vamos encontrar dados sobre o ano de fabrico do carro, o seu modelo e o número de série. Enquanto que a 10ª posição corresponde ao ano e modelo da viatura, e a 11ª diz respeito à fábrica onde foi montado.

Nas posições 12 a 17 temos um resquício "arqueológico" dos antigos números de série que serviam para identificar os carros até há meio século. Apesar de, por norma, servirem para distinguir duas viaturas idênticas, algumas marcas utilizam esta sequência de seis algarismos para incorporarem informações sobre motorizações especiais ou extras.

Onde podemos encontrar o VIN dentro do carro?

Dependendo do fabricante, pode ser encontrado no para-brisas, no motor ou na parte interior dos pilares do carro. Caso não se encontre nestes locais, deve consultar o DUA (Documento Único do Veículo).

Note-se que, no caso de o VIN estar rasurado ou não se apresentar nas devidas condições, existe a forte possibilidade de o carro ter sido roubado ou alterado ilegalmente.

Qual a sua importância?

O VIN torna-se particularmente importante quando decidimos adquirir um carro usado, especialmente se este for importado, dado que, nestes casos, é difícil aferir o histórico do veículo em causa. Depois de encontramos o VIN da viatura, para descobrirmos as informações que este número de identificação esconde, podemos utilizar um dos vários sites que se encontram na Internet dedicados a este assunto.

Depois de inserir a matrícula e/ou o VIN nestes sites ou aplicações online, vamos poder ficar a saber não só quem foram os anteriores proprietários, mas também ter acesso a um relatório exaustivo sobre os possíveis sinistros em que a viatura esteve envolvida e reparações profundas que sofreu.

Para além de tudo isto, é ainda possível sabermos se o carro já foi dado como roubado no passado, se foram realizadas chamadas de emergência do fabricante para a viatura, qual a sua real quilometragem, dados técnicos sobre os equipamentos e até obtermos fotografias.

Se quisermos saber quais as datas das inspecções passadas e os quilómetros que o carro usado tinha que em cada uma delas, podemos solicitar uma certidão de inspecção no IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) através da apresentação de um requerimento e do pagamento de 30 euros.

Entre outras coisas, este documento vai permitir-nos perceber se o conta-quilómetros do carro foi alterado ou se a viatura registou falhas graves que podem vir a significar gastos avultados em reparações no futuro.


[Pela Estrada Fora]

Novo Opel Grandland

21-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Opel Grandland, o SUV topo de gama da marca alemã, apresenta um design único e soluções inovadoras, e é electrificado em todas as variantes.

O Opel Grandland combina uma aparência elegante com pormenores práticos e muitas características que reduzem a pegada de carbono. Estas incluem a condução sem emissões locais, juntamente com baterias recicláveis e reparáveis, bem como a utilização de materiais reciclados no interior e a ausência de elementos cromados na carroçaria. O modelo recém-chegado exemplifica, portanto, o "Greenovation made by Opel".

O exterior do novo Opel Grandland aposta na modernidade. O Grandland é o primeiro modelo de produção a apresentar o emblema iluminado "Blitz" da Opel, bem como a inovadora tecnologia "Edge Light" no novo Opel Vizor 3D. A iluminação utiliza apenas faróis LED, incluindo a luz adaptativa Intelli-Lux HD.
A secção traseira do Grandland também combina estilo com conservação de recursos. Pela primeira vez, os clientes podem apreciar uma inscrição OPEL iluminada, enquanto o nome do modelo GRANDLAND já não aparece em letras cromadas, mas sim gravado no centro da porta da bagageira – apenas um exemplo de como a Opel dispensou as aplicações cromadas no design da carroçaria do Grandland.

Naturalmente, a Opel também tem em conta a abordagem "Greenovation" no que diz respeito aos sistemas de propulsão; todos os Grandland são electrificados – como um híbrido com tecnologia de 48 volts, totalmente eléctrico ou, posteriormente, também como um híbrido plug-in – reduzindo as emissões de CO2. Isto é possível graças à plataforma STLA Medium, especialmente concebida para veículos eléctricos a bateria e que está a ser utilizada pela primeira vez num Opel. A arquitectura pode integrar um conjunto de baterias com uma capacidade de até 98 kWh. Desta forma, o novo Grandland Electric poderá, no futuro, percorrer até quase 700 quilómetros sem emissões e sem parar para carregar.
Outro factor para minimizar a pegada de carbono são as próprias baterias. Estas fazem parte da economia circular de recursos promovida pela Opel, que se baseia nos chamados quatro "R": reparar, recondicionar, reutilizar e reciclar. Para tornar isto possível, foi criada uma "Battery Shop" no local de produção do novo Grandland em Eisenach.


[Pela Estrada Fora]

Dicas para manter o smartphone longe dos vírus

21-09-2024 | 08:32 | Apps do Android


Como a segurança nunca deve ser descurada, fiquem com algumas sugestões que nos chegam através da SPC.


Com crescente integração da tecnologia nas nossas vidas, proteger os telemóveis vai além de medidas físicas como protegê-los contra o calor, de quedas, de água ou pó. A segurança cibernética não é menos vital para garantir que os seus dados pessoais e informações sensíveis estejam protegidos contra ciberataques e vírus. A SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, partilha algumas dicas valiosas sobre como proteger o seu telemóvel de ameaças cibernéticas.
 
 
Como detetar se o seu telemóvel tem vírus
 
  1. Desempenho lento: Um dos sinais mais comuns de existência de vírus é a redução significativa na velocidade do seu dispositivo. Se o seu telemóvel estiver bastante mais lento do que o habitual, isso poderá indicar a presença de malware.
 
  1. Aplicações desconhecidas: Verifique regularmente a lista de aplicações instaladas. Se encontrar alguma que não reconheça ou que não tenha instalado, poderá ser um sinal de que o dispositivo está comprometido.
 
  1. Pop-ups e anúncios excessivos: Se começar a ver uma quantidade invulgar de anúncios pop-up, mesmo quando não está a usar o navegador, é possível que o seu telemóvel esteja infetado com adware.
 
  1. Bateria com pouca duração: Se a bateria do seu telemóvel estiver a descarregar muito mais rápido do que o normal, pode ser devido a um vírus que está a usar os recursos do sistema.
 
  1. Aquecimento excessivo: Um telemóvel que aquece constantemente, mesmo sem uso intensivo, pode estar a ser utilizado por malware para realizar atividades em segundo plano.
 
 
Como evitar que o seu telemóvel seja alvo de ciberataques
 
  1. Instale aplicações apenas de fontes confiáveis: Sempre que possível, descarregue apps apenas da Google Play Store ou Apple App Store. Evite, realmente, instalar aplicações de terceiros ou de fontes desconhecidas.
 
  1. Mantenha o software atualizado: Certifique-se de que o sistema operacional do seu telemóvel e todas as aplicações estejam sempre atualizados com as versões mais recentes, pois estas incluem patches de segurança importantes.
 
  1. Use um antivírus de qualidade: Instale um bom software antivírus que ofereça proteção em tempo real contra malware e outras ameaças cibernéticas.
 
  1. Configure a segurança das redes Wi-Fi: Evite conectar-se a redes Wi-Fi públicas e não seguras. Se precisar usar uma rede pública, utilize uma VPN (Rede Privada Virtual) para proteger a sua conexão.
 
  1. Ative a verificação em duas etapas: Sempre que possível, utilize a autenticação de dois fatores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança às suas contas e ao seu dispositivo.
 
  1. Desconfie de links e anexos: Não clique em links nem abra anexos de e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos. Esta é uma técnica comum usada por hackers para instalar malware nos dispositivos alheios.
 
 
Proteger o seu telemóvel é fundamental para garantir a segurança dos seus dados pessoais e para manter o seu dispositivo a funcionar corretamente. Seguindo estas dicas da SPC, pode reduzir significativamente o risco de ciberataques e manter o seu telemóvel seguro e eficiente.
 

Tor continua a proteger utilizadores - apesar das tácticas anti-anonimato

20-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Tor Project assegurou que a sua rede continua segura, apesar de um relatório sugerir que as autoridades da Alemanha e de outros países estão a usar técnicas de identificação de utilizadores através de ataques de sincronização.

O Tor, uma ferramenta popular de privacidade online, que faz com que as comunicações de uns utilizadores sejam "baralhadas" ao passar por múltiplos nós de outros utilizadores de modo a que não seja possível identificar a sua origem,afirma que as versões mais recentes do seu software incluem protecções contra este tipo de ataques, uma técnica conhecida para monitorizar a actividade dos utilizadores.

O relatório refere que a polícia identificou utilizadores da plataforma ilegal "Boystown" operando vários nós da rede Tor e utilizando ataques de sincronização. Estes ataques analisam o momento em que os dados entram e saem da rede para rastrear os utilizadores. Esta técnica não explora falhas no Tor, mas aproveita-se da arquitectura da rede para contornar a protecção que a rede Tor dá aos utilizadores.
Em resposta, o Tor reconheceu a investigação, mas sublinhou que estas operações ocorreram entre 2019 e 2021, e que desde então foram implementadas melhorias significativas, como a remoção de relays maliciosos e a redução da centralização, tornando este tipo de ataques bastante mais difíceis actualmente.

Além disso, o Tor destacou que um dos utilizadores identificado na investigação estava a usar uma versão desactualizada do Ricochet, uma aplicação de mensagens que usa o Tor, que também era mais vulnerável a estas técnicas. Desde então já foi lançado o Ricochet-Refresh, que também já usa técnicas concebidas para inviabilizar as técnicas utilizadas.

Sony celebra 30 anos de PlayStation com edições limitadas PS5 e PS5 Pro

20-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para celebrar o 30º aniversário da PlayStation, a Sony criou uma edição especial da PS5 e PS5 Pro com um design retro que promete agradar aos fãs nostálgicos.

Estas consolas PS5 30th Anniversary vêm num cinzento clássico da PlayStation (uma cor outrora tradicional que depois caiu em desuso e agora se torna novamente desejada) e ostentam o icónico logótipo multicolorido.

A Son diz que esta colecção limitada é uma homenagem à história e alegria que a PlayStation trouxe aos jogadores ao longo dos últimos 30 anos, com o visual retro a ter sido criado especialmente para todos aqueles que têm acompanhado a história da PlayStation desde o seu início nos anos 90.
A edição limitada do PS5 Pro inclui um bundle com a consola, dois comandos, uma estação de carregamento, um suporte para a consola, um autocolante, e uma capa. Conta ainda com um curioso cabo USB que evoca a ficha da PlayStation de outros tempos.


A Sony ainda não revelou os preços, mas o maior problema é que se trata de uma edição limitada - serão fabricadas apenas 12.300 unidades da PS5 Pro 30th Anniversary - e desde logo se imagina que haverá uma corrida às mesmas, para depois serem revendidas a preço inflacionado para os coleccionadores.

As pré-encomendas começam no dia 26 de Setembro.

Notícias do dia

20-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Sistemas de assistência à condução levam à distracção dos condutores; partilha de watch faces no iOS 18 pode encravar Messages; iPhones 16 vêm sem autocolantes; SocialAI é uma rede social só com bots AI; sistema de visão AI resolve reCAPTCHAv2 a 100%; e teclado do iOS 18 com multilíngua simultânea (finalmente).

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

YouTube reforça publicidade na pausa dos vídeos

Não se admirem se começarem a ver publicidade no YouTube, não só quando estão a ver vídeos, como também quando os param. O serviço diz que o seu novo sistema de apresentar publicidade quando se faz pausa dos vídeos teve excelentes resultados, e está a expandir a sua utilização.

O YouTube diz até que este novo sistema se torna menos intrusivo para os utilizadores - o que é verdade - mas não refere se isso é acompanhado pela redução da publicidade habitual que já apresentar durante os vídeos.


Meta AI faz sucesso no WhatsApp

A Meta também faz parte das empresas que tem expandido o acesso a AI nos seus mais diversos serviços, mas até ao momento o maior número de utilizadores do Meta AI chega por via do WhatsApp, seguindo-se o Facebook, e poucos por via do Instagram.

Não menos curioso, a maior parte dos utilizadores do Meta AI são de fora dos EUA, o que poderá ser um sinal de que as empresas deverão levar a sério a disponibilização global deste tipo de serviços, em vez do habitual "só disponível nos EUA", ou "só em inglês", e coisas do género.


MS ajusta Fluent para ser mais colorido e divertido

A Microsoft está a fazer alguns ajustes ao seu design Fluent, com o objectivo de o tornar mais vibrante e divertido, com inspiração em elementos 3D. Esta mudança marca o regresso ao skeuomorfismo, trazendo de volta profundidade e textura com maior variedade de formas e uma gama de cores mais brilhantes. Anteriormente, a Microsoft utilizava ilustrações planas e vectoriais em apps como Teams, Skype e Office, mas esta actualização pretende criar uma experiência visualmente mais envolvente e interessante para os utilizadores.

De acordo com a equipa de Design da Microsoft, os designs planos anteriores, embora coloridos e variados, eram vistos como "desinteressantes e sem emoção" pelos utilizadores. A equipa explicou que o estilo vectorial minimalista que antes era uma tendência, já não representa os valores da empresa. Com estas novas ilustrações 3D, a Microsoft espera reanimar o interesse dos utilizadores e criar uma ligação emocional mais forte com eles.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Silicon Graphics (SGI) foi uma empresa que se dedicou à criação de computadores concebidos exclusivamente para a criação e manipulação de imagens CGI com objectos 3D. Foi criada em 1981 e contribuiu para grandes avanços na área, mas viria a encerrar a 2009, incapaz de fazer frente à evolução da capacidade tecnológica que actualmente permitem que qualquer pessoa, com um comum computador em sua casa, consiga produzir imagens 3D de alta-qualidade em tempo real, usando ferramentas como o Unreal Engine 5.

CdkeySales ajuda o regresso às aulas com Windows a €11

20-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ainda vais a tempo de aproveitar os saldos Windows e Office de regresso às aulas na CdkeySales. Esta promoção permite obter as ferramentas essenciais para os estudos a preço reduzido, para iniciar o ano lectivo com todos os programas necessários, incluindo o Windows e Office. Podemos comprar o Windows e encontrar chaves Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Sistema de visão resolve reCAPTCHAv2 a 100%

20-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os detestados CAPTCHAS têm que se adaptar aos tempos, agora que existem sistemas automáticos que os resolvem de forma mais eficiente que os humanos.

Os CAPTCHAS são os pequenos testes que foram criados como forma de tentar assegurar que o visitante de um site é efectivamente uma pessoa real. O reCAPTCHAv2 é um daqueles que pede às pessoas para seleccionar secções de imagem que contenham um determinado elemento, mas que por vezes se tornam tão confusos ao ponto de ser normal uma pessoa real falhar em diversas tentativas até que lhe apareça um teste mais fácil. O mais caricato da situação é que agora existem sistemas automáticos, com machine learning, que podem superar o teste com 100% de eficácia - acima dos próprios humanos.

Breaking reCAPTCHAv2

Solvees 100% of the CAPTCHAs presented by reCAPTCHAv2, surpassing the success rates of previous works, which range from 68% to 71%

repo: https://t.co/fpxH7gEWwQ
abs: https://t.co/3yChIcFgdp pic.twitter.com/USb7QOuWZu

— Aran Komatsuzaki (@arankomatsuzaki) September 17, 2024
Este novo sistema promete uma taxa de sucesso de 100%, bastante acima dos cerca de 70% de soluções anteriores, sendo capaz de identificar até pequenas secções em bloco que poucos humanos iriam seleccionar.

É certo que esta selecção de blocos de imagem é apenas um elemento no meio de muitos outros que são tidos em consideração para determinar se se trata de um utilizador real mas, como fica demonstrado, fazer desesperar utilizadores humanos reais com testes que já são facilmente ultrapassados por computadores, é algo que não só não é produtivo, como não faz qualquer sentido.

Partilha de watch faces no iOS 18 pode encravar Messages

20-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O novo iOS 18 não escapa aos infelizes bugs que podem encravar a app de mensagens, desta vez devido à partilha de watch faces do Apple Watch.

Um erro no iOS 18 está a causar problemas na app Mensagens, resultando em falhas repetidas da app e possível perda de dados para o conseguir corrigir. O erro acontece quando se partilha um mostrador do Apple Watch via iMessage, e alguém responde a essa mensagem directamente em thread. Isto faz com que a app crash repetidamente quando se tenta abrir essa conversação, para ambos os utilizadores. Para piorar, mesmo respostas noutras conversas podem originar a mesma falha.
Infelizmente, por agora a única forma de evitar isto é não responder directamente aos mostradores partilhados; se o fizerem, o único remédio consiste em apagar toda a conversa, o que pode ser bastante frustrante no caso de se tratar de uma conversação com anos de mensagens, fotos, vídeos, etc. Se eliminarem a conversa, também não adianta tentarem fazer o restauro da mesma, pois a recuperação dessa conversar irá despoletar novamente o bug.

Espera-se que a Apple lance em breve a primeira actualização com correcção de bugs para o iOS 18, e que este bug fique corrigido. Até lá, ter atenção para não responder em thread a watchfaces partilhados via iMessage.

|