PlanetGeek

BMW iX3 estreia Snapdragon Ride Pilot

08-09-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O novo BMW iX3 Neue Klasse estreia sistema de assistência à condução Snapdragon Ride Pilot da Qualcomm.

A BMW revelou o novo iX3 e, embora o design renovado e a motorização eléctrica sejam os elementos de destaque, há também novidades na tecnologia de assistência à condução autónoma. O SUV estreia o Snapdragon Ride Pilot, um sistema de assistência desenvolvido em parceria com a Qualcomm ao longo dos últimos três anos.

O sistema não é promovido como sendo totalmente autónomo, mas assegura funções avançadas de Nível 2+, permitindo condução em autoestrada sem mãos no volante e navegação em ambientes urbanos complexos, desde que o condutor se mantenha atento - em contraste com o que uma certa outra marca faz, em que promove as capacidades "autónomas" e depois coloca a necessidade de supervisão permanente quase como um mero detalhe adicional. Alimentado pelos chips Snapdragon Ride, este sistema da Qualcomm tem 20 vezes mais desempenho do que o anterior e processa dados de câmaras HD, radares, mapas, e posicionamento por satélite.
Entre as funcionalidades estão as mudanças de faixa contextuais, assistente de condução em autoestrada, e apoio ao estacionamento com recurso a AI. No interior, uma câmara garante que o condutor continua atento. O sistema foi concebido para evoluir, recebendo melhorias através de dados recolhidos e actualizações over-the-air (OTA).

Embora o iX3 seja o primeiro a receber esta tecnologia, a Qualcomm pretende disponibilizar o Snapdragon Ride Pilot a outros fabricantes, promovendo a adopção e uso global de sistemas de assistência de condução. Já foi validado para uso em 60 países e deverá chegar a mais de 100 até 2026.

DuckDuckGo ganha GPT-5 no plano de subscrição

07-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A DuckDuckGo torna o seu plano de subscrição mais atractivo com acesso ao GPT-5 e outros modelos AI avançados.

A DuckDuckGo está a expandir a sua oferta paga. A empresa focada na privacidade anunciou que a subscrição de €9.99 por mês ou €99 por ano, que já incluía VPN, remoção de informação pessoal, e protecção contra roubo de identidade, passa agora também a dar acesso aos modelos AI mais recentes através do Duck.ai, sem custos adicionais.

O chatbot Duck.ai gratuito já permite experimentar modelos como o Claude 3.5 Haiku da Anthropic, o Llama 4 Scout da Meta, o Mistral Small 3 24B e o GPT-4o mini da OpenAI. Mas com a subscrição, os utilizadores desbloqueiam opções mais avançadas, incluindo o GPT-4o e GPT-5 da OpenAI, o Claude Sonnet 4 da Anthropic e o Llama Maverick da Meta.
Segundo a DuckDuckGo, estes modelos maiores são melhores a seguir instruções complexas, a manter o contexto em conversas longas e a fornecer respostas mais detalhadas e ricas. A empresa sublinha ainda que a sua subscrição oferece acesso a estas ferramentas sem comprometer a privacidade.

Com esta actualização, a DuckDuckGo posiciona-se como alternativa a serviços como o Poe da Quora, que também dá acesso a vários modelos AI. O preço da mensalidade torna-se atractivo face às subscrições pagas dos serviços AI directamente, mas infelizmente não são referidos quais são os limites de utilização para se poder fazer uma comparação mais correcta. E o facto da empresa dizer que está a preparar planos mais caros com modelos ainda mais avançados faz temer que esses limites existam.

O zoom 100x AI do Pixel 10 Pro vs zoom 100x real

07-09-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Pixel 10 Pro da Google vem com zoom 100x melhorado por AI, que foi posto à prova versus um zoom 100x real.

As tecnologias AI são capazes de resultados impressionantes, e a Google é mais uma das empresas que tira partido disso para melhorar aquilo que, de outra forma, seria um "zoom impossível" no Pixel 10 Pro. No entanto, apesar da AI melhorar substancialmente as imagens no modo de zoom 10X, nada como as por à prova ao lado de fotos captadas com zoom óptico real de 100x - neste caso usando uma câmara "megazoom", uma Nikon Coolpix P1100.

À esquerda as fotos 100x do Pixel 10 Pro sem processamento AI, no meio com processamento AI, à direita as de 100x real:

Ora, ninguém disputa que as imagens melhoradas por AI ficam mais nítidas e aparentemente apresentáveis. Mas um olhar mais atento depressa começa a descobrir detalhes em que a tecnologia AI "não faz milagres".
[no topo: Pixel 100x; no meio: Pixel 100x AI; em baixo: Nikon 100x]

Para além de comer por completo certas texturas, os casos mais flagrantes fazem notar-se em secções com texto e números, que o processamento AI faz o favor de converter em "hieroglifos" - um fenómeno já bastante conhecido do upscaling AI.

No caso de um relógio, podemos apreciar o trabalho que a AI da Google fez em transformar autêntico "borrões" numa imagem definida, mas que nada tem a ver com o relógio real, tendo transformado os números romanos em autênticos "códigos de barras".

Como tal, há que estar informado e consciente daquilo que estes zooms AI podem fazer, e quais as suas limitações. É que me parece que será uma questão de tempo até que surja algum caso polémico devido às melhorias AI terem adicionado às imagens elementos que não eram os reais.

Robot Figure F.02 coloca louça na máquina

07-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Figure mostrou o seu robot humanóide a colocar louça na máquina de lavar.

A Figure continua em grande a demonstrar as capacidades do seu robot Figure F.02 a fazer lides domésticas, como por roupa na máquina de lavar, dobrar roupa, e agora, colocando louça na máquina de lavar.

Tudo isto é possibilitado pelo modelo AI Helix desenvolvido pela Figure, que é o mesmo que tem sido usado para as tarefas anteriores e para coisas como a separação de embalagens. Tarefas que, se fossem feitas de forma tradicional, obrigariam a desenvolver algoritmos bem diferentes para cada função.

De destacar coisas que parecem simples mas que são bastante complexas de fazer por um robot, como ter o cuidado de orientar os copos na posição correcta, lidar com enganos e colisões; e também destaque especial para a técnica utilizada para conseguir separar pratos empilhados para apanhar apenas um - algo que eu estava com bastante curiosidade em ver, e que o robot desenrascou de forma bastante lógica.


A este ritmo, começa a aproximar-se a era em que poderemos ter robots humanóides a tratar das tarefas chatas em casa.

Esta rentrée começa na pista de dança

07-09-2025 | 15:07 | Gonçalo Sá

The-Hidden-Cameras-Photo-by-MaxZerrahn.jpg

Há quase dez anos que os HIDDEN CAMERAS não editam um álbum. "Home on Native Land" (2016) continua a ser o mais recente do projecto de Joel Gibb, mas o sucessor está finalmente quase aí: "BRONTO", o oitavo longa-duração, é esperado para a próxima sexta-feira, 12 de Setembro.

Composto em Berlim, onde o cantautor e multi-instrumentista canadiano reside há cerca de uma década, e gravado em Munique com o produtor alemão Nicolas Sierig, é descrito como um mergulho na house, no techno e na electropop, territórios dos quais esta discografia, que arrancou com uma indie pop barroca, já se tinha aproximado na viragem do muito recomendável "Age" (2014).

Ainda assim, os primeiros singles vincam que Gibb está mais próximo do que nunca da pista de dança neste novo capítulo. A jornada de "How do you love?", "Undertow", "Quantify" e "Brontosaurus Law" passa pela EBM e pelo disco, tem contaminações óbvias dos Depeche Mode ou dos Bronski Beat e a filiação aos anos 80 mais sintéticos completa-se com remisturas dos Pet Shop Boys e Vince Clarke.

Bronto.jpg

Uma escola bem distante, portanto, da aventura que começou no início do milénio e era então definida pelo artista de Toronto como uma proposta de "gay church folk music". Owen Pallett, outro canadiano revelado ao mundo nessa altura (numa cena alternativa local que integrou também os Arcade Fire, Broken Social Scene, Wolf Parade, Stars ou Metric, entre outros), surge como cúmplice de algumas das novas canções, assumindo os arranjos de cordas.

Além do lançamento do álbum, há outra boa notícia: Gibb vai trazê-lo à Casa Capitão, em Lisboa, a 12 de Dezembro (concerto inicialmente previsto para o malogrado Musicbox), num espectáculo a solo que alternará entre o electrónico e o acústico, temas recentes e revisitações de um catálogo versátil e já considerável.

Threads ganha publicações com até 10 mil caracteres

07-09-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

O Threads copia os artigos longos do X com nova opção de fazer publicações com até 10.000 caracteres.

A Meta está a reforçar as capacidades de publicação do Threads. A partir de agora a rede social "anti-X" da Meta começa a disponibilizar uma nova função que permite anexar até 10.000 caracteres a cada publicação - um salto de gigante face ao limite habitual de 500 caracteres. Na prática, é a versão Threads do recurso Articles do X, pensado para dar nova vida aos conteúdos mais longos.

A ferramenta é simples de usar: basta tocar no ícone rectangular com linhas, e abre-se um editor de texto onde se pode escrever à vontade. Também é possível aplicar formatação de texto como negrito, itálico, sublinhado e rasurado, para maior versatilidade nas publicações.
No feed, o texto extra aparece como um pequeno bloco logo abaixo da publicação principal. Ao tocar nesse bloco, ele expande-se para mostrar todo o conteúdo. Se incluir um link no post, esse link também será exibido na versão expandida, o que torna a função útil para partilhar pré-visualizações de artigos ou blogs; embora, obviamente, o interesse da Meta seja que o conteúdo longo faça com que os utilizadores se mantenham no Threads sem necessidade de visitar sites externos, tal como já era a intenção do X.

De qualquer forma, sempre é uma função mais eficiente e prática do que a alternativa que se tornou popular para contornar as limitações de texto, que é publicar textos longos como imagens. E, ao menos no Threads, isto fica acessível para todos os utilizadores, ao contrário do X, que limita isto aos subscritores dos planos pagos.

Como fazer um monitor de qualidade do ar com display LED

07-09-2025 | 12:44 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como criar um vistoso monitor de qualidade do ar usando um Raspberry Pi Pico W e um display LED RGB.

Quem se interessar por saber como está a qualidade do ar em sua casa vai gostar de saber que pode combinar essa capacidade com a um de elemento luminoso decorativo.

No centro deste Room Air Quality Monitor está um Raspberry Pi Pico W e um sensor SGP40, mas o elemento que mais se destaca são dois painéis LED RGB 64x32, combinados para criar um display de 128x32 pixeis, onde vai decorrendo o bem conhecido Jogo da Vida / Game of Life. A qualidade do ar é indicada pela cor exibida: verde, amarelo, vermelho.


A versatilidade é um dos pontos fundamentais dos projectos "faça-você-mesmo", pelo que a grande vantagem deste sistema é que qualquer pessoa poderá facilmente adaptá-lo ao seu gosto. Talvez prefiram ter o sistema a fazer um jogo de Pong e a exibir o valor da qualidade do ar como pontuação do jogo. Ou talvez queiram expandir as suas capacidades adicionando um microfone e apresentando animações interactivas em função do barulho ou música que se ouvir.

Como sempre, as possibilidades são apenas limitadas pela imaginação, e com um pequeno punhado de componentes básicos ficamos com ingredientes suficientes para explorar mil e uma ideias.

Adobe Premiere vai chegar ao iPhone e Android

07-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Adobe está a preparar o lançamento do Premiere para iPhones, iPads, e posteriormente para Android - em versão gratuita.

A Adobe vai lançar o seu editor de vídeo Premiere no iPhone, oferecendo ferramentas de edição "de nível profissional" directamente no telemóvel. A aplicação chega ainda este mês ao iOS e uma versão para Android já está em desenvolvimento. Ao contrário do Premiere Rush, mais simplificado, esta nova app aproxima-se da experiência total do Premiere Pro.

A versão móvel inclui uma linha temporal multi-pista com camadas ilimitadas de vídeo, áudio e texto. Há ainda legendagem automática, exportação em 4K HDR e partilha rápida para plataformas como TikTok, YouTube Shorts e Instagram, com redimensionamento automático para cada formato.
Embora a app para iOS seja gratuita, a Adobe avisa que haverá custos adicionais para armazenamento em cloud e créditos para uso de funcionalidades AI. Entre as funcionalidades incluídas estão efeitos sonoros gerados por AI, melhoria automática de voz e acesso a conteúdos do Adobe Firefly. Quem não quiser recorrer a AI terá à disposição fontes, imagens, músicas, e vídeos gratuitos.

Segundo a empresa, o objectivo é colocar nas mãos de qualquer utilizador a mesma capacidade criativa usada por profissionais de cinema, música e YouTube. Com ferramentas avançadas mas de utilização simples, o Premiere para iPhone promete tornar a edição de vídeo de qualidade mais acessível do que nunca, resta saber se chega a tempo - depois do grande atraso da Adobe que permitiu que alternativas como o LumaFusion se tornassem no "Premiere" de eleição nos smartphones e tablets.

ChatGPT ganha "branch" para explorar tópicos sem estragar a conversa original

07-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI adicionou uma funcionalidade muito pedida ao ChatGPT, que permite explorar diferentes tópicos sem perder o tópico original.

Quando se usa o ChatGPT para explorar certos temas, é frequente depararmos-nos com coisas que nos fazem enveredar por um caminho diferente daquele que inicialmente se pretendia, e com isso perdendo-se o "fio à meada".

Agora, gerir esta situação torna-se mais fácil, pois passa a ser possível criar um percurso alternativo a partir de qualquer mensagem - através do "branch" - sem que se perca a conversa original. O que também acaba por incentivar o uso exploratório do assistente, pois deixa de haver o receio de se "estragar" a conversa que se queria ter.

By popular request: you can now branch conversations in ChatGPT, letting you more easily explore different directions without losing your original thread.

Available now to logged-in users on web. https://t.co/l6RflhOGuK pic.twitter.com/CpVehkULOB

— OpenAI (@OpenAI) September 4, 2025

Depois de recentemente ter feito chegar - finalmente - os projectos às contas gratuitas (algo que estava em falta face aos seus rivais), isto demonstra que a OpenAI tem estado bem atenta às críticas e pedidos dos seus utilizadores, por forma a mantê-los agradados e tentar evitar que se mudem para serviços concorrentes. Algo bem necessário, tendo em conta que a Google tem estado a sentir um mega-sucesso com o lançamento do Nano Banana, que já atraiu 10 milhões de novos utilizadores ao Gemini para experimentarem a geração de imagens AI.

BMW revela novo iX3 "Neue Klasse"

07-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW revelou o novo iX3, o seu primeiro eléctrico da geração "Neue Klasse" que aposta no estilo e também na tecnologia.

A BMW apresentou oficialmente o iX3, o primeiro modelo construído sobre a nova plataforma “Neue Klasse”, marcando um passo importante no futuro eléctrico da marca. Revelado no salão automóvel de Munique, o iX3 não é apenas um SUV com especificações de respeito, mas também reforça a aposta da BMW nos veículos definidos por software. É o primeiro de 40 modelos Neue Klasse que chegarão nos próximos dois anos.

O iX3 estreia uma arquitectura de 800 volts e carregamentos ultrarrápidos de até 400kW, capazes de acrescentar cerca de 370 km em apenas 10 minutos. Equipado com as novas células de bateria cilíndricas Gen6 da BMW, promete mais autonomia, carregamentos mais rápidos, maior eficiência e custos de produção mais baixos. A primeira versão, o iX3 50 xDrive, terá tracção integral com 463 cavalos e chegará ao mercado no próximo ano (2026).
No interior, estreia-se o supercomputador "Heart of Joy", que unifica funções como tracção e estabilidade num único sistema, tornando o carro mais inteligente e divertido de conduzir. O novo ecrã iDrive corre no sistema operativo X da BMW, mas mantém botões físicos para os controlos mais importantes, reduzindo distracções. As actualizações over-the-air vão acrescentar novas funcionalidades, e o iX3 será compatível com chaves digitais, Apple CarPlay e Android Auto. Recorre também a um novo "HUD panorâmico" na base do pára-brisas, ao estilo do YU7 da Xiaomi e outros modelos.

Em termos de design, o iX3 aposta numa grelha vertical mais discreta e linhas mais elegantes face a outros eléctricos da marca. Com rivais como a Tesla e os fabricantes chineses a apostar forte na tecnologia e no preço, a BMW espera que o iX3 ofereça o equilíbrio certo entre autonomia, desempenho e software, reforçando o seu lema de criar "a máquina de condução definitiva" também na era eléctrica. Resta esperar é que não exagere ainda mais na sua tendência de fornecer funcionalidades por subscrição.

Actualização do Windows causa prompts UAC excessivos

06-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores Windows enfrentam mais uma actualização problemática, que faz surgir prompts UAC excessivos e pode impedir a instalação de apps.

A Microsoft confirmou que as actualizações de segurança de agosto de 2025 estão a provocar falhas na instalação de aplicações e prompts inesperados do UAC (User Account Control) em PCs com Windows. O problema afeta todos os sistemas suportados, incluindo Windows 10, Windows 11 e várias versões do Windows Server.

A origem está no patch que corrige a falha CVE-2025-50173, uma vulnerabilidade do Windows Installer que podia permitir a atacantes autenticados obter privilégios SYSTEM. Para reforçar a segurança, a Microsoft introduziu novos pedidos de credenciais de administrador em diferentes cenários, como reparações via MSI (msiexec /fu), instalação de apps configuradas para utilizadores individuais, ou execução de processos do Windows Installer durante o Active Setup. No entanto, esta mudança está a bloquear a instalação ou utilização de algumas aplicações, incluindo pacotes distribuídos via ConfigMgr e até programas da Autodesk, como o AutoCAD e Civil 3D. Outro exemplo citado é o erro 1730 ao tentar instalar o Office Professional Plus 2010 com conta standard.

Enquanto prepara uma correção que permitirá exceções para apps específicas, a Microsoft recomenda duas soluções temporárias: executar os programas como administrador ou remover a actualização com um Known Issue Rollback (KIR) através de políticas de grupo, disponível para algumas versões do Windows 10, Windows 11 e Windows Server.

Embora a MS recentemente tenha dito que não foi culpa do Windows alguns problemas relatados com SSDs, tem também que lidar com problemas de streaming causados por uma recente actualização.

Como fazer um botão rotativo sobre um ecrã

06-09-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Adicionar um botão físico rotativo que interage com um ecrã permite criar interfaces bastante interessantes e funcionais.

O projecto de hoje mostra como podemos criar um botão rotativo funcional que interage com um ecrã que lhe serve de base, replicando o efeito que era possível ter nos ecrãs Surface originais da Microsoft. Neste caso, este criador já tinha feito um projecto idêntico em que usava um botão posicionado fora do ecrã, mas agora traz-nos uma versão melhorada em que o botão fica centrado no ecrã - e não, a solução não passa por furar o ecrã para passar um botão.

Como não temos um ecrã com capacidade de ler o que está na sua superfície, recorremos à nossa força wireless invisível favorita: o magnetismo. O botão tem um pequeno ímane circular, cujo campo magnético é lido por um sensor colocado atrás do ecrã. Depois de uns pequenos problemas de interferência com o rolamento utilizado, foram feitos uns ajustes que resultam num botão que combina a funcionalidade visual com a manipulação física.


O projecto usa um Arduino Uno, sensor magnético, e um ecrã de 4" (480x480), com um custo total na casa dos 25 euros - o que faz com que se possa tornar numa solução bastante viável para situações onde seja desejável ter um controlo rotativo físico com feedback visual imediato.

Claro que nada nos impede de aproveitar a ideia e adaptar o projecto. Por exemplo, poderemos considerar utilizar um ecrã de maior dimensão e utilizar múltiplos botões num só ecrã, com a condicionante a ser a espessura do ecrã - que tem que ser reduzida para permitir a leitura do sensor magnético, e o uso de um microcontrolador ou ecrã que possa gerir a parte visual de múltiplos botões independentes.

Lego lança nova Death Star de €999.99

06-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO volta a testar os limites das carteiras dos fãs do Star Wars com nova Death Star em escala gigante que chega com um preço de mil euros.

A Lego acaba de revelar a sua criação mais ambiciosa: uma Death Star (75419) de mil euros (999.99 se quiserem ser exactos) com 9023 peças, o set mais caro que a marca já colocou à venda. O modelo faz parte da linha Ultimate Collectors Series (UCS) e chega oito anos depois da icónica Millennium Falcon de 800 euros.

Com mais de 70 cm de altura e 79 cm de largura, esta versão da Estrela da Morte não é esférica como edições anteriores, mas sim uma "fatia" em estilo diorama, que permite ver várias divisões ao mesmo tempo. O set recria muitas das cenas memoráveis dos filmes Star Wars e Return of the Jedi, desde a cela da Princesa Leia e o compactador de lixo até ao duelo final entre Luke, Darth Vader e o Imperador. Se alguns criticam o facto deste preço elevado nem dar direito a ter a uma esfera completa, na verdade isto faz com que o modelo se torne bastante mais prático de posicionar para ficar em exibição permanente.
Para tentar suavizar o factor preço, a Lego inclui também o maior número de minifigs incluindo num set até à data. São 38 minifiguras incluídas, entre elas diferentes versões de Luke e Han, Darth Vader, o Imperador, guardas reais e até um stormtrooper em modo "easter egg" numa banheira. Há também espaço para pequenas surpresas, como a presença de Galen Erso e Director Krennic, que nunca tinham surgido num set da Estrela da Morte.
O novo set Death Star ficará disponível a partir de 1 de Outubro para membros Lego Insiders e no dia 4 para o público em geral. Apesar do preço elevado, a Lego continua a apostar no público adulto e coleccionador, que tem impulsionado os seus lucros nos últimos anos. Afinal, este não é apenas um brinquedo: é uma peça de colecção e um pedaço de nostalgia para exibir em casa, para todos os fãs que cresceram a ver filmes Star Wars e que agora, presume-se, estejam em posição económica de pagar mil euros por essa paixão.

Pixel prepara vibrações personalizadas por contacto

06-09-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Google parece estar - finalmente - a preparar a possibilidade de se definir uma vibração personalizada por contacto nos Pixel.

A Google pode estar a preparar uma nova função para os Pixel que vai tornar as chamadas mais fáceis de identificar. Uma análise à app Google Contacts revelou que está a ser preparado código que ofercerá a possibilidade de configurar padrões de vibração específicos por contacto, algo que a Apple e a Samsung já oferecem há anos.

Desta forma, tal como definir um toque personalizado, será possível atribuir uma vibração única a cada contacto. Assim, mesmo que o telemóvel esteja em silêncio ou no bolso, poderá saber-se de imediato quem está a ligar, e se será alguém "importante" ou nem por isso.
As referências encontradas na versão 4.63.22.800982376 do Google Contacts sugerem que será possível combinar vibrações personalizadas com os toques já atribuídos a cada pessoa. Esta descoberta encaixa nas experiências que a Google já tem feito na app Pixel Sounds, que no início do ano ganhou um separador dedicado a vibrações.

Se for lançada, a função colocaria os Pixel ao nível dos iPhones e dos modelos da Samsung, embora a Google possa limitar-se a disponibilizar padrões de vibração pré-existentes em vez de permitir criar novos. Veremos, se/quando a Google oficializar esta nova funcionalidade.

Comic Con Portugal 2026 em Santa Maria da Feira

06-09-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Comic Con Portugal revelou as datas e local para a edição de 2026, que se realizará de 23 a 26 de Abril no Europarque em Santa Maria da Feira.

A Comic Con Portugal tem estado em crescimento e conquistando cada vez mais visitantes desde a sua primeira edição em 2014. Desde as primeiras edições na Exponor o evento já passou por edições em Oeiras e Lisboa, e novamente tendo regressando a Matosinhos em 2024 para celebrar o seu 10º aniversário no local de origem.

Mas agora, para 2026, surge novo ponto de acolhimento que também já é destino habitual de muitos portugueses e visitantes estrangeiros para outro tipo de viagem mais "medieval", Santa Maria da Feira, ou mais concretamente o Europarque, local que assegura as condições necessárias para albergar um evento desta dimensão. E não se trata de um mero acaso que tirará o evento das grandes cidades como tem acontecido, já que fica assegurado um acordo para as três próximas edições, fazendo com que também a Comic Con Portugal 2028 e 2030 se mantenham neste mesmo local.

Para Santa Maria da Feira, será mais um evento que irá atrair muitos milhares de visitantes, e fica o encontro marcado por lá, com muitas caras conhecidas de filmes e séries, muita animação, muito cosplay, e acima de tudo, muita boa disposição.

COMIC CON PORTUGAL INICIA NOVA VIAGEM: EVENTO MUDA-SE PARA O EUROPARQUE EM SANTA MARIA DA FEIRA

Décima primeira edição do maior evento de cultura pop do país acontece de 23 a 26 de abril de 2026, com acordo celebrado para as próximas três edições
A Comic Con Portugal anuncia oficialmente a sua mudança para o Europarque, em Santa Maria da Feira, consolidando uma nova era para o maior evento de cultura pop do país. A décima primeira edição realizar-se-á de 23 a 26 de abril de 2026, marcando o início de uma parceria estratégica celebrada para as próximas três edições do evento.

Esta mudança estratégica representa uma evolução natural da Comic Con Portugal, que encontra em Santa Maria da Feira um parceiro com experiência comprovada na organização de eventos de grande escala e impacto cultural. A cidade, reconhecida pela sua capacidade de transformação e envolvimento comunitário através de iniciativas culturais de referência, oferece as condições ideais para o crescimento e expansão do evento.

UMA CIDADE QUE RESPIRA CULTURA E TRANSFORMAÇÃO
Santa Maria da Feira distingue-se pela sua capacidade única de criar experiências imersivas que envolvem toda a comunidade. A cidade demonstra, através das suas iniciativas culturais, como um evento pode transcender os limites físicos de um recinto, criando um ambiente de celebração que se estende pelas ruas, comércio e restauração local.

Esta filosofia de envolvimento comunitário alinha-se perfeitamente com a visão da Comic Con Portugal de criar a "Cidade da Cultura Pop" – um conceito que será implementado ao longo do mês que antecede o evento, transformando Santa Maria da Feira no epicentro nacional da cultura pop, com a participação ativa de toda a comunidade local.

UMA NOVA ERA DE EXPERIÊNCIAS ÉPICAS PARA OS FÃS
A mudança para o Europarque traz múltiplas vantagens competitivas:
Infraestrutura de excelência: O Europarque oferece instalações modernas e versáteis, com capacidade para acomodar o crescimento sustentado do evento e proporcionar uma experiência superior aos visitantes.
Localização estratégica: Situado numa região com excelentes acessibilidades, o novo local permite fácil acesso a visitantes de todo o país e do estrangeiro, potenciando o alcance nacional e internacional do evento.
Experiência comprovada: A parceria com uma cidade que domina a arte de criar eventos transformadores garante um novo patamar de qualidade e impacto cultural.
Envolvimento comunitário: A filosofia de integração comunitária permitirá que a Comic Con Portugal se torne verdadeiramente numa celebração de toda a cidade, envolvendo o tecido empresarial, comercial e cultural local.
Experiência 360º: Pela primeira vez, os visitantes poderão viver uma experiência completa que se estende para além do recinto. A "Cidade da Cultura Pop" transformará hotéis, restaurantes e comércio local em extensões temáticas do evento, criando uma imersão total no universo de cultura pop, que levarão os fãs diretamente para dentro dos seus universos favoritos.
Sustentabilidade e crescimento: O acordo plurianual garante estabilidade e permite o investimento em melhorias contínuas, consolidando a posição da Comic Con Portugal como evento de referência europeia.

DECLARAÇÕES DOS PARCEIROS
Diretor Geral da Feira Viva: "A chegada da Comic Con Portugal ao Europarque representa um momento histórico para a nossa infraestrutura. Temos as condições ideais para acolher este evento de referência e contribuir para a sua evolução. Esta parceria simboliza a nossa capacidade de ser palco dos maiores eventos nacionais, reforçando a posição do Europarque como destino preferencial para iniciativas de excelência."

CEO da Comic Con Portugal: "Iniciar a nossa segunda década neste novo lar representa muito mais do que uma mudança de localização – é o início de uma nova viagem. Santa Maria da Feira oferece-nos a oportunidade de concretizar a nossa visão de criar uma verdadeira Cidade da Cultura Pop, onde o evento se estende para além do recinto e se torna numa celebração comunitária. Esta parceria permitir-nos-á atingir novos patamares de qualidade e impacto cultural."

RECONHECIMENTO E GRATIDÃO
A Comic Con Portugal expressa a sua profunda gratidão aos municípios que anteriormente acolheram o evento, reconhecendo o seu contributo fundamental para o crescimento e consolidação da Comic Con Portugal como referência nacional. O apoio e colaboração destes parceiros foram essenciais para que o evento atingisse a maturidade necessária para iniciar esta nova etapa.

SOBRE A CIDADE DA CULTURA POP
O conceito "Cidade da Cultura Pop" será implementado no mês de março que antecede o evento, transformando Santa Maria da Feira numa celebração contínua da cultura pop. Esta iniciativa envolverá o comércio local, restauração, hotelaria e diversos espaços culturais, criando uma experiência imersiva que se estende muito para além dos dias do evento.

Adamastor Furia em destaque no Caramulo Motor Festival 2025

06-09-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Adamastor Furia será um dos modelos que os visitantes do Caramulo Motor Festival 2025 poderão ver a circular durante o evento.

O Adamastor Furia, o primeiro supercarro português da história, é um dos cabeças de cartaz da edição deste ano do Caramulo Motor Festival e será, seguramente, mote para uma verdadeira enchente de entusiastas do mundo automóvel, num espaço único e que anualmente anima o Caramulo e áreas circundantes.

A Adamastor tem o prazer de anunciar que estará presente na edição de 2025 do Caramulo Motor Festival. O Furia, o primeiro supercarro de produção nacional da história, será um dos grandes destaques daquele que é o maior festival de celebração da cultura automóvel no nosso país. Esta é, na verdade, uma oportunidade imperdível de assistir à estreia dinâmica do Furia junto do público, pois o supercarro nascido na cidade do Porto irá realizar várias subidas na mítica Rampa, fazendo as delícias de todos os presentes ao longo do percurso com o som do seu potente motor V6 de origem Ford Performance.
A presença do Furia na magnífica paisagem da Serra do Caramulo acontece no seguimento de mais uma bem-sucedida fase de testes realizada no Autódromo Internacional do Algarve. Na mais recente visita ao circuito de Portimão foram testadas e validadas as novas soluções técnicas implementadas ao nível dos sistemas de admissão e refrigeração do Furia, sendo que esta estreia em público acontece numa fase de evolução bastante avançada. Desta forma, a Adamastor conta ter no Caramulo uma enchente de fãs e entusiastas, que poderão pela primeira vez assistir ao Furia em Acão entre os dias 5 e 7 de setembro.

A todos é prometido dar a conhecer, de perto, o emocionante Adamastor Furia, bem como a apaixonada equipa responsável pelo projeto e por materializar o sonho que a todos continua a alimentar. Além das várias subidas de pista que irá realizar ao longo de todo o fim-de-semana, o Adamastor Furia também irá ser exposto ao público junto à entrada do Museu do Caramulo.

[Pela Estrada Fora]

Radares da PSP em Setembro 2025

06-09-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Setembro. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
10/Set – 16h00/20h00 – Rua do Farrobo – Freguesia dos Flamengos – concelho da Horta
17/Set – 08h00/12h00 – Rua do Lameiro Grande – Freguesia dos Flamengos – concelho da Horta

AVEIRO
05/Set – 08h00/12h00 – Av. da Universidade – Aveiro
09/Set – 08h00/12h00 – Av. da Europa – Junto à BP
16/Set – 14h00/18h00 – Av. da Europa – Junto à Corvauto
17/Set – 14h00/18h00 – Av. da Universidade – Aveiro
02/Set – 09h00/12h00 – Rua da Circunvalação – SM Feira
17/Set – 09h00/12h00 – Variante R.19 – Anta – Espinho
18/Set – 09h00/12h00 – Av. da Liberdade – SJ Madeira
28/Set – 09h00/12h00 – E.N. 109, Km 35,2 – S.João Ovar

BEJA
15/Set – 09h00/12h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
17/Set – 09h00/12h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
22/Set – 09h00/12h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
25/Set – 09h00/12h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja

BRAGA
03/Set – 08h30/11h30 – Circular de Barcelos – Barcelos
03/Set – 14h00/16h00 – E.N. 14 – Av.Santiago de Gavião – VN Famalicão
04/Set – 13h30/15h30 – Circular Urbana Guimarães (nó S.Torcato)
12/Set – 08h00/11h00 – Av. António Macedo – Braga
15/Set – 08h00/11h00 – Av. António Macedo – Braga
16/Set – 09h00/12h00 – Av. Miguel Torga – Braga
17/Set – 16h00/19h00 – Av. Miguel Torga – Braga
22/Set – 08h00/11h00 – Av. António Macedo – Braga
22/Set – 09h00/11h00 – Circular Urbana Guimarães (nó da Universidade)
24/Set – 14h00/17h00 – Circular de Barcelos – Barcelos
25/Set – 09h30/11h00 – E.N. 14 – Av.Santiago de Gavião – VN Famalicão
30/Set – 09h00/12h00 – Av. Frei Bartolomeu Mártires – Braga

BRAGANÇA
04/Set – 08h00/13h00 – E.N. 15 – Mirandela
08/Set – 08h00/13h00 – Av. Abade de Baçal – Bragança
22/Set – 08h00/13h00 – Av. Cidade de Leon – Bragança
23/Set – 08h00/13h00 – E.N. 213 – Mirandela

CASTELO BRANCO
08/Set – 16h00/20h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
09/Set – 09h30/11h30 – Av. da Europa – Castelo Branco
25/Set – 10h00/12h00 – Rua Adelino Semedo Barata – Castelo Branco
26/Set – 08h00/12h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã

COIMBRA
02/Set – 16h00/19h00 – E.N. 341, sentido S/N – Coimbra
08/Set – 15h30/19h00 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
11/Set – 09h30/12h30 – I.C. 3 – Banhos Secos – Coimbra
15/Set – 09h30/12h30 – Av. Guarda Inglesa, sentido O/E – Coimbra
22/Set – 09h00/12h00 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
24/Set – 16h00/19h00 – Av. da Lousã – Coimbra

ÉVORA
11/Set – 10h00/12h00 – I.P.2 – Ao Gil – Estremoz
25/Set – 10h00/12h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz​

FARO
09/Set – 20h30/23h00 – E.N. 125 – Olhão
12/Set – 20h00/21h30 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
16/Set – 16h00/22h00 – Av. V6 – Portimão
17/Set – 09h00/12h00 – Av. V6 – Portimão
17/Set – 09h30/11h30 – E.N. 125 – Tavira
23/Set – 09h00/11h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real Sto António
24/Set – 14h00/22h00 – Av. Fonte Coberta – Lagos

GUARDA
12/Set – 09h00/13h00 – Via Cintura Externa – Guarda
16/Set – 09h00/13h00 – Av. Serra da Estrela – Gouveia
23/Set – 09h00/13h00 – Via Cintura Externa – Guarda
26/Set – 09h00/13h00 – Via Cintura Externa – Guarda

LEIRIA
18/Set – 14h00/17h00 – Estr. da Garcia/ Cartaxo – Marinha Grande
23/Set – 09h00/12h00 – Av. Monsenhor Bastos Rodrigues de Sousa – Peniche
24/Set – 09h00/12h00 – Rua La Codosera – Caldas da Rainha
25/Set – 09h00/12h00 – Av. Comunidade Europeia – Leiria
26/Set – 09h00/12h00 – Rua Albergaria dos Doze – Pombal

LISBOA
02/set/25 – 08h00/11h00 – Av. Infante D. Henrique – Lisboa
09/set/25 – 08h30/18h00 – Acesso ao Terminal 2 – Aeroporto Humberto Delgado – Lisboa
12/set/25 – 09h00/12h00 – Estr. dos Salgados – Amadora
12/set/25 – 14h00/16h00 – E.N. 117 – Amadora – sentido Amadora -> Restelo
17/set/25 – 08h30/12h00 – Av. República – Oeiras – sentido Poente -> Nascente
17/set/25 – 13h00/16h00 – Estr. de Leião – Porto Salvo – sentido Norte > Sul – Oeiras
18/set/25 – 08h00/11h00 – I.C. 2 – Santa Iria de Azóia
22/set/25 – 08h00/11h00 – A2 (Ponte 25 de Abril) – Almada
23/set/25 – 08h30/12h30 – E.N. 10, Km 125,3 – Alhandra – sentido Sobralinho -> Alhandra
24/set/25 – 08h30/11h30 – E.N. 250-1 – Baratã – Algueirão – Sintra
24/set/25 – 13h30/16h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco – Queluz
25/set/25 – 14h00/17h30 – Av. Cidade de Praga – Lisboa
29/set/25 – 09h00/17h00 – Av. Marginal, Km 18,2 – Hotel Miragem – Cascais

MADEIRA
04/set – 08h00/12h00 – E.R. 104, Rocha Alta – Ribeira Brava
05/set – 09h00/13h00 – Estr. da Queimada – Água de Pena – Machico
17/set – 08h30/10h30 – V.E. 5 – Camacha
21/set – 10h00/13h00 – V.E. 5 – Sitio dos Moinhos – Faial – Santana
22/set – 16h00/18h00 – Rua 5 de Outubro – Funchal
23/set – 10h00/12h00 – Estrada Monumental – Entre o Fórum e a Rotunda do Enforcado
24/set – 08h00/12h00 – V.R. 1, Km 6,0, Oeste-Este – Quinta Grande

PORTALEGRE
03/Set – 08h00/11h00 – Av. de Badajoz – Portalegre
12/Set – 16h00/19h00 – Av. Francisco Fino – Zona Industrial – Portalegre
22/Set – 16h00/19h00 – Av. Extremadura Espanhola – Portalegre

PORTO
01/Set – 08h00/16h00 – Alameda de Cartes sob viaduto da Rua Emílio Biel (sentido N/S) – Porto
04/Set – 08h00/15h00 – Av. D. João I, 629 – Águas Santas – Maia
09/Set – 13h00/20h00 – Rua de Salgueiros, 611 – VN Gaia
10/Set – 13h00/20h00 – Estr. da Circunvalação, 13184 – Matosinhos
12/Set – 13h00/20h00 – Rua Gomes Amorim, 1270 – A-Ver-o-Mar – Póvoa de Varzim
15/Set – 08h00/16h00 – E.M. 556 c/ Rua Gabriel Cardoso Miranda – Santo Tirso
17/Set – 08h00/15h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco, 1026 – Valongo
18/Set – 08h00/15h00 – Av. 25 Abril (junto escola EB 1 das Flores) sentido descendente – Porto
23/Set – 13h00/20h00 – E.N. 14, Km 3,4 (sentido Porto-Maia) – Matosinhos
25/Set – 13h00/20h00 – Rua Dr. Joaquim Nogueira dos Santos, 885 – Maia
26/Set – 13h00/20h00 – Av. Dr. Mário Soares c/ Rua do Taralhão – Gondomar
30/Set – 08h00/15h00 – Av. D. João II (Norte/Sul) (junto à E.B. Prof. Dr.Marques Dos Santos) – VN Gaia

SANTARÉM
02/Set – 17h00/21h00 – E.N. da Barreira Alva – Torres Novas
05/Set – 08h00/12h00 – Av. Engenheiro Ferreira Mesquita – Entroncamento
05/Set – 08h30/12h30 – Alameda do Vinho – Cartaxo
05/Set – 16h30/19h30 – E.N. 3 – Calçadinha – Santarém
12/Set – 08h00/12h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
17/Set – 08h00/12h00 – Av. D. Manuel I – Abrantes
23/Set – 09h00/12h00 – Circular Urbana D. Luis I – Santarém
30/Set – 08h00/12h00 – E.N. 110 – Alvito – Tomar

SETÚBAL
10/Set – 08h30/12h30 – E.N. 10, Km 42,3 – Setúbal
16/Set – 09h00/11h00 – Av. Arsenal do Alfeite, sentido Corroios – Almada
18/Set – 18h00/19h30 – Av. Escola dos Fuzileiros Navais – Barreiro
23/Set – 09h30/12h00 – Circular Externa – Montijo
30/Set – 10h00/12h00 – E.N. 378 – SEIXAL

VIANA DO CASTELO
04/Set – 10h00/13h00 – Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
06/Set – 20h30/23h30 – Av. Paulo VI – Darque-Viana do Castelo
16/Set – 20h30/23h30 – Av. Capitão Gaspar de Castro – Viana do Castelo
24/Set – 10h00/13h00 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
27/Set – 10h00/13h00 – Av. 25 Abril – Viana do Castelo

VILA REAL
02/Set – 08h00/13h00 – Av. Unesco – Vila Real
10/Set – 16h00/20h00 – Rua Vasco Sameiro – Vila Real
17/Set – 08h00/13h00 – Av. Europa – Vila Real
17/Set – 08h00/12h30 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
24/Set – 14h00/17h30 – Av. Bracara Augusta – Chaves

VISEU
02/Set – 08h00/11h00 – Estr. de Nelas – Viseu
05/Set – 08h00/11h00 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
25/Set – 16h00/19h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego
29/Set – 16h30/19h00 – Av. Afonso Henriques – Viseu


[Pela Estrada Fora]

Certificados do DNS 1.1.1.1 deixam Cloudflare em alerta

05-09-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Cloudflare descobriu a existência de certificados TLS indevidos referentes ao seu serviço de DNS 1.1.1.1, que têm gerado grande preocupação.

Um grave alerta de segurança surgiu em torno do 1.1.1.1, um dos serviços de DNS mais usados na internet. Vários certificados TLS foram emitidos de forma indevida em Maio, mas o problema só veio a público nos últimos dias. Estes certificados poderiam, em teoria, permitir que atacantes interceptassem e decifrassem tráfego DNS encriptado, comprometendo a protecção prometida pelo uso do DNS over HTTPS e DNS over TLS.

Os certificados foram emitidos pela Fina RDC 2020, uma autoridade subordinada à Fina Root CA, que é reconhecida pelo programa de certificados da Microsoft no Windows. Isso significa que utilizadores do Microsoft Edge poderiam estar em risco; sendo que outros browsers como o Chrome e Firefox estavam a salvo, por não terem esta empresa na lista de provedores de confiança. A Apple também confirmou que o Safari não inclui a Fina na sua lista de entidades de confiança.

A Cloudflare, responsável pelo 1.1.1.1 em conjunto com a APNIC, confirmou que nunca autorizou a emissão destes certificados. A empresa disse ter iniciado de imediato uma investigação e contactado a Microsoft, a Fina e as autoridades competentes para revogar a confiança nos certificados. A Microsoft respondeu bloqueando-os através da sua lista de exclusões e afirmou estar a trabalhar com a entidade emissora para resolver a situação. Sendo que, do lado da Fina, a explicação é a de que os certificados foram emitidos apenas para efeitos de testes, e que nunca saíram de um ambiente isolado - mas sem que isso explique porque sequer foram emitidos sem que antes fosse pedida autorização à entidade responsável.

O risco principal é que alguém na posse destes certificados poderia fazer-se passar pelo 1.1.1.1, permitindo ataques de "man-in-the-middle" para espiar ou manipular o tráfego dos utilizadores. Apesar de não haver provas de exploração até agora, o incidente mostra como a confiança no sistema global de certificados é frágil, e como um único ponto de erro pode ameaçar toda a infraestrutura central da internet. Tal como neste caso aconteceu para o 1.1.1.1, poderia igualmente acontecer para qualquer outro domínio popular, como o google.com, gmail.com, ou qualquer outro.

Google Nano Banana atrai 10M de pessoas ao Gemini

05-09-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

As capacidades de geração e edição de imagens do Nano Banana da Google estão a atrair milhões de novos utilizadores ao Gemini.

A nova ferramenta AI da Google, conhecida internamente como Nano Banana , está a revelar-se um enorme sucesso dentro da app Gemini. Oficialmente chama-se Gemini 2.5 Flash Image, mas o nome de código acabou por ganhar vida própria, ao ponto de passar a ser usado publicamente e merecer um emoji de banana na barra de comandos, menções no AI Studio e até uma conta dedicada nas redes sociais.

O Nano Banana destaca-se pela sua capacidade de edição de imagens, com avanços notáveis em manter a semelhança e consistência das personagens, além de suportar uploads múltiplos (com combinação de elementos nas diferentes imagens), transferência de estilo e edição em várias etapas. As melhorias levaram-no directamente ao topo do ranking de edição de imagens do LMArena, onde ocupa o primeiro lugar com uma larga vantagem.
Em apenas uma semana desde o lançamento, já foram realizadas mais de 200 milhões de edições de imagens com o modelo. Com um responsável da Google a revelar que mais de 10 milhões de novos utilizadores experimentaram a app Gemini pela primeira vez graças ao Nano Banana.

🍌update:
200M+ images edited
10M+ people are new to @GeminiApp - welcome!
TPUs red hot
SRE pagers howling

— Josh Woodward (@joshwoodward) September 4, 2025

From photo to figurine style in just one prompt.

People are having fun turning their photos into images of custom miniature figures, thanks to nano-banana in Gemini. Try a pic of yourself, a cool nature shot, a family photo, or a shot of your pup.

Here’s how to make your own 🧵 pic.twitter.com/e3s1jrlbdT

— Google Gemini App (@GeminiApp) September 1, 2025
Ao estilo do que aconteceu no passado - como o efeito "Ghibli" dos modelos da OpenAI - também o Nano Banana tem sido usado para criar imagens virais, como a transformação de pessoas em "bonecos" com estilo realista, bastando fazer o upload de uma imagem e usando o seguinte prompt:
Create a 1/7 scale commercialized figurine of the characters in the picture, in a realistic style, in a real environment. The figurine is placed on a computer desk. The figurine has a round transparent acrylic base, with no text on the base. The content on the computer screen is a 3D modeling process of this figurine. Next to the computer screen is a toy packaging box, designed in a style reminiscent of high-quality collectible figures, printed with original artwork. The packaging features two-dimensional flat illustrations.

O que isto demonstra é que a luta pela atenção dos utilizadores está ao rubro, pois o assistente AI que escolherem utilizar no seu dia a dia vai definir qual será a empresa a dominar o sector pela próxima década, ou mais.

Módulo de tomadas Tessan com 3 USB + 3 tomadas a €18

05-09-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo cubo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (incluindo USB-C).

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 3x tomadas mais 3x USB (1x USB-C) está disponível por 18 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

As portas USB-A podem fornecer até 5 V a 2.4 A (12 W) cada uma, a USB-C pode fornecer 3 A (15 W). Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 2500 W; e temos ainda a vantagem de um prático interruptor facilmente acessível para cortar completamente a energia e evitar os consumos "fantasma" em standby.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|