PlanetGeek

Leica lança pega de câmara para iPhone

07-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Leica apresentou o Lux Grip, uma pega de câmara para iPhones, que visa tornar mais confortável tirar fotografias - mas com preço "à Leica".

Com um preço de €300(!), o Lux Grip destina-se a quem gosta de fotografia com smartphone mas quer uma experiência mais profissional. A pega, que se fixa via MagSafe, melhora a ergonomia do iPhone, proporcionando uma sensação semelhante à de uma câmara clássica. Com um peso de 130g, é adequada para utilizadores destros e canhotos e conta com uma bateria interna com autonomia para 1000 disparos, carregando totalmente em duas horas através de USB-C.

O Lux Grip liga-se ao iPhone por Bluetooth LE e inclui a app Leica Lux. A pega conta com um botão de disparo de dois níveis, como é habitual nas câmaras, pressionado até meio para focar e pressionado totalmente para fazer o disparo, bem como um botão e um dial configuráveis para ajustar definições como zoom, abertura, velocidade do obturador e compensação de exposição. Existe ainda um botão dedicado para alternar rapidamente entre modos de captura, tornando o acessório mais versátil.
Quando for altura de mudar de iPhone, a Lux Grip permite substitui apenas a base MagSafe para se ajustar a um novo modelo sem necessidade de comprar uma nova pega.

Tivesse a Leica lançado isto a preço (muito) mais económico, e poderia tornar-se numa excelente proposta para cativar um novo universo de clientes futuros.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €40

07-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 40 euros na Amazon Espanha.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.

Também está disponível uma versão que permite ligar até quatro monitores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

07-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Hama Power Pack Color 10 e 20

A Hama sugere como prenda do Dia dos Namorados um dos seus Power Pack Color 10 (10.000 mAh) ou Power Pack Color 20 (20.000 mAh). Afinal, nada mais romântico do que garantir que terá sempre energia para estar em contacto com o amor da sua vida.

Os Power Pack Color 10 são pequenos (23x92x65 mm) e leves (195 g) e permitem carregamentos rápidos através de USB-C ou USB-A. O único controlo manual que possui é um botão lateral que permite ligar ou desligar o dispositivo; para poupar energia, estes powerbanks desligam-se automaticamente após 30 segundos de inatividade. Quatro pequenos LEDs na parte frontal indicam o nível de carga disponível: 25%, 50%, 75% e 100%, consoante estão iluminados 1, 2, 3 ou os 4 LEDs. O carregamento otimizado protege a bateria, prolongando, assim, a vida útil dos dispositivos a carregar, e o dispositivo oferece uma compatibilidade alargada com diversos tipos de equipamentos, incluindo smartphones, mas também tablets, câmaras fotográficas e muitos outros. As células de Li-ion utilizadas têm certificação para uma qualidade máxima e um carregamento seguro e o powerbank integra circuitos de proteção contra sobrecargas, sobretensões, sobreaquecimento e curto-circuitos. O recarregamento é feito através da porta USB-C, com o cabo incluído.

Os Power Pack Color 10 e Color 20 da Hama estão já disponíveis no mercado português, mesmo a tempo do Dia de S. Valentim. O preço de venda a público do Power Pack Color 10 é de 19,99 euros enquanto que o do Power Pack Color 20 é de 29,99 euros.


Monitores AOC GAMING G42 chegam aos 180 Hz

A AGON by AOC anunciou a nova série G42 de monitores de gaming na sua categoria mainstream AOC GAMING, composta pelos modelos 24G42E de 23,8 polegadas (60,5 cm), 25G42E de 24,5 polegadas (62,2 cm) e 27G42E de 27 polegadas (68,6 cm).

Tirando partido do sucesso da série G4 da AOC GAMING, que inclui os modelos G4X ergonómicos e as variantes G4XE mais simplificadas, a nova série G42 aprimora ainda mais a fórmula para levar o gaming a 180 Hz a um público ainda mais amplo. Cada modelo conta com um ecrã Fast IPS com resolução Full HD (1920x1080), permitindo atingir framerates elevados com facilidade, mesmo com GPUs de gama baixa/média. O desempenho visual é fluido, com tempos de resposta de até 1 ms GtG e 0,5 ms MPRT (utilizando a funcionalidade Motion Blur Reduction – MBR). Os ecrãs destacam-se não apenas pela velocidade, mas também pela qualidade visual, oferecendo uma cobertura de gama (CIE 1976) superior a 90% do espaço de cores DCI-P3 e 120% da área de gama sRGB (CIE 1976). Além disso, mantêm excelentes características de tempo de resposta, amplos ângulos de visualização (178° horizontal/178° vertical) e uma clareza de movimento impressionante, graças à mais recente tecnologia de ecrãs IPS.

Os monitores da série G42 preservam as principais funcionalidades para gaming, incluindo Shadow Control para melhor visibilidade em cenas escuras, predefinições Game Colour para ajustar a saturação das cores, configuração Motion Blur Reduction (MBR) para aumentar a perceção de nitidez do movimento, e uma mira integrada Dial Point para ajudar os jogadores a apontar em títulos imersivos e exigentes sem uma mira no jogo. Para alternar estas definições e outras, o menu OSD é acessível através dos botões integrados, bem como do software G-Menu. Os monitores suportam a tecnologia Adaptive-Sync para uma experiência de jogo sem tearing com GPUs da AMD e Nvidia e são também compatíveis com consolas de última geração a 1080p/120 Hz. Cada modelo apresenta um design de suporte inspirado em esports, otimizado para poupança de espaço, com ajuste de inclinação (-5°/23°) e compatibilidade com montagem VESA 100x100. A conectividade inclui 1x DisplayPort 1.4 e 1x entrada HDMI 2.0, proporcionando versatilidade tanto para PC como para consolas. Com um brilho máximo de 300 nits e compatibilidade com HDR10, estes monitores oferecem visuais vibrantes em todos os géneros de jogos e melhoram a usabilidade em ambientes bem iluminados. Também incluem uma tomada de áudio de 3,5 mm, permitindo uma ligação fácil de auscultadores para gaming ou de colunas externas diretamente ao monitor.

Os AOC GAMING 24G42E, 25G42E, e 27G42E estarão disponíveis a partir de Fevereiro de 2025 com preços recomendados pelo fabricante de 149 euros, 159 euros e 169 euros, respetivamente.


Sony BRAVIA 9 e barra de som BRAVIA Theatre 9


A Sony BRAVIA 9 eleva a experiência cinematográfica a outro nível. Com o seu impressionante painel Mini-LED QLED 4K UHD disponível em tamanhos de 75 e 85 polegadas e agora também em 65" e uma resolução de 3.840 x 2.160 pixels, cada cena ganha vida com uma nitidez incomparável. Graças ao Cognitive Processor XR, este televisor não só oferece uma qualidade visual superior, como integra tecnologias de ponta como o XR Backlight Master Drive, que controla com precisão cada LED para obter um contraste espetacular, e o XR Triluminos Pro, que implementa mais de um bilião de cores vivas e realistas. Conta ainda com a tecnologia XR Clear Image, que aproxima qualquer imagem a 4K, enquanto o sistema X-Anti Reflection elimina os reflexos, garantindo uma imagem nítida e envolvente a partir de qualquer ângulo.

A experiência cinematográfica não se fica por aqui. A Sony leva a sensação de imersão ainda mais longe com a barra de som BRAVIA Theatre 9. Este sistema de som avançado foi concebido para proporcionar um áudio preciso e envolvente, com tecnologia Acoustic Multi-Audio+, que garante uma sincronização perfeita entre o som e a imagem durante a visualização. Inclui 360 Spatial Sound Mapping com 13 colunas, uma nova geração de tecnologia surround para um som cinematográfico imersivo. Com Google TV, 32 GB de armazenamento interno e conectividade avançada HDMI 2.1 e 2.0, conjunto torna-se um verdadeiro centro de entretenimento. Além disso, a BRAVIA 9 é certificado pela Netflix Calibrated e IMAX Enhanced, garantindo que cada filme tem o aspeto e o som exatamente como os seus criadores pretendiam.

Concluindo, a Sony BRAVIA 9, juntamente com a barra de som BRAVIA Theatre 9, não é apenas uma televisão, é uma revolução na tecnologia audiovisual que oferece uma experiência de cinema em casa excecional. Estes dois produtos juntos criam uma atmosfera cinematográfica única, onde cada diálogo, efeito e banda sonora fazem com que o utilizador desfrute de uma experiência inesquecível.


Ar condicionado LG DUALCOOL AI Air



A LG Electronics acaba de lançar o mais recente ar condicionado residencial, o DUALCOOLTM AI Air. Tirando partido da otimizada AI Core-Tech da empresa, o novo modelo oferece um conforto excecional, eficiência energética e cuidado do ar com uma conveniência incomparável.

O mais recente ar condicionado LG DUALCOOLTM AI Air contribui para um ambiente otimizado e personalizado de acordo com as preferências de cada utilizador. É alimentado pelo AI DUAL Inverter, o sistema que tem a capacidade de detetar a temperatura ambiente do espaço e ajustar a temperatura de forma inteligente, assim como a direção e o fluxo de ar para um conforto consistente. O modo AI Air conta com o Human Detecting Sensor, que monitoriza com precisão a localização do utilizador e apreende padrões de utilização através de uma análise espacial via app ThinQ para criar o percurso do fluxo de ar mais eficiente. A função também ajusta automaticamente as configurações para criar um ambiente interior confortável, fornecendo um fluxo de ar direto para um arrefecimento ou aquecimento mais rápido, transitando para o modo Soft Air com um fluxo de ar indireto quando a divisão atinge a temperatura ideal.

Paralelamente, o novo modelo conta com o Sleep Timer+, que analisa as preferências do utilizador e os padrões de sono para proporcionar um ambiente relaxante. De forma a garantir uma noite tranquila, o Sleep Timer+ ajusta a temperatura perfeita e funciona silenciosamente durante as horas de sono. O sistema DUAL Vane e a função Soft Air melhoram ainda mais o controlo do fluxo de ar para um conforto máximo. O DUALCOOL AI Air também integra uma série de recursos de economia de energia, reduzindo o consumo energético com uma conveniência incomparável. O seu AI kW Manager permite que os utilizadores controlem a utilização de eletricidade, definindo e monitorizando limites de utilização. O Human Detecting Sensor e o Window Open Detection permitem que o equipamento detete rapidamente alterações na divisão, ativando o modo de poupança de energia quando o espaço está desocupado ou se a temperatura flutuar subitamente.

Além disso, o novo DUALCOOL AI Air simplifica a gestão e purificação do ar com o seu modo All Cleaning, que pode ser facilmente ativado com a app ThinQ. Este modo realiza um ciclo completo de manutenção, que inclui geração de água condensada e Freeze Cleaning para remover contaminantes do evaporador, bem como Auto Clean+, que seca automaticamente o interior do ar condicionado. Este ciclo é complementado por um processo de filtragem em várias etapas. Para um ar ainda mais fresco e limpo, os utilizadores podem ativar o Plasmaster Ionizer++, que tem a capacidade de eliminar até 99,9% das bactérias aderentes, capturando de forma efetiva a poeira, bactérias e detritos.


ASUS apresenta Zenfone 12 Ultra


A ASUS apresentou o novo Zenfone 12 Ultra, um smartphone premium com ecrã 6.78", concebido para elevar a elegância, funcionalidade e inovação no universo mobile.

Criado com uma atenção meticulosa aos detalhes, o Zenfone 12 Ultra destaca-se pelo seu acabamento em vidro mate sedoso, molduras ultra estreitas e cantos elegantemente arredondados que lhe conferem uma aparência moderna e sofisticada. Projetado para enfrentar os desafios do quotidiano, o dispositivo conta com certificação IP68 de resistência à água e ao pó, garantindo proteção contra salpicos e quedas inesperadas. O design reflete, ainda, o compromisso da ASUS com a sustentabilidade, incorporando uma estrutura de alumínio 100% reciclado, um ecrã com 22% de vidro reciclado e uma embalagem com certificação FSC. Disponível nas tonalidades Verde Sage, Preto Ebony e Branco Sakura - cores inspiradas na natureza –, o Zenfone 12 combina a elegância moderna com uma abordagem eco consciente à inovação.

O Zenfone 12 Ultra vem equipado com um sistema de câmaras triplo de nível profissional, melhorado por funcionalidades inovadoras de IA. A câmara principal conta com um sensor de imagem Sony Lytia 700 de 50MP e um Estabilizador Gimbal Híbrido 4.0 de 6 eixos, complementada com uma teleobjetiva de 32MP com zoom ótico de 3X e OIS, além de uma lente ultra grande angular de 13MP com 120° de campo de visão (FOV). A câmara frontal possui uma resolução de 32MP, equipada com sensor RGBW. Este sistema garante vídeos e fotografias impressionantes, adaptados a utilizadores de todos os níveis e em todas as situações. Os apaixonados por fotografia irão, ainda, valorizar funcionalidades como a AI Magic Fill, que remove elementos indesejados das fotografias; o AI Unblur, que corrige imagens desfocadas pela vibração; e o AI Panning Shot, que gera efeitos dinâmicos de motion-blur (desfocagem por movimento) sem necessidade de equipamento profissional.

Concebido para melhorar a produtividade e as comunicações, o Zenfone 12 Ultra integra um conjunto de ferramentas diárias de IA, as AI Daily Tools, com cinco funcionalidades principais: AI Transcript 2.0 - transcreve e resume reuniões, identifica vários oradores e traduz os resultados para vários idiomas; AI Article Summary - condensa artigos da Web em resumos concisos; AI Document Summary - extrai rapidamente a essência de PDFs, ficheiros Word e muito mais; AI Call Translator 2.0 - oferece traduções em tempo real de chamadas telefónicas e aplicações de mensagens instantâneas; Circle to Search - permite pesquisas instantâneas ao fazer um círculo na área do ecrã. Além disso, o Zenfone 12 combina IA baseada na Cloud com IA no dispositivo, oferecendo ao utilizador "o melhor dos dois mundos". Quando ligados à Internet, os utilizadores podem desfrutar da eficiência da IA na Cloud; quando offline, o poder do NPU da Qualcomm integrado mantém as funcionalidades de IA em pleno funcionamento. O Zenfone 12 Ultra é o primeiro smartphone no mundo a integrar o modelo de linguagem Meta Llama 3 8B para resumo no próprio dispositivo. Todas as ferramentas de IA desenvolvidas pela ASUS podem funcionar localmente, tornando-o a escolha ideal para viajantes frequentes e profissionais em trabalho remoto.

O Zenfone 12 Ultra é alimentado pelo processador Snapdragon 8 Elite, combinado com um ecrã vibrante de 6.78" que realça as cores de forma impressionante. A sua bateria robusta de 5500mAh oferece mais de 26 horas de utilização, enquanto o carregamento sem fios Qi 1.3 adiciona conveniência à experiência do utilizador. Com suporte para eSIM e preparado para WiFi 7, o Zenfone 12 garante uma conetividade perfeita, tornando-se na escolha ideal para os estilos de vida modernos. Mais do que um simples smartphone, o Zenfone 12 Ultra é uma fusão perfeita de beleza, desempenho e inovação alimentada por IA, concebido para atender às exigências do mundo tecnológico atual.

O ASUS Zenfone 12 Ultra vai ser disponibilizado em breve em Portugal, com um preço de venda a partir de 1099 euros.


WhatsApp facilita criação de comunidades

07-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a testar um botão que permite converter um grupo de conversação directamente numa comunidade.

O WhatsApp tem mantido um ritmo evolutivo regular, e a mais recente versão beta para Android traz uma pequena alteração que torna a criação de comunidades mais simples e imediata. Em vez de vários passos, será possível criar uma comunidade directamente a partir do separador de conversas.

Para tal bastará tocar no botão de três pontos (menu hambúrguer) no canto superior direito e selecionar "Nova comunidade" para converter um grupo em comunidade. Anteriormente, embora já fosse possível fazer esta conversão, era necessário primeiro deslocarem-se para a secção das Comunidades, pelo que esta mudança elimina um passo no processo. O menu continuará a dar acesso rápido às definições, mensagens favpritas (com estrelas), e criação de novos grupos.
Esta alteração pode parecer insignificante mas poderá fazer toda a diferença para os utilizadores que estejam "receosos" de usar a funcionalidade de comunidadese - mais adequadas para a gestão de grupos de grandes dimensões - e nunca sequer tenham ido a essa secção do WhatsApp; ao colocar a conversão de um grupo de mensagens para uma comunidade directamente nos grupos, torna esse processo mais visível e fácil.

Adicionalmente, esta alteração pode também ser indicador dos rumores que têm surgido, de que as Comunidades poderão perder a secção dedicada e ser integradas nos chats normais, com o seu lugar a ser ocupado por uma nova secção dedicada a chatbots AI.

Apps de roubo de criptomoedas encontradas na App Store

06-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Além da Play Store, pela primeira vez foram descobertas apps de roubo de criptomoedas na App Store da Apple.

Embora seja relativamente comum encontrar apps maliciosas na Play Store, desta vez essas apps também foram descobertas na Apple App Store. O ataque, denominado SparkCat, utiliza um SDK infectado que tem capacidade para para extrair dados sensíveis através de reconhecimento caracteres (OCR) aplicados à galeria de fotos dos utilizadores - sendo que os criadores das apps afectadas podem nem ter consciência de que as suas apps estejam a ser usadas para este fim.

De acordo com a Kaspersky, as aplicações infectadas na Google Play Store foram descarregadas mais de 242.000 vezes. Uma das apps afectadas, ChatAi, atingiu mais de 50.000 instalações antes de ser removida. O SDK malicioso opera sob diferentes nomes consoante a plataforma. O malware analisa imagens armazenadas no dispositivo e procura códigos e frases de recuperação que permitam aos atacantes aceder remotamente às carteiras de criptomoedas.
Os atacantes utilizam o Google ML Kit OCR para identificar texto em diferentes línguas dependendo da região de ataque, incluindo latim, coreano, chinês e japonês. Assim que detecta informação sensível, o malware envia detalhes do dispositivo para um servidor de comando e controlo, que fornece novas instruções.

Este ataque vem relembrar que os utilizadores não devem dar acesso indiscriminado a todas as apps que instalam. Neste caso, em vez de dar acesso a todas as fotos, tirar partido das funções mais restritas de dar acesso apenas a fotos específicas que se quisessem utilizar na app. De qualquer forma, também não será recomendável manter fotos ou capturas de ecrã com informação sensível como passwords, códigos ou frases de recuperação - que deverão ser mantidos em locais mais seguros do que a "galeria de fotos".

How to Create Your PHP Reporting Tool That Exports Data From Arrays to Excel Spreadsheets Using Templates

06-02-2025 | 19:25 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Excel is a popular spreadsheet editor program. It uses the XLS format to save spreadsheet data and files.

PHP code can generate spreadsheets in XLS format using several packages.

This package exports data from the PHP array to files using the Excel, HTML, and PDF formats.

It can use templates in the XLS format to help developers define better how they want the exported spreadsheet to appear when the exported file is opened in Microsoft Excel or a similar program that supports the XLS format.

MB Way aumenta limite para 5 mil euros por mês

06-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O serviço MB Way aumentou substancialmente os limites das transferências, permitindo agora até um máximo de 5 mil euros por mês.

Algumas pessoas já poderiam ter ficado surpreendidas ao ver que era possível enviar e receber transferências via MB Way de valor superior ao que era suposto. Algo que agora fica confirmado, com a entrada em vigor de novos limites no MB Way que foram aplicados em Setembro de 2024 mas não tinham sido noticiados.

Os novos limites MB Way passam a permitir:
  • transferências de até 2.000 euros de uma vez
  • máximo de 5.000 euros para as transferências recebidas por mês
  • máximo de 50 operações mensais
Limites que podem ser reduzidos por cada banco para os seus clientes.

Anteriormente, existia um limite máximo de 750 euros por transferência, e um valor máximo de 2.500 euros recebidos por mês.

Os novos limites representam uma alteração significativa - dobro do limite mensal, mais do dobro do valor máximo por transacção - mas que acaba por ser necessário para tornar o serviço mais abrangente e adequado para um maior número de aplicações. Dito isto, seria bom que a par destes aumentos fossem anunciadas formas mais efectivas de combater as fraudes e burlas via MB Way, por exemplo: talvez adicionando uma funcionalidade de reportar directamente na app números suspeitos.

Notícias do dia

06-02-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla Powerwall 3 disponível em Portugal; VW promete carro eléctrico de 20 mil euros para 2027; Figure termina colaboração com OpenAI; Oppo Find N5 tem vinco quase invisível; YouTube remove perfil "Guest" das apps de TV; e cuidado com o crescente número de burlas telefónicas com o "número do banco" falsificado.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini-leitor MP3 BT.

Google remove compromisso de não usar AI para armas

Fazendo recordar o que se passou em 2018, quando a Google removeu o "don't be evil" do seu código de conduta, desta vez temos nova alteração silenciosa que levanta sérias preocupações.

Sendo uma das empresas na linha da frente do desenvolvimento de sistemas AI, a Google tinha assegurado uma série de princípios responsáveis, que incluíam não desenvolver ou utilizar AI em:
  1. Tecnologias que possam causar o mal.
  2. Armas ou tecnologias destinadas a ferir pessoas
  3. Tecnologias de vigilância excessiva
  4. Tecnologias que violem os princípios da lei internacional e direitos humanos
Mas, todas essas garantias foram sumariamente removidas da sua página, sem que sequer fosse dada qualquer explicação ou justificação. A única coisa que diz é que continua focada em desenvolver sistemas AI "seguros e responsáveis", mas referindo que existe um novo panorama geopolítico complexo, e concorrência acrescida no campo da AI. Não sendo o tipo de coisa que dê qualquer garantia de que, num futuro não muito distante, se possa ver anúncios de empresas militares: "novo veículo militar autónomo - possibilitado com tecnologia da Waymo"!


Steam alerta para jogos Early Access abandonados

A Valve lançou nova funcionalidade no Steam que alerta os utilizadores se um jogo em early access não tiver recebido actualizações há mais de um ano. Este aviso ajuda os jogadores a identificar títulos que possam ter sido abandonados, permitindo-lhes tomar decisões de compra mais informadas.

O early access contribuiu para o sucesso de jogos populares como Hades, Subnautica e Baldur's Gate 3, mas nem todos os títulos têm o mesmo destino, com alguns deles a serem simplesmente abandonados indefinidamente. Com este novo sistema, torna-se mais imediato para os jogadores descobrirem se um jogo tem tido desenvolvimento activo, ou se faz parte da lista de jogos que ficaram esquecidos, sem ter que andar a explorar as datas dos últimos anúncios e actualizações.


Windows melhora suporte MIDI

Passadas várias décadas, a MS parece querer fazer melhorias a nível do suporte MIDI no Windows. A mais recente versão de teste do Windows 11 vem com sistema MIDI renovado, que promete melhor estabilidade e latência, assegurando uma precisão mais elevada.

Além do suporte para MIDI 1.0 e MIDI 2.0, também vem com melhorias que permitem ligar múltiplas apps simultaneamente a um mesmo dispositivo MIDI (em vez de cada ligação ficar "bloqueada"), ligação MIDI entre apps, e mais. E, numa medida também agradável, todo o sistema está a ser disponibilizado como open-source, permitindo melhorias mais rápidas com ajuda da comunidade de interessados.


Warner Bros lança filmes gratuitos no YouTube

Numa medida inesperada, a Warner Bros. está a disponibilizar filmes completos, gratuitos, no seu canal Warner Bros. Entertainment no YouTube.

Claro que não se poderão ver por lá os mais recentes lançamentos, mas temos clássicos que vão da década de 80 e 90 ao início dos anos 2000, incluindo filmes como Michael Collins (1996), Waiting for Guffman (1996), The Mission (1986), Deathtrap (1982), Mr. Nice Guy (1997), Dungeons & Dragons (2000), e The Adventures of Pluto Nash (2002), entre muitos outros. Uma boa selecção - com "boa" a ser um termo relativo consoante o nível de apreço que se tenha por pérolas do século passado. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira página web ficou disponível a 6 de Agosto de 1991, com informação sobre o projecto World Wide Web. Foi criada por Tim Berners-Lee no CERN. Trinta anos mais tarde, continua a poder ser visitada em: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

Coluna BT Tronsmart T7 Lite a €29

06-02-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7 Lite.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7 Lite, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 Lite está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 24 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 a 4 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

YouTube remove perfil "Guest" das apps de TV

06-02-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O YouTube começou a remover a opção de perfil "Guest/Convidado" das suas apps para TV, incentivando que os utilizadores façam login no serviço.

Os utilizadores do YouTube nos televisores já não encontram a opção de usar uma conta "guest" ao alternar entre contas. Agora, as opções disponíveis são escolher um perfil existente, adicionar uma conta ou aceder ao YouTube Kids.

Apesar desta remoção, o YouTube continua a permitir - pelo menos por agora - a visualização sem sessão iniciada através de um novo botão "Utilizar sem iniciar sessão", o que faz com na prática não haja grandes mudanças funcionais - e na verdade ao escolher a nova opção ainda se pode ver a mensagem "A alternar para o modo convidado" tal como anteriormente.
A preocuipação é que esta alteração seja apenas um passo no sentido de, no futuro, remover por completo a opção de usar a app do YouTube sem que se faça login. No passado já vimos alterações nesse sentido de desincentivar o uso "anónimo" do YouTube, removendo a apresentação de vídeos sugeridos e recomendações.

E nem vamos falar do abuso que é a app do YouTube, consistentemente, nos fazer o favor de desactivar o modo anónimo automaticamente sempre que se regressa à app passado algum tempo após se ter usado o modo anónimo com login feito.

VW promete carro eléctrico de 20 mil euros - para 2027

06-02-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Para fazer face ao "massacre" das marcas europeias nos carros eléctricos, a VW continua a insistir na promessa de um ID.1 de 20 mil euros para 2027.

A VW parece querer aliar-se a Elon Musk a nível das promessas "para o ano". No caso de Elon Musk é o eternamente iminente modo FSD, na VW é o eternamente prometido carro eléctrico de baixo custo (20 mil euros).

Bem, por um lado há que reconhecer que a VW se tem mantido mais fiel à data de lançamento deste prometido ID.1 barato - que já em 2024 indicava que chegaria em 2027. Por outro lado, não se pode ignorar o seu historial de promessas falhadas. Em 2019 também tinha prometido um Seat eléctrico económico para 2023, que nunca se veio a materializar.

Para que não se tenha um choque drástico de redução de preço, a VW também promete um modelo económico no patamar dos 25 mil euros para 2026, em antecipação ao futuro modelo de 20 mil euros. Mas, enquanto a VW se vai focando nas promessas (que esperamos que se tornem realidade), não se pode ignorar que a Tesla diz também estar prestes a lançar um modelo mais económico que o Model 3, que poderá ser apresentado e lançado ainda durante o ano de 2025. E se a isto juntarmos a forte ofensiva dos fabricantes chineses, a VW arrisca-se a que, quando finalmente nos trouxer um prometido modelo de 25 ou 20 mil euros, já chegar tarde.

Painéis solares em condomínios em risco de pagar IMI

06-02-2025 | 13:26 | A Minha Alegre Casinha

A instalação de painéis solar em telhados de condomínios arriscam a pagar IMI segundo novas regras, mas que se destinam principalmente a instalações comerciais para produção e venda de energia.

Depois de inúmeros programas a incentivar a instalação de painéis solares, chega agora uma notícia que gera algumas preocupações entre todos os que o fizeram: de que as instalações solares em condomínios se arriscam a pagar IMI.

No entanto, a orientação desta medida parece visar as empresas que fazem instalações para exploração comercial da produção de energia, para uma igualdade de circunstâncias face ao que já pagam quando criam um parque solar em terreno dedicado - o que seria uma medida justa. A preocupação e dúvidas surgem por não ficar devidamente esclarecido como fica a situação no caso das instalações para auto-consumo dos próprios condóminos, algo que se acredita que poderá ficar isento ao abrigo de regras de excepção (por exemplo, para capacidade de produção reduzida, ou sem exploração comercial de venda de excedentes, ou que essa venda não superar determinado valor).

De qualquer forma, esperamos que estes cenários sejam rapidamente esclarecidos, para tranquilizar todos os portugueses que têm, ou estavam a pensar ter, painéis solares para reduzir a sua factura de electricidade e contribuir para um futuro mais sustentável.

Tesla Powerwall 3 disponível em Portugal

06-02-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A mais recente versão Powerwall 3 da Tesla fica disponível em Portugal com preço de 9.500 euros.

Um ano após ter lançado a Powerwall 3 nos EUA, temos finalmente a possibilidade de ter uma Powerwall 3 em Portugal.

A novidade foi revelada pela Sunenergy, instalador certificado da Tesla, que oferece vários packs Tesla Powerwall 3, que começam pela instalação de uma única unidade de baterias, múltiplas Powerwall 3 para maior capacidade, ou em combinação com painéis solares (por exemplo: Powerwall 3 + 10 painéis solares por €12.500). Isto para instalações monofásicas, instalações trifásicas ficam ligeiramente mais caras.
Tal como já tinhamos referido na notícia de lançamento: A capacidade da bateria das Powerwall 3 mantém-se nos 13.5 kWh, ao nível da geração anterior, mas a grande diferença é que agora suporta uma saída de 11.5 kW em contínuo (grande evolução face aos 5 kW da anterior) e suporta até 30 kW de pico (face aos 7 kW anteriores). Graças a isto, sistemas que anteriormente tinham "obrigatoriamente" que usar duas Powerwalls apenas para assegurarem o fornecimento necessário de energia poderão agora ficar resolvidos com uma única Powerwall, cuja capacidade será suficiente para as necessidades da maioria das casas. Ou seja, esta é a primeira Powerwall que se torna realmente interessante para os consumidores nacionais e europeus.

Embora obviamente faça total sentido combinar a Powerwall 3 com painéis solares, acumulando a energia produzida durante o dia para utilização à noite, também poderá ser vantajosa para cenários em que se queira acumular energia durante os períodos de preço reduzido para utilização durante os períodos de energia a preço mais caro. E claro, também se torna vantajosa como sistema de alimentação de emergência para toda a casa em situações de falta de energia.

ChatGPT Web Search já funciona sem login

06-02-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI tornou o ChatGPT web search mais acessível, removendo a necessidade de login.

Anteriormente acessível apenas aos utilizadores com login feito, a funcionalidade web search do ChatGFPT permite que qualquer pessoa possa fazer pedidos com acesso às informações mais recentes na web, como notícias, meteorologia e resultados desportivos.

Até agora, os utilizadores anónimos podiam fazer perguntas ao ChatGPT, mas só recebiam respostas com informação referente à data da última actualização de treino do modelo. Em Outubro, a OpenAI lançou o ChatGPT Search, permitindo pesquisas em tempo real, mas apenas para subscritores premium; coisa que em dezembro for alargada a todos os utilizadores, mas sendo necessário iniciar sessão.
Esta alteração vem também demonstrar as inteções da OpenAI de fazer com que o ChatGPT acabe por se tornar num substituto dos motores de pesquisa tradicionais, fazendo com que a habitual visita ao Google para procurar algo se torne tão obsoleta como noutros tempos se fazia a visita aos directórios de sites na web.

No entanto, esta funcionalidade sem login está limitada ao uso do ChatGPT na web. Para utilizar o ChatGPT através da app continuará a ser necessário iniciar sessão.

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €52

06-02-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 52 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 40%.

Podem também espreitar a versão mais compacta de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Oppo Find N5 tem vinco quase invisível

06-02-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo dobrável Find N5 da Oppo promete um vinco quase imperceptível no ecrã.

O Find N5 a está a poucas semanas da sua apresentação oficial, mas a Oppo não perde a oportunidade para ir criando interesse e expectativas. Depois de já ter destacado a sua espessura ultra-reduzida (praticamente a mesma que a ficha USB-C), desta vez opta por se focar noutro elemento crítico nos dobráveis: o vinco do ecrã.

Embora as marcas tenham vindo a fazer avanços a nível da secção da dobra no ecrã, este é um elemento que ainda pode ser bastante melhorado. Embora durante o uso comum, com o ecrã ligado, o vinco possa passar despercebido, o mesmo pode tornar-se bem evidente dependendo das condições de iluminação ambiente, e se existirem zonas "a preto" no ecrã.
No Find N5, o vinco, mesmo nessas condições complicadas, apresenta um vinco bastante mais subtil e praticamente invisível - o que, a confirmar-se, poderá tornar-se na nova referência a nível dos dobráveis. Esperemos bem que sim, já que isso irá funcionar como incentivo para que os demais fabricantes de dobráveis faça as suas próprias melhorias com o objectivo de tornar os dobráveis cada vez próximos daquilo que se deseja que sejam.

Espera-se que o Find N5 venha com um Snapdragon 8 Elite, bateria de 5600 mAh, carregamento de 80 W (wireless de 50 W), e uma espessura ultra-reduzida. Resta esperar que também tenha um preço igualmente "fino".

iPads continuam a dominar sector dos tablets

06-02-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que o iPad celebra o seu 15º aniversário, o tablet da Apple continua a dominar o mercado.

Segundo os dados da Canalys o mercado de tablets registou uma recuperação em 2024, com um crescimento anual de 9%, num total de 147.6 milhões de unidades vendidas. Um crescimento muito bem vindo que se segue a vários anos de estagnação.

Na primeira posição ficou a Apple com 56.9 milhões de iPads, garantindo uma quota de mercado de 38.6%. A Samsung ficou em segundo com 27.8 milhões de unidades e 18.8%. Na terceira posição temos a Huawei, que apesar das penalizações no ocidente, registou 10.4 milhões de envios e uma quota de 7.3%, enquanto a Lenovo ficou em posição praticamente idêntica, também com 10.4 milhões de unidades e 7.1%. Na quinta posição, a Xiaomi surpreendeu com 9.2 milhões de tablets e 6.2% de mercado - uma marca que representa um impressionante crescimento 73.1% dace ao ano anterior.
Ao contrário do sector dos smartphones, onde se assistia a um ritual comum de troca de smartphone a cada ano (ou dois anos), nos tablets desde cedo que se tem verificado um processo de substituição bastante mais lento, com a maioria das pessoas a optar por mantê-lo durante o máximo número de anos possíveis, e normalmente só pensando em comprar um novo quando o que têm começa a dar problemas ou fica sem actualizações de software. Como tal, é natural que se existam a estes ciclos mais longos recuperação nas vendas - e reforça também a necessidade das marcas asseguraram actualizações oficiais durante o máximo de tempo possível: não há nada mais irritante do que ter um produto perfeitamente funcional, que só deixa de o ser porque o fabricante deixa de disponibilizar actualizações, fazendo com que a sua utilização se torne num risco de segurança crescente.

Burlas telefónicas com o "número do banco" falsificado

05-02-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Estão a aumentar as tentativas de burla que usam números de telefone falsificados para tentar enganar as potenciais vítimas.

Infelizmente, um dos lados negros da popularização dos telemóveis e smartphones é a de fazer com que exista todo um universo de potenciais vítimas à distância de um telefonema ou mensagem. A maioria das pessoas já estará alertada para tratar com suspeição qualquer mensagem ou telefonema vindo de um número desconhecido; o problema é que agora se tem assistido ao uso de tácticas mais enganadoras.

Um dos esquemas que se tem vindo a tornar frequente recorre ao envio de um SMS que aparece como tendo sido enviado do número (ou com o nome) do banco, a avisar que há um novo telemóvel que ficou associado à conta - uma mensagem que desde logo irá causar preocupação e pânico. De seguida, recebe-se um telefonema, que aparece como sendo desse mesmo número "oficial", a dizer que detectaram a situação e que vão bloquear o suposto acesso indevido, mas que para tal precisam de confirmar os dados do cliente, como o nome, contacto, etc. e a certo ponto começando por pedir dados de segurança acrescida, como os números do cartão matriz de códigos (ou potencialmente, códigos 2FA).

Estes ataques usam o chamado "spoofing" de números, que faz com que um telefonema pareça ter tido origem num número de telefone à escolha - neste caso, o número de telefone de um banco.

Não é difícil imaginar que, no meio de toda a preocupação, e tendo a "confiança" de que o número de telefone apresentado é o correcto, algumas pessoas possam cair neste esquema e fornecer todos os dados que são pedidos. Por isso mesmo, importa divulgar estes casos e falar deles aos familiares e amigos que possam estar mais vulneráveis a estas situações. É preciso tratar qualquer mensagem e telefonema com a dose adequada de suspeição - suspeitas essas que ficam automaticamente confirmadas assim que começarem a ser pedidos dados pessoais ou informação de segurança. Nesses casos, o melhor será terminar a chamada e iniciar o telefonema para o banco, para garantir que de facto se está a falar com a pessoa / entidade correcta.

Figure termina colaboração com OpenAI

05-02-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Figure, empresa de robots humanóides, surpreendeu com o fim da colaboração com a OpenAI.

A Figure tem estado na linha da frente dos robots humanóides, com programas piloto em que já os tem a trabalhar em fábricas. Daí que ninguém esperasse que desse o "corte" à OpenAI, com quem tinha uma parceria para o uso de tecnologias AI para controlo dos seus robots.

Claro que não é um corte feito sem motivo. A empresa diz ter feito avanços significativos na criação de um modelo AI próprio, pensado de raiz para o controlo "end-to-end" de robots, e que já não tem necessidade dos modelos da OpenAI - prometendo uma demonstração para as próximas semanas com coisas "nunca antes vistas" num robot humanóide.

Today, I made the decision to leave our Collaboration Agreement with OpenAI

Figure made a major breakthrough on fully end-to-end robot AI, built entirely in-house

We're excited to show you in the next 30 days something no one has ever seen on a humanoid

— Brett Adcock (@adcock_brett) February 4, 2025
Tal como a rápida evolução nos modelos AI para assistentes, também nos robots se tem assistido a coisas interessantes - como os robots com agilidade de atletas. O uso de uma AI "end-to-end" para robots humanóides significa que se deixam de ter modelos separados a nível de visão, planeamento, motorização, sensores, etc. com um único modelo AI a gerir tudo isso de forma nativa (ao estilo do que a Tesla fez no FSD, quando passou do sistema de visão tradicional para um sistema baseado em AI).

A Figure conseguiu atrair as atenções e gerar expectativas, agora tem que demonstrar que é capaz de as atingir ou superar.

Notícias do dia

05-02-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Painéis solares em condomínios em risco de pagar IMI; Galaxy S25 Ultra mantém carregador wireless do S Pen; OmniHuman cria vídeos "deepfake" realistas; robots ágeis replicam Cristiano Ronaldo e outros atletas; e carros eléctricos postos à prova em tempo de viagem de 1000 km no Inverno.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini-leitor MP3 BT.

Google lança Gemini 2.0 actualizado

Num fenómeno que se começa a tornar quase rotineiro - e demonstrando o quanto nenhuma empresa com produtos AI quer ficar atrás das outras - também a Google apressou-se a lançar a sua mais recente geração de modelos, com capacidade de raciocínio.

Estes novos Gemini 2.0 incluem o Gemini 2.0 Flash Thinking, o Gemini 2.0 Pro, e o Gemini 2.0 Flash-Lite, este último sendo ligeiramente menos capaz, mas apresentando um custo de utilização bastante mais atractivo que os demais. Ficam disponíveis no Gemini na web, app, API, e através do Google AI Studio e Vertex AI.


Resgates de ransomware caíram 35% em 2024

Apesar dos ataques de ransomware continuarem a ser uma praga da qual não nos conseguimos livrar, em 2024 o volume de resgates pagos foi de "apenas" $813M - um valor astronómico mas que fica 35% abaixo do recorde de $1.25B pago em 2023.

Ainda assim, fica demonstrado que esta é uma actividade imensamente lucrativa, e que - tal como o spam, fraudes telefónicas, e outras - enquanto der dinheiro, haverá quem se dedique a estas práticas criminosas.


OpenAI lança remodelação visual

Não tendo novidades sobre AI para hoje (não que não tenha feito overdose de lançamentos nos últimos dias), a OpenAI aproveita para fazer um pequeno retoque de imagem.

A OpenAI passa a usar um tipo de letra criado por si - o OpenAI Sans - com o qual espera unificar a sua "marca", em vez de usar toda uma série de tipos de letra consoante se usava o serviço no browser ou nas apps.
Esperando tornar a marca "OpenAI" e "ChatGPT" em nomes comuns do dia a dia, diz também que irá abrir a sua loja de merchandising, inicialmente criada apenas para os funcionários, ao público em geral.


UE prepara taxas para compras low-cost vindas da China

A UE está preocupada com o aumento constante da vaga de produtos de baixo custo vindos da China, de lojas como a Temu, Shein e AliExpress, e prepara novas formas de dissuasão - leia-se: mais controlo e taxas aplicadas nas encomendas vindas da China.

Facilmente se pode antever no que estas medidas irão resultar, ao estilo do que já aconteceu no passado, com estas empresas a recorrerem a centro de distribuição na UE, para dizerem que são envios feitos a partir da Europa - tal como alguns fabricantes de automóveis chineses se preparam para fazer para evitar as taxas, passando a fazer a montagem final dos seus automóveis em fábricas "abandonadas" pelos fabricantes europeus.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida para substituir a BIOS (Basic Input/Output System) existente nos PCs. Começou por ser criada pela Intel na década de 90, mas na década seguinte foi cedida ao Unified EFI Forum, que tem gerido o seu desenvolvimento desde então.

|