PlanetGeek

Tablet Doogee T20S a €149

06-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Temos um tablet da Doogee que chega com características imbatíveis a um preço reduzido: o T20S com 8 GB de RAM e Android 13.

O Doogee T20S vem equipado com ecrã LCD IPS de 10.4" com 2000x1600 pixeis, tem corpo em metal com 7.9 mm de espessura, e um peso de 470 gramas. No interior teremos um chipset Unisoc T616, 8 GB de RAM (que a marca anuncia como podendo chegar aos 15 GB usando RAM virtual), 128 GB de capacidade com possibilidade de expansão via microSD até 1 TB, câmara principal de 13 MP e câmara frontal de 5 MP. Também temos Dual SIM, WiFi ac dual band, Android 13 e bateria de 7500 mAh. Suporta Widevine L1 para streaming de vídeo na máxima qualidade.

Com tudo isto, este Doogee T20S está disponível por 149.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" barato mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google revela Pixel 8 Pro em simulador oficial

06-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google volta a não deixar espaço para surpresas, revelando o futuro Pixel 8 Pro no seu simulador oficial.

Enquanto algumas marcas ainda vão tentando manter os seus próximos modelos em segredo até ao momento da apresentação oficial, a Google tem sido o exemplo oposto, com os seus Pixel (e outros produtos) a serem descobertos em detalhe meses antes da sua revelação. E o Pixel 8 Pro não é diferente.

A Google já está a disponibilizar um simulador 3D do Pixel 8 Pro que revela o seu design e também todos os seus sensores, câmaras, e cores.

Google recently posted the official 3D renders of the Pixel 8 Pro on their brand new Pixel Simulator website.

These renders confirm the presence of the SIM card tray, body temperature sensor as well as Pro variant colors.https://t.co/vEqlPKkKls pic.twitter.com/NGHQMor5Z9

— Dylan Roussel (@evowizz) September 6, 2023
Além de confirmar que teremos um Pixel 8 Pro em preto, beige, e azul, também fica confirmada a presença de um sensor de temperatura no módulo das câmaras na traseira. Uma inclusão que poderá revelar-se útil no caso de se assistir a um ressurgimento de uma nova variante COVID (esperemos que não!) mas que também poderá ser apreciada no dia a dia, se tiver precisão suficiente para permitir detectar antecipadamente potenciais situações de febre.

Detalhes das câmaras dos iPhone 15 e 15 Pro

06-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Já está a circular informação que revela as câmaras que serão aplicadas nos iPhone 15 e iPhone 15 Pro.

Uma das maiores novidades para a geração iPhone 15 vai ser a estreia de uma câmara com objectiva periscópica no iPhone 15 Pro Max, fazendo com que esse elemento seja, desde logo, um dos elementos que suscita maior curiosidade. Mas também nos iPhone 15 normais vamos ter melhorias, assim como no iPhone 15 Pro mais pequeno.

Nos iPhone 15 normais - iPhone 15 e iPhone 15 Plus - passaremos a ter uma câmara principal de 48 MP, tal como nos iPhone 14 Pro, mas utilizando um novo sensor Sony que promete melhor sensibilidade.
  • Câmara principal: 48 MP, f/1.6
  • Ultrawide: 12 MP, f/2.4

No iPhone 15 Pro a Apple deverá manter o sensor principal do iPhone 14 Pro, mas melhorando a câmara ultrawide de modo a que se aproxime da qualidade da câmara principal.
  • Câmara principal: 48 MP, f/1.8, Sony IMX803 1/1.3"
  • Telefoto: 12.7 MP, f/2.8
  • Ultrawide: 13.4 MP, f/2.2

Já no iPhone 15 Pro Max, teremos um conjunto idêntico ao do 15 Pro, mas com a câmara telefoto a adoptar a objectiva periscópica.
  • Câmara principal: 48MP, f/1.8, Sony IMX803 1/1.3"
  • Telefoto: 12.7MP, f/2.8, 85mm objectiva periscópica, 1/1.9"
  • Ultrawide: 13.4MP, f/2.2

Apesar de alguns rumores indicarem que a Apple aproveitaria a objectiva periscópica para ter um factor zoom de 5x ou até mesmo 10x, estes valores resultam numa câmara que terá um zoom de cerca de 4x, que acabaria por ser bastante mais prático para o dia a dia. Basta relembrar que, já por altura do Huawei P30 Pro com câmara periscópica de 5X, acabei por dar comigo a desejar que fosse de apenas 3X como no P20 Pro, que se revelava mais útil.

O módulo periscópico será exclusivo do iPhone 15 Pro Max este ano devido ao volume extra que ocupa, mas no próximo ano poderá também ser aplicado no iPhone 16 Pro normal, pois há rumores de que a Apple vai fazer crescer os iPhones mais uma vez, passando o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max para ecrãs de 6.3" e 6.9" (face aos actuais 6.1" e 6.69").

Extensões do Chrome podem roubar passwords da Google e Facebook

05-09-2023 | 20:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar das restrições aplicadas às extensões no Chrome, continuam a poder roubar com facilidade passwords, incluindo as de contas Google e Facebook, entre outras.

A Google tem limitado significativamente as capacidades das extensões no Chrome, mas mesmo com as regras do Manifest V3, continua a ser extremamente simples para uma extensão maliciosa roubar as passwords dos utilizadores.

Investigadores da Universidade de Wisconsin-Madison demonstraram isso com uma extensão que rouba as passwords tanto através dos campos de input das mesmas, como - inacreditavelmente - simplesmente copiando-as do código HTML da página, que em muitas plataformas contém a password do utilizador em plaintext! E quando falamos de "muitas" plataformas, estamos a falar de plataformas que se imaginaria terem cuidados ultra-especiais com a segurança, como a Google e Facebook. A extensão também pode recorrer a artimanhas que modificam os campos de input para removerem possíveis codificações que dificultassem a tarefa de obter a password.
Uma análise aos 10 mil sites mais populares da internet revela que cerca de 1100 mantêm a password dos utilizadores em plain text no HTML da página, e muitos outros através dos campos de input. E alguns dos sites serão facilmente reconhecidos pelos utilizadores:
  • gmail.com – plaintext passwords no HTML
  • cloudflare.com – plaintext passwords no HTML
  • facebook.com – passwords extraídas via os campos de input
  • citibank.com – passwords extraídas via os campos de input
  • irs.gov – números de Segurança Social visíveis em plain text no HTML
  • amazon.com – detalhes do cartão de crédito (incluindo o código de segurança) visíveis no código HTML da página
Os investigadores dizem que mais de 17 mil extensões na Chrome Web Store possuem actualmente as permissões necessárias para fazer este tipo de ataque, com forte incidência nas extensões de ad-blockers, que necessitam de ter este tipo de acesso para analisar e bloquear a publicidade indesejada contida nas páginas.

Daí que seja mais que importante passar-se para sistemas que dispensem as passwords - como as passkeys - para que este tipo de problema se torne numa coisa do passado.

A cidade (e o cinema) ao redor

05-09-2023 | 19:07 | Gonçalo Sá

Que espaço têm hoje as salas de cinema nas cidades? Em "RETRATOS FANTASMAS", Kleber Mendonça Filho parte da sua experiência no Recife e propõe uma viagem entre memórias pessoais, mas sempre transmissíveis. Se há documentário que merece (mesmo) ser visto no grande ecrã, é este.

Retratos_Fantasmas.jpg

Em filmes anteriores, sobretudo "O Som ao Redor" e "Aquarius", um dos realizadores brasileiros mais celebrados dos últimos anos já tinha revelado uma forma muito particular de olhar e pensar a cidade - com o sentido de espaço a demarcar-se em dramas vincados pelo thriller lado a lado com uma curiosidade arquitectónica óbvia.

Na sua obra mais recente, Kleber Mendonça Filho volta ao Recife (depois do mergulho no Brasil profundo e distópico do frustrante "Bacurau"), de onde é natural e onde cresceu e vive, mas desta vez optando pelo documentário, como já tinha acontecido na sua primeira longa-metragem, "Crítico" (de 2008, que não passou pelo circuito comercial português). Não quer dizer que a ficção fique necessariamente de fora (como o desenlace trata de sublinhar), até porque este é um autor pouco interessado em fronteiras estanques entre géneros ("Todos os filmes de ficção são documentários sobre o tempo em que foram feitos", diz a certa altura deste filme no qual assegura a narração em off na primeira pessoa). Mas em "RETRATOS FANTASMAS" parte, como nunca até aqui, da sua própria história e da relação com a sua família, com o Recife e, claro, com o cinema. E em particular com os cinemas da sua cidade, cujas salas fervilhantes de outros tempos estão hoje, maioritariamente, em ruínas ou transformadas em igrejas ou armazéns.

Reatratos_Fantasmas_Creditos_-Wilson-Carneiro-da-C

Esse cenário não é, de resto, exclusivo desta cidade brasileira e tem sido testemunhado por espectadores de tantas outras metrópoles desse ou deste lado do Atlântico. Num filme dividido em três partes, o cineasta começa a viagem afectiva através das memórias do seu antigo apartamento, passa para o bairro que o envolve e acaba por se focar no centro do Recife, contrastando passado e presente com alguma melancolia embora sem alarmismos quanto ao futuro (o sentido de humor e o tom despretensioso ajudam muito).

Não se apresentando como uma autobiografia, "RETRATOS FANTASMAS" recua até aos dias em que Kleber Mendonça Filho se foi descobrindo cinéfilo e, mais à frente, realizador, integrando cenas de curtas-metragens caseiras (muitas vezes com salpicos gore de baixo orçamento) mas também das longas que lhe deram reconhecimento internacional.

Felizmente, quem não está familiarizado com a sua obra não se sentirá perdido nesta revisitação, porque esta está longe de ser uma experiência hermética, embora o mergulho nos bastidores tenha valor acrescentado para quem já a acompanha. De qualquer forma, os registos a que o autor recorre são bastante mais vastos: há aqui vídeos domésticos, conversas e entrevistas, imagens de filmes de terceiros e um cruzamento de vários formatos (Super 8, 16 e 35mm, VHS, Betacam, digital em 4k...) numa lição de montagem meticulosa e impressionante.

Retratos_Fantasmas_5.jpg

Desenvolvida ao longo de sete anos, esta ode à experiência comunitária e formativa do cinema em sala resulta num dos melhores documentários dos últimos tempos, tão sensível como acessível, tão urgente como didáctico (sem se sujeitar ao politicamente correcto) na captação da história de um espectador e das metamorfoses de uma cidade. E mesmo que o recurso regular à voz off desperte alguma desconfiança inicial, "RETRATOS FANTASMAS" nunca se torna verborreico - a sonoplastia não é menos exigente do que a de títulos anteriores, sobretudo quando o realizador mergulha em assombrações urbanas descendentes de escolas que lhe são caras, do terror ao thriller.

Um grande filme sobre o amor pelos filmes, como já o tinham sido na temporada 2022/2023 os muitos diferentes (mas não menos apaixonantes) "Os Fabelmans", de Steven Spielberg, e "Babylon", de Damien Chazelle.

4/5

How PHP PDO Driver Classes Will Improve in Future PHP Versions

05-09-2023 | 18:35 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP core group has approved a new proposal to improve the features of the PDO driver classes.

Please read this short article to learn about what is planned to improve the features of the PDO driver classes so you can prepare to change your PHP code to benefit from planned improvements when they are made available in a PHP version that will be released with these improvements.

Philips Hue ganha compatibilidade Matter

05-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos atrasos, a bridge Philips Hue recebe em Setembro uma actualização que lhe adiciona compatibilidade Matter.

A par das câmaras e novas luzes, uma das novidades mais aguardadas que a Signify anunciou na IFA em Berlim é a da chegada iminente da actualização que adiciona compatibilidade Matter ao sistema.

O Matter é a proposta que tem sido encarada como a solução para a proliferação de sistema individuais e incompatíveis, prometendo fazer com que todos os "smart devices" passem a ser compatíveis entre si, independentemente do fabricante. Uma promessa que continua a sofrer de alguns problemas por agora, mas que a médio e longo prazo poderá mesmo vir a atingir esse objectivo.

Tendo em conta que o sistema Philips Hue tem grande aceitação, isto também tem como efeito secundário promover a interoperação e interligação dos sistemas Hue já existentes com outros sistemas que, até agora, os utilizadores poderiam achar que seriam demasiado "complicados" de configurar para que trabalhassem em conjunto. Em sentido oposto, também pode fazer com que as lâmpadas Hue passem a ser consideradas como uma possibilidade por pessoas que, até aqui, se mantinham afastadas deste sistema.

Com esta actualização, até as lâmpadas Hue originais lançadas há mais de uma década (em 2012) passarão a poder ser controladas através do Matter.

Notícias do dia

05-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple tenta que iMessage escape às exigências europeias do DSA; BMW apresenta iX1 eDrive20 de €47.900 - mas será difícil que chegue a Portugal a este preço; mod DLSS 3 para o Starfield gera polémica; Gizmodo em espanhol dispensa editores e adopta traduções AI; LIDL recolhe snacks da Patrulha Pata no Reino Unido devido a site impróprio para crianças.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

TikTok prepara ofensiva como app de mensagens

Enquanto a maioria das plataformas vai tentando replicar o sucesso viral do TikTok nos vídeos, o TikTok já está de olho noutra ofensiva: como app de mensagens.

Embora o TikTok permita o envio de mensagens, o mais provável é que os seus utilizadores continuem a recorrer a apps externas, como o WhatsApp ou o Messenger. Parece que a próximo objectivo do TikTok será tentar evitar que isso aconteça, tentando manter os utilizadores dentro da app fornecendo funcionalidades idênticas à desses serviços. Nada garante que esse objectivo seja conseguido, mas tendo em conta os "estragos" feitos no sector dos vídeos, acho que nenhuma das grandes plataformas de mensagens irá correr o risco de subestimar o TikTok e irá acompanhar estes desenvolvimentos bem de perto.


Google prepara Android XR para Realidade Aumentada

Apesar de parecer ter perdido interesse no segmento, a Google está a preparar uma nova categoria dedicada a dispositivos XR (eXtended Reality) que englobará óculos de realidade aumentada e realidade virtual. Esta nova categoria Android XR já aparece em diversos locais no interior do código dos Google Play Services e Play Store, a par das demais categorias já existentes: Phone, Tablet, Chromebook, Foldable, TV, Auto, Wear.

É uma daquelas coisas em que será melhor prevenir do que remediar, e mesmo que a Google assuma uma posição de "esperar para ver" relativamente aos óculos Vision Pro da Apple, não faltam parceiros e outros fabricantes - como a Samsung, e outros - que continuam interessados em se aventurarem nesse sector.


Google aumenta subscrição das câmaras Nest

Com a dependência dos serviços na cloud chega também a inevitabilidade de se ficar sujeito à mudança das condições e, menos agradável para os subscritores, aos aumentos de preço.

É precisamente isso que acontece com as subscrições Nest Aware para as câmaras Nest da Google, que passam de $6 para $8 por mês, ou $80 por ano (mais $20 do que anteriormente), tanto para novos clientes como para os clientes existentes. Para o Nest Aware Plus, o preço passa a ser de $15 por mês ou $150 por ano. Embora para muitas pessoas a conveniência dos serviços "sem chatices" na cloud continue a justificar o valor, a cada aumento será necessário re-equacionar a relação custo / benefício, pois chegará a um ponto em que eventualmente o preço pedido deixará de fazer sentido face a uma solução local, em que se pode fazer um investimento inicial mas depois se fica livre dos aumentos e dependência em terceiros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Swype começou a ganhar popularidade em 2008, apresentando uma forma de escrever em que bastava desenhar um traço contínuo sobre as teclas de um teclado virtual. Foi criado pelo inventor do sistema T9, e apesar de ter sido descontinuado em 2018, muitos dos teclados virtuais actuais acabaram por implementar métodos idênticos.

Xiaomi Smart Band 7 a €40

05-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 7 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Mi Band da Xiaomi é uma das mais reconhecidas famílias de braceletes de tracking, oferecendo uma invejável relação preço / funcionalidades / qualidade desde a sua primeira geração. A Smart Band 7 refina o design da geração anterior, com um novo ecrã AMOLED que cresce de 1.56" (152x486 pixeis) para 1.62" (192x490 pixeis) com modo always-on que permite apresentar informação a tempo inteiro. A bateria cresce de 125 mAh para 180 mAh e temos sensores melhorados, agora com capacidade para medir SpO2 e VO2 max, 129 modos de treino, alertas para nível de oxigénio no sangue abaixo dos 90%, etc.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 7 por 40.65 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro ou a Smart Band 7 Pro; ou o mais económico Redmi Watch 2 Lite.

A sua bateria de 180 mAh permite uma autonomia anunciada de até 14 dias, tal como a geração anterior, apesar de agora contar com um ecrã always-on, e pode ser recarregada em menos de 2 horas. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sony lança câmara ILX-LR1 para drones

05-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Sony lançou uma câmara - ILX-LR1 - com sensor full-frame de 61 MP destinada a drones. O único problema é que pode custar mais do que o próprio drone.

A Sony ILX-LR1 pertence à série Alpha, mais se assemelhando a uma action cam potencialmente modesta, que nem sequer tem ecrã. No entanto, depressa se descobre que se destina ao segmento profissional, para quem desejar melhorar as capacidades fotográficas e de vídeo dos seus drones.

O seu tamanho compacto é propositado, dispensando todos os elementos supérfluos, pois destina-se a ser utilizada em drones, onde todos os gramas contam (mede apenas 10 x 7.4 x 4.25 cm e pesa 243 g). Tem o mesmo sensor full-frame de 61 MP que é usado na Sony A7R V (que, para comparação, pesa 723 g), acompanhado pelo processador Bionz XR, e pode captar vídeo 4K a 60 fps. No entanto, não conta com estabilização de imagem, algo que a Sony diz que poupa peso e que, de qualquer forma, não iria ser utilizado pelos clientes a que se destina.
A câmara nem sequer tem bateria, tendo sido concebida para ser alimentada e controlada directamente pelos sistemas do drone.

Não que o público em geral se tenha que preocupar com isto, já que com um preço de quase 3 mil dólares, não é o tipo de câmara que se destine ao utilizador comum.

Gizmodo em espanhol dispensa editores e adopta traduções AI

05-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O grupo G/O Media encerrou o departamento do Gizmodo em espanhol, que passa a utilizar traduções via AI do site em inglês.

Para os escritores e editores do site Gizmodo em espanhol, a muito citada ameaça da tecnologia AI roubar empregos aos humanos tornou-se real, com o encerramento dessa divisão. O site Gizmodo em espanhol passa a ser feito via tradução automática AI.

Na prática, a questão da inteligência artificial acaba por ser secundária, já que o mesmo tipo de coisa seria possível com os sistemas de tradução automática anteriormente disponíveis. E apesar dos sistemas AI mais recentes poderem obter melhores resultados, continuam a não ser perfeitos. Algo que o próprio site admite no final de todos os artigos, com um aviso de que se trata de um artigo traduzido automaticamente, e que o resultado poderá ter diferenças face ao original.
Tendo em conta que o espanhol é a quarta língua mais falada no mundo, e a segunda no ocidente, é uma decisão que parece ser difícil de justificar. A equipa do Gizmodo em espanhol já era bastante reduzida quando comparada com a do site principal em inglês. E, tirando partido das ferramentas AI, poderia certamente aumentar a produtividade da escrita. Com a sua remoção, remove-se também a capacidade de dar o cunho pessoal que faz a diferença entre se ter "apenas mais um site" e um em que os visitantes sintam afinidade com o site em si e, particularmente, com os seus escritores.

Hola, amigos. El martes cerraron @GizmodoES para convertirlo en una autopublicación de traducciones (una IA me quitó el trabajo, literalmente).

Pronto empezaré a buscar un nuevo trabajo. Si conocéis una oferta acorde con mi experiencia de 13 años, agradeceré mucho la ayuda 🙏

— Matías S. Zavia (@matiass) August 31, 2023

Hace unos días @GizmodoES despidió a sus redactores en español para pasar a solo publicar traducciones de su edición de USA vía inteligencia artificial.

El resultado: textos que de pronto te cambian de castellano a inglés y titulares que te dejan con el culo torcido. pic.twitter.com/Uumvvdi5AW

— Víctor Millán (@victorcmn) September 1, 2023
Como seria de esperar, não faltam críticas negativas à qualidade das auto-traduções... e bem que se pode dizer adeus a todas as expressões, trocadilhos, e sub-entendidos que poderiam ser escritos por um escritor humano.

Dolby Atmos FlexConnect facilita configuração sonora em casa

05-09-2023 | 12:45 | A Minha Alegre Casinha

A Dolby tem um novo sistema que promete facilitar o acesso ao Atmos, o FlexConnect, que está a lançar em parceria com a TCL.

Todas as pessoas que gostam de ver filmes em casa apreciariam ter um sistema sonoro Atmos que replique a experiência das salas de cinema, com o som a envolver os espectadores. Mas esse sonhos muitas vezes esbarram com as questões práticas da realidade. Nem todos têm a possibilidade de encher uma divisão da sua sala com colunas por todo o lado; e muitas vezes nem sequer têm forma fácil de colocar duas colunas simétricas para o desejado som envolvente. Coisas que este novo sistema espera resolver.

Com o Dolby FlexConnect os consumidores não terão que se preocupar com qualquer investimento adicional num amplificador AV com suporte para Dolby Atmos. O sistema é pensado para permitir a ligação wireless do televisor a colunas externas adicionais. Outro ponto importante é que as colunas não terão que ficar nas posições "habituais", podendo ser colocadas nos locais que sejam fisicamente mais convenientes, mesmo que sejam completamente assimétricos. Outra das vantagens é que o altofalante do TV também é utilizado como parte do sistema, evitando o habitual processo de ter que o desactivar para, em sua substituição, colocarmos uma barra de som ou coluna frontal.

Depois, o televisor faz um processo de auto-calibração, determinando a posição das colunas externas e configurando o som Atmos para recriar a experiência sonora desejada.
Embora o sistema não evite que os cinéfilos continuem a investir em sistemas Atmos com amplificador dedicado e diversas colunas posicionadas nas posições tradicionais em redor da sala, será certamente uma mais valia para o público em geral, que poderá melhorar a experiência sonora do seu televisor comprando apenas um par de colunas adicionais.

É de esperar que, além da TCL, também as demais marcas que habitualmente disponibilizam som Atmos nos seus televisores adiram ao FlexConnect para os seus futuros modelos.

Apple tenta que iMessage escape às exigências europeias do DSA

05-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Como seria de esperar, a Apple faz uma última tentativa desesperada para manter o iMessage fechado perante as exigências do Digital Services Act (DSA) europeu.

Com o DSA, entram em vigor toda uma série de exigências na europa para empresa e plataformas de grande dimensão. No caso dos serviços de mensagens comunicações, há a exigiência de disponibilizar APIs que permitam a interoperação entre serviços, de modo a que diferentes serviços de comunicações possam comunicar com outros serviços concorrentes. E obviamente, a Apple não quer abrir mão do seu iMessage.

A Apple está a tentar alegar que o iMessage não tem dimensão ou representação suficiente para justificar que seja abrangido pelo DSA (45 milhões de utilizadores mensais), esperando poder continuar a mantê-lo fechado em exclusivo na sua própria plataforma. Ora, parece algo um pouco difícil de conciliar com o facto de a Apple ter centenas de milhões de iPhones na Europa, e de todos eles usarem implicitamente o iMessage, criando o célebre dilema das bolhas de conversação azuis (quando são mensagens iMessage) vs verdes (quando são SMS tradicionais). Adicionalmente há que referir a atitude oportunista da Apple, que se tem recusado a adicionar o suporte para o RCS (a evolução dos SMS), e que no passado foi apanhada a dizer que não tinha qualquer interesse em permitir o iMessage nos Android porque assim os clientes ficariam presos na sua plataforma. Relembre-se que, quando Steve Jobs apresentou o iMessage, disse expressamente que seria uma plataforma que seria aberta a todos - coisa que nunca veio a ser cumprida; em oposição, temos Tim Cook, que recomenda que as pessoas comprem iPhones se quiserem as mensagens azuis.
Além do iMessage, a Apple também vai ter que abrir mão do acesso ao iOS, permitindo lojas alternativas e instalação de apps sem passar pela App Store - coisas para as quais não parece ter desculpa para evitar (embora seja provável que faça tudo ao seu alcance para as dificultar do ponto de vista técnico).

A Comissão Europeia vai revelar quais são as empresas e serviços que serão abrangidos pelo DSA a 6 de Setembro, pelo que já não falta muito para sabermos se em breve será possível enviar mensagens directamente do WhatsApp para o iMessage e vice-versa.

Mod DLSS 3 para o Starfield gera polémica

05-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Starfield continua a dar que falar, mas desta vez devido a um mod para suportar DLSS 3 da Nvidia.

Depois de anos de espera podemos finalmente jogar o Starfield - e essa curiosidade pelo jogo até já salvou a vida a uma família. Mas há alguns aspectos técnicos que estão a dar que falar.

Sendo um jogo que a Bethesda fez em parceria com a AMD, que é apresentada como sendo o "parceiro exclusivo em PC", o Starfield vem com suporte para FSR 2 da AMD mas não para o DLSS da Nvidia. Como sempre, a comunidade não demorou muito a fazer o que é costume: corrigir o problema pelas próprias mãos, com a chegada de um mod que adiciona suporte DLSS ao jogo. A parte polémica é que o mod apenas adiciona suporte DLSS 2 na sua versão gratuita, exigindo que os jogadores subscrevam o Patreon do criador PureDark para poderem desbloquear o mais interessante DLSS 3.

Ora, a questão de pagar por mods continua a ser um tópico sensível, dividido entre aqueles que acham justo que quem cria os mods tenha direito a ser pago pelo seu trabalho, e aqueles que acham uma afronta ter que pagar por isso. De qualquer modo, e também como é costume, não demorou muito para que o mod fosse crackado para disponibilizar o modo DLSS 3 mesmo a quem não quiser pagar por isso. Também será relevante referir que este mesmo criador, PureDark, já tinha feito o mesmo com o seu mod DLSS para o Red Dead Redemption 2, pelo que não será propriamente novidade.

Nos canais oficiais, a AMD já veio fazer o anúncio politicamente correcto de que, apesar de ser parceiro exclusivo da Bethesda, está inteiramente ao critério da Bethesda adicionar suporte para o DLSS da Nvidia de forma oficial, se assim o entenderem, que terão o seu "total apoio" se o fizerem.

Ganha uma coluna Anker Soundcore Mini

05-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é uma coluna Anker Soundcore Mini.

Para garantir que a música que têm no smartphone pode ser ouvida em alto e bom som, temos uma excelente coluna BT Soundcore Mini da Anker para vos oferecer. Esta coluna pode reproduzir música enviada via Bluetooth, mas também pode tocá-la a partir de um cartão microSD, ou usando um cabo áudio com ficha de 3.5mm, e tem uma autonomia de 15 horas.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

BMW apresenta iX1 eDrive20 de €47.900

05-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A BMW apresentou o novo BMW iX1 eDrive20, que vem com um só motor eléctrico e que promete ter um preço bastante mais acessível, com a marca a indicar um preço base de 47.900 euros.

Os fabricantes automóveis entraram finalmente na fase em que começam a expandir a sua oferta de carros 100% eléctricos para apresentar alternativas em todos os segmentos e numa mais variada gama de preços. Depois de ter lançado o iX1 xDrive30 eléctrico com dois motores, a BMW anuncia agora a chegada do iX1 eDrive20. Esta versão vem equipada com apenas um motor eléctrico de 150 kW e tracção dianteira, mas mantém a mesma bateria de 64.7 kWh, tendo autonomia anunciada entre 430 e 475 km. Mas a principal diferença será o preço, já que esta variante tem um preço anunciado a começar nos 47.900 euros.
Os carregamentos de 0 a 100% demoram 6h30ms numa tomada doméstica a 11 kW, podendo ser reduzido para 3h45m usando carregamento trifásico a 22 kW. Na estrada não será necessário aguardar tanto, já que suporta carregamento rápido de 130 kW, carregando dos 10% aos 80% em 29 minutos.

Tendo em conta que em Portugal o iX1 xDrive30 começa nos 61 mil euros, este iX1 eDrive20 de €47.900 seria substancialmente mais acessível. No entanto há dois factores a ter em conta, sendo o primeiro a enormidade de extras e opções que a BMW disponibiliza e que facilmente encarecem os seus modelos em dezenas de milhares de euros; e o segundo, o hábito que o concessionário oficial em Portugal fazer a pré-selecção de uma série desses extras para o modelo "base" nacional. Por isso, será pouco provável que em Portugal se tenha este iX1 pelo preço indicado pela BMW; mas será uma questão de aguardar para ver.

Tecno Phantom V Flip revelado por fabricante de capas

05-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Phantom V Fold, a Tecno prepara um modelo Flip mais compacto.

A Tecno é uma das primeiras marcas que se aventura no sector dos dobráveis depois dos grandes fabricantes, sinalizando que os modelos dobráveis começam a popularizar-se e, espera-se, comecem a chegar ao mercado a preços mais acessíveis. Depois do Phantom V Fold que segue o formato dos Galaxy Fold, teremos um Tecno Phantom V Flip que segue o formato do Galaxy Flip. E, uma vez mais, o seu design acaba por ser revelado antes do tempo por via dos fabricantes das capas de protecção.

Entre as características mais incomuns, teremos um curioso ecrã circular na parte exterior - curioso mas que seguramente não será tão funcional como os ecrãs "full-screen" que já estão a ser adoptados nos modelos deste formato, como o Galaxy Flip5 e o Motorola Razr 40 Ultra.
Resta saber qual será o preço deste Phantom V Flip, para saber se terá diferencial significativo face às marcas de maior dimensão no mercado.

LIDL recolhe snacks da Patrulha Pata devido a site impróprio para crianças

04-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O LIDL está a recolher diversos snacks da Patrulha Pata no Reino Unido, e não pelos motivos que se poderia suspeitar.

Os snacks em questão, alusivos à popular série de animação infantil, não têm qualquer contaminação ou problema que impeça o seu consumo em segurança. O problema é que as suas embalagens fazem referência a um site "appykidsco" que as crianças poderiam visitar para descobrirem mais conteúdos relacionados, só que o site em questão foi alvo de um ataque e agora está a disponibilizar - imagine-se só, de todas as coisas possíveis - conteúdos para adultos.

Como tal, o LIDL está a efectuar a recolha dos produtos (PDF link), e pedindo aos clientes afectados que os devolvam, com direito a reembolso integral.
Não faço ideia de qual será a taxa de pessoas que visitam sites indicados nas embalagens de produtos, mas não será descabido que muitos pais se poderiam sentir tentados a visitar este site no caso de terem filhos "fanáticos" pela Patrulha Pata. Só que, neste caso, deparariam-se com um site nada recomendado para menores, e que na mehor das possibilidades poderia servir de entretenimento para os próprios pais. Talvez seja essa a referência a adicionar nas futuras embalagens, para evitar novos processo de recolha.

Dolby Atmos FlexConnect facilita configuração sonora em casa

04-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Dolby tem um novo sistema que promete facilitar o acesso ao Atmos, o FlexConnect, que está a lançar em parceria com a TCL.

Todas as pessoas que gostam de ver filmes em casa apreciariam ter um sistema sonoro Atmos que replique a experiência das salas de cinema, com o som a envolver os espectadores. Mas esse sonhos muitas vezes esbarram com as questões práticas da realidade. Nem todos têm a possibilidade de encher uma divisão da sua sala com colunas por todo o lado; e muitas vezes nem sequer têm forma fácil de colocar duas colunas simétricas para o desejado som envolvente. Coisas que este novo sistema espera resolver.

Com o Dolby FlexConnect os consumidores não terão que se preocupar com qualquer investimento adicional num amplificador AV com suporte para Dolby Atmos. O sistema é pensado para permitir a ligação wireless do televisor a colunas externas adicionais. Outro ponto importante é que as colunas não terão que ficar nas posições "habituais", podendo ser colocadas nos locais que sejam fisicamente mais convenientes, mesmo que sejam completamente assimétricos. Outra das vantagens é que o altofalante do TV também é utilizado como parte do sistema, evitando o habitual processo de ter que o desactivar para, em sua substituição, colocarmos uma barra de som ou coluna frontal.

Depois, o televisor faz um processo de auto-calibração, determinando a posição das colunas externas e configurando o som Atmos para recriar a experiência sonora desejada.
Embora o sistema não evite que os cinéfilos continuem a investir em sistemas Atmos com amplificador dedicado e diversas colunas posicionadas nas posições tradicionais em redor da sala, será certamente uma mais valia para o público em geral, que poderá melhorar a experiência sonora do seu televisor comprando apenas um par de colunas adicionais.

É de esperar que, além da TCL, também as demais marcas que habitualmente disponibilizam som Atmos nos seus televisores adiram ao FlexConnect para os seus futuros modelos.

Notícias do dia

04-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple apresentará iPhone 15 com USB-C como vantagem para os consumidores mas mantém preocupação nos bastidores; Facebook e Instagram poderão ter subscrição sem publicidade na Europa; PowerToys ganha Crop and Lock para recortar janelas activas das apps; jogo Starfield não desaponta mas não é perfeito; Windows 11 vai abrir links no browser escolhido mas só na Europa; Canadá pode forçar Facebook e Google a pagarem por notícias; super-resolução GigaGAN usa AI para melhorar imagens de baixa-resolução; e WordPad do Windows chega ao fim após 28 anos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Óculos Vision Pro com muito interesse dos developers - diz a Apple

Enquanto o mundo aguarda com muita curiosidade para saber se os óculos Vision Pro (de $3500, ainda não lançados) serão um dos maiores flops da história ou o início de uma nova era revolucionária, a Apple assegura que os óculos têm tido muito interesse por parte dos developers, superando as suas expectativas. Afirmações que constratam com as sessões pouco preenchidas dos eventos dedicados aos óculos que decorreram durante o WWDC, e que pareciam indicar que os developers não tinham ficado convencidos.

De uma forma ou de outra, é uma nova plataforma que seguramente irá ter pessoas interessadas em explorá-la de formas inovadoras (não muito inovadoras, já que a Apple limita extremamente o que podem fazer com os óculos). O maior problema é que se arriscam a dedicar meses ou anos de trabalho, que depois poderão ser copiados em poucas semanas pelas grandes plataformas para tirarem partido das ideias que se tornarem bem sucedidas. Mas, para isso, será preciso que: 1) essas apps revolucionárias sejam feitas; 2) que sejam revolucionárias ao ponto de fazerem com que os consumidores fiquem predispostos a pagar 3500 dólares - que em euros e com impostos deverá ir para perto dos 4000 euros. Neste momento, isso parece-me muito pouco provável, mas a principal intenção da Apple poderá ser usar os Vision Pro como "cavalo de Tróia", de seguida lançando uns óculos VR mais baratos e podendo dizer: "vejam, estes só custam 1999 dólares, uma verdadeira pechincha!"

Aviões compatíveis 5G nos EUA resolvem impasse

Nos EUA chega ao fim o conflito entre companhias de aviões e companhias de telecomunicações, com a Delta a anunciar que já efectuou as alterações necessárias para que a sua frota não sofra com interferências de uma das bandas utilizadas para as comunicações 5G.

Essa frequência podia causar interferências com o radar-altímetro que faz a leitura da altitude do avião em relação ao solo, e faz parte dos instrumentos críticos para voar em segurança, especialmente em condições de baixa visibilidade. Seria uma das situações em que, mesmo por via indirecta, podia servir de munição aos conspiracionistas que dizem que o 5G mata pessoas.


Starfield salva vida a família

Estamos habituados a ver notícias de como um smartwatch, ou os pedidos SOS via satélite, permitiram salvar a vida a pessoas, mas desta vez temos um caso mais insólito, de um jogo de computador a fazê-lo. Um fã do recém-lançado jogo Starfield, que esperou ansiosamente pelo dia do pré-lançamento, não conseguiu evitar ficar a jogá-lo durante a noite toda e pela madrugada dentro. Uma quebra de rotina que fez com que se mantivesse acordado quando deflagrou um incêndio no apartamento por baixo do seu, conseguindo reagir rapidamente para tirar a sua família apenas com alguns ferimentos ligeiros.

Se estivesse a dormir, o desfecho poderia ter sido bastante mais trágico, e não estar cá para contar a história.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Cruz Vermelha foi fundada em 1863 na Suiça, com o objectivo de proteger a vida humana, aliviar o sofrimento, e lutar pelo respeito de todos os seres humanos. Actualmente conta com quase 100 milhões de voluntários espalhados pelo mundo, e já recebeu o prémio Nobel da Paz três vezes: em 1917, 1944, e 1963.

|