PlanetGeek

Brave Search Rerank deixa escolher sites mais úteis nas pesquisas

02-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Brave Search lançou o Rerank, uma funcionalidade que dá aos utilizadores mais controlo sobre os resultados de pesquisa, aumentando ou reduzindo a visibilidade de sites específicos.

O Rerank do Brave Search pode ser acedido através de um novo painel no lado direito da página de resultados. Os utilizadores podem simplesmente clicar nos botões de polegar para cima ou para baixo para dar prioridade ou esconder determinados sites. Assim, cada utilizador pode criar uma experiência de pesquisa mais ajustada às suas preferências, valorizando fontes que considere serem de confiança e eliminando aquelas considera serem irrelevantes. Todas as alterações aplicam-se apenas à conta do utilizador, sem impacto nos resultados globais ou de outros utilizadores.
Ao contrário dos motores de busca tradicionais, que utilizam algoritmos pouco transparentes, a Brave aposta na clareza. As definições são armazenadas localmente e transmitidas via cookies, sem qualquer recolha de dados pela Brave. Além disso, os utilizadores podem repor ou alterar as suas configurações a qualquer momento.

O Rerank complementa o Goggles, lançado em 2022, que permite aplicar filtros personalizados aos resultados de pesquisa. Enquanto o Goggles oferece uma personalização avançada, o Rerank torna o processo mais rápido e intuitivo para todos os utilizadores.

O FSD da Huawei no Avatr 11

02-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Na China, a Huawei já disponibiliza o modo FSD em automóveis como o Avatr 11.

Enquanto no ocidente as notícias são dominadas pelo eternamente prometido FSD da Tesla, na China os fabricantes e empresas tecnológicas vão lançando os seus próprios sistemas. O Avatr 11 é um carro resultantes de uma parceria da Changan, Huawei e CATL, e que conta com o sistema "FSD" Huawei Qiankun ADS 3.2. Um sistema que além de funcionalidades como estacionamento automático remoto sem qualquer pessoa ao volante, também não tem dificuldade em navegar no caótico trânsito citadino das cidades na China, com imensas bicicletas, motociclos, e carros que não facilitam qualquer manobra.

Além dessa capacidade de lidar com o "caos", o que mais surpreende é que faça isso de modo bastante suave, mesmo quando tem que avançar com manobras mais arriscadas (como ter que "forçar" a entrada numa estrada congestionada), ou lidar com manobras inesperadas dos outros veículos.


Nada mau para um carro que tem preço a começar nos 40 mil euros (na China).

Como funciona o Enhanced Autopilot da Tesla na Europa

02-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Vale a pena pagar os milhares de euros pelo Enhanced Autopilot da Tesla na Europa? Como demonstrado no vídeo que se segue, o benefício pode não justificar o custo.

Enquanto a Tesla vai prometendo as capacidades do modo FSD há mais de meia década, que está sempre "quase a chegar" - e que agora junta às promessas a sua disponibilização na Europa durante o primeiro trimestre de 2025 - aquilo que os clientes Tesla europeus têm efectivamente à disposição é o modo Enhanced Autopilot. Mas, tendo em conta que é uma opção que obriga a pagar mais 3800 euros, será que se justifica?

Actualmente, quem compra um Tesla tem direito ao modo Autopilot Básico incluindo de origem, com capacidade Autosteer e controlo de velocidade de cruzeiro. Como opções temos o Autopilot Aperfeiçoado (Enhanced Autopilot) por €3800, que adiciona condução assistida em autoestrada, mudanças de faixa e ultrapassagens, Estacionamento Automático, Dumb Summon e Actually Smart Summon (que na Europa não faz qualquer sentido por estar limitado a um raio de poucos metros); e o modo de "Condução Autónoma Total", o infame modo "FSD" (que aqui se esquece de fazer menção à parte "com supervisão"), que por agora promete capacidade de lidar com sinais STOP e semáforos e, "no futuro", conduzir em qualquer local.
O vídeo que se segue mostra o que se pode esperar do modo Enhanced Autopilot, numa auto-estrada europeia, nos dias de hoje. E, com trânsito idêntico ao que temos nas nossas auto-estradas, com camiões a circular à direita, vemos que o Enhanced Autopilot tem imensa predisposição para se colocar na faixa da direita e ficar "bloqueado" atrás de camiões, sem ter capacidade de depois regressar à faixa esquerda por causa de veículos a ultrapassar a velocidade elevada. Pior ainda, vemos um caso em que o carro segue por uma entrada para uma estação de serviço a alta-velocidade, pensando que se mantinha a circular na auto-estrada.


Ou seja, e ao estilo de todos os demais modos super-visionados, o sistema funciona bem até ao momento em que não funciona e obriga o condutor a estar disponível para assumir de imediato o controlo do veículo.

Tendo em conta todos os anos de promessas falhadas (há quem tenha acreditado nas promessas e pago a opção FSD, e entretanto já tenha vendido o carro, sem que alguma vez tenha tido oportunidade de usufruir da opção que pagou), a recomendação final parece-me ser bastante sensata. Nesta fase, quem comprar um novo Tesla, ficará melhor servido não pagar por qualquer uma desta opções, e esperar para ver aquilo que realmente acontece: se a Tesla lançar um Enhanced Autopilot ou FSD que realmente sejam funcionais nas estradas Europeias, então aí considerar comprar a opção. Algo que poderia mudar se a Tesla tornasse permanente a capacidade dos condutores poderem transferir a opção Enhanced Autopilot / FSD para um novo Tesla se trocassem de carro - algo que a Tesla apenas tem feito pontualmente de forma limitada.

Também se pode argumentar que, pelo menos o estacionamento automático e Dumn Summon, deveriam ser disponibilizados de fábrica na opção Autopilot Básico, já que é completamente ridículo cobrar 3800 euros para se ter essas funcionalidades.

Microsoft Paint ganha botão Copilot

02-02-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A MS faz chegar mais funcionalidades AI ao MS Paint, agora com um novo botão Copilot.

A Microsoft continua com a sua estratégia de implementar capacidades AI em todos os seus produtos e serviços, agora fazendo chegar um botão Copilot ao Paint. Os utilizadores do programa Windows Insider nos canais Canary e Dev vão começar a ver o novo ícone, que agrupa todas as funcionalidades AI num só local. Ao clicar no botão Copilot, surge um menu com ferramentas AI como o Cocreator, Image Creator e Generative Erase, facilitando o acesso a estas opções.

O Paint tem vindo a integrar funcionalidades de AI de forma gradual, começando com o Cocreator baseado no DALL-E no final de 2023 e, mais tarde, ferramentas de preenchimento AI. Agora, todas estas funcionalidades, que vão sendo cada vez mais numerosas, passam a estar acessíveis através de um menu centralizado, simplificando a experiência de utilização. Pelo menos nesta fase, que ainda se pode considerar "inicial" nas tecnologias AI, pois a longo prazo será natural que todas as funcionalidades AI passem a ser consideradas banais e implícitas, passando a estar integradas em todo o lado sem necessidade de uma secção dedicada.

Além desta novidade, a Microsoft também está a melhorar a pesquisa AI no Windows 11. Até agora, a funcionalidade apenas funcionava para ficheiros locais, mas a nova versão expande a pesquisa para a cloud, permitindo encontrar fotos no armazenamento online através de descrições em linguagem natural, vendo os resultados da cloud ao lado dos ficheiros locais.

A MS também está a dar acesso gratuito ao modelo o1 da OpenAI através do Copilot, algo que só estava acessível através dos planos pagos, mas que se perde um pouco da sua relevância tendo em conta a chegada do novo modelo o3-mini, mais rápido, eficiente, e capacidade superior.

Fabricantes de televisores entram na era da idiotice AI

02-02-2025 | 13:31 | A Minha Alegre Casinha

Os fabricantes de TVs parecem continuar desfasados dos desejos dos consumidores, apostando em tecnologias AI que ninguém pediu.

Com mais uma ronda de lançamentos no CES 2025, a maioria dos fabricantes não perdeu oportunidade para apresentar os seus mais recentes modelos de Smart TV, e não olhando a meios para encontrar algo que lhes permita diferenciar-se dos seus concorrentes. Como seria de esperar, não falta o recurso a toda uma série de novas funcionalidades AI, e embora algumas delas até possam ser úteis e funcionais, a tendência geral é preocupante.

Alguns fabricantes mostraram funcionalidades AI interessantes e úteis, como a legendagem automática em tempo real, e tradução para múltiplas línguas, dando maior liberdade em termos de acesso a conteúdos. Por outro lado, há coisas que se podem considerar bastante menos produtivas, como as sugestões de receitas que a Samsung promete para as suas Smart TVs, sempre que for detectado alguém a cozinhar no ecrã. No caso das TVs com assistente da Google, a aposta vai para o Gemini, que poderá ser interessante, mas que levanta toda uma série de preocupações de privacidade numa altura em que muitos já suspeitam (ou confirmam!) que as suas Smart TVs estão a escutá-los e a enviar informação dos seus hábitos para "algures" - para não falar da possibilidade desse acesso ser algo que poderá exigir o pagamento de (mais uma) mensalidade.
Outros retrocessos até se fazem sentir de forma mais física. O mais recente controlo remoto da LG reforça a aposta em botões de acesso a serviços de streaming - o que nem seria negativo, por si só - mas faz isso acompanhado da remoção de botões bastante mais úteis e práticos, como os de controlo de reprodução (play/pause) e de selecção da entrada de vídeo.

No passado já vimos os fabricantes de TV a tentar desesperadamente impingir coisas como o 3D, demorando anos a reconhecer o total desinteresse por parte da maioria dos consumidores. Agora, está visto que vamos passar por uma era de oferta de serviços AI integrados nos televisores, previsivelmente acompanhado pela tentativa de os fazer pagar mais uma subscrição, e que desde já se pode antever que estará condenada a ser descontinuada ao fim de alguns anos, quando decidirem dedicar-se à proxima "coisa".

Enquanto isso, vamos também lidando com coisa como bugs frustrantes a nível de software e firmware, que por vezes demoram meses ou anos a ser corrigidos, ou que nunca chegam a ser corrigidos. Um destes dias, ainda vamos descobrir que vai ter que se pagar mais para ter um televisor que seja apenas um ecrã com altifalantes, do que uma Smart TV que deixa os consumidores à mercê da obsolescência programada e potenciais invasões de privacidade.

Procura por carros usados abaixo dos 15 mil euros aumentou em Dezembro

02-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Dezembro é o terceiro mês consecutivo de 2024 com uma dinâmica de mercado positiva (+12%), o que demonstra mais procura do que oferta. No que diz respeito à importação de carros, é possível verificar ainda um aumento no mês de dezembro em relação ao período homólogo de 2023 (+1,6%) e face a 2019 (+19,5%).

O ano de 2024 termina com uma dinâmica de mercado positiva no mês de dezembro (+12%) face ao mesmo período de 2023. A procura de veículos usados apresenta um aumento de cerca de +13% em relação ao ano passado. A oferta mostra também um crescimento face ao período homólogo (+3%).

A oferta aumenta sobretudo nos carros abaixo de 15.000€ (+10%). No entanto, a oferta diminui nos automóveis entre 15.000€ a 30.000€ (-5%) e acima dos 30.000€ (-1%). Já a procura apresenta um aumento nos veículos com valores abaixo dos 15.000€ (+24%) e entre 15.000€ a 30.000€ (+20%), para além dos automóveis acima dos 30.000€ (+3%).

A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros registou novamente um aumento de +2% em novembro de 2024 face ao mês homólogo de 2023, continuando uma tendência positiva que começou no início deste ano. Revela ainda um crescimento de +1,2% em relação a novembro de 2019. No que diz respeito aos doze meses de 2024, observa-se um aumento de +7% em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2023.

No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), existe um crescimento em dezembro face ao mesmo mês de 2023 (+1,6%) e em relação ao mesmo período de 2019 (+19,5%). Por outro lado, verifica-se um decréscimo de -3% de janeiro a dezembro de 2024, em comparação aos doze meses do ano anterior.

O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente, sobretudo desde maio/junho de 2023, apresenta um crescimento significativo, fixando-se em cerca de 23.600€. Esta evolução representa, um ligeiro decréscimo de cerca de -3,67% do preço face a dezembro de 2023, quando o valor médio se fixava em cerca de 24.500€.

De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços diminuem levemente no retalho em dezembro, face ao mês anterior. Contudo, aumentam ligeiramente no comércio em relação a novembro de 2024.

Segundo dados da ACAP, em dezembro verifica-se um aumento de +16,4% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano de 2024, há um crescimento de +5,6%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 57% do mercado total de ligeiros em dezembro de 2024, valores ligeiramente inferiores face a dezembro de 2023 em que alcançavam 60% do total de ligeiros de passageiros novos.


[Pela Estrada Fora]

Novo Hyundai Inster em Portugal por 25 mil euros

02-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Hyundai INSTER é um modelo 100% elétrico compacto com um design único, tecnologia avançada, muita versatilidade e autonomia líder no segmento, sendo capaz de alcançar até 360 quilómetros.

Equipado com uma bateria de 42 kWh ou de 49 kWh (Long-Range), o novo Hyundai INSTER é alimentado por um motor que debita 71,1 kW (97 cv) na variante base, e 84,5 kW (115 cv) na versão Long-Range. Ambas as versões disponibilizam 147 Nm de binário. O novo Hyundai INSTER redefine o que é possível num veículo elétrico urbano compacto, proporcionando uma flexibilidade impressionante com um consumo de energia estimado a partir de 14,3 kWh/100 km (em ciclo WLTP).

O design arrojado, robusto e compacto do novo Hyundai INSTER combina uma imagem futurista e inovadora, com um interior espaçoso e muito versátil numa carroçaria compacta SUV e urbana, com destaque para os guarda-lamas fortes, para-choques com elementos de alta tecnologia e proteção inferior que conferem um aprimoramento estético único ao modelo. A personalidade do novo Hyundai INSTER revela-se também na assinatura de luzes diurnas LED, nos indicadores de mudança de direção, faróis traseiros e para-choques pixelizados.
No interior, o novo Hyundai INSTER oferece um nível de versatilidade e espaço único no segmento, com os bancos da fila da frente a proporcionarem acesso direto e a possibilidade de todos os bancos rebaterem. A tecnologia a bordo do novo representante da Hyundai no mundo dos EV representa o topo do segmento dispondo de um painel de instrumentos digital de 10,25”, ecrã tátil de infoentretenimento de 10,25” com navegação e base de carregamento wireless integrada na compacta consola central.

O novo 100% elétrico urbano subcompacto de segmento A da Hyundai oferece o pacote tecnológico mais completo do segmento, contando o novo Hyundai INSTER com funcionalidades abrangentes do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), tais como Assistência de Prevenção de Colisão Frontal 1.5 (FCA 1.5), Câmara de Auxílio ao Estacionamento Traseiro (RVM) e Sensores de Auxílio ao estacionamento Traseiros e Frontais.

Com um pack tecnológico e sofisticado, que ajuda a proporcionar uma condução segura e refinada, o novo Hyundai INSTER oferece carregamento rápido, com a possibilidade de carregar de 10% a 80% em cerca de 30 minutos, em condições ideias, numa estação de carregamento de corrente contínua (DC) de 120 kW. O modelo vem igualmente equipado com um carregador de bordo de 11 kW.
O Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA) e o Sistema de Acompanhamento à Faixa de Rodagem (LFA) são também disponibilizados no novo Hyundai INSTER, bem como o Cruise Control Inteligente (SCC) com Stop and Go, Assistência de Condução em Autoestrada 1.5 (HDA 1.5), Assistência Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), Controlo Automático dos Máximos (HBA), Alerta de Saída do Veículo da Frente (LVDA) e Alerta de Ocupantes Traseiros (ROA).

O novo Hyundai INSTER já está disponível por encomenda em Portugal, com preço a partir de € 19.250 (+IVA), em campanha válida para Empresas e ENIs, para o Hyundai INSTER Comfort 42kWh, limitada ao stock existente e disponível em Portugal Continental, nos concessionários aderentes. Este valor não inclui despesas de legalização e transporte (€ 1.223,31 – IVA incluído) e pintura metalizada (€ 500 – IVA incluído).

Feitas as contas, o Hyundai INSTER tem um preço final que começa nos € 25.400,81.


[Pela Estrada Fora]

BYD Seal vence "ACP Elétrico do Ano 2024"

02-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD vê reconhecido em Portugal o BYD SEAL como vencedor do Prémio ACP Elétrico do Ano 2024.

O BYD SEAL que venceu o Prémio na categoria "Familiar", na presente edição dos prémios ACP Elétrico do Ano, junta agora o prémio à geral, conquistando o maior número de votos entre todos os modelos presentes a concurso nas várias categorias: Familiares, Premium, Citadino/Utilitário e Crossover/SUV.

A vitória do BYD SEAL é o reconhecimento das suas qualidades, destacando-se como um dos veículos elétricos mais avançados no mercado. Este modelo combina um design elegante (venceu o Prémio iF Design em 2024), um desempenho impressionante e tecnologia de ponta, com especial destaque para a BYD Blade Battery que oferece maior segurança e autonomia. Além disso, o BYD SEAL apresenta um interior sofisticado, repleto de funcionalidades inteligentes e materiais de alta qualidade.
O BYD SEAL junta o Prémio "ACP Elétrico do Ano 2024" ao "Prémio Carro do Ano 2024" e a outras recentes distinções que a BYD obteve, como o Prémio "Melhor Tecnologia" atribuído nos WWCOTY e o Prémio "Company Best 2025" atribuído pela AutoBest em Dezembro, reconhecimento da qualidade e inovação da BYD, bem como do seu papel fundamental na promoção de uma mobilidade mais sustentável. A BYD tem feito um forte investimento em Investigação e Desenvolvimento, reafirmando o seu compromisso de melhorar a vida das pessoas ao impulsionar a inovação e a tecnologia como pilares para um futuro mais sustentável.

A presença europeia da BYD estende-se atualmente a mais de 20 países, e a rede de vendas da marca neste continente ultrapassará os 500 pontos de venda até ao final de 2025. A BYD planeia ainda abrir uma nova fábrica na Hungria em 2025.

[Pela Estrada Fora]

Vulnerabilidades SLAP e FLOP deixam roubar dados dos CPUs da Apple

01-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Vulnerabilidades nos processadores mais recentes da Apple podem permitir o roubo de informação sensível através da simples visita de uma página na web.

Depois dos famosos Spectre e Meltdown não têm faltado vulnerabilidades que exploram ataques "side-channel" em CPUs. Agora, juntamos à lista os ataques FLOP e SLAP, que exploram falhas na execução especulativa dos chips da Apple, descobertos por equipas do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Universidade de Ruhr Bochum.

O ataque FLOP afecta os processadores mais recentes da Apple, como os M3, M4 e A17, forçando-os a prever incorrectamente valores de memória, o que pode resultar em fugas de dados. Já o ataque SLAP explora previsões erradas de endereços de memória nos chips M2 e A15, permitindo que hackers acedam a informações privadas. Ambos os ataques podem ser realizados remotamente através de uma página web maliciosa usando JavaScript ou WebAssembly. Os investigadores conseguiram demonstrar estas vulnerabilidades ao acederem a dados pessoais de serviços como Proton Mail, Google Maps e iCloud Calendar.
A Apple foi notificada sobre a falha SLAP em Março de 2024 e sobre a FLOP em Setembro de 2024. Apesar de reconhecer os problemas e afirmar que pretende corrigi-los, a empresa ainda não lançou uma actualização. Num comunicado, a Apple diz que não considera estas vulnerabilidades um risco imediato, mas agradeceu aos investigadores pela sua colaboração na melhoria da segurança dos seus dispositivos.

A grande questão, ao estilo do que aconteceu no passado, será saber se é possível lançar correcções para estas falhas que não comprometam seriamente o desempenho e eficiência dos chips (no tempo de Spectre e Meltdown, algumas das correcções podiam ter impacto significativo no desempenho). Poderá ser por isso que a Apple está a tardar em lançar correcções para isto, considerando que o impacto não faz sentido face ao nível de risco.

LEGO recria Girassóis de Van Gogh

01-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da Noite Estrelada, o Grupo LEGO traz-nos a recriação dos icónicos Girassóis de Van Gogh em LEGO.

Depois de em 2022 nos ter trazido a Noite Estrelada por via do LEGO Ideas, temos agora nova obra de arte para complementar a nossa colecção: o set LEGO Girassóis (31215).

O Grupo LEGO revelou o set LEGO Art Vincent van Gogh — Girassóis. Criada em estreita colaboração com o Museu Van Gogh, em Amesterdão, a pintura construída com tijolos capta as famosas pinceladas da obra-prima de Van Gogh.

O set de 2615 peças permite que os fãs mergulhem na arte de Van Gogh e aprendam mais sobre a inspiração por detrás de um dos seus quadros mais admirados: Girassóis (1889). O set foi cuidadosamente desenhado para criar uma versão de tijolos 3D focada nas três tonalidades radiantes de amarelo e no célebre uso de luz e sombra de Van Gogh. O set apresenta os 16 girassóis do quadro com pétalas ajustáveis, uma moldura removível, uma placa com a assinatura de Van Gogh e um elemento de pendurar para expor.
Inspirada em cores vibrantes, a obra de arte é construída adicionando camadas e camadas de pormenores até os LEGO Art Girassóis acabarem por ganhar vida. Enquanto trabalha, pode ouvir um podcast criado em conjunto com o Museu Van Gogh, com a participação de Nienke Bakker, Senior Curator, e do LEGO Designer Stijn Oom, disponível a 1 de março em LEGO.com, no YouTube e no Spotify. O podcast aborda a colaboração entre o Grupo LEGO e o museu no processo de concepção do set e a história de como Vincent ficou conhecido como o pintor de girassóis.
A comemorar o lançamento do produto no dia 1 de março, o Grupo LEGO criou duas réplicas de tijolos do quadro em tamanho real que estarão em exposição permanente na LEGO Store de Amesterdão e no Museu Van Gogh daí em diante. Os fãs de LEGO em Amesterdão e Marselha poderão conhecer o LEGO Designer, Stijn Oom, e ter o set autografado nas LEGO Stores nos dias 1 e 2 de março, respetivamente. Ao longo do ano, vão ser organizadas mais atividades divertidas em parceria com o Museu Van Gogh, em Amesterdão. Uma instalação LEGO construída com tijolos vai estar em exposição no museu de junho a agosto de 2025 e será mais tarde será acolhida na LEGO House Billund e LEGO World, Utrecht. Para tornar esta experiência disponível para todos, vai ser criada uma visita virtual com curadoria do Museu Van Gogh, permitindo aos entusiastas de LEGO em todo o mundo desfrutar da instalação no conforto de casa. Fique atento para mais informações.

O set LEGO Art Vincent Van Gogh — Girassóis está disponível para pré-encomenda, em www.LEGO.com/Sunflowers, na loja online do Museu Van Gogh e nas lojas LEGO, e disponível para compra a 1 de março de 2025, com PVP recomendado de 199,99 €.


LEGO Art Girassóis (31215)
Idade: 18+
PVP recomendado: 199,99 €
Peças: 2615
Dimensões: 41 cm de largura, 5 cm de profundidade, 54 cm de altura
Disponibilidade: em pré-venda a 28 de janeiro e disponível para compra a 1 de março de 2025

Zeekr 7X mostra carregamento ultra-rápido de 10 minutos

01-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Zeekr 7X vem com uma bateria LFP "Golden Battery" de 75 kWh que pode carregar de 10% a 80% em menos de 10 minutos.

No mundo dos carros eléctricos, há quem faça a escolha do veículo pelo design, há quem prefira valorizar as funcionalidades tecnológicas e o software, e há ainda aqueles para quem o critério principal é o tempo de carregamento. E para estes últimos, a Zeekr tem boas notícias.

Enquanto a maioria dos carros eléctricos ainda demora mais de meia hora para fazer um carregamento significativo, o Zeekr 7X equipado com uma bateria LFP "Golden Battery" de 75kWh, pode carregar de 10% a 80% em menos de 10 minutos. E na necessidade de ir de 0% a 100%, isso é feito em apenas 20 minutos.


Embora muitos fabricantes anunciem capacidades de carregamento de alta-potência, a grande questão é que essa potência elevada é, quase sempre, apenas mantida durante poucos minutos com nível de carga reduzida, rapidamente caindo à medida que a bateria vai sendo carregada. Algo bem diferente de uma bateria que realmente consiga manter uma velocidade de carregamento elevada ao longo de todo o processo.

Como a Zeekr aqui demonstra, é possível fazê-lo, e não estamos a falar de baterias protótipo mas sim de baterias que já estão a ser utilizadas em modelos à venda no mercado (o Zeekr 7X já pode ser comprado na Europa, com entregas a começarem este Verão). Resta esperar que os outros fabricantes sigam o exemplo.

OpenAI lança o3-mini - disponível no ChatGPT gratuito

01-02-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Com a pressão de modelos como o DeepSeek, a OpenAI lança finalmente o o3-mini, com capacidade de raciocínio, e que fica disponível também no ChatGPT gratuito.

Depois do poderoso mas super dispendioso o1, a OpenAI focou-se na optimização de recursos - bem necessário para fazer frente a modelos super-eficientes como o DeepSeek V3 e R1) - e o resultado é um modelo o3-mini que consegue ter um desempenho idêntico e superior ao do o1, mas que é muito mais rápido e tem um substancialmente inferior. Tanto mais que até o disponibiliza no ChatGPT gratuito, seleccionando-se a nova opção "Reason".
Uma das principais novidades do o3-mini é chegar em três variantes de nível de raciocínio - low, medium, high - permitindo aos utilizadores maior opção de esoclha entre precisão e velocidade. Mesmo no nível mais baixo, o desempenho do modelo iguala o o1-mini em programação e matemática, enquanto no nível mais alto, pode superar o modelo completo o1. A OpenAI afirma que os testes mostram uma redução de 39% em erros graves e uma preferência de 56% pelos resultados do o3-mini, além de uma melhoria de 24% no tempo de resposta. O modelo também inclui uma funcionalidade de pesquisa (ainda em modo de teste), que permite encontrar informações actualizadas e fornecer links para fontes relevantes.
Como se poderia imaginar, embora esteja disponível no plano gratuito, existem limites de utilização do novo modelo o3-mini para os utilizadores do ChatGPT grátis. Quem quiser mais acesso pode optar pelo ChatGPT Plus, que tem limites de utilização superiores; enquanto que a modalidade ChatGPT Pro de $200 por mês tem acesso ilimitado a este modelo.

A OpenAI promete o lançamento da variante o3-pro mais poderosa para daqui a cerca de um mês, e que também deverá incluir um novo gerador de imagens AI superior ao actual Dall-E 3. Promete também resolver a questão das designações dos seus modelos, que é uma confusão completa, o o3 é melhor que o o1, que é imensamente melhor que o 4o, que é melhor que o 3.

Novas Nvidia RTX 5090 e RTX 5080 esgotam instantaneamente

01-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser apanhar uma das novas Nvidia RTX 5090 e RTX 5080 arrisca-se a ter que esperar meses, ou pagar preços super-inflacionados.

Apesar dos preços elevados de lançamento - $2000 para a RTX 5090 e $1200 para a RTX 5080 - o maior problema de quem quiser comprar uma será mesmo encontrá-las. Estas novas placas gráficas esgotaram de forma praticamente instantânea assim que foram lançadas, mas por motivos que podem ser facilmente explicados.

Para começar, e não se sabendo ainda se terá sido por efectivos constrangimentos de produção ou de forma propositada para criar maior desejo, a Nvidia fez o lançamento com um número bastante reduzido de unidades, que desde logo iria complicar a vida a quem quisesse comprar uma nesta fase. A isso juntaram-se os habituais "especialistas" da compra e revenda rápida a preços inflacionados, quem tem sido um fenómeno recorrente em produtos desejados com volume de lançamento limitado (como já vimos recentemente com a PS5). Estas pessoas usam sistemas de compra automático que apanham estes produtos assim que ficam disponíveis nas lojas online, não dando hipótese para quem estiver a fazer o processo de forma manual. De seguida, colocam as placas à venda, a preço superior, lucrando à custa daqueles que querem estas placas "a qualquer preço".

As Nvidia RTX 5090 e RTX 5080 têm tido bons resultados mas não estão isentas de críticas, já que a maioria das suas melhorias se deve ao uso do DLSS 4 que usa técnicas AI para melhorar a resolução e o framerate. Em termos de potência efectiva sem "truques", os ganhos são modestos face à geração anterior; e há também quem considere que a Nvidia está a abusar dos consumidores por lançar uma placa de $1200 que vem com apenas 16 GB de VRAM. Como sempre, cada um tem a opção de demonstrar o seu descontentamento optando por uma placa com GPU de outra marca.

BYD Technology Roadshow percorre Portugal de Norte a Sul

01-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD está a demonstrar as tecnologias usadas nos seus automóveis ao público nacional, com o BYD Technology Roadshow.

Até ao dia 24 de Fevereiro, o BYD Technology Roadshow vai passar por cinco concessionários de norte a sul do país, permitindo aos visitantes, clientes e entusiastas de novas tecnologias, um contacto mais próximo com o melhor da tecnologia automóvel mundial. O BYD Technology Roadshow irá contar com a presença do impressionante Yangwang U8, o super SUV da marca premium do grupo BYD, um plug-in híbrido com 220 kW de potência, capaz de rodar 360 graus sob o seu próprio eixo ou navegar em pequenos rios, entre outras avançadas características. Também as principais tecnologias da marca como a BYD Blade Battery, e-Plataform 3.0, Cell-to-body e Super DM estarão em foco no BYD Technology Roadshow.

Durante o evento os visitantes podem testar a tecnologia Vehicle-to Load (V2L), que permite aos veículos elétricos da BYD funcionarem como fontes de energia externa, fornecendo eletricidade para carregar dispositivos, alimentar eletrodomésticos ou fornecer energia às casas em situações de emergência. Para além de poderem conhecer as vantagens da tecnologia V2L, os visitantes podem ainda experimentar um inovador sistema de Karaoke integrado no sistema de infoentretenimento dos BYD, que transforma cada viagem numa experiência divertida e interativa para os passageiros.
Os visitantes poderão ainda conhecer funcionalidades caraterísticas de toda a gama BYD, como o ecrã rotativo que permite alternar facilmente entre orientações horizontal e vertical para uma experiência de utilização mais versátil e intuitiva.

Todos os visitantes terão ainda oportunidade de conhecer a app BYD que oferece uma ampla gama de funcionalidades, incluindo monitorização em tempo real do veículo, agendamento de carregamentos, controlo remoto de portas (utilização de chave), climatização (programação de AC), acesso a geolocalização, Service Points BYD, assistência em viagem, entre outros recursos pensados para assegurar uma maior conveniência e conectividade para os utilizadores.

O BYD Technology Roadshow irá percorrer o país até 24 de fevereiro, pelas cidades de V.N. de Gaia (Caetano TEC Gaia, entre 21 e 26 de janeiro), Guimarães (M&Costas, entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro), Leiria (Lizauto, entre 4 e 9 de fevereiro), Lisboa (Caetano Tec, entre 11 e 16 de fevereiro) e na região do Algarve (MSCar, entre 18 e 24 de fevereiro).

O acesso ao BYD Technology Roadshow é completamente gratuito e aberto a todos os visitantes, clientes e entusiastas da mobilidade elétrica e de tecnologias inovadoras.


[Pela Estrada Fora]

Peugeot E-208 e E-308 vencem eficiência no Ecotest 2024

01-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Peugeot anunciou que os PEUGEOT E-208 e E-308 100% elétricos, conquistaram o primeiro e o segundo lugar Ecotest 2024 do ADAC, entre 84 modelos postos à prova.

Este estudo de referência independente, realizado pelo automóvel clube alemão (o maior da Europa), avalia a eficiência dos veículos em condições reais. Estes resultados demonstram a capacidade da Peugeot para alcançar o seu objetivo: ser o líder do mercado elétrico entre os construtores generalistas de automóveis na Europa. Todos os anos, o Ecotest realizado pelo ADAC avalia a eficiência dos modelos disponíveis no mercado europeu. Para este estudo de referência, o ADAC afere o consumo de energia dos veículos em condições reais, em circulação.
Na edição de 2024 do Ecotest, o ADAC classificou os Peugeot E-208 e E-308, equipados com um motor 100% elétrico de 115 kW (156 cv), nos dois primeiros lugares entre os 84 modelos testados. Um terceiro Peugeot presente neste teste, o Peugeot E-2008 equipado com a mesma motorização, ficou classificado em primeiro lugar entre os SUV, e no 6º lugar geral.
Os três Peugeot participantes no Ecotest 2024 apresentaram valores de consumo energético que são a referência nos seus segmentos: 16 kWh/100 km para o Peugeot E-208, 16,3 kWh/100 km para o Peugeot E-308, 17,9 kWh/100 km para o Peugeot E-2008 (valores do Ecotest ADAC incluindo as perdas durante o carregamento). Estes Peugeot oferecem também uma das melhores autonomias da sua categoria: 410 km para o E-208, 413 km para o E-308, e 406 km para o E-2008 (ciclo combinado WLTP).

À semelhança de todos os Peugeot 100% elétricos, estes veículos podem ser recarregados entre 20% e 80% da carga da bateria em cerca de 30 minutos.


[Pela Estrada Fora]

Custom ChatGPT chega à Europa

31-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do ChatGPT na Europa passam a ter mais controlo sobre a forma como interagem com o assistente AI.

A par da capacidade de visão, a OpenAI também faz chegar à Europa o painel mais recente de "custom instructions" que permite personalizar e configurar a forma como o ChatGPT dá respostas.

Não só podemos indicar o nome que queremos que o ChatGPT use para nos chamar, como também a nossa actividade, informação adicional sobre nós (hobbies, preferências, coisas que se goste e não se goste, etc.), e também os traços de personalidade que o ChatGPT deve adoptar, como "poético", "vanguardista", "directo", "encorajador", etc. Também é possível activar ou desactivar as capacidades: Web Search, Dall-E, Code, e Canvas, conforme se deseje.

The updated custom instructions are now rolled out in the EU, Norway, Iceland, Liechtenstein, and Switzerland on https://t.co/nYW5KO1aIg and the desktop Windows app. https://t.co/v0OflSTfTL

— OpenAI (@OpenAI) January 30, 2025
Ainda é um processo algo arcaico - não me parece difícil imaginar que, num futuro não muito distante, tudo isto seja feito de forma implícita e automática no decorrer das interacções com os assistentes AI - mas que nos permite dar os primeiros passos no sentido de criar um assistente AI que é "só nosso", com uma personalidade e estilo de conversa adequado às nossas preferências.

Já se pode imaginar que isto venha a dar azo a um "o meu ChatGPT é melhor que o teu", ou que futuramente até possam surgir casos de "inveja AI", quando alguém preferir a forma como o ChatGPT de outra pessoa funciona, mas essa pessoa se recusar a dar os detalhes de personalização que utilizou para o afinar!

Ganha um smartwatch Amazfit GTS 3 [gadget do mês Clube AadM+]

31-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um smartwatch Amazfit GTS 3.

Perfeito para monitorizar a actividade física e os treinos, este smartwatch Amazfit GTS 3 até tem GPS para poder registar os percursos feitos sem necessidade de levar o smartphone.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Luis Caetano.

Notícias do dia

31-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla mais perto de poder abrir mais postos Supercharger em Portugal com carregadores eléctricos livres da Mobi.E; ChatGPT ganha visão na Europa; Google lança Gemini 2.0 Flash para todos (versão Pro nos próximos dias); Tesla promete usar tecnologia do Cybertruck em modelos futuros; e YouTube penaliza adblockers com horas de publicidade.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

Tulu 3 da Ai2 diz superar DeepSeek V3 e GPT-4o da OpenAI

Demonstrando que a corrida pelos modelos AI continua ao rubro, temos um novo modelo AI que chega do instituto Ai2 norte-americano. O Tulu 3 405B também é um modelo open-source (mais open-source que o DeepSeek V3), e consegue superar o DeepSeek V3 e o GPT-4o da OpenAI em diversos testes.
Curiosamente, e depois de se terem assistido a críticas e acusações de que o DeepSeek V3 tinha copiado coisas dos modelos da OpenAI, também este Tulu dá algumas respostas desconcertantes quando se pergunta que modelo AI utiliza ou quem é que o criou:
O Tulu 3 diz ter sido criado pela OpenAI e usar o modelo GPT-3. Respostas que certamente também irão levantar algumas dúvidas quanto às origens do modelo e dos seus dados de treino - que certamente poderão ser rapidamente esclarecidas, já que os seus criadores dizem disponibilizar tudo isso como open-source. (O DeepSeek permite a sua utilização como open-source mas não forece todos os dados completos de treino que permitam replicar a sua criação de raiz.)

Apple paga $20M por Apple Watches com baterias inchadas

A Apple chegou a acordo e vai pagar $20M para resolver um processo relativo a Apple Watches com baterias inchadas que faziam soltar o ecrã ou o danificam.

Este acordo abrange utilizadores com Apple Watch originais, Series 1, Series 2 e Series 3. Mas infelizmente, parece-me que o assunto não se irá ficar por aqui, pois este problema continua a ser recorrente nas gerações seguintes (o meu Apple Watch 6 teve precisamente o mesmo problema). Veremos quando cai um novo processo e indemnizações a abranger as séries seguintes.


Apple prestes a escolher fornecedor de ecrã dobrável

A Apple parece estar mais perto de lançar o primeiro iPhone dobrável, com indicações de que está nas fases finais de selecção de um fornecedor de ecrã dobrável.

Embora há muito se saiba que a Apple está a trabalhar num iPhone dobrável, o projecto foi adiado por várias vezes, com os analistas a preverem que a Apple só faça o seu lançamento em 2026 ou 2027. Até lá, e durante este ano, deveremos ter direito a um iPhone "ultra-fino", que servirá para a Apple refinar algumas soluções que depois sejam aplicadas no iPhone dobrável - onde a questão da espessura se torna num elemento bastante mais crítico.


Tudum 2025 com streaming na Netflix pela primeira vez

O próximo evento Tudum da Netflix vai realizar-se a 31 de Maio em Los Angeles e, pela primeira vez, vai ter direito a streaming em directo no próprio serviço da Netflix.

Até agora a empresa tinha optado por fazer a emissão live-stream usando outras plataformas, como o YouTube e Twitch - tradicionalmente melhor preparadas para eventos em directo - mas esta alteração acaba por ser um reflexo das alterações que a Netflix tem feito, a nível de também se tornar numa plataforma de referência para emissões em directo.

A edição Tudum de 2023 foi feita em São Paulo no Brasil, e foi vista por 78 milhões de pessoas nas diversas plataformas. Sendo certo que não estarão 78 milhões de pessoas a ver o evento simultaneamente, será algo em que a Netflix terá a oportunidade para demonstrar que a sua plataforma está à altura de aguentar com as exigências acrescidas do live streaming para milhões de clientes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes de ter mudado o nome para "International Business Machines" em 1924, a IBM passou mais de uma década com o nome original de Computing-Tabulating-Recording Company

Saldos CdkeySales com Office e Windows desde €11

31-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeita para enfrentar as necessidades para o ano de 2025, esta promoção da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]


Google lança Gemini 2.0 Flash para todos

31-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou o seu novo modelo Gemini 2.0 Flash, que fica disponível no Gemini para todos os utilizadores.

O Gemini 2.0 Flash é mais rápido e melhor que o modelo anterior (1.5), com a Google a referir que essas melhorias se fazem sentir em tarefas como aprendizagem, escrita, ou exploração de ideias. Embora este novo modelo fique disponível para os utilizadores gratuitos, os utilizadores Gemini Advanced têm acesso a uma janela de contexto de 1 milhão de tokens (cerca de 1500 páginas), e acesso prioritário às capacidades Deep Research, Gems, e outras.

📣 Gemini is now powered by 2.0 Flash, our latest model that is designed for the agentic era, delivering fast responses and stronger performance across a number of key benchmarks for everyday help with tasks like brainstorming, learning, or writing. Rolling out to all users… pic.twitter.com/9ACTY0nPC4

— Google Gemini App (@GeminiApp) January 30, 2025

A par desta melhoria, o Gemini passa também a dar uso ao mais recente Imagen 3 para geração de imagens, que também permite a criação de imagens de melhor qualidade e fiéis às descrições fornecidas.
Embora por agora a Google ainda continue a dar acesso ao modelo antigo - Gemini 1.5 Flash e 1.5 Pro - esses modelos irão ser removidos nas próximas semanas, deixando os utilizadores com acesso apenas aos modelos mais recentes. A Google lançou por engano o Gemini 2.0 Pro, mas entretanto já o removeu e diz que só o irá disponibilizar daqui por mais alguns dias.

Esta questão das versões levanta alguns pontos interessantes, pois pode dar-se o caso de, nalguns casos particulares, os utilizadores poderem preferir as respostas dadas por uma versão anterior. E, seguindo esta tendência, esses modelos anteriores irão acabar por desaparecer e ficar inacessíveis, sem qualquer opção de acesso. Ao menos, a Google ainda tem a decência de indicar claramente qual o modelo que é utilizado no Gemini, ao contrário da OpenAI, que deixa os utilizadores do ChatGPT sem qualquer indicação do modelo usado, podendo sujeitar os utilizadores a grandes alterações nas respostas quando experimentam um novo modelo.

|