PlanetGeek

Changan chega a Portugal via Grupo Auto-Industrial

24-05-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Changan Automobile, um dos principais fabricantes de automóveis da China e o Grupo Auto-Industrial, anunciaram uma parceria para a introdução da marca Changan em Portugal.

Durante o evento de lançamento oficial da Changan na Europa, a marca assinou memorandos de entendimento com diversos parceiros estratégicos europeus, reforçando o seu compromisso com a expansão europeia através de um ecossistema aberto. No passado dia 25 de Abril, na cidade de Chongqing na República Popular da China, o Grupo Auto-Industrial formalizou esta parceria, através da assinatura do acordo para a importação e distribuição exclusiva em Portugal dos automóveis da marca.
A entrada da Changan no mercado europeu prevê a introdução de nove modelos automóveis nos próximos três anos, destacando-se o SUV elétrico Deepal S07, com lançamento previsto ainda no primeiro semestre deste ano em países como Noruega, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos. Em Portugal, prevê-se que o primeiro contacto do público com marca ocorra já no final de Maio de 2025, por ocasião do evento E-Carshow 2025 em Lisboa.
O Grupo Auto-Industrial, com uma sólida experiência na representação de marcas automóveis em Portugal, será responsável pela distribuição e assistência dos veículos Changan no país. Esta parceria irá garantir aos consumidores portugueses acesso a veículos inovadores e sustentáveis, alinhados com as tendências atuais de mobilidade elétrica e inteligente.

A Changan Automobile é reconhecida pela sua aposta em tecnologias inteligentes e soluções de mobilidade sustentável, comprometendo-se a promover viagens de baixo carbono e a liderar o futuro da mobilidade com inovação tecnológica. Mais detalhes sobre os modelos a serem introduzidos em Portugal, bem como informações sobre disponibilidade e preços, serão divulgados em breve pelo Grupo Auto-Industrial.

[Pela Estrada Fora]

Mozilla encerra Pocket e Fakespot

23-05-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do Pocket terão que encontrar alternativas, pois a Mozilla vai encerrá-lo em Julho.

A Mozilla anunciou que vai descontinuar dois serviços: o Pocket e o Fakespot. A decisão faz parte de uma nova estratégia da empresa, que quer concentrar todos os seus recursos no desenvolvimento do Firefox e em projectos que melhor se alinhem com os hábitos actuais de navegação.

O Pocket, integrado no Firefox desde 2015 e adquirido oficialmente em 2017, permitia guardar artigos, vídeos e páginas para leitura posterior, com funcionalidades como leitura offline, leitura por voz, e marcação com etiquetas. O serviço deixará de funcionar a partir de 8 de Julho de 2025, sendo que os utilizadores têm até 8 de Outubro para exportar os seus dados. A subscrição Pocket Premium foi descontinuada e os utilizadores anuais receberão reembolsos.
Já o Fakespot, uma ferramenta que analisava a credibilidade de avaliações de produtos online, será encerrado a 1 de Julho de 2025; com a extensão integrada no Firefox a ser removida a 10 de Junho. A Mozilla, que comprou o Fakespot há dois anos, admite que o projecto não se encaixava num modelo "sustentável".

Apesar do Pocket contar com mais de 10 milhões de utilizadores, a Mozilla diz que a forma como os conteúdos são guardados e consumidos online mudou, o que justifica esta reorientação estratégica. Para quem procura alternativas ao Pocket, resta explorar alternativas como o Instapaper, Wallabag ou Raindrop.io, entre outras.

Tesla com licença de postos de carregamento em Portugal

23-05-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla pode estar prestes a desbloquear a abertura de novos postos de carregamento Supercharger em Portugal.

O entrave dos postos Supercharger em Portugal pode finalmente estar prestes a ficar resolvido. Em Abril a Tesla obteve a licença para Operador de Pontos de Carregamento (OPC) para a Mobilidade Eléctrica, o que deverá significar o desbloqueio da abertura de novos postos da rede Supercharger, muitos dos quais estavam praticamente prontos para entrar em operação - apenas pendentes das questões burocráticas e da peculiaridade do sistema Mobi.E que é usado no nosso país.
Falta saber se isto significa que os postos Supercharger ficarão abertos a todas as marcas de automóveis, como a Tesla já tem estado a testar noutros países Europeus, ou se isso ficará para mais tarde. De qualquer forma, isso também ficaria automaticamente limitado pela disponibilização (ou não) de adaptadores para a ficha de carregamento CCS, e também o comprimento dos próprios cabos.

De qualquer forma, são sempre boas notícias para os actuais donos de veículos Tesla, tornando-se mais um sinal de que a promessa de abertura de novos postos este ano poderá mesmo concretizar-se.

Sebastião Salgado: Legado de um Ícone da Fotografia

23-05-2025 | 16:18 | Alexsandro Felix

O mundo da fotografia perdeu um de seus maiores expoentes com a morte de Sebastião Salgado, aos 81 anos, conforme anunciado pela Academia de Belas Artes e pelo Instituto Terra. Nascido em Aimorés, Minas Gerais, Salgado deixa um legado incomparável, marcado por imagens em preto e branco que capturam a essência da condição humana e a beleza frágil do planeta. Este artigo celebra sua vida, obra e impacto duradouro, enquanto reflete sobre a recente notícia de sua partida, causada por complicações de uma malária contraída na década de 1990.

Resumo da Vida e Obra de Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior (1944–2025) nasceu em uma fazenda em Aimorés, Minas Gerais, e inicialmente seguiu uma carreira em economia, graduando-se pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com mestrado na USP e doutorado na Universidade de Paris. Durante uma missão na África pela Organização Internacional do Café, em 1973, ele descobriu a fotografia ao usar a Leica de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, que se tornaria sua parceira em projetos e vida.

Aos 29 anos, Salgado abandonou a economia para se dedicar ao fotojornalismo, trabalhando com agências como Sygma, Gamma e Magnum Photos (1979–1994). Em 1994, fundou a Amazonas Imagens, gerenciada por Lélia, para publicar e administrar seu trabalho. Suas imagens em preto e branco, marcadas por alto contraste e composição dramática, refletem sua formação econômica e sensibilidade social, capturando desde as condições desumanas de trabalhadores até a beleza intocada da natureza.

Salgado viajou por mais de 120 países, documentando guerras, desigualdades, migrações e a luta pela preservação ambiental. Após testemunhar atrocidades em conflitos como o genocídio de Ruanda, ele voltou-se para projetos de preservação, fundando o Instituto Terra em 1998 com Lélia, que reflorestou mais de 600 hectares da Mata Atlântica. Essa experiência inspirou trabalhos como Gênesis (2004–2013), focado na natureza intocada e em comunidades indígenas.

Influência no Mundo da Fotografia

Sebastião Salgado revolucionou a fotografia documental ao combinar estética barroca com um olhar humanista. Suas imagens, sempre em preto e branco, eliminam distrações cromáticas para enfatizar o drama e a essência de seus temas, influenciadas pela técnica do “momento decisivo” de Henri Cartier-Bresson.

Sua abordagem, descrita como uma “arqueologia da era industrial”, trouxe uma nova perspectiva sobre a condição humana, destacando a dignidade dos marginalizados e denunciando desigualdades. Críticos como Susan Sontag o acusaram de estetizar a miséria, mas Salgado refutava, afirmando que fotografava “seu mundo” como um nativo do Terceiro Mundo, com profundo respeito por seus retratados.

Salgado inspirou gerações de fotógrafos a usar a fotografia como ferramenta de ativismo social e ambiental. Sua associação com a Magnum Photos solidificou sua reputação, e prêmios como o Prêmio Príncipe de Astúrias (1998), o W. Eugene Smith de Fotografia Humanitária (1982) e a indicação ao Oscar pelo documentário O Sal da Terra (2014), dirigido por Wim Wenders e seu filho Juliano, confirmam seu impacto global.

Trabalhos Mais Importantes

  • Serra Pelada (1986): Esta série, capturada durante 33 dias na maior mina de ouro a céu aberto do mundo, no Pará, retrata as condições desumanas dos garimpeiros. As imagens, como a de um trabalhador carregando um saco de terra, evocam iconografia barroca e denunciam a exploração.

Explore a profundidade dessas imagens com o livro Serra Pelada, uma obra essencial para entender o impacto visual de Salgado.

  • Trabalhadores (1986–1992): Publicado em 1996, este projeto documenta o trabalho manual em 26 países, de pescadores sicilianos a mineradores indonésios, destacando a resistência humana em condições adversas. A série é uma referência na fotografia social.

Conheça mais sobre essa obra-prima em Trabalhadores: Uma Arqueologia da Era Industrial, um livro que captura a essência do trabalho manual.

  • Êxodos (1993–1999): Esta série retrata migrações forçadas, guerras e deslocamentos, com destaque para imagens de refugiados em Kosovo e crianças em crise humanitária. Publicada em 2000, é um marco do fotojornalismo humanista.
  • Gênesis (2004–2013): Após anos documentando tragédias, Salgado voltou-se para a beleza do planeta, capturando paisagens intocadas e comunidades indígenas, como os Waurá no Xingu. Publicado em 2013, o projeto reflete sua luta pela preservação ambiental.

Mergulhe na beleza de Gênesis com o livro Gênesis, uma celebração da natureza e da humanidade.

  • Amazônia (2019): Focado na floresta amazônica e seus povos indígenas, este projeto alerta para a destruição ambiental e a importância da biodiversidade. Suas imagens, exibidas em Londres em 2024, reforçam seu ativismo.

Reflexões sobre Sua Partida e Legado

A morte de Sebastião Salgado, anunciada em 23 de maio de 2025, deixa um vazio no mundo da arte e do ativismo. Sua luta contra as complicações da malária, contraída nos anos 1990, não diminuiu sua paixão pela fotografia e pela preservação ambiental. Em sua última entrevista, durante uma retrospectiva em Londres, ele afirmou: “A fotografia é o espelho da sociedade”. Suas imagens continuam a inspirar reflexão e ação, desafiando-nos a proteger a humanidade e o planeta.

Para os amantes da fotografia, explorar suas obras é uma jornada transformadora. Adquira livros como Serra Pelada, Trabalhadores e Gênesis para se conectar com a visão única de Salgado. Sua obra não é apenas um registro visual, mas um chamado à responsabilidade coletiva.

Sebastião Salgado não apenas documentou o mundo, mas o transformou com suas lentes. Suas fotografias, disponíveis em livros como Serra Pelada, Trabalhadores e Gênesis, são um convite à reflexão e à ação. Que seu legado inspire novas gerações a enxergar o mundo com empatia e responsabilidade.

The post Sebastião Salgado: Legado de um Ícone da Fotografia first appeared on Alexsandro Felix.

Office e Windows em saldo na CdkeySales com preços desde €11

23-05-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com o Windows 10 a aproximar-se do seu fim (em Outubro de 2025), começa a ser necessário pensar na mudança para o mais recente Windows 11. O Windows 11 adopta um design mais moderno e simplificado com um menu Iniciar centralizado, multitarefa melhorada através dos Snap Layouts e vantagens para jogos como o DirectStorage para tempos de carregamento mais rápidos, conta também com uma integração cada vez mais robusta com o Copilot para se poder tirar partido do assistente AI da Microsoft. Apesar de ainda ser possível comprar licenças Windows para ambos os sistemas na CdkeySales, a recomendação vai obviamente para as chaves para Windows 11 para que se possa tirar partido de todas as novidades e melhorias.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Windows 11 prepara "Handoff" para retomar apps entre smartphone e PC

23-05-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar uma funcionalidade de retomar as apps entre smartphones e PCs, ao estilo do Handoff entre iPhones e Macs.

A Microsoft está a desenvolver uma nova funcionalidade para Windows 11 chamada "Cross Device Resume", muito semelhante ao Handoff da Apple em macOS. A ideia é permitir que os utilizadores retomem rapidamente uma app no PC exactamente no ponto em que estavam no smartphone. A funcionalidade foi mostrada durante uma sessão na Build 2025, mas a demonstração acabou por ser removida pouco depois.

Na demo, a Microsoft usou o Spotify para demonstrar o conceito. Quando a app é aberta no telemóvel, o ícone correspondente no PC apresenta um pequeno sinal na barra de tarefas. Ao clicar nesse sinal, o Spotify é aberto no computador e continua na mesma música que estava a tocar no telemóvel, sem necessidade de procurar ou repetir passos.
Apesar de a Microsoft já ter tentado algo semelhante no passado com o Project Rome em 2016, essa tentativa teve pouca adesão por parte dos programadores. Com esta nova aposta no Cross Device Resume, a expectativa é que desta vez a funcionalidade seja finalmente adoptada em larga escala e traga uma verdadeira integração entre dispositivos com Windows e apps móveis.

AMD lança novos CPUs Threadripper 9000 com até 96 cores

23-05-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A AMD tem nova série de CPUs Threadripper 9000, que podem chegar aos 96 cores e 192 threads.

A AMD revelou a nova gama de processadores Ryzen Threadripper 9000, com base na arquitectura Zen 5, durante a Computex. A estrela da série é o Threadripper Pro 9995WX, com impressionantes 96 núcleos e 192 threads, pensado para profissionais em áreas exigentes como efeitos visuais, simulações e desenvolvimento de modelos AI.

Este chip topo de gama traz também até 384 MB de cache L3 e suporte para 128 pistas PCIe Gen 5, permitindo a ligação de múltiplas placas gráficas sem comprometer o desempenho. Segundo a AMD, o 9995WX é 2.2x mais rápido do que o Xeon W9-3595X da Intel (com 60 núcleos) em renderização multi-thread no Cinebench 2024.
Para criadores e entusiastas que não precisem de tantos núcleos, há também o Ryzen Threadripper 9980X, com "apenas" 64 núcleos, 128 threads, uma frequência base de 3.2 GHz e 320 MB de cache L3. Todos os novos chips da série 9000, incluindo as versões Pro, têm um TDP de 350 W e são compatíveis com motherboards sTR5 após actualização de BIOS.

A nova geração de processadores Threadripper chegará às lojas em Julho. Embora a AMD ainda não tenha revelado os preços, espera-se que se mantenham num patamar idêntico ao da geração anterior (o modelo 7980X de 2023 custava cerca de 4.999 dólares).

Encontro Home Assistant a 24 de Maio

23-05-2025 | 12:08 | A Minha Alegre Casinha

Vai realizar-se um encontro Home Assistant a 24 de Maio (2025), no Porto, Aveiro e Lisboa.

Perfeito para todos os fãs da domótica e smart homes em geral, e para os utilizadores (ou curiosos) do Home Assistant em particular, este evento vai juntar pessoas em cidades por todo o mundo. Em Portugal, temos a sorte de ter direito a três eventos, o que o torna ainda mais conveniente para uma mais vasta gama de potenciais interessados:

Temos portanto o:
No Porto o evento inicia-se com um almoço às 12h00 e depois continua no LCD Porto - Laboratório de Criação Digital.

Para os eventos dos outros locais, façam o registo para terem acesso aos detalhes.

Será uma excelente oportunidade para falarem com outras pessoas que partilham este interesse, e que poderá resultar em inspiração para melhorar o sistema que têm em casa.

Xiaomi apresenta YU7 para complicar a vida ao Tesla Model Y

23-05-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi apresentou oficialmente o seu novo YU7, a variante "SUV" do SU7 que vem competir directamente com o Model Y da Tesla.

A Xiaomi confirmou o lançamento completo do SUV eléctrico YU7 para Julho de 2025 e as previsões são ambiciosas: 100.000 unidades só deste modelo, além de 280.000 do SU7, totalizando 380.000 carros eléctricos em 2025 — mais do que os 350.000 inicialmente traçados pela marca.

O alvo é claro: o Tesla Model Y. O CEO Lei Jun afirma que o YU7 é muito mais competitivo, destacando o sistema de carregamento a 800V, capaz de adicionar 620 km de autonomia em apenas 15 minutos. A versão base RWD do YU7 promete até 835 km de alcance, superando os 593 km do Model Y com tracção traseira.
O YU7 terá três versões - Standard, Pro e Max - com a mais potente a atingir os 508 kW (cerca de 681 cv). Apesar de ser maior e mais pesado do que o Model Y, o SUV da Xiaomi iguala ou ultrapassa o rival americano em características como velocidade máxima, potência e capacidade da bateria. E a isso junta-se um preço que deverá ser bastante mais competitivo (que será revelado em Julho).

A produção ainda é o maior desafio: a fila de espera para o SU7 já ronda os 12 meses. Mas a segunda fase da fábrica da Xiaomi ficará concluída nos próximos meses, o que deverá ajudar a acelerar entregas.

Fairphone 4 não vai receber Android 14

23-05-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Fairphone 4 não irá receber o Android 14 como estava prometido, com a equipa a optar por dar o salto directo para o Android 15.

A Fairphone confirmou que o Fairphone 4, o seu smartphone sustentável lançado em 2021, já não irá receber a actualização para Android 14 como tinha sido prometido. A decisão foi comunicada num post oficial no fórum da marca, apontando dificuldades técnicas e obstáculos fora do seu controlo.

A actualização estava prevista para o início de 2025, mas a equipa de software encontrou problemas que tornaram o desenvolvimento da nova versão demasiado complexo. Em vez de continuar a investir num sistema que está prestes a ser ultrapassado, a Fairphone decidiu concentrar esforços em fazer a actualização directa para o mais recente Android 15. Ainda não há uma data de lançamento definida para essa nova versão, mas a empresa promete partilhar novidades assim que houver avanços. Apesar de ser uma decisão que pode deixar alguns utilizadores desiludidos, a Fairphone defende que este caminho vai permitir um suporte mais duradouro e eficiente.

A marca tem vindo a destacar-se por oferecer suporte prolongado aos seus dispositivos, e ao apostar no Android 15, o Fairphone 4 poderá manter-se actualizado durante mais tempo, mesmo a entrar no seu quinto ano de vida. Resta esperar que não se assista a uma repetição, e que a empresa venha a fazer o mesmo com o Android 15, dizendo que optará por se focar no Android 16.

Powerbank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh a €54

23-05-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 145 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este power bank Baseus EnerGeek 145W 20800mAh está disponível por 54 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 40% e 5% adicionais.

Podem também espreitar o modelo mais compacto de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W + 45 W nas portas USB-C. Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks. Conta ainda com mais duas portas USB-A (até 33 W), para carregar até quatro dispositivos em simultâneo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

23-05-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Dyson apresenta o PencilVac - o aspirador mais fino do mundo


A Dyson apresentou o Dyson PencilVac, um aspirador leve e sem fios, repleto de novas tecnologias.

As quatro cabeças de limpeza cónicas Fluffycones removem e eliminam até os cabelos mais compridos, evitando que se enrolem à volta da barra da escova. A cabeça de limpeza desliza sobre uma barra de escovas para a frente e para trás, cada uma girando em sentido oposto, o que garante uma limpeza excelente tanto para a frente como para trás, proporcionando uma limpeza sem paralelo até aos cantos da divisão. O recém-desenvolvido motor Dyson Hyperdymium 140k – o mais pequeno (28 mm) e mais rápido motor de aspiração da Dyson – proporciona uma elevada sucção ao Dyson PencilVac, permitindo uma limpeza notável, como evidenciado pela iluminação frontal e traseira a laser. O novo sistema linear de separação de poeiras de 22 mm capta 99,99% das partículas tão pequenas como 0,3 microns. O novo sistema de compressão de poeiras utiliza ar para comprimir o pó e maximizar a capacidade do depósito, contando ainda com um novo mecanismo de "seringa" para ejeção do depósito sem contacto, permitindo o esvaziamento higiénico e a limpeza da cobertura numa só passagem.

É o primeiro aspirador sem fios que se conecta à app MyDysonT para informações adicionais sobre a bateria e orientações de manutenção do filtro, proporcinando uma experiência de limpeza melhorada.


Projetores Epson com Apple AirPlay 2 e Apple HomeKit

A Epson anuncia que a sua mais recente gama de projetores é agora totalmente compatível com as funcionalidades Apple AirPlay 2 e Apple HomeKit, estando estas funcionalidades pré-instaladas e já operacionais em modelos selecionados. Esta melhoria responde à crescente procura de conteúdos de streaming em ecrãs de grandes dimensões em instituições de ensino, empresas e ambientes domésticos.

O Apple AirPlay 2 permite transmitir vídeo e áudio diretamente para um projetor a partir de um iPhone, iPad ou Mac. Os utilizadores podem ver filmes e conteúdos de entretenimento a partir das suas aplicações favoritas ou do Safari, partilhar fotografias com o seu público ou reproduzir música e podcasts no projetor e noutros altifalantes AirPlay em casa - tudo em perfeita sincronia. Podem também controlar de forma fácil e segura os projectores compatíveis com a Apple Home, permitindo funções como ligar e desligar o projetor com a aplicação Apple Home e a Siri a partir do iPhone, iPad, Apple Watch, HomePod, HomePod mini ou Mac, graças à tecnologia Apple HomeKit. Modelos de projetores compatíveis: EB-FH18, EB-FH54, EB-994F, EB-L890E, EB-L795SE, EB-L790SU, EB-L890U, EB-L895U, EB-L790U, EB-L690U, EB-L690SU, EB-L695SU.

A Epson é o principal fabricante de projetores do mundo, com mais de um terço do mercado global de projeção de vídeo. A empresa é especializada no fabrico de tecnologia de projeção versátil, de alto brilho, compacta, com fonte de luz laser 3LCD e 4K, para casas, escritórios, escolas, comércio e para instalações de grande escala em ambientes de lazer, museus, galerias, eventos ao ar livre e atrações turísticas, entre outros. Os projetores laser 4K de alto brilho da Epson são utilizados para criar ambientes imersivos e experienciais nos principais locais e atrações turísticas de todo o mundo. A tecnologia visual da Epson pode melhorar a produtividade em estabelecimentos de ensino, melhorar as experiências dos clientes no retalho, facilitar reuniões virtuais em ambientes empresariais e ajudar uma vasta gama de sectores industriais com suporte e formação remotos.


Trust apresenta rato multidispositivo Fyda Wireless

A Trust, a reconhecida marca de dispositivos eletrónicos para lazer e trabalho, anunciou o lançamento do novo Fyda Wireless, um rato sem fios multidispositivo pensado para proporcionar conforto e controlo em todas as tarefas do dia a dia.

Graças às suas ligações — com um micro recetor USB de 2,4GHz com alcance até 10 metros e Bluetooth 5.2 — alternar entre dispositivos é simples e rápido. Além disso, conta com uma bateria recarregável e botão de desligar, o que permite uma autonomia de até 6 meses de utilização contínua. Esta característica, aliada ao design ergonómico, à velocidade ajustável do cursor (800–2400 DPI) e aos seus seis botões intuitivos, torna o Fyda Wireless um excelente aliado para trabalhar em casa, no escritório ou em viagem. Em linha com a política da Trust de redução do impacto ambiental, o Fyda Wireless é fabricado com 50% de plásticos reciclados, permitindo aos utilizadores usufruir de um rato que respeita o ambiente sem comprometer o desempenho.

O novo rato Trust Fyda Wireless multidispositivo já está disponível nas principais lojas físicas e online em Portugal, com um preço de venda recomendado de 24,99 euros.


ASUS revela as placas gráficas GeForce RTX Série 50 em branco

A ASUS anunciou as versões White Edition das placas gráficas GeForce RTX 5070, 5070 Ti, 5080 e 5090 nas suas famílias ROG, TUF Gaming e Prime. Estas placas de alto desempenho permitem aos utilizadores manter os seus "PCs de batalha" com um design gelado e cores coordenadas.

Para quem procura o máximo de potência possível num branco deslumbrante, a ASUS apresenta a ROG Astral GeForce RTX 5090 White Edition (32 GB) e a ROG Astral GeForce RTX 5080 White Edition (16 GB). Estas placas representa o topo da gama em termos de potência. Ambas apresentam um design com quatro ventoinhas para um fluxo de ar superior ao das placas emblemáticas da geração anterior, complementado pela tecnologia ASUS de câmara de vapor (patenteada) e oito heatpipes para uma dissipação de calor excecional. Além disso, cada placa utiliza uma almofada térmica de mudança de fase premium no GPU, em vez de pasta térmica, aumentando a longevidade do material da interface térmica. Além do sistema de arrefecimento, estas placas oferecem um fornecimento de energia premium. Os MOSFETs de 80 amperes na ROG Astral GeForce RTX 5090 proporcionam 35% mais headroom do que os designs tradicionais, fornecendo aos utilizadores a estabilidade de que precisam para ultrapassar os limites. Ambas as placas são compatíveis a aplicação para desktops ASUS GPU Tweak III, que proporciona aos utilizadores o Power Detector+, a qual verifica a fiabilidade da ligação de alimentação de 16 pinos. A aplicação alerta os utilizadores para quaisquer anomalias atuais nos pinos do conector de alimentação PCIe®, garantindo que estes sabem como a sua placa está a funcionar em todos os momentos. Como medida de proteção adicional, tanto a ROG Astral GeForce RTX 5090 como a ROG Astral GeForce RTX 5080 incluem um revestimento protetor da PCB para ajudar a proteger contra curtos-circuitos.

A TUF Gaming reforça a sua oferta com as novas GeForce RTX 5070 Ti White Edition (16 GB) e GeForce RTX 5070 Ti BTF White Edition (16 GB). Ambas incluem composto térmico de mudança de fase para um arrefecimento eficiente e uma série de melhorias de durabilidade. Estas placas também dispõem de um revestimento protetor PCB para ajudar a evitar curto-circuitos e aproveitar componentes de nível militar para maior longevidade. As longas pás da ventoinha Axial-tech proporcionam mais fluxo de ar do que os designs das ventoinhas standard. Combinada com a tecnologia 0dB, as ventoinhas desligam-se quando a placa não está sob cargas pesadas, para que os utilizadores possam desfrutar de uma computação silenciosa. Para utilizadores que querem o equipamento mais limpo e visualmente otimizado possível, a TUF Gaming GeForce RTX 5070 Ti BTF White Edition surge como a opção ideal. Graças ao seu adaptador BTF de elevada potência (GC-HPWR), esta placa branca minimiza a desordem de cabos e brilha dentro da caixa do PC. Além disso, o adaptador é removível, assegurando compatibilidade tanto com motherboards tradicionais como com os modelos que seguem o padrão ASUS BTF.

A placa gráfica ASUS Prime GeForce RTX 5070 White Edition destaca-se como a escolha ideal para jogadores que estão a montar um PC de formato pequeno (SFF – Small Form Factor). Com um design conveniente de 2.5 ranhuras, cumpre as diretrizes SFF-Ready Enthusiast GeForce Card e garante compatibilidade na maioria das caixas mATX e mITX. Também mantém o composto térmico de mudança de fase e três ventoinhas Axial-tech para uma eficiência térmica incrível. Esta placa é ideal para quem adora componentes de PC com designs curvos e elegantes. Para utilizadores que querem uma placa gráfica suave e elegante com detalhes visuais minimalistas de bom gosto, a Prime GeForce RTX 5070 White Edition é a resposta.A ASUS Prime GeForce RTX 5070 White Edition afirma-se pelo seu design sofisticado e linhas fluidas, tornando-a a escolha perfeita para quem valoriza estética minimalista e elegante em componentes de PC.

As placas gráficas ASUS White GeForce RTX Série 50 vão estar disponíveis brevemente em Portugal.


Review: “Trabalhe 4 Horas por Semana” – Leituras da Semana

23-05-2025 | 05:33 | Alexsandro Felix

Na edição ampliada e atualizada de Trabalhe 4 Horas por Semana, Timothy Ferriss apresenta uma abordagem revolucionária sobre como escapar da rotina tradicional de trabalho e alcançar a liberdade financeira. Publicado pela Planeta Estratégia, este best-seller, com mais de 53 mil exemplares vendidos no Brasil, promete guiar o leitor a fugir da vida corporativa, viver onde quiser e, ainda, ficar rico. A capa, com a imagem de alguém relaxando em uma rede entre palmeiras, já sugere o tom descontraído e aspiracional do conteúdo.

Ferriss, conhecido por seu estilo prático e direto, compartilha estratégias que vão desde a automação de negócios até a arte de negociar uma vida com menos horas de trabalho e mais qualidade. O livro, que alcançou o 1º lugar na lista de mais vendidos do The New York Times, é dividido em etapas claras, oferecendo ferramentas para quem deseja adotar o estilo de vida “nômade digital” antes mesmo de o termo se popularizar. Dicas sobre terceirização, foco no que gera mais retorno e a mentalidade de priorizar experiências sobre posses são alguns dos destaques que fazem o leitor repensar suas escolhas profissionais.

Embora algumas ideias possam parecer ousadas ou desafiadoras para quem está preso a uma carreira convencional, o tom motivador e os exemplos reais de sucesso (incluindo a própria jornada do autor) tornam a leitura inspiradora. É um guia ideal para empreendedores, freelancers ou qualquer pessoa que sonhe com mais liberdade. No entanto, a aplicação prática exige disciplina e, em alguns casos, um investimento inicial – pontos que Ferriss aborda com honestidade.

Se você está pronto para transformar sua vida e adotar esse estilo de liberdade, que tal dar o primeiro passo comprando Trabalhe 4 Horas por Semana? Uma leitura que pode mudar sua perspectiva!

Seguindo a nova tradição do blog de recomendar um livro toda sexta-feira, como destacado no artigo Dicas de Leitura: Um Estudo em Vermelho para Fãs de Mistério, aproveite o fim de semana para mergulhar nessa obra transformadora. Até a próxima sexta com mais uma sugestão de leitura!

The post Review: “Trabalhe 4 Horas por Semana” – Leituras da Semana first appeared on Alexsandro Felix.

Explore o poder do Python 3.13. Novidades incríveis te esperam

22-05-2025 | 21:47 | Alexsandro Felix

Fala, comunidade Python! 🐍 Se você quer experimentar tudo que o Python 3.13 traz de novo, esse tutorial é pra você. Vem comigo que vou mostrar como instalar, criar ambientes virtuais e ainda te conto as novidades mais legais dessa versão!

O que há de novo no Python 3.13?

O Python 3.13 foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2024. Desde então, ele vem recebendo atualizações e melhorias, sendo a versão mais recente a 3.13.3. Quer saber mais sobre as novidades dessa versão? Acompanhante abaixo:

  • Novo console interativo: edição de múltiplas linhas e mensagens de erro coloridas, facilitando o debug e deixando tudo mais bonito.
  • Suporte experimental ao modo “free-threaded”: agora dá pra rodar Python sem o GIL (Global Interpreter Lock), aproveitando melhor os múltiplos núcleos do seu processador.
  • Compilador Just-In-Time (JIT) experimental: promete acelerar a execução dos códigos Python.
  • Melhorias no sistema de tipagem, argumentos de linha de comando, warnings e remoção de APIs antigas.
  • Suporte ampliado para plataformas como Android e iOS, além de várias melhorias de performance.

Baixando e Instalando o Python 3.13

  • Entre no site oficial do Python (python.org) e baixe a versão 3.13 para seu sistema operacional.
  • Execute o instalador. No Windows, marque “Add Python to PATH” antes de clicar em “Install Now”. No macOS/Linux, siga as instruções do instalador.
  • Conferindo a Instalação

Abra o terminal (Prompt de Comando/Terminal) e digite:

python --version

Se aparecer `Python 3.13.x`, está tudo certo!

Criando um Ambiente Virtual

Na pasta do seu projeto, rode:

python -m venv venv

Isso cria uma pasta `venv` com o ambiente virtual.

Ativando o Ambiente Virtual

Windows:

venv\Scripts\activate

macOS/Linux:

source venv/bin/activate

O nome do ambiente aparece no início da linha do terminal. Tudo que instalar com `pip` vai ficar só nesse projeto.

Instalando Pacotes

No ambiente ativado, instale o que quiser:

pip install nome-do-pacote

Exemplo:

pip install requests

Explorando as Novidades na Prática

  • Teste o novo console interativo: digite `python` no terminal e veja as mensagens de erro coloridas.
  • Experimente o modo “free-threaded” (ainda experimental) para projetos que usam paralelismo.
  • Fique de olho nas melhorias de performance e nas APIs renovadas.

Pronto, agora você está pronto para aproveitar tudo que o Python 3.13 tem de melhor! Se quiser um tutorial sobre alguma feature específica ou dicas de produtividade, comenta aí! 🚀

Qual novidade do Python 3.13 você está mais curioso pra testar

The post Explore o poder do Python 3.13. Novidades incríveis te esperam first appeared on Alexsandro Felix.

Signal ganha opção para bloquear Windows Recall

22-05-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Signal lançou uma apção para bloquear as capturas de ecrã do Windows Recall para proteger a privacidade dos utilizadores.

O Signal está a reagir à polémica funcionalidade Recall do Windows 11 ao bloquear as capturas de ecrã da sua aplicação de desktop. A plataforma de mensagens alerta que o Recall, que regista automaticamente tudo o que o utilizador faz de poucos em poucos segundos, põe em risco a privacidade das conversas, mesmo após as alterações anunciadas pela Microsoft.

Apesar de a Microsoft ter tornado o Recall opcional e de ter implementado encriptação, a Signal considera que estas alterações não são suficientes. O sistema continua sem oferecer formas dos programadores ou utilizadores criarem regras de excepção para apps específicas, o que deixa plataformas focadas na privacidade em situação vulnerável. Como solução temporária, o Signal está a usar uma API da Microsoft pensada para proteger conteúdos com direitos de autor, adaptando-a para impedir capturas de ecrã nas suas conversas.
Os utilizadores que quiserem permitir capturas - por razões de acessibilidade ou para guardar conversas - podem desactivar manualmente este bloqueio. No entanto, a Signal afirma que esta medida é essencial até que a Microsoft disponibilize melhores ferramentas para lidar com o Recall, sublinhando que a privacidade não deve ser sacrificada em nome da inteligência artificial.

Esta camada extra de proteção só funciona se todos os participantes da conversa usarem a versão desktop para Windows com as definições padrão. É uma solução parcial, mas que chama a atenção para as preocupações crescentes sobre o alcance do Recall e a falta de apoio da Microsoft a aplicações que colocam a privacidade em primeiro lugar.

Google Photos prepara backups mais visuais

22-05-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos poderá em breve indicar o estado dos backups de forma mais visível e útil.

A Google está a trabalhar na forma como apresenta aos utilizadores o estado de backup das fotos do smartphone para o Google Photos. A app vai passar a mostrar mensagens mais visíveis e contínuas sobre o processo de backup, incluindo notificações quando este estiver activo, concluído ou prestes a iniciar.

Neste momento, os avisos de backup aparecem de forma discreta e por pouco tempo no canto superior esquerdo da aplicação. Com o novo design, essa informação será muito mais acessível. Quando o backup estiver a decorrer será possível ver quantas fotos estão a ser enviadas e uma estimativa do tempo necessário para concluir o processo. A app também recomendará manter a aplicação aberta para acelerar o processo.
Estas melhorias fazem parte da transição para o design Material 3 Expressive nas apps da Google, alinhadas com o Android 16. Embora as novidades não tragam novas funcionalidades de backup em si, tornam o processo mais claro para os utilizadores, o que é sempre positivo.

Ainda não há data confirmada para a chegada deste novo visual, mas as alterações detectadas na versão 7.30 da app sugerem que poderá não demorar muito.

Coluna BT Tronsmart Bang a €89

22-05-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 60 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang de 60 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang está disponível por 89.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de €30.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 15 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar até 100 colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

SK hynix revela memória UFS 4.1 mais rápida e eficiente

22-05-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

SK hynix criou um novo chip de memória UFS 4.1 com 321 camadas, que promete maior velocidade e maior eficiência.

A SK hynix apresentou a primeira memória NAND flash UFS 4.1 do mundo com 321 camadas, pensada para os smartphones mais avançados. Em comparação com a geração anterior de 238 camadas (lançada em 2022), esta nova versão oferece leituras aleatórias 15% mais rápidas, escritas aleatórias 40% superiores, e velocidades de leitura sequencial até 4.3 GB/s - o máximo suportado pela interface.

Além disso, o chip é agora mais fino, com apenas 0.85 mm de espessura (menos do que os 1 mm anteriores). Pode parecer pouco, mas é uma vantagem importante para smartphones mais finos. Esta nova geração é também 7% mais eficiente em termos energéticos, ajudando a reduzir o aquecimento e a melhorar a autonomia. Segundo a SK hynix, estas melhorias vão acelerar o carregamento de modelos AI na memória RAM e tornar a experiência multitarefa mais fluida. No entanto, os novos chips só estarão disponíveis com 512 GB ou 1 TB, sem versões com 256 GB, o que poderá influenciar a escolha do próximo smartphone.

A produção em massa está prevista para o início de 2026, com as primeiras encomendas a serem fechadas ainda este ano. A empresa está também a trabalhar em chips com esta mesma tecnologia de com 321 camadas para SSDs, tanto para dispositivos destinados a data centers como para os consumidores.

OpenAI compra startup de hardware de Jony Ive

22-05-2025 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI volta a dar que falar, anunciando a compra da startup de hardware de Jony Ive por 6.5 "biliões" (mil milhões) de dólares.

A OpenAI demonstra o seu interesse em entrar no mundo do hardware ao adquirir a "io", a startup de inteligência artificial criada por Jony Ive. O negócio, no valor de 6,5 mil milhões de dólares, é a maior aquisição da empresa até agora e mostra claramente a intenção de ir além do software. A compra deverá ser concluída no final do verão, sujeita à aprovação das autoridades reguladoras.
Cerca de 55 colaboradores da io vão juntar-se à equipa da OpenAI. As duas empresas já colaboram há dois anos, e o primeiro produto desta parceria deverá chegar em 2026. Apesar de ainda haver poucos pormenores, tudo aponta para dispositivos inteligentes orientados para o consumidor. Segundo relatos, o primeiro dispositivo será pequeno, sem ecrã, e capaz de compreender o ambiente que o rodeia. Não será um wearable nem uns óculos inteligentes, mas sim um novo tipo de assistente pessoal pensado para complementar, ou até substituir, o telemóvel e o computador portátil.


A "io" faz parte da LoveFrom, a empresa de design fundada por Jony Ive em 2019 após a sua saída da Apple. A startup foi criada em conjunto com outros antigos executivos da Apple, como Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan. A experiência da equipa promete trazer um forte foco em design e simplicidade para os futuros produtos da OpenAI.

Conto de Inverno

22-05-2025 | 12:50 | Gonçalo Sá

Ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza e foi seleccionado para representar Itália na corrida a Melhor Filme Internacional da mais recente edição dos Óscares. E esses e outros aplausos fizeram-lhe justiça: "VERMIGLIO", o novo drama de Maura Delpero, é exemplo de um cinema tão depurado como comovente.

Vermiglio (2).jpg

Em exibição nas salas nacionais (embora em menos do que merecia), "VERMIGLIO" está longe de ser inédito por cá: já integrou a programação do LEFFEST - Lisboa Film Festival em 2024, fez parte da Festa do Cinema Italiano deste ano e não será exagero dizer que esteve entre as apostas mais memoráveis dos dois eventos. Mesmo que seja um filme que recusa chamar a atenção para si próprio: a terceira longa-metragem de Maura Delpero, realizadora italiana com experiência na ficção e no documentário, é das mais sóbrias e contidas da temporada, qualidades que não a impedem de vincar um triunfo formal e emocional.

Inspirado em relatos familiares da autora, recua até à Itália entre 1944 e 1945, em particular a uma pequena localidade rural alpina (que dá título ao filme). O facto de decorrer nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial não é um pormenor: o mote narrativo dá-se com a chegada de um desertor à pequena vila, acolhido pela numerosa família protagonista e responsável por movimentações graduais na dinâmica desta. Esse impacto é mais evidente no quotidiano da filha mais velha e sinaliza uma das questões-chave do retrato de Delpero: o universo feminino, explorado através das histórias cruzadas de três irmãs de idades, personalidades e ambições distintas.

Vermiglio.jpg

Mas mais do que feminino, "VERMIGLIO" é feminista, ainda que com uma subtileza nada compatível com a de quem grita palavras de ordem ou se vale de simplismos e generalizações. A forma como a realizadora (que também assina o argumento) encara o patriarca da família, um velho professor muito considerado na região, é revelador de alguém que abraça todas as suas personagens, dando a ver contradições sem cair em julgamentos.

A autora não passa ao lado do machismo, com influência directa em todos os subenredos, mas propõe um olhar compassivo num drama que concilia questões de género com as da fé ou da sexualidade - e consegue evitar cair na vitimização e no fatalismo, armadilhas insinuadas a espaços, desviando-se também de lirismos bucólicos.

Vermiglio 3.jpg

A solidez de todo o elenco, dos adultos às crianças, sustenta um efeito realista que começa logo na realização meticulosa e na brilhante direcção de fotografia (granulada e invernal, a cargo de Michail Kricman). Filmado com luz e som naturais, "VERMIGLIO" documenta um microcosmos credível marcado por um forte sentido atmosférico - alguns planos e enquadramentos remetem para a pintura, mas o gesto estético de Delpero não se sobrepõe à carga dramática.

A vasta galeria de personagens leva a que a realizadora nem sempre tenha tempo para chegar a todas com a mesma dedicação (a mãe e o irmão mais velho mereciam maior desenvolvimento) e impõe algumas limitações narrativas (como uma viagem à Sicília demasiado repentina e acelerada perto do fim), mas esses acabam por ser pormenores numa obra quase sempre em estado de graça - e para juntar à lista das melhores do ano.

4/5

|